Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às actividades desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
Ciências e Literatura
Ensino Experimental
Experimentar Ciência e Ciência na Escola - Projectos Inovadores
Ensino Básico
Os dias destinados à realização de experiências são sempre os mais esperados por nós. A ida para o laboratório é acompanhada pela nossa excitação, e, até a professora nos apresentar o tema da experiência, somos inundados por uma enorme ansiedade… Qual a experiência de hoje? O que iremos transformar? O que iremos construir? A verdade é que se aprende experimentando e experimentar é divertido!
Foi assim, com ânimo e ansiedade, que demos “Vivas!” quando soubemos que três dos nossos projectos tinham sido seleccionados na candidatura ao prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”. Vimo-nos envolvidos em mais um projecto inovador que nos dará a conhecer novos e divertidos ramos da Ciência.
Desta maneira, a Educação Pré-Escolar desenvolverá o projecto “Bombyx mori”, no qual serão criados dois viveiros de bichos-da-seda, um deles destinado à observação do seu ciclo biológico e o outro à obtenção de seda.
Quanto ao 1.º ciclo do Ensino Básico, fará uma cultura de caracóis. Através da montagem de um terrário e da sua manutenção e da observação dos animais e da criação de condições para o seu desenvolvimento, o projecto “Helix aspersa”, já implementado, tem em vista estudar a morfologia, o ciclo de vida, a alimentação e a reprodução destes animais.
Por fim, o Ensino Secundário dedica-se já à produção de Biodiesel, pretendendo explorar a necessidade da utilização de fontes de energia alternativas e renováveis como uma maneira de combater a utilização de combustíveis fósseis.
Ansiamos dar continuidade a mais esta viagem pelo mundo da Ciência e da experiência. Imaginamos já sentir o leve toque da seda produzida pelo Ensino Pré-Escolar e sentimo-nos bastante curiosos quanto à descoberta das condições ideais para a sobrevivência dos caracóis e à observação da sua alimentação, reprodução e desenvolvimento. Desejamos, no Ensino Secundário, reunir armas que nos ajudem a provar a urgência da utilização de fontes de energias alternativas e renováveis.
Almejamos, sobretudo, aprender observando, tocando, enfim… experimentando!