ACTIVIDADES

Na Escola

Fresquinho, fresquinho...

A criança sonha, imagina, cria... A obra nasce...

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Após ter declarado 2009 Ano Internacional do Planeta Terra, 2010 foi eleito pela UNESCO Ano Internacional da Biodiversidade, reforçando as preocupações com as consequências das alterações climáticas para a vida do nosso Mundo.

Esta iniciativa tem como missão alertar todos os cidadãos para o contínuo empobrecimento do Planeta, numa altura em que se estima que 34 mil espécies de plantas e 5200 de animais estão em risco de extinção.

Atentos a esta realidade e conscientes da necessidade da Educação Ambiental, o Externato e o Colégio, em parceria com o Zoo de Lourosa, abraçaram um projecto para a escrita do livro “Raras Aves Raras”. No âmbito do projecto “Voar a Ler” de promoção da língua materna, todos os alunos do 1.º ciclo do Externato e os membros do clube de poesia do Colégio do 2.º ciclo do ensino básico, depois de uma árdua tarefa de investigação, escreveram poemas sobre uma dúzia de raras aves raras existentes no Zoo.

O escritor João Manuel Ribeiro coordenou o processo de escrita e deu aos poemas a forma final apresentada no livro. Paralelamente, a ilustradora Gabriela Sotto Mayor orientou um clube de ilustração de alunos do 2.º e 3.º ciclos e colheu ideias para o seu processo criativo. Finalmente, os docentes e alunos do clube Music’@rte do Colégio compuseram e executaram duas obras musicais a partir dos poemas elaborados. Todas as actividades desenvolvidas fazem parte do plano educativo integrado de estímulo à inovação e criatividade do grupo escolaglobal®.

O livro está agora concluído e pronto a ser folheado por todos aqueles que gostam de sentir o prazer inolvidável de brincar com as palavras e deixar voar...a imaginação.

flash

Nós vamos esmiuçá-lo nas nossas aulas, explorando e recriando cada verso.

Convidamo-los, pois, a descobrir, como nós, as peculiaridades destas Raras Aves Raras.


ACTIVIDADES

Na Escola

O Dia de Reis

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Conta a história que num país distante, viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito mais brilhante que as restantes e souberam, desde logo, que algo de especial tinha acontecido. Perceberam que nascera um novo Rei e decidiram ir até ele.

Esses homens são os famosos três Reis Magos: Gaspar, Belchior e Baltazar, que levaram presentes para oferecer ao Menino Jesus.

Diz a lenda que os três Reis Magos, quando foram visitar o Menino Jesus, se sentiram indecisos em relação a quem daria primeiro o presente ao Menino. Vendo esta dúvida dos Reis, um senhor decidiu fazer um bolo e colocar lá dentro uma fava. Esse bolo seria dividido em três pedaços e quem ficasse com a fava seria o primeiro a entregar o presente. A partir daí, esse bolo ficou conhecido como Bolo-Rei. Por isso, o bolo tem a forma de uma coroa e sua côdea simboliza o ouro, o miolo a mirra e o aroma o incenso, sendo estes os três presentes oferecidos pelos Reis ao Menino Jesus.

Na salinha dos “Amiguinhos” celebrámos o Dia dos Reis de uma forma especial: ficámos a conhecer a história do Dia dos Reis e fizemos o seu registo.

Realizámos também uma coroa para cada um de nós e, depois de feita, brincámos ao jogo do faz-de-conta: fomos reis e rainhas por um dia. E foi assim que comemorámos este dia especial que foi muito divertido.


ACTIVIDADES

Na Escola

La Richesse Culturelle

3.º Ciclo do Ensino Básico - 9.º Ano
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Pendant le mois de janvier, les cours de français du 9ème Année ont été différentes.Nous avons fait des petits groupes pour discuter sur un grand thème : «La Culture Française».

Les élèves ont présenté à la classe leurs travaux sur ce sujet, par exemple: la musique, la mode, le cinéma, la peinture, l’architecture, la littérature…

Les présentations ont été créatives et nos connaissances ont augmenté, par rapport à la culture française.

