Dia Mundial da Alimentação
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Este dia é dedicado à Educação e Saúde Alimentar, promovendo a criação de hábitos alimentares saudáveis.
Os problemas de saúde decorrentes de uma má alimentação são cada vez mais frequentes. Muitos destes problemas despontam já na infância, pelo que se torna primordial alertar, desde cedo, para a importância de adquirir e praticar hábitos saudáveis, enquanto vector de crescimento e desenvolvimento intelectual e harmonioso.
Para tal, o Externato associou-se a esta comemoração, organizando um dia dedicado ao tema. Em cada sala houve debates, nos quais os alunos puderam expor as suas ideias, inquietações e possíveis soluções para debelar os problemas detectados.
A meio da manhã, com uma peça de fruta na mão, alunos e professores juntaram--se num lanche/convívio. Foi um momento colorido, vitaminado e bem-disposto.
O almoço foi especialmente saudável, contando com alguns alimentos muitas vezes esquecidos por pequenos e graúdos. Foi uma refeição em que a convivência e a boa disposição foram ingredientes principais, mostrando que se pode comer bem, com saúde e alegria.
Viveu-se um dia diferente. Alunos e professores envolveram-se nas mais diversas actividades com interesse e motivação, cumprindo os objectivos traçados para esta iniciativa.
Visita da ilustradora Gabriela Sotto Mayor
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
No dia 28 de Outubro, o Externato festejou o mês da Biblioteca Escolar, convidando a ilustradora para a infância e juventude, Gabriela Sotto Mayor, a passar a tarde connosco.
Esta iniciativa teve como objectivo principal dar a conhecer aos nossos alunos todo o processo de criação de ilustrações para livros e, consequentemente, reforçar o gosto pela leitura.
Para tal, a nossa convidada apoiou-se em várias ilustrações de sua autoria, mostrando diversas técnicas e meios de ilustração. Para além disto, mostrou alguns dos desenhos que realizou para o livro natalício “O Pai Natal e o maiúsculo Menino”, de João Pedro Mésseder, a fim de que os alunos conseguissem distinguir, realmente, alguns materiais passíveis de serem utilizados em ilustração.
Porém, os nossos alunos não se limitaram a absorver tudo o que lhes era apresentado, mas também realizaram trabalhos de exploração de imagens, que entregaram orgulhosamente à Gabriela.
Foi, de facto, um dia memorável, pois, para além da alegria de estar perante a ilustradora de muitos dos livros que lêem, os nossos alunos ficaram a perceber o quão importante é a imagem no complemento do texto.
A perspectiva da Gabriela
Desenhos dos Pré-Leitores
Textos dos Leitores Emergentes
Mensagem de Natal
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Palavras importantes para pessoas especiais…
Chegámos ao momento que mais sonhos e esperança desperta em todos nós. O Natal está ao virar da esquina. É uma altura em que todos desfrutamos intensamente da família e em que sonhamos com um ano carregado de felicidade e projectos de todo o tipo. Pedimos e imaginamos Paz, Saúde, Concórdia, Generosidade, Amor, Esperança, Solidariedade, Justiça... para todos e para cada um dos seres humanos deste belo planeta Terra. O Natal abre presentes e passados, aperta abraços, convence a Humanidade de que o Amor existe.
É nesta época tão especial que os corações das pessoas se tornam mais nobres e caridosos. É nesta quadra que, por todo o mundo, se enfeitam ruas e casas, se decoram árvores e se escreve a carta àquele velhinho de barbas brancas na esperança de ver sonhos e desejos concretizados. É nesta altura que acreditamos que o mundo pode mudar, que o podemos tornar melhor…
Os meninos do Externato, à semelhança de tantos outros, decidiram construir a sua árvore e escrever a sua carta de Natal. Guiados por uma estrelinha brilhante, os nossos pequenotes pediram a esse velho amigo que os ajudassem a divulgar, pelos quatro cantos do mundo, uma mensagem muito especial. Nessa mensagem utilizaram-se as cores da Esperança, da Fé, da Paz e do Amor. Nessa mensagem, o coração falou mais alto e registaram-se os mais belos sentimentos. Nessa mensagem houve, sobretudo, mais agradecimentos do que pedidos. E as pessoas mais dignas da nossa gratidão são, certamente, aquelas que diariamente nos acompanham e que enriquecem a nossa vida, fazendo-nos sentir tão especiais e protagonistas como um simples pinheirinho de Natal. Assim, tal como ele ilumina uma família, um lar, uma casa, uma escola, também nós, com a nossa criatividade e brilho, queremos iluminar os corações de quem orgulhosamente nos motiva e encoraja.
Desta forma, com magia e ternura, tentámos ir ao encontro daquilo que temos de melhor e construímos um pinheirinho especial. Um pinheirinho forte e resistente, capaz de durar todo o ano e não apenas nesta época. Um pinheirinho com ramos tão fortes como a Amizade e a Esperança e folhas tão resistentes como o Amor e a União.
