Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às ATIVIDADES desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
Na Escola
Concurso “As Fogaceiras”
Ensino Básico 2.º cicloA 20 de janeiro, realiza-se a Festa das Fogaceiras. Esta é uma tradição secular marcada pela devoção do povo das Terras de Santa Maria e a mais emblemática festividade do concelho em cumprimento de um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVII, por ocasião de uma epidemia. Nesta festa, que atrai multidões, são vendidas as fogaças, um pão doce de trigo que constitui a marca etnográfica da cidade.
No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, realizou-se o concurso: “As Fogaceiras” dirigido aos alunos do 2º ciclo.
Todos os trabalhos estiveram expostos – de 16 a 19 de janeiro - para apreciação de toda a comunidade escolar.
Na Escola
Prepara-te! Vêm aí os testes intermédios…
Ensino Básico 1.º ciclo
Os testes intermédios são ferramentas de avaliação que visam aferir o desempenho dos alunos, com vista a diagnosticar, precocemente, eventuais dificuldades, possibilitando uma intervenção pedagógica e didática mais eficaz. Paralelamente, favorecem a consciencialização da progressão da sua aprendizagem e contribuem para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa.
Desta forma, e à semelhança do ano letivo transato, os alunos do 2.º ano serão submetidos à avaliação nas áreas de língua portuguesa e matemática, nos dias 31 de maio e 5 de junho, respetivamente.
Estes testes são realizados tendo por base o Currículo Nacional do Ensino Básico, nomeadamente no que respeita ao 1.º e 2.º ano, bem como os programas de matemática e língua portuguesa em vigor.
Este será um pequeno grande desafio para os nossos alunos que, ao longo do ano, estão a ser preparados para a aventura que os espera.
Conseguirão, certamente, atingir os objetivos pretendidos e darão, dessa forma, o passo seguinte para uma nova etapa. Os “nossos meninos” estão a crescer muito depressa e a ganhar asas. Deixemo-los “voar”…
Na Escola
O Carnaval e a magia de ser criança.
Ensino Pré-EscolarA 17 de fevereiro celebrou-se uma das festividades mais aguardadas pelos mais pequenos: o Carnaval. Nesse dia, as crianças despiram o seu habitual uniforme e caracterizaram-se com as mais belas cores e brilho. Entre lantejoulas e serpentinas, sorrisos e confetes, pequenos e graúdos deram asas à criatividade e imaginação e encarnaram as suas personagens preferidas. Como se de um verdadeiro espetáculo de magia se tratasse, os habituais rostos esconderam-se por detrás da maquilhagem e deram lugar a sorrisos sinceros e tímidos preenchidos de ternura e muita diversão. Uma verdadeira encenação recheada de personagens que noutras circunstâncias jamais se cruzariam. Mas, no meio de tanta fantasia e diversão, foi notória a partilha e a amizade instalada e, num verdadeiro palco de alegria e cumplicidade, as crianças puderam desfilar com os seus trajes e demonstrar, com a simplicidade que as caracteriza, o verdadeiro significado de ser--se criança.
Na Escola
Dia de S. Valentim. “Um amigo é um tesouro.”
Ensino Básico 1.º cicloO Dia de S. Valentim ou o Dia dos Namorados comemora-se no dia 14 de fevereiro. É um dia especial, em que expressamos sentimentos de amizade, de carinho e de amor por aquelas pessoas de quem mais gostamos. Para nós, crianças, este é o dia dos namorados e do amor, mas acima de tudo da amizade! Na nossa sala celebrámos este dia, começando por ouvir a história “O sapo apaixonado”. No final, construímos uns cartões alusivos a esta data, onde expressámos o que é para nós a amizade! Foi um dia repleto de emoções! Convidamos todos a assistir à história “O sapo apaixonado”, bem como observarem alguns dos cartões que elaborámos. Esperamos que gostem!
Na Escola
Valentine’s day
Ensino Básico 2.º cicloOnce again, Valentine’s Day coloured our school lobby. Each class made a mail box and students exchanged lots of friendly messages. The spirit of friendship filled our school!
Na Escola
O Papá e Eu!
Ensino Pré-EscolarNo dia 19 de Março celebra-se o Dia do Pai. Este dia, celebrado por todos nós, não passou despercebido pela nossa escola. Sendo o Pai uma figura tão importante na vida de cada criança, os meninos da Sala dos Sonhos, com muita imaginação e carinho, realizaram bonitos trabalhos com os seus pais. Relembraram todos os momentos felizes que já viveram junto destes, desde o crescimento, as descobertas, os passeios sendo que, as peripécias e brincadeiras que já passaram a dois também não foram esquecidas!
