Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às actividades desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
No Exterior
Correntes d'Escritas
Ensino Básico 2.º Ciclo 14-abr-2014No dia 19 de fevereiro, os alunos de 6º ano visitaram a Póvoa de Varzim com o objetivo de conhecerem a escritora portuguesa Adélia Carvalho e a ilustradora, Marta Madureira, na 15ª edição de “Correntes d’Escritas”, um encontro de Escritores de Expressão Ibérica. Num momento único, os alunos puderam conhecer em pormenor a vida e obra desta autora portuguesa. Ao longo da apresentação, Adélia Carvalho dinamizou a sua biografia, grande parte das suas obras e ainda apelou à importância da leitura para o enriquecimento do conhecimento. A ilustradora, Marta Madureira falou das suas técnicas de ilustração, explicando com pormenor como ilustrou a obra: “O Rei vai à caça”.
O encontro foi enriquecedor, uma vez que os alunos viram as suas dúvidas esclarecidas e também porque tiveram oportunidade de dialogar com a escritora, numa troca de questões. Muito curiosos sobre as técnicas de ilustração, os alunos valorizaram, igualmente, o trabalho da ilustradora Marta Madureira.
Todos comprovaram, mais uma vez, o quão importante é a leitura para a nossa vida e o nosso conhecimento.
Ainda houve tempo para os autógrafos e entrega de trabalhos realizados pelos alunos sobre a obra da escritora. Este encontro realizou-se no âmbito do projeto ”Voar a Ler”, tendo como objetivo o incentivo à leitura.
No Exterior
Espetáculo de Marionetas “Eu sou o outro”
Ensino Secundário 11-abr-2014
No dia 21 de março, os alunos do 12.ºAno, no âmbito dos conteúdos programáticos estudados na disciplina de Português, assistiram a um espetáculo de marionetas sobre a vida e o fenómeno heteronímico de Fernando Pessoa, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
O excelente espetáculo, que deu vida a Fernando Pessoa e aos seus heterónimos, veio ajudar à compreensão e estudo dos mesmos, complementando a análise feita em aula.
No Exterior
Felizmente Há Luar!
Ensino Secundário 11-abr-2014
Na passada terça-feira, dia 18 de março, os alunos do 12.º ano dirigiram-se ao Centro Social e Cultural de Olival para assistir à representação da peça de Luís de Sttau Monteiro, “Felizmente há Luar!”.
Este texto dramático inovador, baseado no teatro brechtiano, provoca a intervenção e a reflexão do público, retratando uma realidade.
A obra retrata o regime absolutista, quando, no momento da escrita, se vive uma ditadura salazarista, marcando o paralelismo entre a época da história e a época da escrita.
Sem fugir ao texto original, esta representação a que assistimos levou-nos a refletir sobre o que sentiram aqueles que realmente viveram nestes regimes, percebendo as motivações revolucionárias a que o país foi submetido e, posteriormente, bem sucedido.
Acabamos por chegar à conclusão de que, apesar de escrita em 1961, a obra continua atual.
No Exterior
Correntes d’Escritas
Ensino Básico 1.º Ciclo 1-abr-2014No dia 19 de fevereiro, os alunos do 4.º ano seguiram em direção à Póvoa de Varzim com o intuito de participarem num encontro com a escritora Adélia Carvalho e a ilustradora Marta Madureira, inserido no “Correntes d’Escritas”, um encontro de Escritores de Expressão Ibérica que já vai na sua 15.ª edição.
Todos estavam entusiasmados, pois finalmente tinha chegado o momento de conhecer a escritora e a ilustradora do livro “O Rei vai à Caça”, obra já trabalhada na sala e conhecida de todos. Na bagagem levavam algumas questões sobre a personalidade do rei e as técnicas de ilustração escolhidas. A escritora Adélia Carvalho foi também questionada sobre a sua obra “Nadav”, uma história que não deixou de cativar a atenção e interesse de todos.
