ACTIVIDADES

No Exterior

Cientistas por um dia…

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
flash

O Visionarium, situado em Santa Maria da Feira, convidou todos os alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos a participar activamente numa grande aventura científica. Tratou-se de um evento designado por “ScientistsAcrossPortugal09”. Esta iniciativa pretendeu desenvolver um conjunto de actividades que privilegiaram o contacto directo com as técnicas científicas e de investigação, numa óptica de aproximação da Ciência à criança.

Visando a promoção e a divulgação da cultura científica, este espaço de Ciência ofereceu a toda a comunidade escolar a possibilidade de uma prática experimental e de educação científica de interesse, num ambiente de entretenimento e lazer.

O programa compreendeu sessões experimentais, organizadas em diferentes áreas temáticas. Cada área temática contemplou actividades especialmente concebidas para as diversas faixas etárias e grupos de ensino.

As crianças puderam realizar um conjunto de actividades práticas que lhes permitiram, sem dúvida, despertar a curiosidade para o mundo da Ciência. Foram realizadas actividades experimentais, tais como: Esparguete de Fruta, Pérolas de Groselha e Sumo de Pipocas. Estas inserem-se no âmbito da gastronomia molecular, uma das vertentes do projecto que mais sucesso alcança entre as crianças. Com ingredientes simples e comuns do nosso quotidiano, os nossos alunos tornaram-se nuns autênticos cozinheiros/cientistas.

Os alunos tiveram igualmente a oportunidade de realizar duas actividades muito divertidas: a Formação de um Vulcão e um Pega-monstro, aplicando, uma vez mais, materiais muito próximos de todos.

Nesta visita, houve ainda oportunidade de se tornarem investigadores de palmo e meio. Foi-lhes lançado o seguinte desafio: deveriam desvendar o mistério de um roubo! Os "detectives" tinham que descobrir quem era o assaltante, através da análise de uma fibra de roupa, de uma pegada deixada no chão e de uma impressão digital encontrada numa janela. Após a recolha das evidências, os alunos compararam as provas e chegaram à conclusão que o assaltante era... o “Alberto”! Brilhantes!

Entusiasmados, Os nossos alunos não quiseram deixar de partilhar convosco o que sentiram e aprenderam nesta visita. Assim:

- “No Visionarium, brincámos aos cientistas e fizemos muitas experiências divertidas”. 3, 4 e 5 anos

- “Aprendemos que, se estivermos atentos aos “ professores do Visionarium”, com alguns alimentos podemos realizar experiências interessantes.” Alunos do 1.º Ano

- “Gostámos muito de realizar a experiência do Pega-monstro, pois aprendemos que, com materiais que já conhecemos, podemos fazer brincadeiras engraçadas.” Alunos do 2.º Ano

- “A Ciência pode ser divertida e contribui para solucionar diversos problemas do nosso dia-a-dia”. Alunos do 3.º Ano

- “No Visionarium aprendemos a investigar e um assalto conseguimos solucionar.” Alunos do 4.º Ano

Os nossos alunos sentiram-se uns verdadeiros cientistas!


ACTIVIDADES

No Exterior

Encontro Literário

Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico

No âmbito do Projecto “Voar a Ler”, estabelecemos uma parceria com a Editora Infantil e Juvenil “Trinta Por uma Linha”. Essa colaboração permitirá a publicação de um livro escrito pelos nossos alunos neste ano lectivo, o enriquecimento da biblioteca escolar, a aquisição de obras a preços reduzidos e a promoção de encontros com escritores e ilustradores. No primeiro período, os alunos trabalharam as seguintes obras aconselhadas pela Casa da Leitura (www.casadaleitura.org):

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo - O Pai Natal e o maiúsculo Menino (2009) – João Pedro Mésseder e Gabriela Sotto Mayor

2.º Ciclo – O Nó dos Livros (2009) – Margarida Fonseca Santos e Gabriela Sotto Mayor

3.º Ciclo – A Casa Grande (2009) – João Manuel Ribeiro e Ricardo Rodrigues

No dia 16 de Dezembro, realizou-se um encontro literário com a presença dos escritores João Manuel Ribeiro e João Pedro Mésseder e a ilustradora Gabriela Sotto Mayor.