Nous avons parlé sur nombreuses personnalités françaises, leurs expériences, leurs études qui ont marqué chaque génération. Cette activité a élargi notre enrichissement culturel. C’était agréable écouter de la musique et assister aux présentations de tous les élèves.


ACTIVIDADES

Na Escola

Festa das Fogaceiras – 20 de Janeiro

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular com mais de 500 anos, marcados pela devoção dos habitantes do concelho de Santa Maria da Feira.

A mais emblemática festividade do nosso concelho, símbolo de união entre todos os feirenses, marca a identidade cultural do município e da região. A sua origem deve-se a um voto feito ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao Santo a oferta de um pão doce chamado fogaça e, desde então, a doença nunca mais voltou e a tradição dura até aos dias de hoje.

Valorizando o contacto com a cultura e tradições locais, o Externato Paraíso dos Pequeninos possibilitou a todos os alunos a oportunidade de conhecerem ou recordarem esta lenda.

Durante a tarde de 19 de Janeiro, realizou-se um lanche convívio e os alunos deliciaram-se com a doce fogaça.

Cumpriram-se, desta forma, os objectivos propostos com esta actividade: pesquisar e conhecer factos da história local, contactar com as tradições regionais e despertar e desenvolver o sentimento de identidade regional.


ACTIVIDADES

Na Escola

A “Receita” de João Manuel Ribeiro

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
flash

A vinda ao Externato do escritor João Manuel Ribeiro foi um momento de convívio, que nos veio aguçar o prazer de escrever.

Achámos extremamente curiosa a forma como este escritor comparou a escrita de um bom texto à confecção de uma receita e, por uns breves momentos, a nossa imaginação saiu da sala de aulas e voou até uma enorme cozinha, para ouvir os conselhos do “chefe”.

Ficámos a conhecer a importância da escolha dos “ingredientes” e da sua “preparação”, pois são a base de qualquer receita de sucesso.

Falou-nos também da necessidade de, por vezes, deixarmos “marinar” ou “fermentar” as nossas ideias, para depois as voltarmos a analisar. Há sempre mudanças e correcções a fazer, daí a importância de lermos sempre o nosso trabalho antes de o darmos como terminado.

Esta foi a receita aplicada para a “confecção” do novo “prato” “Raras aves, raras”, a ser publicado dentro em breve, servido pelos pequenos aprendizes de cozinha do Externato e sob a orientação do “chefe”.

Sem dúvida, uma receita gourmet que a todos vai agradar!


ACTIVIDADES

Na Escola

Entrevista ao Escritor João Manuel Ribeiro

1.º Ciclo do Ensino Básico
flash

1 – Ser escritor era um sonho de criança?

Sim, desde muito pequeno que alimentava o sonho de escrever para os outros. Lembro-me de fazer “redacções”, rimas e histórias que a minha professora elogiava e eu lia para os meus colegas de turma.

2 - Quando era pequeno contavam-lhe muitas histórias? Quem as contava? Recorda alguma em especial?

Em pequeno, todos os dias jantava em casa do meu avô, à volta duma mesa oval grande. No fim do jantar, o meu lugar era no colo do avô a ouvir cantilenas, lengalengas e histórias. O meu avô mal sabia ler. Acredito que a maioria dos poemas que me dizia era inventada por ele, que gostava de rimas. As histórias eram, decerto, as que ouvia em algum lugar ou que trazia da sua própria infância. O certo é que cresci a ouvir histórias e versos.

3 - Qual o livro que mais gostou de escrever?

O livro que mais gostei de escrever foi o “Rondel de Rimas para Meninos e Meninas”. A maior parte dos poemas desse livro foram escritos faz já muitos anos e viveram comigo, na minha cabeça e no coração, muito tempo até serem publicados. Foi um livro “gerado” muito lentamente e sofrido para nascer e ver a luz do dia, isto é, ser publicado.

4 – Qual a sua fonte de inspiração?

A minha fonte de inspiração é a vida e a leitura. O que vejo, ouço, sinto no mundo e à minha volta e o que leio nos livros dos outros. Porque as ideias também são como as cerejas - de umas nascem as outras, atrás de umas vêm outras.

5 – Quais os autores de Língua Portuguesa que mais o cativam?

