Dia Mundial da água

Ação de sensibilização no Dia Mundial da Água

Na passada sexta-feira, dia 22 de março, pelas 10h00, teve lugar, no clube HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, em Lourosa, uma ação de sensibilização para os efeitos da poluição dos plásticos nos oceanos e o seu impacto na degradação do ambiente marítimo, com o objetivo de educar, sensibilizar e despertar a comunidade escolar para o papel ativo que podem ter na redução do lixo nos Oceanos

Com o mote “A água é vida”, esta iniciativa resultou de uma parceria entre a escolaglobal® com o HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, e pretendeu alertar a comunidade escolar para a importância de ações do dia a dia na redução do lixo que chega ao mar e às praias.

Para esta experiência, a escolaglobal® convidou os seus alunos a participarem numa ação de sensibilização inserida nas comemorações do Dia Mundial da Água. Contudo, sem quaisquer expectativas e com o fator surpresa, os alunos encontraram a água da piscina coberta com lixo. Este foi o primeiro contacto com o ambiente poluído.

Durante uma hora realizaram jogos dinâmicos que consistiram na limpeza da água. Com o objetivo de alertar a população para as dificuldades dos animais perante a poluição nos mares, foi pedido aos participantes para entrarem na piscina e recolherem o lixo.

A iniciativa procurou promover a intervenção, através da mudança de atitudes e ações, na proteção do ambiente e dos oceanos, bem como no combate ao alastramento deste flagelo.

“Entender os efeitos negativos da poluição do plástico nos oceanos e mostrar que nos oceanos também há vida. É este o nosso propósito. A sensibilização desde cedo para a proteção do ambiente, no sentido de evitar o recurso a materiais poluentes, é uma prática que pode salvar vidas. Queremos assinalar o Dia Mundial da Água com a concretização de uma ação de sensibilização diferente. A nossa mensagem visa educar, sensibilizar e educar não só a comunidade escolar, como também todos os portugueses”, refere Nuno Moutinho, diretor-geral da escola.