Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às ATIVIDADES desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
No Exterior
Visita à Nossa Senhora do Salto
Ensino Básico 3.º ciclo
No passado dia 31 de Janeiro, os alunos do 7.º ano deslocaram-se a Senande, Aguiar do Sousa, para iniciar uma caminhada pela montanha até à Nossa Senhora do Salto. Aí, além de um breve piquenique, os alunos ficaram a conhecer a história do local, assim como a informação geológica dos desfiladeiros que se encontram nas margens do rio Sousa. Fotograficamente, os alunos registaram as deformações geológicas que visualizaram no local, nomeadamente dobras e falhas, que juntaram à ficha de registo que preencheram com toda a informação obtida nesta visita.
As opiniões recolhidas pelos alunos foram muito positivas.
“Gostei muito da visita. Foi produtiva e divertida. Talvez um pouco cansativa mas adorei. Foi uma forma diferente de aprender e ver as rochas (dobras e falhas) ao vivo.” – Inês Brito 7.º B
“A visita foi, além de produtiva, interessante porque pudemos observar que os conteúdos que damos na aula também se aplicam ao mundo real. Para além disso, é sempre melhor estudar por meios práticos do que por meios teóricos, visto que são bastante mais divertidos e interessantes.” – Diana Esteves 7.º B
No Exterior
Encontro com o escritor António Mota
Ensino Básico 2.º cicloNo dia 1 de fevereiro, os alunos do 2.º ciclo estiveram presentes num encontro com o escritor de literatura infanto-juvenil, António Mota. Nasceu em Vilarelho, concelho de Baião e foi professor do ensino básico, tornando-se conhecido como autor de literatura juvenil.
O autor procura transpor para os seus livros as memórias da infância vividas na região do Douro. Ganhou vários prémios, de que se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores com a obra O Rapaz de Louredo (1983) e o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças com a obra Pedro Alecrim (1990).
Os alunos do 5.º e 6.º anos receberam-no com muito entusiasmo.
Foi uma manhã bem passada na companhia do escritor, que não prescinde do contacto com os leitores dos seus livros. Desta forma, António Mota colabora com as escolas na promoção dos hábitos de leitura.
Este encontro realizou-se no âmbito do projeto ”Voar a Ler”, tendo como objetivo incentivar a leitura.
Este famoso escritor
Recebeu vários prémios
E também é professor.”
Gonçalo Sousa 6.º A
No Exterior
Encontro literário com o escritor
António Mota
Ensino Básico 1.º ciclo
No primeiro dia do mês de fevereiro, os alunos do 3.º e 4.º anos tiveram a excelente oportunidade de estar com o simpático, descontraído e reconhecido escritor António Mota. Este encontro literário realizou-se no Auditório da Junta de Freguesia de Lourosa, que mais uma vez nos recebeu no seu acolhedor espaço.
Quando os alunos chegaram, sentaram-se nas confortáveis cadeiras e, logo de seguida, apareceu o Escritor, brotando de imediato um silêncio geral, justificado pela ansiedade e expetativa dos mesmos. O Escritor António Mota iniciou a sua apresentação, falando um pouco sobre o seu primeiro dia de escola e pediu às professoras presentes para fazerem o mesmo, partilhando as suas experiências. Após este hilariante momento, leu-nos uma parte do seu livro:”O meu primeiro dia de escola”. Este cativou-nos, levou-nos a viajar e fez-nos pensar! Mas, para podermos aprender um pouco mais sobre este escritor, foi-nos dada a possibilidade de lhe fazermos algumas perguntas, às quais ele respondia com toda a sinceridade e boa disposição. No final deste encontro, ensinou-nos uma regra fundamental para não darmos erros: ler, ler e ler! Isto porque, e como diz o escritor, “Ler não engorda”!
Esta visita foi, sem dúvida, bastante interessante, enriquecedora e esclarecedora, porque, além de nos ter saciado certas curiosidades, fez-nos refletir e valorizar ainda mais a leitura e a escrita no seu todo. Para todos nós foi um enorme prazer conhecer este admirável e incansável escritor!
No Exterior
Parque de São Roque. Visita de Estudo ao Centro de Educação Ambiental
Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico 1.º cicloAo longo da primeira quinzena de fevereiro, os alunos do Externato tiveram a oportunidade de visitar o Parque de S. Roque, situado no Porto.
Este belíssimo parque ostenta, nos seus jardins, elementos muito em voga no século passado tais como frutas, minarete, sebes, repuxos, fogaréus… e um sempre misterioso e enigmático labirinto, desenhado com Buxus sempervirens.
Um lugar que vale a pena visitar!
Tendo desfrutado um pouco deste aprazível espaço verde, a visita dos alunos dos 4 e 5 anos da educação pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo centrou-se no desenvolvimento da oficina “O Ambiente na Cozinha”, que nos ajudou a relembrar gestos importantes que devemos praticar diariamente para contribuirmos para a preservação ambiental, tais como poupar água e energia e separar os resíduos convenientemente.
Cozinhando um perfumado Rissolão de Fruta, sentimo-nos verdadeiros ECOcozinheiros! Estava uma delícia, acreditem!