Os autores de Língua Portuguesa para a Infância que mais me fascinam (e me inspiram) são Álvaro Magalhães, Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares e Sidónio Muralha. Por razões muito diversas. No que escrevem, o primeiro é filosófico, o segundo é belo, o terceiro é divertido e o último tem um coração de criança. Há muitos outros de que também gosto muito.

6 – É difícil escrever para um público jovem?

Escrever para um público, seja ele qual for, é sempre difícil. Quando o público é exigente e reclama todo o empenho, como é o caso do público jovem, a dificuldade é ainda maior. Alguns pensam que escrever para crianças é fácil (bastam meia dúzia de balelas); não é assim, de facto. A escrita para crianças é muito exigente porque tem de ser exacta, nem dizer de mais nem de menos, tem de ser integral e clara, com evidência e mistério.

7 - É a primeira vez que participa num projecto com uma escola?

Não, o meu segundo livro para o público jovem foi um projecto com uma escola. Era um livro de Natal, trabalhado num colégio e ilustrado por todos os alunos do 1.º Ciclo desse colégio. O livro chama-se “O Natal do ratinho Daniel e outros versos”. O projecto “Raras Aves Raras” é o meu segundo projecto de parceria com uma escola.

8 – Quando lhe chegaram as nossas propostas gostou do que leu?

Gostei imenso do que li e pensei logo: - Daqui podem nascer poetas. Claro que muitos aspectos formais, de linguagem e outros que vocês não podem, no 1.º Ciclo, dominar ou sequer conhecer. Mas a ideia, a intenção poética, que é o fundamental, estava nas vossas propostas. Como já vos disse, eu apenas temperei e levei ao forno as vossas propostas.

9 – Qual será a sua próxima publicação?

A minha próxima publicação será provavelmente um livro para adolescentes intitulado “Amo-te – Poemas para gritar ao coração” que alguns colegas vossos do Colégio das Terras de Santa Maria leram e comentaram, no sentido de tornar o livro o melhor possível para alunos do 3.º Ciclo e do Secundário. Para os mais pequenos, julgo que sairá brevemente um livro que se vai chamar “Cantilenas loucas, orelhas roucas”, editado pela Terramar.

10 – Que conselhos daria a uma criança que sonha ser escritor(a)?

Dois conselhos simples: primeiro, escreve muito (a torto e a direito), com arte e engenho (que se aprende e cultiva); segundo, lê muito (o mais que puderes) porque da leitura nascem outros mundos, outras ideias, outros livros. Da leitura e da vida nasce a escrita, que é uma forma de captar a vida.


ACTIVIDADES

Na Escola

A História da Bruxa Mimi

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

A leitura é uma ferramenta essencial que proporciona conhecimentos e alarga capacidades. Neste sentido, nós, alunos do Externato, durante o 2.º período e como já vem sendo hábito, analisámos várias histórias. Entre elas, houve uma que nos despertou mais interesse e curiosidade:”A Bruxa Mimi“. Esta, inicialmente, cativou-nos pelas belas e coloridas imagens. Encantou-nos pelo detalhe visual, pelo uso intencional da cor e pelo tema apelativo de uma bruxa desastrada, cujos feitiços têm sempre consequências inesperadas e divertidas.

Mais tarde, e após a leitura do livro, concluímos que este transbordava de humor e pormenor em todas as suas descrições. O texto cativou-nos pela sua simplicidade e pelo recurso à repetição, que convidou à oralidade. Por tudo isto e perante a acessibilidade do texto, as ilustrações conduziram o nosso olhar e a nossa imaginação pelos muitos cantos coloridos desta história cheia de magia.

Para conseguirmos embarcar nesta viagem, organizámos várias actividades com o intuito de promover a leitura, dentro e fora da sala de aulas, das quais destacamos: a exploração da capa e das ilustrações do livro; a construção de rimas, partindo de palavras do texto; a elaboração do retrato físico e psicológico da bruxa Mimi; a criação de caligramas com as palavras: bruxa Mimi e gato Rogério e a realização de textos, atribuindo ao gato Rogério as sete cores do arco-íris.

Foi, sem dúvida, uma história que nos deliciou e na qual participámos, empenhadamente, em todas as actividades propostas.

