Crónicas da Ciência…
1.º Ciclo do Ensino Básico
As quintas-feiras são encaradas com espírito experimental, pois estamos sempre dispostos a vestir a nossa bata e a avançarmos em direcção ao laboratório. É uma animação!
No segundo período, começámos por estudar as plantas, mais propriamente a germinação do feijão. A experiência até já era conhecida contudo, não deixou de nos surpreender.
Foi uma alegria verificar o enturgecer das bolas de poliacrilamida e descobrir uma variedade de vocabulário relacionado com esta experiência, que já nos acompanha há alguns anos. Ficámos a saber que o feijão é uma semente dicotiledónea e que é constituída pelo tegumento que a envolve, pelo embrião (futura planta) e pelas reservas.
Dias depois de iniciarmos a nossa experiência… eis que se deu início a uma nova planta. Mas a nossa actividade não ficou por aqui…
Interessados e dispostos a aprofundar os nossos conhecimentos, fomos para casa pesquisar sobre a forma como se alimentam as plantas.
Descobrimos novas curiosidades relacionados com a fotossíntese, que animadamente partilhámos uns com os outros.
É bom poder experimentar… É bom poder aprender… É melhor partilhar!
Educação Físico-Motora na Escola
Educação Pré-Escolar
O exercício físico é uma actividade fundamental para o desenvolvimento global das nossas crianças, no respeito pelas suas características individuais, pois nelas incute comportamentos que favorecem aprendizagens significativas e diferenciadas e proporciona ocasiões de bem-estar e segurança, no sentido do equilíbrio emocional.
O Externato está atento a esta realidade pelo que, durante o 1.º e 2.ºperíodos, as crianças da Educação Pré-Escolar usufruem, uma vez por semana, desta actividade leccionada pelas suas Educadoras, num espaço coberto e com vários materiais à disposição.
No sentido de desenvolver da melhor forma esta actividade, todas as aulas são previamente planificadas pelas nossas Educadoras, de acordo com os objectivos/conteúdos das várias valências da Educação Pré-Escolar.
Ao longo do 3.ºperíodo, os alunos frequentam aulas de Natação em pequenos grupos, sendo acompanhados por professores credenciados da Feira Viva, Empresa Municipal de Cultura e Desporto.
Aos alunos do 1.ºCiclo do Ensino Básico são ministradas aulas de Natação, durante os primeiros dois períodos. No 3.ºperíodo, os alunos têm aulas de Educação Físico-Motora, leccionadas por um professor especializado, num pavilhão gimnodesportivo devidamente equipado.
Privilegiamos, sobretudo, na nossa actuação a pessoa do aluno, proporcionando-lhe um espaço educativo em que se sinta acolhido, integrado e feliz.
Hora do Conto
Os Livros Iluminam, o Conhecimento Encanta
1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Quem nunca se imaginou a calçar um sapatinho de cristal e a levar docinhos à casa da avozinha? Quem nunca viu o Patinho Feio e se enterneceu com a sua profunda beleza? Quem nunca quis casar com uma princesa ou ser beijada por um príncipe?
Nós, alunos da Hora do Conto, ouvimos muitas destas histórias que nos transportaram para o mundo do sonho, da fantasia e da magia … mas houve uma delas que despertou em nós um prazer especial e que gostávamos de partilhar convosco.
Nesse livro, intitulado “Emília e o Chá de Tília”, conhecemos, no Reino da Calmaria, uma fada muito especial que, com as propriedades mágicas de um dos seus chás, encontra a solução para o problema de mau-humor de uma princesa diferente.
Como todas as histórias que iniciam com o tradicional “Era uma vez”, também esta conhece um final feliz.
Uma história que enaltece um dos mais nobres e prementes sentimentos: o respeito pela diferença, e nos leva a assumir, sem complexos, uma atitude positiva perante a vida e todas as suas vicissitudes.
Depois de lermos esta deliciosa narrativa, apetece-nos beber tranquilamente um chá e seguir um sábio conselho ancestral: carpe diem.
As Grandes Invenções do Homem
Da Idade Média à Idade Moderna
1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Tal como tínhamos anunciado no último artigo, as nossas investigações continuaram e, à semelhança do que já havia acontecido, ficámos verdadeiramente espantados e entusiasmados com a quantidade de descobertas que foram feitas pelo Homem ao longo dos séculos.
Muitas vezes nem paramos para pensar sobre a origem de coisas tão incorporadas na nossa vida quotidiana como o relógio, a anestesia, o microscópio ou o dicionário, tão utilizado por nós, estudantes. No entanto, todas estas coisas foram fruto da imaginação, criatividade e perseverança de alguém.
O nosso trabalho tem-nos mostrado que a Idade Média se revelou um período da História muito rico, deixando um vasto legado para o Mundo Moderno, legado esse que não se esgota apenas nas invenções e descobertas que aqui relatamos. Este nosso trabalho é apenas o início de um extenso iceberg que queremos continuar a desbravar e pretendemos convidar-vos a fazer o mesmo. Garantimos que não se irão arrepender.