De manhã, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao João Pedro Mésseder no Cineteatro António Lamoso, num ambiente festivo, animado ainda pelos alunos de karaté e hip-hop. No final da manhã, a visita do Pai Natal e a sessão de autógrafos já com a presença de João Manuel Ribeiro e da Gabriela Sotto Mayor foram muito apreciadas.

É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Em paralelo, no Colégio das Terras de Santa Maria, no início da manhã, os alunos falaram com João Manuel Ribeiro e com a Gabriela Sotto Mayor, fazendo-lhes perguntas sobre as obras lidas, num ambiente calmo e descontraído.

É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Durante a tarde, no Cineteatro António Lamoso, realizou-se um congresso literário da inteira responsabilidade dos alunos do 3.º Ciclo sobre o livro “A Casa Grande”. Depois da abertura solene em que foi enfatizada a importância da leitura, os alunos puderam mostrar toda a sua criatividade suscitada pela análise aprofundada da referida obra literária.

É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo


ACTIVIDADES

No Exterior

Visita ao Museu do Vinho do Porto

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

No dia 11 de Setembro, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizaram uma visita de estudo ao Museu do Vinho do Porto. Esta visita permitiu às crianças um contacto privilegiado com uma das principais fontes do desenvolvimento histórico e comercial da cidade do Porto. Este tipo de conhecimento contribui para que a criança cresça e desenvolva uma maior compreensão do sentido de pertença ou de partilha de valores que, naturalmente, estão enraizados na história da cidade/zona geográfica e no impacto que teve, nestas últimas, o Vinho do Porto. Estimula, de igual modo, um conhecimento mais concreto e uma certa noção de temporalidade com a ligação das actividades actuais ao percurso histórico que se seguiu à origem ou criação do vinho, e que transformaram, em larga medida, a forma de interagir entre as pessoas, bem como os próprios mesteres que se desenvolveram com base no negócio do Vinho.

Foi um dia diferente, em que o Externato proporcionou aos seus alunos o contacto com o património, que se revela fundamental para que a criança interiorize os valores da comunidade de que faz parte e, assim, adquira alguma profundidade no conhecimento do meio que a envolve. Sem história não há memória e, concomitantemente, identidade.

No final, os alunos expressaram uma opinião muito positiva em relação a esta visita. Apreciaram especialmente o jogo em que participaram “Descida do Barco Rabelo”, onde tiveram a oportunidade de percorrer o rio Douro, entre Espanha e a cidade do Porto.


ACTIVIDADES

No Exterior

Visita à Casa Museu Guerra Junqueiro

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
flash

A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência, quer para a região, quer a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se a Casa Museu Guerra Junqueiro, onde podemos encontrar todas as peças que o famoso poeta e coleccionador Abílio Manuel Guerra Junqueiro reuniu ao longo da sua vida. Nesta Casa Museu foram recriados os ambientes em que o poeta viveu, fazendo uso das mais notáveis colecções de artes decorativas da cidade: mobiliário, ourivesaria, têxteis, cerâmica e vidros.

Nós, alunos do Externato, tivemos a oportunidade de conhecer este magnífico espaço, desenvolvendo, simultaneamente, uma atitude de respeito pelo nosso património nacional e cultural.

Ao entrarmos na Casa, situada na rua de D. Hugo, deparámo-nos com uma enorme estátua do poeta, toda feita em bronze. Logo de seguida, ficámos a conhecer as guias que nos acompanharam durante a visita e que nos contaram algumas curiosidades desta personalidade do panorama cultural como, por exemplo, o facto de o poeta nunca ter usufruído deste palacete, vivendo toda a sua vida em casas pequenas e alugadas. Depois desta interessante conversa e de impressionarmos as guias com os nossos conhecimentos, fruto de anteriores pesquisas que tínhamos feito, chegara a hora de realizarmos as actividades lúdicas que elas tinham preparado para nós.

