skype-a-thon2

Alunos participam em “maratona” de Skype

A Skype-a-Thon decorreu nos dias 13 e 14 de novembro e foi uma maratona mundial de Skype na sala de aula que mobilizou escolas de todo o mundo a conectarem-se para ajudar crianças carenciadas.

A escolaglobal® foi uma das participantes da Skype-a-Thon, um evento a nível mundial organizado pela Microsoft Educação, onde centenas de milhares de alunos, professores e oradores de 102 países se conectaram via Skype e percorreram mais de 38 milhões de quilómetros, durante os dias 13 e 14 de novembro. Para esta contagem, contribuíram os mais de dez mil quilómetros realizados pelos alunos da escola de Santa Maria da Feira.

Na Educação Pré-escolar, foram cerca de 8600 os quilómetros percorridos para levar os meninos da turma dos 4 anos a conhecer os seus colegas do Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, estado de Santa Catarina, no Brasil. Já os alunos do 3.º ciclo, fizeram aproximadamente dois mil quilómetros, até à Gesamtschule Auf dem SchieBerg, em Siegen, na Alemanha, para ficarem a conhecer as diferenças entre o sistema educativo português e alemão.

A Skype-a-Thon pretendeu ajudar a angariar fundos necessários para educar até 35 mil crianças carentes nas WE Villages, apoiando a Educação de Qualidade promovida pelos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O objetivo definido pela Microsoft era ultrapassar a barreira dos 22 milhões de quilómetros percorridos via Skype, distância essa que foi largamente ultrapassada.

“Enquanto Microsoft Showcase School, procuramos sempre trazer a tecnologia para a sala de aula de forma a proporcionar as melhores experiências aos nossos alunos. Viver cientes da sociedade global em que nos inserimos é fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano do século XXI”, destaca Nuno Moutinho, diretor-geral da escolaglobal®, anunciando que durante as próximas semanas serão promovidos novos intercâmbios entre os alunos de Santa Maria da Feira e os de escolas do Brasil, Cabo Verde e Índia.

O grupo escolaglobal® é constituído pelo Externato Paraíso dos Pequeninos, com instalações em Lourosa e no Europarque, e pelo Colégio das Terras de Santa Maria, em Argoncilhe. Para este ano letivo, a escola foi distinguida como uma das três Microsoft Showcase Schools de Portugal, pelo recurso à tecnologia em contexto de sala de aula e pelas suas inovadoras práticas pedagógicas.