LOADING...
Prancheta 1 cópia 11

Arranque Ano Letivo 2021/2022 – CTSM

Caros encarregados de educação,

Votos de um excelente ano letivo que agora se inicia, ainda num contexto exigente. Seguem algumas informações pertinentes.

Receção aos alunos

A receção aos alunos terá lugar nos dias 13 e 14 de setembro, nos seguintes moldes:

  • Segunda-feira, 13 de setembro – 5.º e 10.º anos

Com início às 8:45, deverá estar concluída às 10:45. Serão dados a conhecer à turma todos os docentes e as regras de funcionamento do ciclo respetivo. Os alunos levarão nesta altura os manuais. Na terça-feira, estes estudantes iniciarão as atividades letivas, tal como os restantes alunos. Caso seja necessário que o seu educando almoce na segunda-feira, agradecemos que informe a secretaria.

  • Terça-feira, 14 de setembro – 6.º ao 9.º ano; 11.º e 12.º anos

Com início às 8:45, deverá estar concluída às 9:45, hora a partir da qual se iniciarão as atividades letivas, de acordo com o horário respetivo. Nesta primeira hora, cada turma estará com o seu diretor de turma, para tomar conhecimento das regras de funcionamento deste novo ano letivo.

Assim, já a partir do dia 14 de setembro, terça-feira, todos os alunos deverão cumprir o horário semanal da turma.

No acesso ao recinto escolar, deverão ser respeitadas as regras abaixo descritas no ponto “Entrada na escola”. Desta forma, os alunos deverão estar no local indicado com dez minutos de antecedência.

Horários

  • Dada a permanência do contexto pandémico, procurámos manter o aumento de tempo livre em casa, recuperando, no entanto, em relação ao passado ano letivo, cinco minutos diários na hora do almoço. Desta forma, as aulas começam mais cedo (8h45), mantendo-se os mesmos tempos de intervalo, com a exceção do tempo para almoço que foi, como referido, um pouco alargado.
  • Na segunda-feira, dia 13, os horários serão colocados no site da escola. O segundo ciclo tem as tardes de segunda e quarta livres. O terceiro ciclo, a de quarta e, consoante a turma, a de segunda ou sexta. Os 10.º e 11.º anos, as de terça e quinta-feira. O 12.º terá quase todas as tardes livres. No Ensino Básico, a aula teórica de Educação Física bem como a de Cidadania e Desenvolvimento serão lecionadas online, através da plataforma Microsoft Teams, numa outra tarde designada para o efeito (a constar do horário dos alunos). Nas tardes livres ou nas tardes com aulas online, os alunos que tiverem de permanecer nas instalações do colégio deverão manter-se sempre na sala da turma a que pertencem.
  • Até à entrega dos computadores, as atividades das aulas à distância serão assíncronas. Os professores comunicarão as tarefas aos alunos para que as executem num período estabelecido.

 

Entrada na escola

  • A entrada na escola deve acontecer pelo menos dez minutos antes da primeira aula, para que haja tempo para alguns procedimentos de segurança, designadamente a medição da temperatura (por termómetro sem contacto, não sendo efetuado qualquer registo) e a desinfeção das mãos com álcool gel.
  • É obrigatório o uso de máscara. Em cada dia de aulas, o aluno deverá trazer para a escola uma máscara colocada e outra para trocar a meio do dia, podendo ser as do colégio ou outra apropriada para o efeito.
  • A receção dos alunos do 5.º ao 8.º ano será feita pela entrada principal, para assegurar o distanciamento social. Por seu lado, os alunos do transporte escolar e os do 9.º ao 12.º ano entrarão pelo bar. A partir das 8h45, a entrada passará a ser feita pela entrada principal do Colégio.
  • Após a receção dos alunos, estes serão encaminhados para as respetivas salas, onde desinfetam, novamente, as mãos.