Com uma linguagem simples, mas intrigante, as duas conseguiram “prender” a atenção de todos do princípio ao fim do encontro, respondendo carinhosamente a todas as questões que lhes foram colocadas.
No final do encontro, os alunos presentearam as duas simpáticas senhoras com dois trabalhos sobre as obras abordadas e responderam às questões que lhes foram feitas, ocorrendo assim uma troca de papéis.
Foi, sem dúvida, uma experiência que todos estão dispostos a repetir!
No Exterior
Ida ao Teatro: João Sem Medo
Ensino Básico 3.º Ciclo 14-mar-2014
No dia 14 de março, os alunos do 7.º ano deslocaram-se ao Auditório dos Bombeiros Voluntários Tirsenses (Amarelos), em Santo Tirso, com a finalidade de assistir à adaptação para o palco da narrativa Aventuras de João Sem Medo, da autoria de José Gomes Ferreira, que haviam estudado previamente nas aulas de Português.
Esta adaptação e excelente representação, por parte da companhia Os Quatro Ventos, conseguiu captar a atenção dos alunos, tornando mais fácil o estudo e a compreensão da obra, bem como as mensagens veiculadas pela literatura de intervenção.
No Exterior
Ida ao Teatro: Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett
Ensino Básico 3.º Ciclo 14-mar-2014
No dia 18 de fevereiro, os alunos do 8.º ano deslocaram-se ao Auditório do Centro Social Padre Ramos, em Lavra, com a finalidade de assistir à representação da obra dramática Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, que haviam estudado previamente nas aulas de Português.
Esta representação conseguiu captar a atenção dos alunos através das subtilezas já presentes no texto original, mas também devido à excelente interpretação levada a cabo pelo elenco da companhia Arte D’Encantar, que, trazendo vida à obra, tornou mais fácil o seu estudo e compreensão.
No Exterior
Visita à Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP)
Ensino Secundário 14-mar-2014
No dia 15 de Janeiro, pelas 13:30, os alunos dos 11.º e 12.º anos realizaram uma visita de estudo à Faculdade de Engenharia do Porto. Neste estabelecimento, foram divididos em três grupos, que visitaram dois dos três cursos possíveis: Biotecnologia, Engenharia Química e Engenharia Mecânica.

O grupo a que pertencia visitou as instalações do curso de Engenharia Mecânica e de Biotecnologia e era composto por quase toda a turma do 11.º ano.
Chegados ao complexo de Engenharia Mecânica, foram-nos mostrados dois vídeos sobre competições em que este curso estava inserido, nomeadamente, sobre a construção de motores e corridas de carros. Para além disso, depois, pudemos entrar em dois dos carros que participam nas corridas e ficamos melhor informados sobre o funcionamento deste curso.
Em seguida, fomos ao complexo de Biotecnologia, onde nos falaram do ambiente deste curso, a média de entrada e as saídas profissionais. Houve, ainda, tempo para realizarmos uma experiência sobre a penicilina, onde nos explicaram a sua origem, invenção e produção.
Ainda que esta visita de estudo tenha ajudado muitos alunos a conhecer novos cursos, considero que o maior benefício desta foi termos contactado com a realidade que vamos enfrentar no futuro.
No Exterior
Visita ao Museu Convento dos Lóios
Ensino Básico 1.º ciclo 31-jan-2014No âmbito do projeto Ecoatitude, em articulação com a comemoração do Dia das Fogaceiras, o externato “Paraíso dos Pequeninos” organizou uma visita de estudo ao Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, entre os dias 14 e 23 de janeiro. Após uma visita guiada ao museu, onde foi explicada a história do feriado das Fogaceiras, os nossos alunos realizaram oficinas pedagógicas relacionadas com esta festividade tão importante para o concelho.
No Exterior
Visita ao Museu de Arte Nova, em Aveiro
Ensino Básico 3.º ciclo 19-dez-2013
No dia 29 de novembro a turma do 9.º ano visitou o Museu de Arte Nova, no âmbito da disciplina de Educação Visual.
