Fresquinho, fresquinho...
A criança sonha, imagina, cria... A obra nasce...
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Após ter declarado 2009 Ano Internacional do Planeta Terra, 2010 foi eleito
pela UNESCO Ano Internacional da Biodiversidade, reforçando as preocupações
com as consequências das alterações climáticas para a vida do
nosso Mundo.
Esta iniciativa tem como missão alertar todos os cidadãos para o contínuo
empobrecimento do Planeta, numa altura em que se estima que 34 mil
espécies de plantas e 5200 de animais estão em risco de extinção.
Atentos a esta realidade e conscientes da necessidade da Educação Ambiental,
o Externato e o Colégio, em parceria com o Zoo de Lourosa, abraçaram
um projecto para a escrita do livro “Raras Aves Raras”. No âmbito do
projecto “Voar a Ler” de promoção da língua materna, todos os alunos
do 1.º ciclo do Externato e os membros do clube de poesia do Colégio do
2.º ciclo do ensino básico, depois de uma árdua tarefa de investigação,
escreveram poemas sobre uma dúzia de raras aves raras existentes no
Zoo.
O escritor João Manuel Ribeiro coordenou o processo de escrita e deu aos
poemas a forma final apresentada no livro. Paralelamente, a ilustradora
Gabriela Sotto Mayor orientou um clube de ilustração de alunos do 2.º e
3.º ciclos e colheu ideias para o seu processo criativo. Finalmente, os docentes
e alunos do clube Music’@rte do Colégio compuseram e executaram
duas obras musicais a partir dos poemas elaborados. Todas as actividades
desenvolvidas fazem parte do plano educativo integrado de estímulo à
inovação e criatividade do grupo escolaglobal®.
O livro está agora concluído e pronto a ser folheado por todos aqueles que
gostam de sentir o prazer inolvidável de brincar com as palavras e deixar
voar...a imaginação.
Nós vamos esmiuçá-lo nas nossas aulas, explorando e recriando cada
verso.
Convidamo-los, pois, a descobrir, como nós, as peculiaridades destas Raras
Aves Raras.
Música e Adolescência
A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que descobrimos a nossa identidade e definimos a nossa personalidade. Nesse processo, desponta, por vezes, uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.
A música, enquanto forma genuína de expressão, pode desempenhar um papel preponderante quer na manifestação dos sentimentos e atitudes emergentes, quer na criação de elos identitários que fazem com que os adolescentes se sintam integrados em determinado grupo.
Na adolescência procuram-se, ainda que inconscientemente, modelos de referência que ajudem a descobrir o caminho a seguir numa encruzilhada de emoções que, por vezes, parece demasiado confusa e repleta de insegurança.
A música e os seus intérpretes aparecem, então, como um reflexo perfeito da sensibilidade dos adolescentes, parecendo expressar com exactidão as preocupações, anseios e sentimentos mais secretos de cada um, ou sendo objecto de admiração e idolatria.
Segundo o Dr. Álvaro Ferreira, psicólogo ao serviço da escolaglobal, por um lado as letras (que são poesia) ajudam os jovens a encontrarem as palavras certas para os vários afectos que vão descobrindo nas relações entre pares agora mais inflacionadas em importância e, por outro lado, com os rótulos estilísticos e papéis definidos difundidos pelos representantes dos vários movimentos artístico-sociais (pop, rap, punk, metal, clássica etc.), proporciona papéis bem definidos para que, desta forma, o adolescente se identifique e a partir dali alicerce a sua identidade. Na sua opinião, sem a música e estes movimentos, esta fase da vida seria muito mais difícil para a maior parte dos adolescentes ocidentais que, por viverem num mundo com tantas indefinições e poucos limites, sentiriam muitas dificuldades em se encontrar e responder à pergunta mais importante de todas: como devo agir para criar individualmente o melhor de mim na relação com os outros? Para concluir, o Dr. Álvaro refere ainda que a música pode ajudar os adolescentes a criar autonomia e individualidade, ajudando a que se integrem no grupo e se afirmem como ser único e singular, percebendo os outros como diferentes e deixando, desta forma, após um desenvolvimento saudável, a visão omnipotente do grupo.
Bem exemplificativa do poder da música enquanto veículo de emoções é a letra de uma conhecida canção - Problema de expressão, que nos diz: …O teu mundo está tão perto do meu, E o que digo está tão longe, Como o mar está do céu. E é tão difícil dizer amor, É bem melhor dizê-lo a cantar. Por isso esta noite, fiz esta canção, Para resolver o meu problema de expressão…
Entre os músicos que mais fãs conquistam entre os adolescentes podemos apontar nomes como os intemporais U2, os irreverentes Green Day ou a enérgica Beyoncé.
U2
Os U2 são uma banda de rock formada em Dublin, na Irlanda, no ano de 1976. O grupo é composto por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr.
Os U2, com mais de trinta anos de estrada, são uma das mais populares bandas de rock do mundo, desde a década
de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais.
Os U2 destacam-se, também, pela sua participação activa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado diligentemente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres.
Green Day
Green Day são uma banda de punk rock dos Estados Unidos, formada em 1987, em East Bay, na Califórnia. A banda é composta por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool.
Beyoncé
Beyoncé Giselle Knowles é uma cantora, dançarina, compositora, produtora e actriz dos Estados Unidos, nascida e criada em Houston, no Texas. Cantora desde a infância, Beyoncé chegou à fama no ano de 1997 como vocalista do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo inteiro e mais de 25 milhões de discos lançados em sua carreira solo.
Em 2003, Beyoncé lançou o seu primeiro álbum solo, Dangerously in Love, que se tornou um dos álbuns mais bem sucedidos de 2003, vendendo mundialmente mais de 11 milhões de cópias.