Seguindo o “Trilho dos Sentidos”, os alunos de 3 anos deixaram-se cativar pelas plantas aromáticas e medicinais que puderam ver, tocar e cheirar, produzindo, posteriormente, fresquinhos perfumes.
Foram, na nossa opinião, experiências muito interessantes em que aliamos, uma vez mais, diversão e aprendizagem.
Este imenso espaço verde, tão propício ao lazer e à alegre brincadeira, fez-nos esquecer o bulício da cidade e encheu-nos de prazer, pelo que resolvemos partir à descoberta de outros locais onde a beleza da paisagem e a riqueza cultural se casam de forma exemplar, na cidade do Porto.
Pedaços de património que não podem ser ignorados e que partilhamos convosco no artigo PORTO e os seus recantos de património, apresentado na secção Bê à bá.
No Exterior
Correntes d’Escritas – Uma viagem em direção ao sonho
Ensino Básico 1.º cicloNo dia 23 de fevereiro os alunos do 2.º ano tiveram a possibilidade de participar no encontro literário Correntes d´Escritas, na Póvoa de Varzim, onde puderam conhecer o escritor e poeta Ivo Machado, autor do livro infantil “A menina que queria ser bailarina”.
Foi com grande expetativa, entusiasmo e algum nervosismo que este grupo de crianças, com o livro na mão, chegou, por volta das 15h, ao Diana Bar.
Nessa “casa bonita”, cor de morango, que tem como cenário um extenso areal e um mar infinito, foram recebidos de forma acolhedora. Os alunos reconheceram o escritor mal entraram, cumprimentaram-no como se o conhecessem desde sempre e instalaram-se confortavelmente nas cadeiras e na manta.
Numa conversa informal e cativante, o escritor falou um pouco da sua vida, fez várias perguntas sobre o livro acima referido e explicou-lhes que, tal como a menina da história, também ele, quando era pequeno, tinha um sonho, o de ser escritor. De seguida, os nossos meninos fizeram-lhe diversas questões às quais ele respondeu amavelmente. No final, estes pequenos leitores foram brindados com um autógrafo e, como se fossem escritores “a sério”, dedicaram ao poeta umas simples e inocentes palavras que registaram no livro que lhe ofereceram.
Estes futuros escritores, seduzidos pela magia das palavras, regressaram à escola com a noção de que na vida é importante sonhar e que devemos sempre tentar realizar os nossos sonhos, pois são eles que comandam a nossa vida.
No Exterior
Semana da Leitura
Ensino Básico 1.º cicloA convite do Núcleo Pedagógico da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e no âmbito das comemorações da Semana da Leitura, os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos, assistiram, com grande entusiasmo, à peça de teatro: “A peça perdida encontra o grande O” de Shel Silverstein, no Auditório de Lourosa.
No Exterior
Ida ao teatro
Ensino Básico 2.º ciclo
No dia 14 de março, os alunos do 8.º ano foram ao Teatro “Arte d’Encantar”, em Matosinhos, assistir à peça de Almeida Garret "Falar Verdade a Mentir", no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. A obra foi estudada nas aulas e complementada com a brilhante atuação dos atores da companhia de teatro
Arte D’Encantar. Com recurso a jogos cénicos e a uma linguagem teatral que privilegia a comicidade, este é um espetáculo que procura não só cativar quem gosta de teatro como quem nunca aprendeu a gostar!
Teatro é Arte, mas também sempre foi Educação.
É muito importante incentivar a aproximação dos jovens ao teatro.
Foi uma manhã cultural, divertida e diferente.
No Exterior
Champimóvel: O futuro da ciência
Ensino Básico 2.º e 3.º ciclos"Quando for grande quero ser cientista!"
Os alunos de 6.º e 9.º anos do Colégio das Terras de Santa Maria fazem uma viagem inédita!...
Numa excursão interactiva, imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico!
No Exterior
Visita ao Museu da Chapelaria
Ensino Básico 2.º ciclo
Os alunos de 5.º ano visitaram a exposição permanente, composta por várias peças que ilustram o processo industrial de construção de chapéus. Foi muito importante o testemunho real dos antigos funcionários que participaram na visita.
Durante a visita foi, também, realizada uma oficina de construção de chapéus.
No Exterior
Visita à exposição “ O Automóvel no
Espaço e no Tempo”, patente no Museu
dos Transportes e Comunicações
Ensino Básico 2.º ciclo

Sabias que o primeiro automóvel no mundo já comemorou 125 anos e apenas tinha três rodas? Ou que o primeiro automóvel a entrar em Portugal foi o Panhard & Levassor e que na sua primeira viagem atropelou um burro?
Pois é, estas e muitas outras curiosidades sobre a evolução do automóvel, ficaram a saber os alunos de 6.º ano, na visita que efetuaram no passado dia 26 de janeiro, ao Museu dos Transportes e Comunicações. Ambas as turmas tiveram oportunidade de apreciar a Exposição “O Automóvel no Espaço e no Tempo”, ilustrativa da evolução histórica e tecnológica do automóvel, desde o seu surgimento até à atualidade.
Os alunos ficaram fascinados com os modelos expostos, dando provas de serem grandes apreciadores e conhecedores do papel que este meio de transporte assume nas sociedades contemporâneas.