Uma vez na Casa Major Pessoa – Museu de Arte Nova, a visita iniciou-se na Casa de Chá Arte Nova, localizada no rés-do-chão, com a passagem pela mesa-mapa, que dá a conhecer os locais mais significativos da Arte Nova, e pela pianola, objecto que suscitou grande interesse dos alunos, que encontraram, no primeiro piso, as salas interpretativas, com obras de artistas da época.
Após a visita ao edifício mais emblemático deste estilo artístico, vários outros monumentos Arte Nova espalhados pela cidade tiveram a oportunidade de ser contemplados pelos alunos.

O objectivo de dar a conhecer aos alunos este estilo artístico foi amplamente alcançado. Não sendo um estilo muito comum no nosso país, acaba por ter em Aveiro diversos pontos de atracção. Espera-se ter contribuído para estimular nos alunos a vontade de realizar trabalhos sobre Arte Nova, o que se espera venha a culminar na adopção deste Museu por parte do Colégio das Terras de Santa Maria.
No Exterior
Um dia encantado na Terra dos Sonhos
Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico 1.º e 2.º ciclo 5-dez-2013A entrada no mês do Natal iniciou-se da melhor forma para as crianças da Escola Global. A Terra dos Sonhos voltou a abrir portas ao mundo encantado da magia e da imaginação e, uma vez mais, participamos neste evento que marca o início da época natalícia.
Neste dia, crianças, pais e familiares da Escola Global foram convidados a participar na parada até à Terra dos Sonhos com todas as personagens que fazem parte deste imaginário. Pequenos e graúdos, devidamente fantasiados, percorreram as ruas de Santa Maria da Feira com o próprio Pai Natal até chegar ao local mais aguardado pelas nossas crianças…o mundo mágico da Quinta do Castelo.
Cada família pôde usufruir deste espaço e das inúmeras atividades do local envolvidos pela alegria e sorrisos dos seus filhos, num dia que ficará na memória de todos.
No Exterior
Visita ao Planetário
Ensino Básico 3.º ciclo 26-nov-2013
No dia 12 de novembro de 2013, as turmas A e B, do 7.º ano, realizaram uma visita de estudo ao Planetário do Porto, a qual teve como tema “ Visão do cosmos”.
A visita teve início com a visualização de um filme fantástico sobre a Visão do cosmos, o qual abordava os vários planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno, a sua divisão em exteriores e interiores; a estrela Polar, que indica o hemisfério Norte; os satélites naturais, entre os quais a Lua, por ser o satélite natural da Terra.
Por fim, observámos alguns telescópios e ficámos a saber que Portugal ajudou a construir o maior telescópio Europeu.
Foi uma visita muito interessante, conseguimos comprovar muitos dos conhecimentos que adquirimos nas aulas de Físico-Química.
Os alunos do sétimo ano estão muito entusiasmados e ansiosos por uma próxima visita no âmbito da Físico-Química.
No Exterior
«Com a mão na massa»: Uma visita à Biblioteca da Feira
Ensino Básico 3.º ciclo 15-nov-2013
No passado dia 15 de outubro, os alunos do 8.º ano tiveram a oportunidade de participar no atelier «Com a mão na massa», promovido pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Durante cerca de 90 minutos, os nossos jovens leitores puderam enriquecer a sua cultura literária, bem como ficar a conhecer outras formas de “olhar” os livros.
Verdadeiramente «com a mão na massa», fizeram a análise e compreensão de três “receitas de culinária” adaptadas a conjuntos de livros, enquanto, em pequenos grupos, tentavam fazer a correspondência entre um dos conjuntos e as ditas. A orientadora, no final, fez uma breve apresentação dos livros, motivando-os para a leitura literária através dos aspetos paratextuais e peritextuais.
Os nossos alunos ficaram, então, a conhecer outras formas de abordar os livros lidos durante os períodos letivos, quer nas oficinas de leitura, quer no diário de bordo, enquanto se mostraram bem mais motivados para a leitura, comprovando a importância desta para a nossa vida e o nosso conhecimento.
