Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às actividades desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
Em Curso
A nossa Festa Cultural 2010/2011
Este ano, à semelhança de tantos outros, os alunos do grupo escolaglobal® irão surpreender, no dia 21 de Maio, os seus familiares e amigos com mais uma maravilhosa Festa Cultural. Nela, os nossos artistas apresentar-se-ão ao seu mais alto nível e irão mostrar os seus dotes artísticos em várias áreas (canto, dança, representação).
Aproveitando a riqueza dos vários projectos desenvolvidos ao longo do ano, as peças que serão apresentadas estarão relacionadas com os mesmos.
Num Planeta de Papel onde se brinca ao faz de conta e se recicla (Ideias com Papel/ECOatitude) e onde os contos nos abrem as portas para o mundo maravilhoso dos sonhos e da fantasia (Voar a Ler – Contando estórias) iremos aplicar, em diversas situações do quotidiano, vários conceitos matemáticos (Conta, Peso e Medida). Viajaremos por tempos longínquos e recordaremos factos e figuras inesquecíveis da nossa História.
Por esta altura, o que cada um dos nossos meninos irá fazer está guardado num cofre mágico. A surpresa guardada nesse cofre será desvendada quando o pano se abrir e os nossos pequenos actores subirem ao palco. Os seus corações estarão, provavelmente, dominados por algum nervosismo e muita ansiedade, mas brilharão intensamente por saberem que estarão todos presentes para os apoiarem e aplaudirem.
Em Curso
Escrita colaborativa com
João Manuel Ribeiro
Ensino Básico e Ensino Secundário

Com o intuito de continuar a estimular e a desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, a nossa escola decidiu dar continuidade à parceria estabelecida com o escritor João Manuel Ribeiro. Este ano, o projecto é dedicado às Viagens Medievais. Com este novo desafio, pretende-se que os alunos escrevam um poema em estilo romanceiro sobre algumas personagens históricas da época medieval. Este trabalho de escrita colaborativa implica um envolvimento e uma cooperação entre alunos e escritor, favorecendo a partilha de opiniões e experiências. Desta forma, os nossos alunos têm a oportunidade de demonstrarem competências de produção textual e, em simultâneo, enriquecê-las, aperfeiçoá-las e alargá-las a diferentes vertentes e estilos de escrita. Para além das capacidades de escrita, foram desenvolvidas competências de pesquisa e de selecção de informação, na recolha de material para a execução dos poemas. Tem-se revelado um projecto aliciante e muito enriquecedor, do qual aguardamos, ansiosos, o produto final, para que possamos partilhá-lo com todos!
Em Curso
A hora é do conto!
Educação Pré-Escolar e 1.ºano do 1.ºciclo do Ensino BásicoLivro
um amigo
para falar comigo
um navio
para viajar
um jardim
para brincar
uma escola
para levar
debaixo do braço.
Livro
um abraço
para além do tempo
e do espaço.
Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade
No reino encantado do Paraíso dos Pequeninos vivem pequenos príncipes e princesas que, semanalmente, continuam a voar pelas doces páginas do sonho e da fantasia. Nelas habitam seres fantásticos, bruxas malvadas e grandes heróis que, com as suas aventuras, deliciam os nossos pequenos.
Este é um momento ansiado por todos, pois acolhe um amigo muito especial, um amigo que todas as noites nos ilumina os sonhos e nos acompanha nas mais belas e inesquecíveis viagens: o livro.
Com as palavrinhas mágicas “Era uma vez…”, viajamos para o mundo fascinante onde tudo é permitido, abrimos as janelas da imaginação e do conhecimento, enfim, voamos para além do tempo e do espaço.
De todas as histórias que ouvimos, houve uma delas que despertou em nós um prazer especial e que gostávamos de partilhar convosco.
Quiquiriqui é uma adaptação livre de um conto tradicional birmanês que fala sobre a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos, da importância de cumprir as promessas e da dificuldade que aprender a partilhar implica.
Com uma linguagem simples e tirando partido da riqueza das palavras, deparamo-
-nos com um conto divertido com três personagens, que comunica com todos os sentidos do leitor, independentemente da idade.
Lembramos que:
As viagens de sonho encontram-se ao alcance de qualquer um… basta abrir um livro.
Em Curso
Ideias com Papel
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico - 1.º cicloNo âmbito do projecto Ideias com Papel, temos tido, desde o início do ano lectivo, a oportunidade de elaborar trabalhos com materiais recicláveis, bem como com todo tipo de papel existente e disponível no nosso colégio. É interessante vermos as nossas crianças cada vez mais preocupadas com a defesa do meio ambiente, aprendendo a reciclar, a dar novas formas aos materiais já utilizados.
De referir que todas as valências da nossa escola estão a desenvolver este projecto, tendo sido organizadas actividades diferentes para cada uma, mas sempre com o mesmo objectivo. Com criatividade e um crescente sentido ecológico, cada grupo trata de recriar e embelezar o seu cantinho.