Na nossa opinião, é deveras importante desenvolver este tipo de actividades para desenvolvermos o gosto e o desejo de ler, porque ler dez minutos por dia, todos os dias, é o tempo de que precisamos para criar um leitor que quase sempre é um bom aluno!


ACTIVIDADES

Na Escola

St. Valentine's Day

2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
flash

It’s celebrated on February 14th. It’s a day of love, romance and friendship.

Lovers send Valentine cards and presents to those they love. Sometimes people don’t sign the card because they want to be a secret.


ACTIVIDADES

Na Escola

Carnival

2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
flash

Carnival is the period before Easter. It’s a period to have fun, to come to the streets, to see and participate in parades. People usually disguise themselves with masks and funny costumes.

Here are some posters we have made in English classes.


ACTIVIDADES

Na Escola

Magia e Fantasia. O Dia de Carnaval

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Surpreender, atemorizar, poder fingir que não se é reconhecido, sentir-se outra pessoa, um animal, um ser fantástico…

O Carnaval é o tempo da fantasia, em que a magia do faz-de-conta, as partidas e os disparates tomam um lugar privilegiado. Parecem ser dias onde tudo se pode imaginar e fazer!

Nesta época do ano, somos convidados a experimentar máscaras e fantasias para imaginarmos ser uma outra personagem e assim brincarmos ao Carnaval e nos divertirmos a valer.

Os mais novos aceitam com facilidade este convite, mergulhando com habilidade e entusiasmo no mundo da fantasia. Pensarão, certamente, como é bom ser, por uns tempos, uma bela princesa ou um super-herói e poder desfilar na rua e na escolinha. Neste jogo do faz-de-conta, as motivações e desejos, associados às vivências internas de cada um, podem concretizar-se traduzindo-se em máscaras divertidas ou em personagens idealizadas.

No dia 12 de Fevereiro, as crianças encheram de cor e alegria o Externato com o colorido das suas máscaras e fantasias. Celebrou-se a festa do Carnaval… Todas as crianças tiveram oportunidade de vivenciar um dia diferente com actividades lúdicas direccionadas para esta quadra carnavalesca.

Fizemos na escola,
Com música para dançar,
Um baile de mascarados,
Com confetis e serpentinas,
Todos muito animados!

Foi, de facto, um dia de festa onde reinou a alegria, a diversão e a magia que fizeram a delícia de todas as crianças. Viva o Carnaval!


ACTIVIDADES

Na Escola

Feliz Dia do Pai

1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Em Portugal, o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, pelo facto desta ser a data da morte de São José, o pai de Jesus. Assim, neste dia, faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.

Como é óbvio, os alunos do Externato não poderiam deixar passar esta data em “branco” e prepararam uma surpresa original para os seus queridos papás. A ideia surgiu de uma das actividades realizadas no âmbito do projecto Experimentar Ciência, em que os alunos ficaram a conhecer algumas técnicas de produção de perfumes a partir de flores. Aproveitando, assim, um dos materiais utilizados neste trabalho, a alfazema, fizeram um pequeno saco aromático. Este saco liberta um aroma muito agradável, que, colocado em qualquer lugar, fará todos os pais pensarem, ainda mais, nos seus filhotes.

Esta lembrança foi acompanhada por um bonito poema de Florbela Espanca, que tão bem retrata o papel preponderante do Pai, na Educação de qualquer criança.

Poema ao Pai

Ter um Pai! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que vêem pelos nossos olhos!

Ter um Pai! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, no mundo vil,
É ter os céus cá na terra!

Ter um Pai! Nunca se perde
Aquela santa afeição,
Sempre a mesma, quer o filho
Seja um santo ou um ladrão;

Talvez maior, sendo infame
O filho que é desprezado
Pelo mundo; pois um Pai
Perdoa ao mais desgraçado!

Ter um Pai! Um santo orgulho
Pró coração que lhe quer
Um orgulho que não cabe
Num coração de mulher!

Embora ele seja imenso
Vogando pelo ideal,
O coração que me deste
Ó Pai bondoso é leal!

Ter um Pai! Doce poema
Dum sonho bendito e santo
Nestas letras pequeninas,
Astros dum céu todo encanto!