No Exterior
Visita à Orquestra Clássica
Ensino Básico 2.º ciclo 15-nov-2013
No passado dia 8 de novembro, os alunos do 6.º ano foram à Academia de Música de Espinho assistir a um ensaio aberto da Orquestra Clássica de Espinho, sob direção musical do maestro Jean-Marc Burfin. Foram interpretadas e explicadas as obras “Nas Estepes da Ásia Central, esboço sinfónico” de Alexandre Borodine, e “Capricho Espanhol op. 34, suite para orquestra” de Rimsky-Korsakov.
A audição e escuta musical, para além de desenvolverem a capacidade de análise crítica, são imprescindíveis em todos os momentos da atividade musical. A capacidade de audição é fundamental para que o aluno atinja os objetivos nos domínios do conhecimento, das capacidades e das atitudes e valores.
Foi uma visita muito interessante e proveitosa, uma vez que, para muitos, foi a primeira vez que tiveram oportunidade de ver e ouvir uma Orquestra Clássica ao vivo e ficar a conhecer todos os instrumentos musicais que dela fazem parte.
No Exterior
Cerimónia de Entrega de Diplomas
Ensino Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos 17-out-2013A Quinta dos Laceiras foi o local escolhido para realizarmos as cerimónias públicas de entrega de diplomas referentes ao ano letivo 2012/2013.
Orgulhosos pela sua meritória prestação ao longo do ano letivo transato, muitos foram os alunos que, na presença dos seus familiares e amigos, receberam das mãos do diretor-geral e da diretora pedagógica o merecido diploma, sem disfarçar um rasgado sorriso, elucidativo da satisfação sentida.
Tendo como objetivo primordial o reconhecimento e a valorização do empenho dos alunos que frequentam o ensino básico na nossa instituição (1.º, 2.º e 3.º ciclos), esta iniciativa tem vindo a mostrar-se importante, também, pelos momentos de pura confraternização que propicia entre os vários elementos da comunidade escolar.
Resta-nos, agora, continuar a trabalhar para que o passaporte de mérito contribua cada vez mais para que todos os alunos viajem rumo ao desejado sucesso educativo. Encontramo-nos para o ano!
No Exterior
Visita ao Museu da Chapelaria
Ensino Básico 1.º ciclo 11-out-2013Entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo deslocaram-se ao Museu da Chapelaria. Nele, as nossas crianças recuaram no tempo até uma época em que ninguém saía à rua sem chapéu. Foram convidados a fazer um fascinante percurso por todo o espaço museológico e a realizar atividades divertidas e inesquecíveis.
Aqui ficam algumas imagens que registam os belos momentos vividos pelos diferentes grupos!
No Exterior
A Escolaglobal na UP
Ensino Básico 3.º ciclo e Ensino Secundário
Pelo segundo ano consecutivo, a Escolaglobal participou na 11.ª Mostra da UP.
Pelas 9h 30m do dia 14 de março do presente ano, os discentes dos 9.º e 10.º anos, acompanhados pelos professores responsáveis, deslocaram-se até ao pavilhão Rosa Mota, para lá esclarecerem possíveis dúvidas e alargarem os seus horizontes de escolha, relativamente ao seu futuro académico. De forma geral, os alunos mostraram-se muito interessados, evidenciando grande motivação no seu decorrer e compreendendo, de uma forma muito clara, como se processa a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.
Assegurar atividades como a aqui descrita, revela-se muito compensador sempre que percebemos, enquanto docentes, que, efetivamente, os nossos alunos retiraram algo de positivo. Foi uma atividade que se revelou uma mais-valia, tanto para os alunos de 3.º ciclo como para os alunos de Ensino Secundário, já que os primeiros estão a decidir a área que pretendem integrar no Ensino Secundário e os segundos encontraram mais informações que lhes irá permitir organizar a sua candidatura ao Ensino Superior.