Os alunos da Educação Pré-Escolar, pela sua tenra idade, construíram puzzles relacionados com as peças de arte presentes no museu e, seguidamente, fizeram uma visita guiada pela casa, onde puderam observar essas mesmas peças, que se encontram expostas e devidamente catalogadas.

Quanto a nós, alunos do 1.º Ciclo, tivemos a oportunidade de resolver uma actividade que se baseava em rimas e adivinhas. Dizemos resolver, pois tivemos que, em pequenos grupos, percorrer toda a Casa Museu em busca das respostas às ditas adivinhas. Prestámos muita atenção a todas as peças, pois as pistas referiam-se a pormenores que, por vezes, passavam despercebidos. Foi uma excelente actividade que nos permitiu conhecer melhor a Casa Museu. Vimos artefactos de beleza inigualável que nos fizeram viajar no tempo.


ACTIVIDADES

No Exterior

Visita ao Museu do Papel

2.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

No dia 12 de Novembro, os alunos do 6.º ano do Colégio das Terras de Santa Maria realizaram uma visita de estudo ao Museu do Papel, em Paços de Brandão, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.

O Museu do Papel está instalado numa antiga unidade papeleira do Séc. XIX. É um museu raro onde, no seu interior, vivem as memórias da história do papel e de uma região papeleira com três séculos de actividade. Na exposição permanente podem ver-se as duas fases mais marcantes do fabrico do papel em Portugal: a produção folha a folha e o fabrico industrial. Este espaço museológico tem como principal objectivo a divulgação da história do papel em Portugal.

Os alunos assistiram à projecção de um vídeo sobre o fabrico do papel, a que se seguiu a visita guiada às instalações, com explicação detalhada de todo o processo de fabricação. Todos tiveram oportunidade de conhecer o espaço e adquirir novos conhecimentos sobre a origem e produção do papel, incluindo o fabrico dos “cartuchos” usados antigamente para o transporte de vários alimentos. Uma ideia ecológica que poderia ser reutilizada.

A visita foi especial para os alunos porque a RTP estava presente nesse momento para realização de uma reportagem direccionada à divulgação do Museu. Assim, todos participaram activamente no programa Portugal em Directo. Foi uma visita diferente, divertida e enriquecedora.


ACTIVIDADES

No Exterior

Visita ao Museu dos Lóios

2.º Ciclo do Ensino Básico - 5.º ano
flash

Um Outono caprichoso impediu, este ano, os alunos das turmas de quinto ano de realizarem uma visita de estudo ao Castro de Romariz. Porém, nem o frio nem a chuva conseguiram esmorecer a vontade de saber mais sobre as primeiras comunidades que habitaram as zonas que hoje ocupamos. Por isso, estes alunos visitaram, em alternativa, o Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira.

A visita acabou por se revelar uma agradável surpresa, na medida em que pudemos constatar que se trata de um espaço completamente renovado, instalado num belo edifício, com muitos anos de história e com várias ocupações e funções em tempos passados.

Na exposição permanente do Museu, é possível observar a maqueta do Castro de Romariz e todo o valioso espólio lá encontrado, assim como todos os objectos recolhidos no Castro de Fiães, que infelizmente está ainda por explorar. Para além disso, podem ainda observar-se diversas colecções, nomeadamente, uma significativa mostra da obra do consagrado pintor feirense António Joaquim; uma abordagem à secular festa das fogaceiras; a sala dos ofícios, reservada a algumas actividades tradicionais, hoje quase desaparecidas e a última sala, destinada aos símbolos do Município e a uma das inúmeras competências que as câmaras municipais tiveram ao longo dos séculos: a aferição de pesos e medidas.

Como se vê, muitas e boas razões foram as que prenderam a atenção dos nossos alunos e os deixaram com vontade de repetir a visita, pois este Museu é um exemplo de como é possível preservar as memórias do passado, renovando-o e qualificando-
-o no presente.