E porque pessoas importantes merecem gestos especiais presenteamos, com um grande beijinho, todos aqueles que acreditam naquilo que somos e que seremos no futuro: as nossas famílias, professores e amigos!
Obrigado por nos fazerem sentir únicos!
Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Merry Christmas and a Happy New Year!
Feliz Navidad y un Buen Año!
O Dia de S. Martinho
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Mais uma vez, a nossa escola não ficou indiferente aos festejos do dia de S. Martinho.
Esta festividade realizou-se no dia 11 de Novembro e todos os alunos, desde a Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo, participaram de uma forma muito activa e divertida.
Para que tudo corresse bem, todos se empenharam e envolveram, dinamizando diferentes actividades dentro e fora da sala de aula.
Os preparativos começaram com alguma antecedência, pois cada turma realizou o seu próprio cartucho, decorando-o com belas castanhas.
Para além do cartucho, foram realizados muitos trabalhos alusivos a esta festa. Entre eles, podemos referir a exploração da Lenda de S. Martinho e da história da Maria Castanha, que os alunos conhecem tão bem! Também criaram algumas lengalengas, quadras e adivinhas e entoaram músicas tradicionais. Por fim, os alunos decoraram “apetecíveis” castanhas que, posteriormente, expuseram nos painéis de cada sala.
A tarde foi, sem dúvida, muito animada e nem foi necessária a doce jeropiga, nem o Sol radioso para nos animar. As crianças estamparam no rosto belos sorrisos e alguma farrusca nas bochechas.
Hoje em dia, é assim que se festeja o Dia de S. Martinho e é esta a forma de todos nós nos divertirmos… Contudo, no passado, o Magusto realizava-se para as pessoas do campo festejarem as colheitas que haviam terminado e para agradecerem e provarem o fruto do seu trabalho. Servia, também, para saborearem o vinho novo proveniente das últimas vindimas.
Em suma, este dia ficará bem guardado no cartucho de cada um, tal como as castanhas ficaram guardadas na nossa barriguinha…
Adivinhas
Tenho camisa e casaco,
sem remendo, nem buraco.
Estoiro como um foguete,
se alguém no lume me mete.
Se me rio… de mim sai uma donzela,
mais donzela do que eu.
Ela vai com quem a leva,
eu fico com quem me deu.
Qual é coisa qual é ela,
tem três capas de Inverno.
A segunda é lustrosa,
a terceira é amargosa.
Tem casca bem guardada,
ninguém lhe pode mexer.
Sozinha ou acompanhada,
em Novembro nos vem ver.
As aulas de inglês no Externato
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
A evolução do mundo contemporâneo acarreta a necessidade do conhecimento e da capacidade de utilização de diversas línguas, com destaque para a Língua Inglesa, que se tornou na Língua de comunicação universal, por excelência. Se já no passado era imperdoável, nalgumas profissões, o fraco domínio do Inglês, hoje em dia, generalizou-se essa necessidade a quase todas as ocupações, assim como, a muitas situações do nosso dia-a-dia.
A introdução da Língua Inglesa na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo tem o intuito de promover o contacto com uma nova Língua e cultura, visando também estimular a confiança do aluno relativamente à mesma. A implementação de uma atitude positiva e de receptividade em relação às Línguas e culturas estrangeiras é outro dos objectivos subjacentes a esta medida.
De uma forma interessante e divertida, estamos a beneficiar desta actividade que, embora de carácter extracurricular, tanto contribui para a nossa formação integral. As aulas são-nos ministradas por professores do Lancaster College, que muito se dedicam para abordar os diferentes conteúdos de uma forma única e especial. O resultado positivo reflecte-se nos trabalhos que temos vindo a desenvolver, onde além dos novos conhecimentos, trabalhamos também a imaginação e criatividade.
A título de exemplo, destacamos o trabalho realizado para o Halloween, onde aliámos técnicas de expressão plástica ao estudo da Língua Inglesa, numa actividade lúdica que cativou pequenos e graúdos.
Ser curioso não é defeito!
1.º Ciclo do Ensino Básico – 4.º B
Uma das coisas mais surpreendentes que podemos fazer é olhar para o céu numa noite clara e calma. Os milhares de pontos brilhantes podem levar a nossa imaginação para longe, tão longe como o imenso universo que queremos descobrir.
Ávidos de curiosidade e interesse, embarcámos no vaivém da descoberta do nosso Sistema Solar. Na primeira fase desta viagem, levantámos voo e procurámos dar resposta a certas questões que nos inquietavam:
Porque brilham as estrelas?
Porque não há Sol de noite?
Porque não é a Lua sempre redonda?
Porque anda a Lua sempre atrás de nós?
