35542695_1380705765362331_4605942985727672320_n-470x260

escolaglobal® distinguida na Ciência

Cinco projetos de ciência da escolaglobal®, em Santa Maria da Feira, foram selecionados para estarem presentes na mostra nacional do concurso “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. Trata-se do maior agrupamento de escolas com maior número de projetos selecionados.

Desde tintas condutoras de eletricidade, a mão biónicas e robôs que ajudam a reciclar, foram cinco os projetos de ciência que a escolaglobal® viu serem selecionados para estarem em exibição na mostra nacional do concurso “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, a decorrer em setembro. Sendo o maior agrupamento de escolas com maior número de projetos selecionados, este resultado representará um total de 5% dos projetos representados na mostra nacional. Entre os 100 projetos convidados a estarem presentes na mostra nacional, será escolhido um vencedor e duas menções honrosas para cada nível de ensino.
A “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” foi o mote lançado pela Fundação para este ano letivo e, nesse sentido, os cinco projetos da escola de Santa Maria da Feira foram destacados por apresentarem um potencial inovador nestas áreas. Os projetos abrangem todos os níveis de ensino, desde o 1º ciclo até ao Ensino Secundário.
Em janeiro, num evento que decorreu no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, ficou concluída a primeira fase do concurso que se destinava à apresentação e seleção das ideias e que apoiou o desenvolvimento de 13 projetos apresentados pela escola. Ao longo do 2.º período os alunos desenvolveram trabalho experimental em torno das ideias propostas, culminando este processo com a submissão do resultado final de cada um, em maio deste ano. De entre os treze, cinco foram agora escolhidos para serem exibidos para todo o país.
O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e vai já na sua 15ª edição. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores.