Prancheta 1 cópia 11

Arranque Ano Letivo 2021/2022 – Europarque

Caros encarregados de educação,

Votos de um excelente ano letivo que agora se inicia, ainda num contexto exigente. No dia 13 foi a receção dos alunos do 1.º ano, iniciando-se as atividades letivas para os restantes anos na terça-feira, 14 de setembro. Será dada a conhecer à turma a respetiva docente e as regras de funcionamento de sala.

Por indicação das autoridades de saúde, será mantido o plano de contingência neste primeiro período. No acesso ao recinto escolar, deverão ser respeitadas as regras abaixo descritas:

Entrada na escola

• A entrada na escola deve acontecer pelo menos dez minutos antes da primeira aula, para que haja tempo para alguns procedimentos de segurança, designadamente a medição da temperatura (por termómetro sem contacto, não sendo efetuado qualquer registo) e a desinfeção das mãos com álcool gel.
  • É obrigatório o uso de máscara. Em cada dia de aulas, o aluno deverá trazer para a escola uma máscara colocada e outra para trocar a meio do dia, podendo ser as do colégio ou outra apropriada para o efeito.
  • A receção dos alunos da creche e educação pré-escolar será feita pela secretaria.
  • A receção dos alunos do 1.º ao 4.º anos será feita pela entrada junto ao parque infantil, para assegurar o distanciamento social. A partir das 09h40, a entrada passará a ser feita pela secretaria.
  • Após a receção dos alunos, estes serão encaminhados para as respetivas salas, onde desinfetam, novamente, as mãos.

Na sala de aula e nos recreios

• Os alunos estarão sempre de máscara.
  • As salas estarão munidas apenas do material necessário às aulas. As mesas são individuais e devidamente distanciadas.
  • É muito importante que os estudantes tragam o seu próprio material escolar, pois não será permitida a troca de material entre alunos.
  • Durante os recreios garantir-se-á um período de recreio ao ar livre em cada um dos turnos (manhã / tarde), com intervalos e espaços desfasados por ano.
  • Cada ano deve funcionar como uma bolha: cada aluno só tem contacto com colegas do seu ano, permitindo diminuir o risco associado à propagação do vírus.
  • As portas e as janelas manter-se-ão abertas, para assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar.
  • Após o término das aulas, a saída dos alunos, será efetuada da seguinte forma:

– Berçário, Creche e Educação Pré-Escolar – secretaria

– 1.º ciclo – entrada junto ao parque infantil

Almoço

• O refeitório é uma zona de alto risco, atendendo a que os alunos almoçam sem máscara. Desta forma, os alunos não estarão dispostos frente a frente, mas antes em triângulo (cadeira sim, cadeira não).
  • À chegada ao refeitório, o aluno desinfeta as mãos e deverá sentar-se sempre no mesmo lugar, aguardando ser servido. As mesas do refeitório estarão munidas de individuais descartáveis nos respetivos lugares e os talheres estarão dentro de sacos, igualmente descartáveis.  O saco, no caso do 1.º ciclo, deverá ser usado para colocação da máscara, que deverá ser apenas retirada durante a refeição.
  • Após o término do almoço, os alunos serão encaminhados pela professora para a saída, procedendo a nova desinfeção das mãos.

Aulas práticas de Educação Física

• À entrada e à saída, os alunos são obrigados a usar máscara e higienizar as mãos.
  • Na entrada para o pavilhão, serão desinfetados a roupa e os sapatos dos alunos com uma máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
  • Os alunos, tanto quanto possível, devem vir equipados de casa, trazendo uma bolsinha para guardar a máscara durante a aula, uma garrafa de água devidamente identificada, toalhitas para se limparem e uma t-shirt para mudar, após a aula.
  • Após cada aula de educação física, todos os materiais utilizados serão devidamente higienizados pela máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
  • Sempre que possível, vão ser privilegiadas as aulas práticas de educação física ao ar livre e vai ser promovida a adoção de estratégias e metodologias de ensino que privilegiem o respeito pelo distanciamento físico de, pelo menos, três metros, adequando e adaptando as tarefas propostas em contexto de aula.

Sendo certo que as condições de segurança e de distanciamento social nos impuseram e continuam a impor mudanças na organização e no funcionamento do ano letivo de 2021/2022, esperamos, ainda assim, poder proporcionar a toda a comunidade educativa um bom regresso às atividades letivas. Para tal, agradecemos a compreensão e apelamos ao empenho de todos no cumprimento do plano de contingência vigente.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Moutinho