aviso_exames

Provas, Exames e Acesso ao Ensino Superior – 2022

As inscrições para a primeira fase de realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 25 de março a 4 de abril, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2022 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários, no módulo criado para o efeito.

Relembra-se que, este ano, à semelhança de 2021/2022, os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria da classificação obtida em prova de ingresso já realizada e/ou da classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso a o ensino superior.

Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs).

Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail exames@escolaglobal.pt.

ATENÇÃO: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2022, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível, após abertura do procedimento, em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx.

Mais se informa:
De acordo com o Decreto-Lei n.º 27-B/2022, quando realizadas/os por alunos internos, as provas finais do ensino básico, do 9.º ano de escolaridade, não são consideradas para efeitos de avaliação, aprovação e conclusão do ensino básico e os exames finais nacionais não são considerados para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.

A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui.

As Informações-Prova das Provas de Aferição, das Provas Finais de Ciclo e dos Exames Finais Nacionais, a realizar em 2022, encontram-se disponíveis na página eletrónica do IAVE.

Documentos:

Norma 02/JNE/2022 – Instruções para Realização, Classificação | Reapreciação, Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Norma 01/JNE/2022 – Instruções para Realização – Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Guia Geral de Exames 2022

Deliberação n.o 380/2022 – Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2022-2023

Deliberação n.o 379/2022 – Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2022-2023

Acesso ao Ensino Superior – Guia Digital DGES

Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.o ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2021-2022

Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos exames finais nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais –2021/2022

Decreto-Lei n.o 27-B/2022 – Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior

FAQ’S – PIEPE – Inscrições

Guia para Aplicação de Adptações na Realização de Provas e Exames