Ter um Pai! Os orfãozinhos
Não conhecem este amor!
Por mo fazer conhecer,
Bendito seja o Senhor!

Florbela Espanca

ACTIVIDADES

Na Escola

Contando Histórias…
Era uma vez… Nun’ Álvares Pereira

Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Neste ano em que comemoramos os 100 anos de República, temos desenvolvido vários trabalhos relacionados com a História do nosso país, não apenas arrolados à República, como também a figuras de destaque da nossa Antiguidade.

Neste sentido, e com a finalidade de também conhecermos diferentes profissões, recebemos a visita do historiador Prof. Doutor António Castro Henriques que nos deliciou com as suas narrativas impressionantes. Ele falou-nos de Nuno Álvares Pereira, uma personagem muito importante que marcou a independência de Portugal face ao domínio filipino, com as vitórias nas Batalhas de Aljubarrota, Valverde e Atoleiros.

O Professor falou-nos das aventuras e desventuras de Nuno Álvares, das guerras que liderou e também da sua vertente mais humanista. Narrou-nos alguns episódios que mostram a sua imensa devoção, ou não se tivesse ele refugiado num convento, após a morte de sua esposa, D. Leonor de Alvim.

Esta visita serviu de mote a várias pesquisas que nos permitiram saber mais sobre as várias facetas de Nuno Álvares Pereira: estratega militar, homem devoto à religião, humanista…

Enfim, foi uma visita deveras interessante que nos cativou a todos, não só pelos episódios da vida deste homem como pela forma emocionante como foram narrados.


ACTIVIDADES

Na Escola

O Cantinho da Natureza

Ensino Pré-Escolar
flash

A chegada da Primavera é sempre um bom motivo para festejar. Tudo fica mais bonito, as árvores enchem-se de folhas verdes e os jardins de várias cores. Todos nós andamos mais alegres e divertidos. Para comemorar esta festa de alegria e cor, os meninos da Creche resolveram criar um cantinho especial na sala, chamado “O Cantinho da Natureza”. Neste nosso cantinho podemos encontrar uma árvore florida, bem como uma sementeira especial à qual nós colocamos o nome de “Relvinhas”. Para fazer o “Relvinhas” necessitámos de meias de nylon, botões, serradura e sementes de relva. Depois de termos o material todo pronto, tivemos que cortar uma meia e colocar uma mão-cheia de sementes no fundo. De seguida, enchemos com a serradura e demos um nó, de maneira a formar uma cabeça. No final, tivemos que colar os olhos, a boca e o nariz. Agora esperamos ansiosamente que as sementes germinem e que formem uma enorme cabeleira para a podermos aparar.


ACTIVIDADES

Na Escola

As Cores da Primavera

Educação Pré-Escolar
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Após o rigoroso Inverno e antes do descontraído Verão chega, a 21 de Março, a mimosa Primavera. Conhecida como a estação das flores, ela traz consigo cor e alegria para os nossos dias.

À sua espera estão adultos e crianças ansiosos pelos dias de sol que nunca mais acabam, pelas brincadeiras ao ar livre, pelas maravilhosas cores que ela atenciosamente nos oferece… Mas a sua chegada nem sempre é fácil. É que, por vezes, o Senhor Inverno sente-se tão confortável que teima em ficar mais uns tempos…

Os mais pequenos, para ajudarem a dar-lhe as boas vindas, reuniram-se e, entre gargalhadas, riscos e rabiscos, foram imaginando a melhor forma de acarinhar a sua chegada.

Por isso, em vez de serem surpreendidos pela magia da Natureza, este ano resolveram ser eles a surpreender.

Tudo se iniciou com um papel em branco. Ao sabor das palavras, desenharam imagens que foram tomando forma na imaginação de cada uma delas.

Aos seus pequenos olhos, a folha de papel já não era branca, nem folha, nem papel. Era sim uma janela para o mundo.

E foi assim que, numa tarde em que o sol apareceu menos envergonhado e os primeiros aromas da Primavera se fizeram notar, algumas crianças do Externato fizeram voar pelo céu a sua criatividade, o seu entusiasmo, a sua alegria. Balões de diferentes cores, com sementes muito especiais, sementes de esperança, amizade, ternura, respeito, pintaram o céu com as mais belas e mágicas cores: as cores da Primavera.