Por exemplo, a Sala das Estrelinhas apresentou-nos um boneco de neve gigante feito com jornais e papel velho, enquanto nas salas dos 5 anos as paredes se encheram de jornais pintados pelas crianças.
Além de incentivarmos diariamente a reciclagem e a reutilização de materiais, com o Ideias com Papel e com o ECOatitide as crianças fazem também actividades pontuais em que estes projectos são desenvolvidos. Exemplos disso são os trabalhos artesanais realizados na oficina Reciclarium, na visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental do Parque da Cidade, no Porto, ou a elaboração da prenda do Dia do Pai, entre outras.
Para a reunião da Páscoa, materiais tão básicos como pacotes de manteiga e rolos de papel higiénico ganharam nova vida e, com eles, foram feitas as prendinhas da Páscoa. Foram ainda construídos ovos gigantes e cestos de ovinhos, aplicando pasta de papel, com que as salinhas se tornaram mais acolhedoras e coloridas.
As Ideias não param de brotar e fazem-nos sonhar com um Mundo de Papel, onde o Homem e a Natureza viveriam em plena harmonia.
Em Curso
Projecto Conta, peso e medida
Ensino Básico - 3.º cicloNo momento, é unânime a grande importância que a resolução de situações problemáticas adquiriu na formação dos alunos, importância essa expressa no novo programa do Ensino Básico e no do Ensino Secundário.
O relevo dado à memorização de factos rotineiros tem-se deslocado para as capacidades que permitam lidar com situações novas e para a resolução de problemas não rotineiros, na sala de aula, como base para o desenvolvimento dessas capacidades.
Os programas de matemática consideram a resolução de situações problemáticas como um contexto para a exploração e descoberta de conceitos e como contexto para a sua aplicação e integração de aprendizagens. A resolução de situações problemáticas não pode deixar de ter efeitos no desenvolvimento do conhecimento, do raciocínio e do pensamento matemático, dando mais poder nesta área aos alunos e fornecendo oportunidades para aplicar e relacionar conhecimentos previamente construídos.
Conta, peso e medida é um projecto de matemática que se baseia na resolução de situações problemáticas, tentando sempre encontrar diferentes estratégias de resolução e encontrar uma aplicabilidade no dia-a-dia dos alunos. Este projecto desenvolver-se-á ao longo do presente lectivo ano, nas aulas de Matemática, Área de Projecto e Estudo Acompanhado.
Conta, peso e medida surgiu da necessidade de dar a conhecer aos alunos que existem várias estratégias para aplicar os conhecimentos de matemática e principalmente como pode ser divertida esta área.
Em Curso
Projecto Conta, peso e medida
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico - 1.ºcicloNão gosto nada de matemática, é difícil!
Cada vez mais ouvimos crianças, como nós, a proferirem estas palavras e percebemos que há muitos meninos e meninas que não gostam desta área do saber, por acharem que se trata de um bicho-de-sete-cabeças! Mas nós já começamos a ver a matemática de outra forma. Esta mesma área, que uns consideram difícil, nós consideramos útil e indispensável, pois sem ela não conseguiríamos resolver tarefas simples do nosso quotidiano.
As nossas professoras têm contribuído para esta mudança de consciência, nomeadamente, trazendo para o contexto de sala de aula materiais didácticos como panfletos de supermercado ou talões de compras para nós analisarmos e criarmos situações problemáticas. Estes materiais permitem-nos desenvolver conteúdos matemáticos de uma forma mais prática, funcional e eficaz, uma vez que estamos realmente envolvidos nas actividades. Estas permitem que cada um de nós desenvolva as suas próprias competências matemáticas, ao seu ritmo e em interacção com os seus pares.
Ao desenvolvermos a nossa capacidade de análise, tornar-nos-emos crianças autónomas e críticas do ponto de vista intelectual e, futuramente, cidadãos com capacidades de intervir numa sociedade em constante mudança.
Desta forma, concluímos que o Projecto Conta, peso e medida, começa já a mostrar resultados e ansiamos pelo que ainda nos irá trazer.
Em Curso
Projecto Biodiesel
Ensino Secundário
O projecto Biodiesel, desenvolvido pelo grupo Escolagloblal em parceria com o Visionarium junto dos seus alunos do Ensino Secundário, teve início no 1.º período e temos, ao longo do 2.º período, conseguido alcançar o objectivo previsto com sucesso: a produção de biodiesel a partir de microalgas.
A princípio, a pequena quantidade de microalgas existente levou a que a produção de óleo a partir das mesmas fosse muito reduzida. Com o intuito de aumentar a produção de óleos, continuamos o cultivo de microalgas esperando vir a obter uma quantidade significativa.
Paralelamente, iniciámos a produção de biodiesel a partir de óleos usados. Para isso, recolhemos e purificamos os óleos usados e preparamos as soluções dos reagentes que irão desencadear a reacção de transesterificação, responsável pela produção de biodiesel.
É notável o interesse de todos os envolvidos no projecto e aguardamos com expectativa as fases que aí virão...