Para celebrar este dia tão especial, todos os alunos da escola elaboraram uma prendinha para o seu pai. Esta foi realizada com muito carinho e empenho para que, neste dia tão especial, o pai receba um miminho como forma de agradecimento por todo o seu amor, partilha e entrega ao longo da vida.
As crianças dos 3 anos, ainda partilharam com os amigos, com ternurentas e orgulhosas palavras, porque é que gostam tanto dos seus papás! Gosto do meu pai porque…
“Uma vez eu brinquei aos comboios com ele” – Diogo Lopes
“O meu papá quando está a dormir eu descubro a barriga dele.” – Inês Martins
“O pai gosta de dormir e eu não descubro a barriga dele” – Vitória Marques
“O papá brinca muito comigo e faz jogos” – Constança Fonseca
“Ele faz um jogo comigo em minha casa. O papá vai trabalhar e eu choro.” – Maria David Fardilha
“O meu pai consegue pegar em mim e na mana ao colo ao mesmo tempo.” – Maria Inês Marmelo e Silva
“Ele brinca comigo e faz caretas.” – Filipa Santos
“Ele compra brinquedos caros.” – Gustavo Ferreira
Na Escola
St. Patrick’s Day
Ensino Básico 2.º cicloAs usual we didn´t forget to mention this important day for the Irish culture in our English lessons. This is a cultural and religious holiday celebrated on 17th March and it is in honor of St. Patrick. Take a look of its history.
Na Escola
A surpresa do coelho da Páscoa
Ensino Pré-EscolarNo passado dia 20 de março, que marca o início da primavera, os meninos e meninas dos 5 anos do Pré-escolar chegaram à escola e depararam-se com uma surpresa – uma carta mistério. Conduzidos pela personagem mágica desta quadra festiva, o coelho da Páscoa, as crianças foram para o parque da cidade aventurar-se numa verdadeira caça ao tesouro, neste caso de ovinhos decorados. De facto, colorir e decorar ovos é um costume bastante antigo seguido em vários cantos do mundo, que acontece na altura da Páscoa. Nesta festa cristã, comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo, associada à renovação da natureza, que acontece na primavera. Sendo o ovo um símbolo de nascimento, manda a tradição decorar ovos ocos de galinha, de cores bem alegres. Assim, à semelhança do que acontece na manhã de Páscoa em diversos países, as nossas crianças divertiram-se a seguir as pistas do coelho para encontrarem os famosos ovinhos. Para o final da manhã, o coelho da Páscoa tinha reservado a maior surpresa: um baú do tesouro com verdadeiros ovos de chocolate, que os deixou deliciados. Foi um dia muito especial e animado, em que as crianças experienciaram outras tradições e, sobretudo, desfrutaram ao máximo dos espaços verdes do parque dando as boas-vindas à nova estação – a primavera.
Na Escola
Mascarillas de Carnaval & Easter Time
Ensino Básico 1.º cicloAs línguas estrangeiras são, inicialmente, isso mesmo, estranhas e desconhecidas, principalmente quando não convivemos com elas diariamente, como é o caso do espanhol, uma vez que o inglês está mais presente no nosso dia a dia através da música, filmes, jogos e computadores.
Neste sentido, um dos principais fatores a ter em conta no ensino de uma língua estrangeira, especialmente nestas idades, é a aproximação à cultura. Desta forma, as crianças sentem que, também nos países com idiomas diferentes dos nossos, existem tradições, costumes e até aproximações linguísticas extremamente semelhantes às nossas. Assim, dois dos trabalhos desenvolvidos neste período estão relacionados com duas épocas festivas comuns aos três idiomas: Carnaval & Easter.
Por outro lado, ao terem conhecimento de culturas diferentes e, por vezes, emocionalmente distantes, sentem uma “vontade” em conhecer, pesquisar e perguntar os célebres “Porquê?”, “Como?”, “Quando”?, “Onde?” o que, facilmente, aumenta a capacidade de atenção e vontade de aprendizagem de uma nova língua.
Por tudo isto, a cultura estrangeira que contempla, entre outros, feriados e festas, é uma forma de a criança associar e sentir-se mais confortável, na medida em que reconhece a “outra cultura” como semelhante à sua, levando-a a querer saber sempre mais.
Sente-se, por isso, que os alunos acabam por viver um carnaval português com “mascarillas” e que o coelho da páscoa e os ovos passam a ser o “easter bunny and eggs”.