No Exterior
“Falar Verdade a Mentir”
Ensino Básico 2.º ciclo
No dia 21 de fevereiro, os alunos do 8.º ano deslocaram-se ao Teatro de Lavra, com a finalidade de assistir à representação da obra dramática “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, que haviam estudado previamente nas aulas de Língua Portuguesa.
Esta representação conseguiu captar a atenção dos alunos através das subtilezas já presentes no texto original, mas também com a excelente interpretação levada a cabo pelo elenco que trazendo vida à obra, tornou mais fácil o seu estudo e compreensão.
No Exterior
"Felizmente Há Luar!"
Ensino Básico 3.º ciclo
Luís de Sttau Monteiro para escrever esta admirável obra serviu-se do martírio de Gomes Freire, decidido por déspotas absolutistas, que de forma injusta penalizavam aqueles que pediam às portas das igrejas, quando, na realidade, desejava poder falar da realidade da ditadura sangrenta à qual estavam sujeitos aqueles que não a apoiavam.
Sendo escrita após a campanha presidencial de Humberto Delgado, esta obra pretendia “denunciar” a derrota “oficial” do General Sem Medo, numa época em que o seu assassinato já estava programado.
Hoje em dia, podemos assistir abertamente a este drama narrativo, 38 anos depois de ter sido impedido pela PIDE de ser posto em cena.
No Exterior
"Ida ao Teatro"
Ensino Secundário
A propósito do conteúdo programático da disciplina de Português, os alunos do 12.º ano assistiram à representação da emblemática peça do Teatro Português do século XX, “Felizmente Há Luar!”, de Luís de Sttau Monteiro, posta em cena pelo Teatro Experimental do Porto.
Esta obra exemplar integra o conteúdo programático ensino secundário e a sua representação veio ajudar à visualização do texto, de forma a complementar a sua análise já efetuada em aulas anteriores.
No Exterior
"Visita ao quartel dos Bombeiros"
Ensino Pré-EscolarNo passado mês de fevereiro, as educadoras do ensino pré-escolar do Externato Paraíso dos Pequeninos levaram as suas crianças a conhecerem o quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade de Lourosa, com o objetivo de sensibilizar os mais pequenos para a importância que os Bombeiros têm na nossa sociedade.
A visita foi bastante produtiva a nível de conhecimento, uma vez que as crianças conseguiram perceber o funcionamento e a realidade desta profissão, que atrai a curiosidade dos mais pequenos.
Tivemos a oportunidade de visitar todas as salas do quartel, nomeadamente as salas de reuniões, os dormitórios, o ginásio, as salas de convívio e a sala onde os bombeiros recebem as chamadas.
Verificámos que as crianças se interessaram bastante pelos balneários, onde se encontram todos os equipamentos necessários para as diferentes situações de emergência. No entanto, as ambulâncias do Inem, com um interior tão bem equipado, foram as grandes atrações, a par dos carros de incêndios florestais e dos carros de incêndio para outros fins.
Na parte final e para um maior sucesso desta visita, as crianças tiveram o privilégio de darem um passeio pelo parque da cidade, num dos maiores tanques disponíveis no quartel. Se entre os mais pequenos havia quem ainda não soubesse o que queria ser quando for crescido, certamente saíram desta visita com mais uma profissão no seu rol de escolhas!
No Exterior
"Correntes d'escrita"
Ensino Básico 2.º cicloNo passado dia 20 de fevereiro, os alunos do sexto ano, do Colégio das Terras de Santa Maria deslocaram-se à Póvoa de Varzim para participarem no evento “Correntes d’Escritas”.
Depois de, em aula, terem lido as obras “Nadav” e “A Menina Gigante”, puderam, em pessoa, conhecer os seus respetivos autores – Adélia Carvalho e Manuel Jorge Marmelo.