Desta vez, e para promover uma perspectiva interdisciplinar do saber, resolvemos aliar as novas tecnologias ao nosso trabalho, elaborando uma apresentação powerpoint que alia as nossas produções textuais às nossas ilustrações.
Esperemos que gostem deste nosso projecto de turma e aguardem pelo que aí virá…
Criatividade Geométrica – o Jogo do 24
2.º ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Na sequência do tema a desenvolver na Área de Projecto do 5.º ano, os alunos apelaram ao seu espírito criativo e desenvolveram o seu próprio “Jogo do 24”: idealizaram os seus cartões personalizados e planificaram as sequências de números e as respectivas caixas.
O trabalho irá culminar com a organização do “Jogo do 24 XL”, que permitirá uma maior interactividade e participação dos alunos, apelando sempre ao desenvolvimento do potencial criativo e de raciocínio dos nossos alunos.
Jogos Didácticos
3.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Os alunos do 9.º ano estão envolvidos num projecto lúdico, no âmbito da articulação interdisciplinar entre Área de Projecto e Matemática.
O referido projecto tem como objectivo a elaboração de jogos didácticos, aliando o divertimento ao conhecimento de diversas áreas escolares.
Os alunos foram organizados em grupos, cabendo a cada um a construção de um jogo.
Estes jogos têm vindo a ser idealizados e executados durante as aulas da Área de Projecto e serão apresentados no 3.º período pelos grupos responsáveis.
Como podem verificar, o trabalho tem vindo a ser desenvolvido com empenho, criatividade e boa disposição porque…a Matemática é divertida!!!
O Contrato de Vassalagem
3.º Ciclo do Ensino Básico - 7.º B
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Como tivemos oportunidade de estudar este ano, a sociedade medieval era dominada pelos privilegiados, grandes senhores nobres e eclesiásticos.
Estes privilegiados tinham, como também aprendemos, exércitos próprios e travavam muitas vezes guerras entre si. Procuravam, por isso, que outros membros da nobreza, menos poderosos, se colocassem na sua dependência, pondo ao seu serviço os homens de armas de que dispunham.
Por sua vez, os nobres menos poderosos esperavam também obter vantagens ao colocar-se na dependência dos mais fortes. Ganhavam direito à sua protecção e eram ainda recompensados com terras e outros bens.
Estas relações de dependência chamavam-se relações de vassalagem e estabeleciam-se através de um acordo chamado contrato de vassalagem, celebrado através de várias cerimónias: a homenagem, o juramento de fidelidade e a investidura.
Com o intuito de revivermos um pouco esta época histórica e os seus costumes tão remotos, propusemo-nos dramatizar precisamente um contrato de vassalagem. Vejam o resultado...
Área de Projecto
2.º Ciclo do Ensino Básico - 6.º Ano
Sendo a inovação e a criatividade competências chave do desenvolvimento pessoal e social e considerando que o ano 2009 foi designado como Ano Europeu da Inovação e da Criatividade, o nosso colégio escolheu este tema para a Área de Projecto.
Tendo como pano de fundo este grande tema, os alunos do 6.º ano decidiram desenvolver os seus projectos nas mais variadas áreas, por si escolhidas, passando pela música, jogos, desporto, pintura, ciência, etc.
A liberdade de escolha dos temas, ao permitir que cada aluno ou grupo trabalhe numa área do seu interesse e para a qual se sente mais motivado, facilita a aquisição de determinadas competências como a promoção da criatividade e da imaginação, o desenvolvimento do trabalho de grupo e a cooperação e a promoção da interdisciplinaridade, incutindo espírito crítico e método de trabalho e de pesquisa.
Esperamos que todos os alunos se sintam motivados para desenvolverem os seus projectos e, assim, possam atingir as referidas competências e obtenham resultados satisfatórios.
Exercícios Criativos
3.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Dando seguimento à exposição intitulada “Exercícios Criativos”, apresentada no primeiro período, aos alunos do 9.º ano da disciplina de Educação Visual foi agora solicitada a procura e o registo fotográfico de imagens que estimulem o sentido observador e a capacidade de expressão, através da procura de sentido nas formais banais do quotidiano.
A exposição, que decorreu entre os passados dias 15 e 19 de Março, acabou por não defraudar as expectativas anteriormente criadas, através de uma demonstração de criatividade que faz antever resultados ainda mais surpreendentes no final do ano.
Projecto Matemática Ensino – PmatE
2.º Ciclo do Ensino Básico
O Projecto Matemática Ensino – PmatE – é um Projecto de Investigação e Desenvolvimento,
com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro que nasceu em 1989 e
tem como principais objectivos criar nos alunos o gosto pelas matemáticas escolares e promover
o sucesso escolar da disciplina.
Foi neste âmbito que os alunos do Colégio das Terras de Santa Maria participaram, no dia 26 de
Março, numa competição interna de PmatE, que consistiu na realização de uma prova dividida
por anos de escolaridade, onde foram testados os seus conhecimentos.
Todos os alunos envolvidos demonstraram grande entusiasmo durante a competição. Mais
uma vez se prova que o estudo de Matemática também pode ser uma actividade lúdica.