O objetivo final é que os alunos, mais do que memorizar, decorar palavras ou verbos, consigam “viver” a língua estrangeira e, acima de tudo, que comecem a “pensar em estrangeiro”, sinal de que dominam, efetivamente, uma segunda língua.
Na Escola
A Primavera e o Dia da Árvore
Ensino Pré-EscolarOs dias 20 e 21 de março são especiais. Comemora-se a chegada da primavera e o dia da árvore. Para os celebrar, algumas crianças do Externato resolveram desfrutar do espaço ao ar livre que a escola oferece e, juntos, pensaram numa forma de agradecer a esta deliciosa estação por todas as sensações de bem-estar que desperta em cada um de nós. Assim, depois de muito refletir, decidiram criar uma pintura especial repleta de criatividade e significado. Conscientes de que um dos principais elementos da Natureza são as árvores e, porque este dia é também uma homenagem a elas, arregaçaram as mangas e com as suas próprias mãos formaram uma bonita árvore recheada de sorrisos, partilha e, sobretudo, muito respeito.
No final desta aventura todos sentiram o mesmo. Sentiram-se mais ricos, livres e crianças. Vibraram com a pureza e simplicidade deste gesto e perceberam que o seu encanto se resume à mágica capacidade de partilhar, cultivar e preservar sorrisos e valores. No final do dia ficou a certeza de que no futuro estas pequenas mãos participarão em grandes ações pois, tal como a nossa saúde, também as árvores, sendo o coração da Natureza, devem ser estimadas e preservadas.
Na Escola
Escrevendo mais…
Ensino Básico 1.º cicloEste período, os alunos do 4.º ano foram presenteados com uma “oficina de escrita” orientada pela Dra. Arcelina Santiago. Foi com agrado que todos os alunos abraçaram tal atividade e, de lápis em punho, se deixaram guiar pelo mundo da imaginação. Partindo dos temas propostos pelos próprios alunos, a Dra. Arcelina apresentou uma pequena introdução que, após uma breve exploração, serviu de ponto de partida para a elaboração de alguns textos bastante criativos. Seguindo sempre um guião, os alunos começaram por elaborar a planificação do texto. Terminada a primeira etapa, seguiu-se a escrita do texto propriamente dito. Era necessário trabalhar os tópicos apresentados na planificação e cumprir todos os objetivos propostos, pois no final havia uma grelha de autoavaliação para preencher e ninguém estava disposto a fazer má figura. O resultado foi muito positivo e todos mostraram empenho e gosto no desenvolvimento desta atividade tão enriquecedora.
Na Escola
Com o coração nas mãos
Ensino Básico 2.º cicloNuma aula de Ciências da Natureza, nós, alunos do 6.º ano, fomos ao laboratório estudar um coração de porco. Estávamos entusiasmados, e com razão….
Na Escola
Frei Luís de Sousa
Ensino SecundárioCom base na obra estudada, os alunos do colégio puderam colocar em prática a sua criatividade, através de entrevistas imaginárias, programas televisivos e até reality shows, cujas figuras centrais eram as personagens da época. De uma forma bem diferente, estiveram em contacto com a obra deste tão famoso dramaturgo, conhecendo mais aprofundadamente a cultura e a corrente literária do período em análise.
Na Escola
O incrível mundo dos porquês! A filosofia chegou à escola!
Ensino Básico e Ensino SecundárioA docente da disciplina de Filosofia organizou a visita à Mostra da UP (Mostra da Universidade do Porto), no passado dia 22 de março. A mostra da UP é a maior exposição universitária nacional, dedicada à exploração interativa das várias vertentes do conhecimento: científico, tecnológico, humanístico, artístico ou desportivo.
Assista ao vídeo realizado pelos alunos do ensino secundário na Mostra da UP.
Na Escola
The Easter egg hunt
Ensino Básico 2.º cicloThe Easter egg hunt is already an icon in this season. The 5th and 6th grades had to decode short messages in English and the students had to look for the hidden eggs in the school’s garden. It was a funny and interesting experience. The winners were:
5.º B | 5.º B |
---|---|
Ana Beatriz Oliveira, n.º 1 | Ana Catarina Santos, n.º 2 |
Beatriz Coelho, n.º 7 | Carlos Eduardo Esteves, n.º 8 |
Filipe Morais, n.º 13 | Francisca Martins, n.º 14 |
Mariana Almeida, n.º 19 | Mário Lima, n.º 20 |
Tiago Sousa, n.º 25 | Tomás Moreira, n.º 26 |