CLUBES

Teatro e Música

Teatro I

Professores Nuno Moutinho e Clarisse Pinão
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Corria o ano de 1383…

Portugal atravessa uma grave crise económica resultante das fomes, pestes e guerras que assolam o país nesta altura…

A acrescentar a estes problemas coloca-se agora um problema de sucessão ao trono: D. Fernando morre sem deixar nenhum filho varão e sua única filha, D. Beatriz, está casada com o Rei de Castela. O país fica dividido: a alta Nobreza e o Clero apoiam D. Beatriz e, de acordo com o Tratado de Salvaterra de Magos, D. Leonor Teles assume a regência do Reino e, logo, manda aclamar D. Beatriz Rainha de Portugal. Este facto gerou descontentamento entre o povo de muitas cidades e vilas, receoso da perda da independência de Portugal.

É neste ambiente que se prepara uma conspiração para afastar D. Leonor e matar o seu conselheiro, o conde João Fernandes Andeiro, fidalgo galego, principal valido da Rainha. Concretizado tal acto, em 1385, nas Cortes de Coimbra, é aclamado como futuro Rei de Portugal D. João Mestre de Avis, com o título de D. João I. No dia seguinte ao encerramento destas cortes, o Rei atribui a Nuno Álvares Pereira, então com 24 anos, as funções de Condestável, ou seja, de comandante supremo do exército português. A 8 de Julho, D. Juan I de Castela volta a invadir Portugal. No dia 14 de Agosto, o exército luso-britânico provoca o combate no planalto de S. Jorge: começa a batalha de Aljubarrota.

Este será o tema a abordar pelos alunos do 6.º ano que integram o Clube de Teatro I. Fica aqui um pequeno trecho para “abrir o apetite”…


CLUBES

Teatro e Música

Teatro II

Professora Edite
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

A peça “Falar verdade a mentir” de Almeida Garrett é sobre alguém que não consegue deixar de mentir, pondo em risco a sua própria felicidade.

Serão os mentirosos capazes de se emendar?

O clube de teatro II do Colégio Terras de Santa Maria propõe-se dar-vos a resposta, levando a cena esta divertida peça.


CLUBES

Teatro e Música

Music’arte

Professores Bernardino Coelho e Lúcia Tavares
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Música (do grego musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui, basicamente, em combinar uma sucessão de sons e silêncios agradável, ritmada e organizada ao longo do tempo.

Arte (do latim Ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente, é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepções, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência num ou mais espectadores.

Desde os tempos mais remotos que a música se afirma como uma forma de expressão e que os seus instrumentos musicais surgem como utensílios na transmissão desta forma de expressão, a arte de organizar os sons.

É neste sentido que surge o desafio de explorar a sensibilidade artística dos nossos alunos, usando toda a imaginação e criatividade e canalizando as suas potencialidades para aquilo que consideramos arte e o gosto pela interpretação musical.

Impunha-se, então, a necessidade de criar um espaço onde fosse possível desenvolver todo este talento e inspiração, assumindo-se assim o projecto Music’arte como a melhor aposta para a prossecução dos nossos objectivos.

Neste projecto os alunos têm a oportunidade de criar, interpretar e experimentar inúmeros trechos musicais, cultivando formas inovadoras de exprimir ideias, sentimentos e emoções, através da música.