humanity

Escolaglobal® vence projeto ambiental

A escolaglobal® recebeu 10 dispositivos Acer, para oferecer a crianças em África, no evento Acer EMEA Teachers’ Advisory Council, em Barcelona, pelo projeto criado no âmbito da promoção do ambiente.

A atividade de educação ambiental, realizada com alunos de 5 anos da Educação Pré-Escolar pretendia ajudar crianças em África e valeu o prémio à escolaglobal®. A iniciativa está inserida no projeto ASA@escolaglobal –  Aprendizagem Socio-Afetiva – que foi criado este ano na escola com o propósito de dotar os alunos e professores de ferramentas que fortaleçam o seu bem-estar emocional e social e desenvolver competências tais como a empatia, o principal objetivo desta iniciativa.

O prémio foi atribuído no dia 23 de novembro durante o EMEA Teachers’ Advisory Council, em Barcelona. No evento, estiveram presentes professores de toda a Europa e Médio Oriente, com quem a escola, representada pelo Diretor-Geral, Nuno Moutinho, teve a oportunidade de partilhar as suas melhores práticas educativas, incluindo o projeto de tecnologia educativa.

Ao aliar a aprendizagem digital a projetos de caridade e à criação de um ambiente sustentável, a Acer desafiou as escolas a participarem no projeto “Project Humanity”. O objetivo era encorajar os alunos a desenvolverem atividades em que se coloque em prática a redução, reutilização e reciclagem de vários materiais, enquanto tentavam ajudar uma organização e desenvolver a sua empatia para com os outros, pois o projeto vencedor recebia 10 dispositivos Acer para oferecer a essa mesma organização. Ana Belinha, professora do Serviço de Apoio Pedagógico refere que “atividades deste tipo convidam os alunos ao envolvimento e à construção de competências como a empatia e a entreajuda, essenciais ao estabelecimento de sentimentos de pertença e de respeito pelo próximo”.

Sendo assim, a instituição decidiu apoiar o projeto “Semear Futuro”, projeto criado há 3 anos pela escola e que procura ajudar, com material escolar e novas metodologias de ensino, duas escolas desfavorecidas no Tarrafal, Cabo Verde, através de uma parceria solidária entre a escola de Santa Maria da Feira e a Assembleia Municipal do Tarrafal.

Neste sentido, a escola aceitou o desafio e criou o projeto “Green On” que consistia em apresentar os conceitos de reciclagem e reutilização aos alunos e, posteriormente, reutilizar garrafas e frascos de champô de plástico para criar vasos para plantas e porta-lápis.  Os alunos foram convidados a trazer os materiais de plástico de casa para, em contexto escolar, os reutilizarem para fins úteis, assim como tornarem o espaço da escola mais verde.