ACTIVIDADES

Na Escola

World Poetry Day

2.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

In 1999, UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) declared the 21st March, the World Poetry Day.

The aim of the day is to promote the reading, writing and teaching of Poetry all over the word.

Government, schools, community groups or individuals organizations get involved in promoting the day. It is also an opportunity for students to be introduced to poetry in classrooms.

Now it’s your turn to write your own poems….


ACTIVIDADES

Na Escola

Concurso Melhor Carta ou Melhor Poema - “Amor” – “Amizade”

2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
flash

Dando cumprimento ao grande tema do nosso Projecto Educativo, Inovação e Criatividade, foram muitos os desafios lançados aos alunos, através da realização de vários concursos, no âmbito das diferentes actividades lectivas.

Trata-se de uma estratégia diferente de envolver e motivar os alunos pelos estudos , estimulando a sua criatividade e, simultaneamente, aumentar o seu interesse pelos assuntos estudados nos diferentes ramos do saber.

Foram exemplo dessas iniciativas:

O concurso do Halloween.

Aliando a cultura britânica ao divertimento, o Halloween foi de novo palco para a criatividade dos nossos alunos que se empenharam verdadeiramente, apresentando bonitos e sugestivos trabalhos.

Este ano o tema proposto foi "fantasmas e máscaras" e uma vez mais a comunidade escolar nos surpreendeu com a sua originalidade.

O Melhor Sistema Solar

No âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, os alunos do 7.º Ano participaram no concurso “O Sistema Solar”. O objectivo foi criar modelos do sistema solar com os mais variados materiais, usando a imaginação. Através destes trabalhos, os alunos ficaram com a real percepção das dimensões de cada planeta em relação aos outros e das distancias entre eles no Sistema Solar.

A Melhor Roda dos Alimentos

Os alunos de 6.º ano participaram, no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, no concurso da Melhor Roda dos Alimentos. Este concurso pretendeu lembrar aos alunos os princípios das boas práticas alimentares: uma alimentação equilibrada; uma alimentação variada e uma alimentação completa.

A Melhor Rosa Dos Ventos

Uma iniciativa conjunta que envolveu alunos de 5.º ano, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, e alunos de 7.º ano, no âmbito da disciplina de Geografia.

O objectivo era construir uma rosa-dos-ventos, podendo utilizar-se qualquer material á escola (papel, cartolina, madeira, cortiça, vidro, tecido, entre outros) e, deste modo, sensibilizar os alunos para a importância da orientação e para o conhecimento dos pontos cardeais e colaterais.

Os resultados destas actividades foram verdadeiramente surpreendentes. Os alunos aplicaram-se e deram asas à sua criatividade, tornando difícil a tarefa do júri na escolha dos melhores trabalhos.

Os prémios foram entregues aos alunos vencedores no último dia de aulas do 2.º período.

Alunos do 2.º e 3.º ciclos elaboraram poemas tendo em conta que a poesia expressa os sentimentos, emoções e sentidos do poeta. Consegue criar um conjunto de sons agradáveis e melodiosos através da rima e de várias figuras de estilo como a repetição que é frequentemente utilizada. Poesia é "o ritmo e a imagem, principalmente a metáfora".

Poemas vencedores:

2.º Ciclo

Amizade
Um amigo é alguém,
Alguém muito especial
Que nos dá amor e carinho
E não nos deixa ficar mal.
A amizade não tem preço,
A amizade não tem cor.
A amizade é um sentimento,
Companheiro do amor.
Uma vida sem amigos.
É difícil de imaginar.
Nos momentos mais difíceis,
Quem nos iria consolar?
Eu gosto dos meus amigos,
Todos eles são especiais:
Os colegas, os professores
O meu irmão e os meus pais.

3.º Ciclo

Da Rosa
Para o Cravo

Tenho-te observado.
Tenho-te perseguido.
Tenho-te desejado.
Tenho-te amado.
Secretamente
Tenho-te escrito,
Nas páginas do meu diário.
Tenho-te descrito,
No meu mais íntimo imaginário.
Secretamente.
És tão difícil de alcançar,
E tão impossível é deixar de te amar.
Deixaste o meu mundo do avesso.
Secretamente.
Tantas perguntas como:
O meu conto-de-fadas, onde está?
E tantas respostas como:
Je ne sais pas.