ACTIVIDADES

No Exterior

Visita ao Planetário

3.º Ciclo do Ensino Básico - 7.º ano
flash

No dia 24 de Novembro de 2009, as turmas A e B do 7.º ano fizeram uma visita de estudo ao Planetário, no Porto.

Quando chegámos, vimos uma pequena exposição de planetas realizada por várias escolas.

De seguida, fomos para uma sala onde vimos e ouvimos coisas fantásticas, como por exemplo: a constituição do Sol, a estrela principal do sistema solar; dos oito planetas - Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno e dos satélites naturais.

Aprendemos que os Planetas se dividem em dois grupos: os terrestres e os gasosos. Dos planetas terrestres, apenas Mercúrio e Vénus não têm satélites naturais e os planetas gasosos têm-nos, também, em grande número. Obviamente, dedicámos uma atenção muito especial à observação do nosso satélite natural: a Lua.

Por fim, observámos imensos telescópios e ficámos a saber que Portugal ajudou a construir o maior telescópio Europeu.

Foi uma visita muito interessante, uma vez que conseguimos experienciar e comprovar muitos dos conhecimentos que adquirimos nas aulas de Ciências Físico-
-Química. Gostámos muito.


ACTIVIDADES

No Exterior

Fomos à Terra dos Sonhos

Ensino Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico

O Pai Natal chegou à Terra dos Sonhos no Feriado do dia 1 de Dezembro! O Programa Praça da Alegria da RTP esteve em Santa Maria da Feira com uma emissão especial e a nossa comunidade escolar foi convidada pela Feira Viva a marcar presença. Alunos, pais e docentes foram de autocarro escolar à Terra dos Sonhos e divertiram-se nas pistas de gelo e nas animações variadas relacionadas com o imaginário infantil e juvenil. Foi um momento de convívio único!


ACTIVIDADES

No Exterior

O circo e as magias que nos fazem crescer

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
flash

Num recanto da cidade de Santa Maria da Feira, numa rua rodeada de casas e alguma movimentação, ergueu-se uma tenda com capacidade suficiente para receber o entusiasmo e a inocência de muitos visitantes. Na bilheteira, à frente da tenda, crianças do Externato esperavam ansiosas para ouvir a tão conhecida apresentação: “Senhoras e Senhores… Meninos e Meninas… Respeitável Público… O espectáculo vai começar!” E foi desta forma que se iniciou um dos maiores entretenimentos da Terra: o circo.

Por isso, foi com grande expectativa e doces sorrisos que, no dia 4 de Dezembro, alunos e professores do Externato Paraíso dos Pequeninos atravessaram maravilhados a cortina que separava o mundo real do mundo misterioso e mágico do “Circo México”. Ao fazê-lo, esperávamos não só ser surpreendidos; não só alimentar a nossa curiosidade mas procurávamos, sobretudo, encontrar momentos criativos cheios de cor e mistério, capazes de despertar nos nossos rostos gargalhadas inocentes e espontâneas.

Assim, foi com um brilhozinho especial nos olhos que assistimos a um espectáculo onde…

…a magia aconteceu…
…a surpresa existiu…
…a fantasia deslumbrou…

Os mais pequenos não resistiram à sedução e espontaneidade naturais das palhaçadas e os adultos reviveram as gargalhadas, as travessuras e as fantasias que marcaram a sua infância, fazendo sorrir a sua alma.

No final, os nossos corações pareciam uma autêntica montanha-russa, tal foi o nosso encanto. Sentimo-nos mais ricos, mais motivados, mais livres... ainda e sempre crianças. Vibrámos com a pureza desta arte intemporal e sempre fantástica. Percebemos que a riqueza e o encanto do circo não se resumem à união de diferentes gerações, mas se estendem à mágica capacidade de partilhar: sorrisos, aplausos, olhares, ilusões, protagonismos, enfim… valores e magias que nos fazem crescer.

E porque estes artistas são simples, criativos e espontâneos, os meninos do Externato reconhecem e agradecem o seu profissionalismo e dedicação com um gesto singular...o aplauso.