Feitas as apresentações, a plateia de alunos reagiu com um conjunto de questões que não deixou os autores indiferentes. Durante uma hora e meia, os alunos trocaram opiniões e pontos de vista sobre as obras e não só. Tiveram também oportunidade de confrontar Adélia Carvalho e Manuel Jorge Marmelo com questões do foro pessoal, uma vez que os alunos tentaram perceber até que ponto as histórias lidas tinham, ou não, origem nas suas vidas pessoais.
No Exterior
Visita ao Visionarium
Ensino Básico 1.º cicloNa semana de 4 a 8 de fevereiro os nossos alunos foram visitar o Visionarium, onde conheceram os mais variados Animais Exóticos. A exposição, assim chamada, mostrava todo o tipo de répteis. Desde a tartaruga, à serpente, passando pelos lagartos, os alunos do Paraíso dos Pequeninos, puderam entrar num mundo que, na maioria das vezes, só está acessível na televisão, nos livros ou na internet. Tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre estes animais, de os observar e ao seu habitat e até de tocar em alguns deles.
Foi uma experiência que ultrapassou os livros, as matérias estudadas na sala de aula. Foi, sem dúvida, uma visita que criou espanto, admiração e encanto e que, estamos certos, as nossas crianças não irão esquecer.
No Exterior
Encontro literário “Correntes d’Escritas”
Ensino Básico 1.º cicloNo dia 20 de fevereiro, os alunos do 4.º ano participaram no encontro literário Correntes d´Escritas, na Póvoa de Varzim, onde puderam conhecer o poeta Ivo Machado, autor do livro infantil “A menina que queria ser bailarina” e a escritora Adélia Carvalho, autora do livro “A Crocodila Mandona”.
Numa conversa informal e cativante, os escritores falaram um pouco das suas vidas, sobre os livros acima referenciados e contaram-nos uma história, que também eles, quando eram pequenos, tinham um sonho, o de serem escritores.
No Exterior
Visita ao Planetário
Ensino Básico 3.º ciclo
No dia 14 de novembro de 2012, as turmas do 7.º ano fizeram uma visita de estudo ao Planetário do Porto, à exposição “Visão do cosmos”, comemorativa dos 50 anos do ESO (Observatório Europeu do Sul), composta por várias fotografias sobre os astros do Universo e sobre o maior telescópio de rastreio do mundo, o VLT, dedicado a mapear o céu. No final da visita, viram um filme fantástico sobre a Visão do cosmos, que falava dos vários planetas (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno), da sua divisão em exteriores e interiores, da estrela Polar, que indica o hemisfério Norte e dos satélites naturais. Obviamente dedicámos uma atenção especial ao satélite natural da Terra que é a Lua.
Observámos, ainda, alguns telescópios e ficámos a saber que Portugal ajudou a construir o maior telescópio Europeu.
Foi uma visita muito interessante, onde conseguimos comprovar muitos dos conhecimentos que adquirimos nas aulas de Ciências Físico-Químicas. Gostámos muito.
No Exterior
Mito Móvel
Ensino Básico 2.º cicloNos dias 21 e 23 de novembro, as turmas do 6.º ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira para descobrirem o princípio de… muitas coisas! É este o mote do Mito Móvel, iniciativa que aquela biblioteca tem desenvolvido e que cativa miúdos e graúdos. Após terem ouvido a história do princípio do mundo, os alunos puderam encarnar o papel de mitólogos e escrever o princípio de alguma coisa. Posteriormente, tiveram a oportunidade de recriar as suas histórias através de uma oficina de artes plásticas.
No Exterior
Ida ao Teatro
Ensino Básico 3.º ciclo
No dia 21 de novembro, os alunos do 9.º ano dirigiram-se a Lavra, para assistirem à representação da Obra Vicentina constante do programa obrigatório de Língua Portuguesa, “Auto da Barca do Inferno”.
Com esta atividade, proporcionou-se aos alunos uma outra visão do texto dramático, pois a sua análise em sala de aula acabou por ser complementada, levando a que se tornassem mais claros alguns dos pormenores estudados.
Foi, sem dúvida, uma forma diferente de conhecer a vida de uma sociedade satirizada por mestre Gil.
