CLUBES

Ciências e Literatura

Clube de Poesia dá as boas-vindas ao
Natal

Ensino Básico 2.º ciclo 8-dez-2013

Desde o início do mês de dezembro que o Clube de Poesia tem abraçado o espírito natalício, compondo belos poemas de Natal. Em conjunto, os nossos poetas registaram todos os vocábulos alusivos à época e, posteriormente, redigiram pequenas composições poéticas. Alguns versos desses poemas podem ser ouvidos no vídeo apresentado.


CLUBES

Ciências e Literatura

Antropólogo viajante

Ensino Básico 3.º ciclo 27-nov-2013

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do projeto Educação para a Sexualidade, os alunos do 9.º ano foram desafiados a fazer uma pesquisa sobre a forma como diferentes culturas lidam com a passagem da adolescência à fase adulta, assumindo, assim, a tarefa de um antropólogo viajante.


CLUBES

Ciências e Literatura

Alunos do 10.º A do Colégio das Terras de Santa Maria colaboram com a
Universidade do Porto

Ensino Secundário

No âmbito da parceria que vem sendo desenvolvida entre o Colégio e o Projeto Ciência 2.0 da Universidade do Porto, foi feito um vídeo sobre a formação das montanhas, com a participação de alunos do 10.º A e dos nossos docentes.


CLUBES

Ciências e Literatura

Plantas medicinais

Ensino Básico 2.º ciclo

No Projeto “Agricultura em Tubo de Ensaio”, desenvolvido no Clube de Ciências do 6.º Ano, os alunos realizaram uma pesquisa sobre plantas medicinais com o objetivo de selecionar as que possam ser clonadas em laboratório.


CLUBES

Ciências e Literatura

Informática

Ensino Básico 1.º ciclo

No dia de Carnaval
Tivemos uma aula especial
Procuramos na internet
o disfarce ideal

Na sala de informática
No mundo da imaginação entramos
Com orientação da professora
Muitas pesquisas realizamos

CLUBES

Ciências e Literatura

Clubes de Ciências

Ensino Básico 2.º e 3.º ciclos
flash

No presente ano letivo, o Colégio das Terras de Santa Maria está a oferecer três clubes de Ciências: “Agricultura em Tubo de Ensaio” para os alunos do 6.º ano; “Saccharomyces cerevisiae - Leveduras em ação” para os alunos do 7.º ano; e “Biocombustíveis – As cascas como fonte de energia” para os alunos de 8.º ano.


Agricultura em tubo de ensaio

O projeto “Agricultura em Tubo de Ensaio” pretende explorar técnicas de multiplicação vegetativa de plantas como, por exemplo, a micropropagação como técnica in vitro de propagação artificial de espécies vegetais. Com o desenvolvimento deste trabalho será possível aprofundar o conhecimento sobre a reprodução assexuada em plantas, a importância da totipotência e, acima de tudo, compreender todo o desenvolvimento que a agricultura teve nas últimas décadas.

flash

Saccharomyces cerevisiae – Leveduras em ação

Este projeto visa compreender a importância biotecnológica das leveduras (Saccharomyces cerevisiae), nomeadamente ao nível das aplicações industriais da fermentação alcoólica. Com o desenvolvimento do projeto pretende-se, também, utilizar este organismo como modelo para estudos de citologia e reprodução, bem como das suas aplicações em processos alternativos de obtenção de energia.

flash

Biocombustíveis – As cascas como fonte de energia

Os biocombustíveis são obtidos a partir de materiais orgânicos, nomeadamente de açúcar, trigo, milho e sementes de oleaginosas. Neste projeto pretende-se testar a capacidade de produção energética, não só de sementes de oleaginosas, mas também das cascas de frutos, podendo, assim, contribuir para uma gestão mais eficaz dos resíduos sólidos orgânicos.

flash

CLUBES

Ciências e Literatura

Clube de Informática

Ensino Básico 2.º ciclo
flash

A nossa atividade quotidiana está dominada e, muitas vezes, condicionada pelas mais diversas máquinas, como por exemplo, os automóveis, a televisão e o rádio.

Tal como todas as máquinas, o computador também não foge à regra perante a evolução da tecnologia. Pode-se ainda dizer que este é a principal ferramenta para a evolução da mesma.

O computador está presente no quotidiano de todos e parece que não podemos viver sem ele. Ainda há pouco tempo, a ideia de existirem computadores nas nossas casas, ligados à televisão, ao telefone ou entre si era uma ideia de ficção científica.

Em duas décadas, os computadores mudaram as nossas vidas. A sua utilização é vista como uma ferramenta de aprendizagem e de trabalho que ajuda pais e filhos a verem com “outros olhos” o mundo. Com o uso desta tecnologia, abrem-se novos horizontes na vida dos utilizadores.

Não se pode fugir desta realidade tecnológica e a educação não pode ficar atrás. As escolas precisam de constituir uma aprendizagem inovadora, que leve a criança a sentir-se um ser globalizado, capaz de interagir e competir em igualdade na procura da sua realização profissional.

Na sociedade em que vivemos, a informática não pode ser vista como mais uma tecnologia, mas sim como uma nova tecnologia necessária PARA UM FUTURO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE. Sendo assim, devemos entender que, quando utilizamos corretamente a informática, estamos a adquirir conhecimentos e que nos pode transformar em pessoas profissionalmente melhores e mais capazes.

As crianças, hoje em dia, entram em contacto com os computadores muito mais cedo, e, por isso, reagem à presença deste instrumento de maneira muito diferente da dos seus pais.

Ao longo deste ano letivo, pretende-se que os alunos do Clube de Informática desenvolvam competências, de modo a conseguirem usar o computador como mais uma ferramenta de trabalho de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. Para além disso, existe, também, o desafio de produzirem os diapositivos a serem projetados na Festa Cultural.


CLUBES

Ciências e Literatura

Projeto “Experimentar Ciência”

Ensino Básico 1.º ciclo

O Experimentar Ciência é um projeto de iniciação à experimentação científica, com atividades quinzenais, dirigido ao Ensino Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Sendo este um projeto implementado em parceria com o Visionarium e integrado no nosso plano curricular, neste 1.º período os alunos desenvolveram as mais variadas experiências relacionadas com a importância da higiene pessoal.

Nestas atividades, os alunos produziram e perceberam a utilização de alguns produtos de higiene, tais como pasta de dentes, sabonete e os sais de banho.