Porque são sete os dias da semana, 365 os dias de um ano comum e, de quatro
em quatro anos, há um ano bissexto?
Abordámos os conteúdos na sala de aulas, fizemos pesquisas em livros, enciclopédias, na internet, discutimos ideias e partilhámos pequenas curiosidades.
A viagem continuou e, já em órbita, procurámos dar uma forma aos nossos novos conhecimentos. Utilizando os mais diversos materiais, construímos os nossos próprios sistemas solares. Foi um trabalho realizado com muito gosto e criatividade. Procurámos desenvolver este projecto de forma a aplicar todos os nossos conhecimentos, mas também a envolver novas técnicas e conteúdos abordados nas diferentes áreas curriculares.
O regresso à atmosfera foi uma bonita exposição, onde partilhamos com colegas e professoras o prazer desta viagem.
Uma aula diferente
3.º Ciclo do Ensino Básico – 7.º Ano
Na semana passada, durante a aula de Matemática, os alunos do 7.º ano realizaram uma actividade ao ar livre.
O desafio proposto era descobrir a altura de um poste do recreio do colégio. Para tal, os alunos só podiam recorrer ao uso da fita métrica e da calculadora.
A estratégia de resolução seguida pelos alunos foi:
medir a altura de um aluno
medir o comprimento da sua sombra
medir o comprimento da sombra do poste
O conceito matemático utilizado para resolver o problema foi:
razão entre as alturas = razão entre os comprimentos das sombras
A Matemática e o Natal?!
2.º Ciclo do Ensino Básico - 5.º ano
Na sequência do desenvolvimento dos trabalhos para a Área de Projecto, as turmas do 5.º ano, sob a coordenação da professora de Matemática, ficaram encarregues de tratar da decoração da árvore de Natal do nosso Colégio. Provavelmente, colocarão a questão “O que é que o Natal tem a ver com a Matemática?!” Pois é, mas na realidade, este ano essa relação existe e vai estar visível aos olhos de todos! A decoração da árvore de Natal será (no mínimo) original: aproveitando o facto de na disciplina de Matemática ter sido feita a abordagem aos sólidos geométricos, os alunos estão a criar os seus próprios sólidos geométricos, com formas variadas e devidamente decorados. Estes irão servir para substituir as tradicionais bolas de Natal!
Devo salientar o empenho e a criatividade de todos os nossos alunos, esperando que todos apreciem e aproveitem a ideia para as futuras decorações natalícias! Este trabalho tem permitido não só cimentar ideias relativas à abordagem feita nas aulas de Matemática, mas também desenvolver a imaginação e a destreza dos alunos nas suas criações!
Vamos partilhar sorrisos!
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Este é o lema da “FEP Solidária”, projecto da Faculdade de Economia do Porto que ajuda instituições de solidariedade como o Centro Comunitário do Amial e a Legião da Boa Vontade. Durante a última semana de aula, os alunos do Externato e do Colégio trouxeram alimentos, roupas e brinquedos para serem entregues aos mais necessitados. No último dia de aulas, a Tuna Feminina da FEP fez duas pequenas actuações de agradecimento pelas dádivas efectuadas nos pólos de Lourosa e Argoncilhe. Fica aqui um pequeno registo vídeo da actuação no Externato.
Exposição de Natal
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
Chegou o mês de Dezembro e, com ele, o Natal, a Paz, a Amizade, o Amor e a Poesia… A escola enche-se de um novo aroma e de francos sorrisos, muito por força das contagiantes expressões de alegria que transbordam nas crianças que connosco partilham o seu dia-a-dia. Durante o ano, vão acontecendo gestos de solidariedade, disponibilidade e partilha, no entanto, nesta época, estes intensificam-se.
A reunião escola-família do dia 23 de Dezembro movimenta toda a Comunidade Educativa. Em cada sala da Educação Pré-Escolar, existe um tema de Natal que é explorado pela educadora e um projecto que tem vindo a ser trabalhado em conjunto com as crianças, desde o início do ano lectivo. Estes temas são utilizados como decoração da respectiva sala, onde são expostas as actividades que cada criança realizou até ao momento. As professoras do 1.º Ciclo reúnem os trabalhos mais significativos desenvolvidos pelos seus alunos e expõem-nos nas suas salas. No 2.º e 3.º Ciclos, cada departamento expõe no salão multiusos as obras realizadas pelos estudantes no âmbito das disciplinas curriculares.
Saliente-se o empenho e dedicação de todas as docentes, que se esforçam para embelezar cada espaço do Externato e do Colégio, contribuindo para criar um ambiente ainda mais acolhedor com o colorido dos trabalhos. Durante esta época festiva, dá-se continuidade à sua política de envolvimento de todos os agentes educativos e abre, uma vez mais, a escola à família, num convívio profícuo entre todos aqueles que connosco assumem a missão de educar como primordial.
Feliz Natal!