ACTIVIDADES

No Exterior

Ida ao Teatro

3.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Nos dias 22 e 24 de Fevereiro, os alunos do 8.º e 9.º anos foram ao Auditório de Espinho para assistirem à representação das peças “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente e “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett. Através desta experiência enriquecedora, os alunos tiveram uma outra visão das obras, que permitiu que percebessem melhor alguns pormenores estudados nas aulas de Língua Portuguesa. Foi, sem dúvida, uma manhã cultural diferente, preenchida com sorrisos e gargalhadas proporcionadas por actores cheios de talento e simpatia.


ACTIVIDADES

No Exterior

Colégio no Jogo do 24

2.º Ciclo do Ensino Básico
flash

No passado dia 24 de Fevereiro, os nossos estudantes participaram numa competição do Jogo do 24, realizada em S. João da Madeira. O nosso Colégio esteve representado pela primeira vez nesta competição por 3 alunos do 5.º ano e 3 do 6.º ano, seleccionados numa competição interna. A participação foi muito positiva: chegámos às meias-finais!

De salientar a motivação, empenho e interesse evidenciados pelos alunos nesta actividade que, para além do desenvolvimento das capacidades ao nível do cálculo mental, permitiu uma convivência salutar entre alunos e professores de diferentes escolas.


ACTIVIDADES

No Exterior

À Descoberta do Parque

2.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

No dia 2 de Março, as turmas do 5.º ano do nosso colégio realizaram uma visita de estudo ao Parque Biológico de Gaia. Apesar de algumas nuvens ameaçadoras, tudo correu pelo melhor! Foi possível desfrutar da Natureza na sua plenitude: árvores frondosas, diversas espécies de plantas, animais (mais ou menos) invulgares! Enfim, de tudo um pouco!

Divididos em grupos e acompanhados pelos professores, realizámos um percurso pré-definido, munidos de um boletim de registo, no qual fizemos as nossas anotações.

Saliente-se o enquadramento perfeito da oferta do parque com os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências da Natureza. Foi muito fácil e útil o estabelecimento de associações, entre todas as espécies observadas e o estudo realizado acerca das mesmas no decorrer das nossas aulas.

Esta visita foi muito proveitosa e recomendamo-la para um óptimo passeio em família!


ACTIVIDADES

No Exterior

O Teatro da Bruxa Mimi

Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

«A bruxa Mimi vivia numa casa preta. Tinha tapetes pretos, cadeiras pretas, uma cama preta com lençóis pretos e quadros pretos nas paredes. Até a casa de banho era preta. Naturalmente, o gato dela também era preto. E por isso a Mimi estava sempre a tropeçar nele…»

E assim começa a história que transportou as crianças do Externato para um mundo mágico povoado por seres imaginários e fantásticos, enquanto assistiam à peça de teatro que teve lugar no Centro Multimeios de Espinho, no dia 10 de Fevereiro

Inserido no projecto anual “ Voar a Ler”, de promoção de leitura, o teatro da Bruxa Mimi foi o culminar de um desafio lançado aos alunos: o de conhecerem a história da bruxa Mimi e do seu gato preto. O texto desta peça foi baseado no livro "A Bruxa Mimi e O Gato que teimava em Ser Preto", de Valerie Thomas e Paul Korky. A história desenvolve-se em torno da cor preta do gato Rogério, que tantos percalços e dissabores causavam na vida quotidiana da sua dona, a bruxa Mimi. Assim, através dos seus dotes de magia, a bruxa incorre numa atribulada procura por uma solução que acabe de vez com os acidentes do seu dia-a-dia e que deixe ambos, gato e bruxa, felizes e satisfeitos.

O espectáculo, encenado pela Companhia de Teatro Aramá, foi divertido e conseguiu transpor as crianças para a acção, através da sua participação interactiva em diferentes momentos desta aventura. A "diferença" é um dos tema de base desta história, bem como a importância de escutar e tentar compreender o ponto de vista dos outros, não ignorando as vontades ou interesses alheios em prol dos nossos próprios caprichos.

Seja pelo livro ou pela peça de teatro a que assistimos, ficamos com a sensação que valeu bem a pena termos conhecido a bruxa Mimi… e o seu gato preto, pois claro!