Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às actividades desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
Na Escola
Guião para a elaboração de trabalhos de pesquisa
Manual inovador motiva alunos
Ensino Básico e Ensino Secundário
Os alunos do grupo escolaglobal® dispõem de um novo e inovador recurso escolar, um Guião para a elaboração de trabalhos de pesquisa.
Este guião de apoio foi criado com a colaboração de todo o corpo docente para complementar o conhecimento dos alunos sobre a elaboração dos trabalhos de pesquisa nas diferentes disciplinas e para tentar reparar alguns erros cometidos tanto nos trabalhos mais simples, elaborados pelos alunos mais novos, como nos mais complexos, realizados pelos alunos mais velhos, nomeadamente, o problema de plágio e a falta de uma estrutura formal.
Esta iniciativa está ao dispor dos alunos desde do 1.º ciclo até ao Ensino Secundário e é apoiada pela disciplina de “Metodologias de Investigação”, leccionada pelo Director-Geral, o Professor Doutor Nuno Moutinho, aos alunos do Ensino Secundário.
Os alunos mostraram-se receptivos à utilização deste guião no âmbito das várias disciplinas, nomeadamente, na disciplina de Filosofia, onde os alunos do 10.º ano têm vindo a adoptar a metodologia preconizada pelo guião para a explanação dos conhecimentos adquiridos, nos trabalhos propostos apresentados.
Os educandos reconhecem a utilidade do guião e a sua utilização já revelou efeitos positivos, avaliados a partir dos trabalhos realizados recentemente com o apoio do manual. Os trabalhos mostram-se mais criativos, com uma estrutura mais organizada, patenteando os alunos mais autonomia e segurança.
Este guião é composto, essencialmente, pela enunciação e descrição das principais fases que norteiam a elaboração de um trabalho de pesquisa, designadamente, a escolha do tema, a consulta das diferentes fontes de informação, a pesquisa passo-a-passo, a recolha e o tratamento da informação, a produção do trabalho, incluindo-se nesta fase a sua apresentação formal, com as várias partes constituintes, e, por fim, a avaliação do mesmo.
Este novo recurso pedagógico pretende fomentar uma aprendizagem mais completa e organizada, para que os alunos de todas as idades desenvolvam uma personalidade mais autónoma e realizem trabalhos cada vez mais ricos em termos de conteúdo e forma.
Cultura
Correntes d’Escritas
Ensino Básico - 1.º ciclo
Já vai na sua décima segunda edição, no entanto, cada ano que passa, este encontro torna-se mais intenso e participativo do que o anterior. Trata-se do encontro de Escritores de Expressão Ibérica que, todos os anos, acontece na Póvoa de Varzim. Este evento, organizado pela Câmara Municipal da Povoa de Varzim, com o apoio do Turismo de Portugal, pretende dar “voz” aos livros.
As actividades culturais, desenvolvidas durante este encontro, são variadas e bastante interessantes. Este ano, o Correntes d’Escritas contou com 64 escritores, de 12 países, que, entre debates, sessões de poesia e lançamentos de novas obras, aguçaram o apetite literário dos muitos participantes.
Ao longo dos quatro dias, entre 23 e 26 de Fevereiro, a Póvoa de Varzim encheu-se de palavras, palavras que se diziam, que se ouviam, que se descobriam, quer da boca dos muitos autores que participaram nas diferentes Mesas, moderadas por conhecidas figuras, quer nos ouvidos dos muitos participantes, sedentos por conhecer melhor o mundo literário e ansiosos por descobrir as palavras subentendidas. É de salientar o Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros, entregue a Pedro Tamen pela sua obra “ O livro do sapateiro”, a homenagem ao jornalista Carlos Pinto Coelho e ao artista moçambicano Malangatana, personalidades falecidas em 2010, e o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha, que foi entregue a Ana Paula Braga Morais Mateus, que venceu com o trabalho intitulado “Sete estórias do vento salgado”.
O Correntes d’Escritas proporcionou ainda o encontro dos escritores com os estudantes, quer das escolas EB 2/3 e Secundárias do concelho, através de sessões nas escolas, quer de estabelecimentos de ensino de concelhos limítrofes, sessões estas que tiveram lugar no Diana Bar e no Museu Municipal. É necessário divulgar a pessoa do escritor, pois esta figura ainda cria algumas interrogações nos mais novos. Estes encontros aproximam imensamente os jovens do maravilhoso mundo dos livros e de quem os escreve.
Ciências e Literatura
Ensino Experimental
Experimentar Ciência e Ciência na Escola - Projectos Inovadores
Ensino Básico
Os dias destinados à realização de experiências são sempre os mais esperados por nós. A ida para o laboratório é acompanhada pela nossa excitação, e, até a professora nos apresentar o tema da experiência, somos inundados por uma enorme ansiedade… Qual a experiência de hoje? O que iremos transformar? O que iremos construir? A verdade é que se aprende experimentando e experimentar é divertido!
Foi assim, com ânimo e ansiedade, que demos “Vivas!” quando soubemos que três dos nossos projectos tinham sido seleccionados na candidatura ao prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. Vimo-nos envolvidos em mais um projecto inovador que nos dará a conhecer novos e divertidos ramos da Ciência.
Desta maneira, a Educação Pré-Escolar desenvolverá o projecto “Bombyx mori”, no qual serão criados dois viveiros de bichos-da-seda, um deles destinado à observação do seu ciclo biológico e o outro à obtenção de seda.
Quanto ao 1.º ciclo do Ensino Básico, fará uma cultura de caracóis. Através da montagem de um terrário e da sua manutenção e da observação dos animais e da criação de condições para o seu desenvolvimento, o projecto “Helix aspersa”, já implementado, tem em vista estudar a morfologia, o ciclo de vida, a alimentação e a reprodução destes animais.
Por fim, o Ensino Secundário dedica-se já à produção de Biodiesel, pretendendo explorar a necessidade da utilização de fontes de energia alternativas e renováveis como uma maneira de combater a utilização de combustíveis fósseis.
Ansiamos dar continuidade a mais esta viagem pelo mundo da Ciência e da experiência. Imaginamos já sentir o leve toque da seda produzida pelo Ensino Pré-Escolar e sentimo-nos bastante curiosos quanto à descoberta das condições ideais para a sobrevivência dos caracóis e à observação da sua alimentação, reprodução e desenvolvimento. Desejamos, no Ensino Secundário, reunir armas que nos ajudem a provar a urgência da utilização de fontes de energias alternativas e renováveis.
Almejamos, sobretudo, aprender observando, tocando, enfim… experimentando!