Na sala de aula e nos recreios

  • Os alunos estarão sempre de máscara.
  • As salas estarão munidas apenas do material necessário às aulas. As mesas são individuais e devidamente distanciadas.
  • É muito importante que os estudantes tragam o seu próprio material escolar, pois não será permitida a troca de material entre alunos.
  • Após o final de cada aula, na maior parte dos intervalos, os alunos permanecem nos seus lugares até à próxima aula. Contudo, garantir-se-á um período de recreio ao ar livre em cada um dos turnos (manhã / tarde), com intervalos e espaços desfasados por ano / turma. (Atenção: O bar não estará em funcionamento e os alunos devem trazer os seus lanches de casa.)
  • Cada turma deve funcionar como uma bolha: cada aluno só tem contacto com colegas da sua turma, permitindo diminuir o risco associado à propagação do vírus.
  • As portas e as janelas manter-se-ão abertas, para assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar.
  • O aluno poderá ir à casa de banho, sempre que necessitar, mas o professor garante que apenas sai um aluno de cada vez da sua sala. As casas de banho terão um auxiliar permanente e serão desinfetadas de forma contínua. Todas as zonas de contato serão desinfetadas.
  • Após o término das aulas, a saída dos alunos, será efetuada de acordo com o indicado no quadro seguinte:

 

TARDES LIVRESOU COM AULAS ONLINE AULAS DAS 8:45 ÀS 17:00 TODOS OS DIAS
13:05 – 13:30 13:30 – 18:00 17:00 – 17:30 17:30 – 18:00 A partir das 18:00
5.º ano Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio
6.º ano Portão lateral Portão lateral
7.º e 8.º anos Pavilhão gimnodesportivo Pavilhão gimnodesportivo
9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos Entrada do edifício do Secundário

 

Almoço

  • O refeitório é uma zona de alto risco, atendendo a que os alunos almoçam sem máscara. Desta forma, a lotação continua reduzida para 50% da sua ocupação total e os alunos não estarão dispostos frente a frente, mas antes em triângulo (cadeira sim, cadeira não).
  • Devido à redução de ocupação do refeitório, foi necessário manter um outro espaço, no antigo bar, para assegurar o fornecimento de refeições. Este será destinado à utilização dos alunos que tenham tarde livre e queiram almoçar na escola. Na terça-feira, será enviado um Forms, para apurarmos esta e outras questões logísticas.
  • À chegada ao refeitório, o aluno deverá sentar-se num dos lugares disponíveis para a sua turma e esperar que seja servido.
  • A escola mantém uma parceria com a Renova. As mesas do refeitório estarão munidas de individuais descartáveis nos respetivos lugares e os talheres estarão dentro de sacos, igualmente descartáveis, que contêm, ainda, uma toalhita com álcool a 70%, que deve ser usada mal o aluno se sente. O saco deverá ser usado para colocação da máscara, que deverá ser apenas retirada durante a refeição.
  • Após o término do almoço, os alunos serão encaminhados para a saída ou para a sua sala.

Aulas práticas de Educação Física

  • À entrada e à saída, os alunos são obrigados a usar máscara e higienizar as mãos.
  • Na entrada para o pavilhão, serão desinfetados a roupa e os sapatos dos alunos com uma máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
  • Os alunos têm acesso aos balneários e as condições necessárias para tomar banho. Ainda assim, será preferível que, tanto quanto possível, venham equipados de casa, tragam uma t-shirt para mudar e toalhitas para se limparem, dado que no balneário estarão sem máscara e com alguma proximidade.
  • Após cada aula de educação física, todos os materiais utilizados serão devidamente higienizados pela máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
  • Sempre que possível, vão ser privilegiadas as aulas práticas de educação física ao ar livre e vai ser promovida a adoção de estratégias e metodologias de ensino que privilegiem o respeito pelo distanciamento físico de, pelo menos, três metros, adequando e adaptando as tarefas propostas em contexto de aula.

Sendo certo que as condições de segurança e de distanciamento social nos impuseram e continuam a impor mudanças na organização e no funcionamento do ano letivo de 2021/2022, esperamos, ainda assim, poder proporcionar a toda a comunidade educativa um bom regresso às atividades letivas. Para tal, agradecemos a compreensão e apelamos ao empenho de todos no cumprimento do plano de contingência vigente.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Moutinho