ACTIVIDADES

Na Escola

Dia Mundial da Água – 22 de Março

1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
“Só percebemos o valor da água, depois que a fonte seca.” Provérbio popular

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de Março de 1992. A partir dessa data, o dia 22 de Março de cada ano é destinado à discussão dos diversos temas relacionados com este importante bem natural.

Para 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, o tema estabelecido pelas Nações Unidas para o Dia Mundial da Água é “Qualidade da Água”.

Mais do que uma celebração, é altura de reflectirmos e nos consciencializarmos para o uso racional deste bem tão precioso, uma vez que apenas uma percentagem muito reduzida da totalidade da água existente no nosso planeta é potável. Se não alterarmos alguns comportamentos do nosso quotidiano, corremos o risco de, num futuro próximo, este bem essencial se esgotar.

A turma do 1.º A trabalhou este tema, partindo da história “O Coelho Esperto”. Tendo como mote esta narração, ficámos todos mais sensibilizados para a importância que a água tem para a nossa sobrevivência, bem como para o reconhecimento de que é um recurso de todos e que por todos deve ser preservado. Para além disso, a água é um bem ambiental indispensável ao desenvolvimento de actividades humanas, nomeadamente a agricultura, tendo influência decisiva na qualidade de vida das populações e na manutenção de ecossistemas. Por tudo isto, é premente que adoptemos comportamentos que favoreçam a conservação deste recurso vital ao nosso planeta.

Deixamos algumas dicas simples que pode fazer em casa:

Mantenha a torneira fechada, sempre que lava as mãos ou escova os dentes;

Opte por duche, em vez do banho de imersão e, se possível, encurte a duração do duche, ou desligue o chuveiro enquanto se ensaboa;

Na cozinha, não deixe a torneira aberta, enquanto lava a loiça, optando por encher um dos lados do lava – loiça;

Não lave o carro com mangueira, mas antes com um balde e esponja…

São apenas alguns gestos que podem ajudar a salvar o nosso planeta!


ACTIVIDADES

Na Escola

A Doçura da Páscoa

1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Após os festejos e a alegria do Carnaval, surge uma época, de reflexão e celebração da vida, para os cristãos.

A palavra "páscoa" vem do hebreu "pessah", que significa "passagem" e "mudança".

Tradicionalmente, para além das amêndoas e dos ovos, esta é também a época de nos deliciarmos com o pão-de-ló e de oferecer o folar às crianças.

O ovo adquire, nesta quadra, um carácter simbólico que se explica por si mesmo. Ele contém o fruto da vida, representando o nascimento e a renovação.

Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo tinha nascido de um ovo.

Assim, sendo este um dos símbolos representativos desta festividade, os alunos do 2.º ano decidiram fazer cada um, o seu ovo da Páscoa, pintando, no mesmo, o significado dessa palavra tão especial: vida.

Este trabalho foi realizado com muita dedicação, sendo o resultado final prova disso mesmo. Após a conclusão desta tarefa, os alunos construíram, com a ajuda dos pais, uma bela cestinha para colocarem os ovos pintados e, desta forma, exporem os seus trabalhos na reunião da Páscoa. Foi, mais uma vez, um trabalho de cooperação entre a escola e a família.

Com esta actividade, os alunos pesquisaram e aprenderam mais sobre o verdadeiro valor da Páscoa.

Em suma, independentemente do país ou da Língua utilizada, desejamos a todos:

Feliz Páscoa!


ACTIVIDADES

Na Escola

Easter

2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

For the Christians, Easter represents the resurrection of Jesus Christ. It is celebrated on a Sunday, in March or April. At Easter, people give each other chocolate Easter eggs, chocolate bunnies and almonds.

It is also typical to paint eggs and to play “hunt the Easter egg”. Parents hide eggs in the house or in the garden and children have to find them.

In Britain, the Friday before Easter is called Good Friday. Easter Monday is a public holiday and, in London, people usually watch the Easter Monday parade.

We have made some posters to put on the wall.