No Exterior
Visita ao Castro de Romariz
Ensino Básico 2.º ciclo
Quanta alegria e entusiasmo eram visíveis nos rostos dos alunos de 5.º ano que, no passado dia 13 de novembro, partiram do Colégio, rumo ao Castro de Romariz!
Pois é, todos os anos esta visita, realizada no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, é aguardada com bastante expetativa pelos alunos que estudam a cultura castreja e os modos de vida das primeiras comunidades que habitaram a Península Ibérica.
Este ano não foi exceção e as três turmas, embora em grupos separados, tiveram igualmente a possibilidade de levantar um pouco do véu, relativamente aos nossos antepassados e observar muito de perto um dos mais interessantes povoados que permitem clarificar as origens da nossa terra.
Efetivamente, este achado arqueológico possibilitou aos alunos recuar no tempo e, por alguns instantes, visualizar um passado distante e tão diferente do nosso quotidiano atual.
Todos consideraram muito interessante e motivadora esta visita de estudo, reconhecendo ter contribuído significativamente para o aumento dos seus conhecimentos, muito em particular do conhecimento da história local.
No Exterior
Visita de Estudo aos Paços da Cultura, S. João da Madeira
Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico 1.º cicloDando cumprimento ao Plano Anual de Atividades e no âmbito dos projetos ECOatitude e Voar a Ler, os nossos alunos fizeram uma visita de estudo aos Paços da Cultura, em S. João da Madeira, nos primeiros dias de outono.
Neste espaço, que pretende promover e divulgar a cultura, os alunos tiveram a oportunidade de participar em oficinas diferentes de acordo com a sua faixa etária.
Os alunos da Educação Pré-Escolar envolveram-se nas “Danças de Outono”, uma oficina pensada para celebrar a chegada do outono.
Nesta época, os jardins e parques ficam como um mar, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores, e as crianças foram brindadas com um divertido e ambicioso desafio: ir ao encontro, ainda que passo a passo, de momentos culturais e ecológicos.
Esta oficina desperta a consciência ambiental das crianças, desafiando a sua imaginação na utilização de tecidos e elementos da natureza.
Quantos aos discentes do 1.º ciclo, a proposta foi fazer um marcador de livros. Estes constituem ótimos presentes personalizados para os leitores infantis, incentivando hábitos de leitura. Os marcadores construídos foram personalizados com materiais reciclados diversos e ficaram um encanto. Eles fazem, agora, companhia aos nossos pequenos leitores nos seus aprazíveis momentos de leitura.
Aqui ficam algumas imagens que registam o momento!
No Exterior
Concurso "A Tua Terra dos Sonhos"
Ensino Básico 1.º cicloEncantados com a “Terra dos Sonhos”, os alunos do 4.º ano do Externato Paraíso dos Pequeninos criaram esta coreografia especial…
No Exterior
Terra dos Sonhos
Ensino Básico 1.º cicloDesde a mais tenra idade que damos a conhecer às nossas crianças as mais variadas figuras que tão facilmente entram no seu imaginário, e, sabemos nós, dificilmente, sairão dele. Falamos de um Capuchinho Vermelho, de uma Branca de Neve, do Pai Natal, de terríveis piratas que, há muitos, muitos anos, navegavam os mares do Mundo. A magia é grande, mas torna-se sublime quando as personagens ganham vida, e se passeiam ao lado das crianças, oferecendo doces e sorrisos, como aconteceu no dia 6 de dezembro na Terra dos Sonhos.
Foi com ansiedade e alegria que, no dia 6 de dezembro rumámos à Terra dos Sonhos para mais aventuras com as personagens que melhor conhecemos. O riso feliz das nossas crianças provou, mais uma vez, que eventos destes valem sempre a pena!
No Exterior
Terra dos Sonhos (RTP)
Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico 1.º e 2.º cicloNestes 3 clips, podemos apreciar a participação dos alunos da escolaglobal na cobertura que a RTP fez à Terra dos Sonhos.