prof

Orientação Vocacional: tomar decisões

Quando se trata de pensar o futuro e tomar decisões, os filhos, mesmo que não o demonstrem, estão muito atentos ao suporte e opinião dos pais, esperando que estes escutem os seus sonhos e ideias.

Orientar não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. Orientar é estar presente, é motivar, é realçar os aspetos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e refletida.

No entanto, enquanto pai, deve encorajar o seu filho a fazer uma exploração planeada em vez de esperar apenas uma tomada de decisão relativamente ao curso/profissão pretendida.

Mais importante do que o jovem ser capaz de dizer – eu quero ser veterinário, por exemplo, é o processo em si e a forma como o jovem se implica e participa, com o objetivo de se descobrir a si mesmo e construir um projeto para si.

A seguir apresentamos algumas sugestões de como ajudar o seu filho a fazer opções, já que com a sua ajuda, ele vai ser capaz de realizar uma exploração planeada e de, por fim, solucionar da melhor forma a tarefa de escolher uma profissão.

eg1