semearfuturo_site2

Projeto “Semear Futuro”

escolaglobal® com projeto solidário para apoiar escolas de Cabo Verde

imagem 2imagem 1  imagem 4

O projeto Semear Futuro conta com o apoio da escolaglobal® e procura ajudar, com material escolar e novas metodologias de ensino, duas escolas desfavorecidas no Tarrafal, em Cabo Verde.

Esta semana, a escolaglobal® anunciou a continuidade do projeto Semear Futuro, encetado no início do ano letivo passado, e que resulta de uma colaboração solidária entre a escola de Santa Maria da Feira e a Assembleia Municipal do Tarrafal. O objetivo é equipar as escolas mais desfavorecidas do município cabo-verdiano com material escolar e proporcionar melhores condições de aprendizagem às crianças do Ensino Básico.

“Desde o ano passado que a escolaglobal® nos tem ajudado nesta caminhada, no sentido de ajudar a construir um espaço de socialização para os alunos de duas escolas do Tarrafal, onde estes tenham acesso a livros, computadores e outras formas de aprendizagem”, explica Silvino Évora, presidente da Assembleia Municipal do Tarrafal, de visita a Santa Maria da Feira.

Havendo uma população infantil considerável no município cabo-verdiano, a Assembleia Municipal e a escolaglobal® decidiram juntar esforços e fazer intervenções junto de duas escolas do Ensino Básico – Chão Bom e EB n.º9 – procurando incentivar as crianças para o processo de aprendizagem.

“Queremos que a escola não seja apenas um local de passagem. Em Cabo Verde, sobretudo no Ensino Básico, os alunos não têm muitos espaços alternativos à sala de aula, onde fora do período de aulas possam estar”, acrescenta Silvino Évora, reforçando o objetivo do projeto em tirar os meninos das ruas e fazer com que passem mais tempo dentro da sua escola.

Para Nuno Moutinho, diretor-geral da escolaglobal®, a mobilização da comunidade escolar em torno do projeto solidário tem feito do mesmo “um sucesso”: “O objetivo é continuar a angariar o maior número de recursos financeiros e pedagógicos para que, no fim deste ano letivo, possamos finalizar o projeto e começar a plantar as “sementes” necessárias para o futuro daquelas crianças”.

O projeto solidário Semear Futuro surgiu da necessidade de promover o desenvolvimento humano integrado e a estabilidade no processo de aprendizagem das crianças no concelho do Tarrafal, através de um reforço dos recursos e dos instrumentos de aprendizagem.