Visita de Estudo à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Exposição "UMA TERRA SEM GENTE PARA GENTE SEM TERRA"
Ensino Básico 3.º ciclo
No passado dia 14 de Outubro, ambas as turmas de 9.º ano foram convidadas a visitar uma exposição patente na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, subordinada ao tema "UMA TERRA SEM GENTE PARA GENTE SEM TERRA".
Os alunos foram confrontados com uma exposição um pouco fora do comum: um conjunto de cartazes gráficos interactivos sobre o conflito entre Israel e a Palestina. O conjunto das imagens apresentadas transmitiam um discurso visual em torno das tensões sociais da vida quotidiana nesta região, onde três continentes colidem, propondo uma nova abordagem de pensamento sobre o conflito. Um discurso muito crítico, mas também irónico que, de uma forma descontraída, expunha a situação actual, convidando os alunos a colorir os mapas e desenhos ao longo da exposição.
Foi de facto muito interessante a chamada de atenção para a actual situação social e política da região, recorrendo a um imaginário e uma linguagem juvenil. Para além disso tornou-se importante constatar que um acto artístico poderá conter em si imenso significado político, sem assumir um determinado ponto de vista ou sem aspirar a ser transgressor, subversivo ou activista.
Gostámos sinceramente do que vimos e gostámos, acima de tudo, de participar com as nossas mensagens e com a nossa percepção de uma realidade que agora nos parece menos distante e que faz parte do mundo em que vivemos. Teremos certamente uma visão mais aprofundada da questão, quando abordarmos este assunto nas aulas de História.
Dia Mundial da Alimentação
Ensino Básico 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Os alunos do Externato, os seus pais e professores reuniram-se no Visionarium para desfrutarem de um precioso momento de convívio, descoberta e "aventura científica" à volta da gastronomia molecular.
Os alunos foram convidados a realizar diversos jogos, da responsabilidade das turmas dos diferentes anos, onde mais uma vez foram lembradas as regras e os benefícios de uma alimentação equilibrada. Todos descobriram, visualizaram e testaram as diferentes experiências proporcionadas pelo Visionarium, participando na confecção de Gelado de Azoto e de Serpentes de Groselha. Não se tratou de magia, todos os passos foram devidamente explicados e desmistificados e o resultado foi deveras apreciado.
Foram momentos vividos com alegria, entusiasmo e surpresa por todos os presentes, que participaram activamente nas diversas actividades propostas. Pais e filhos envolveram-se em actividades comuns que os enriqueceram e lhes proporcionaram a oportunidade de juntos fazerem novas descobertas.
Visita de estudo ao Castro de Romariz
Ensino Básico 2.º ciclo
No passado dia 26 de Outubro, um dia solarengo e convidativo, os alunos de 5.º ano visitaram o Castro de Romariz.
Os alunos da turma A, efectuaram a visita da parte da manhã; a turma B, partiu do Colégio logo a seguir ao almoço. Em ambos os momentos, a alegria e o entusiasmo foram enormes. Os alunos gostaram particularmente de poderem observar no local os pormenores que haviam estudado e de poderem, livremente, escalar o monte imaginando como viveram aqueles nossos antepassados.
Muito atentamente, escutaram as explicações que iam sendo dadas e, no final, exploraram as ruínas, desfrutando de um pouco de brincadeira ao ar livre.
Foi muito interessante e motivadora esta visita que aproximou os alunos da história da sua região e aumentou o seu interesse pela investigação arqueológica.
Visita ao Hipermercado Modelo
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No âmbito do projecto Conta, peso e medida, que visa promover o gosto pela matemática e provar aos alunos que a matemática está presente, embora por vezes de forma discreta, em quase tudo o que nos rodeia, o Externato organizou uma visita de estudo ao Hipermercado Modelo, de S. João de Ver, nos dias 28 e 29 de Outubro.
Nestes dias os nossos alunos tiveram a oportunidade de observar como está organizado um hipermercado e os produtos nele disponíveis, bem como efectuar comparações de preços, de acordo com as marcas. Para além disto, os alunos puderam verificar que os seus conhecimentos matemáticos são importantes no quotidiano quando realizaram, por exemplo, uma série de estimativas, em contexto sala de aula, que puderam confirmar nesta visita.
Após esta visita, os alunos constataram que, numa simples ida às compras, é necessário o domínio de um conjunto de competências matemáticas que qualquer cidadão deve possuir.
Estamos certos de que esta visita de estudo cumpriu o seu principal objectivo: tornar a matemática uma realidade mais concreta e próxima dos alunos.
Visita ao Museu do Papel Terras de Santa Maria
Ensino Básico 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No âmbito dos projectos integrados Ideias com Papel e ECOatitude, os alunos do 1.º ciclo realizaram uma visita de estudo ao Museu do Papel, em Paços de Brandão. Este é um espaço museológico dedicado à divulgação da história do Papel em Portugal que pretende reconstruir memórias e recuperar um património com um inestimável valor cultural.
Partindo de um conjunto de suportes e equipamentos diversos são desenvolvidas inúmeras actividades e diferentes conteúdos, de acordo com o nível etário do grupo.
A visita de estudo iniciou-se com a visualização de um filme animado sobre a importância da reciclagem. Posteriormente, os alunos dos 1.º e 2.º anos transformaram velhas revistas e jornais em pasta de papel, que foi moldada por cada criança, ao sabor da sua imaginação e sob o olhar atento da mascote Forminhas.
Os alunos dos 3.º e 4.º anos puderam observar os diferentes processos de produção manual de papel e, usando papel reciclado, foram convidados a decorar e a ilustrar um pequeno caderno que utilizarão como Diário de Bordo. Neste caderno, os alunos registarão as fichas técnicas dos livros que lêem e efectuarão diversas actividades relacionadas com os mesmos.
Esta visita proporcionou aos nossos alunos a interiorização de atitudes e valores tão importantes como a reciclagem e a preservação de memórias do património papeleiro.
Museu do Papel - Visita de Estudo
Mundo de Papel"
Ensino Básico 2.º e 3.º ciclo
No âmbito do projecto "Ideias com papel", os alunos do CTSM visitaram o Museu do Papel das Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão.
A velha fábrica de papel foi recuperada, transformada em Museu e aberta ao público para que os curiosos como nós saíssem de lá a saber muito mais sobre o fabrico do papel.
Conhecemos o modo como se transforma papel velho em novo para poder ser reutilizado. Passando por muitos engenhos ele é amassado, diluído, prensado e, finalmente, transformado no produto final. Alguns alunos participaram também numa oficina de criação de papel decorativo reciclado.
Como todos sabemos, o papel é fundamental nos nossos dias e poder reciclá-lo é uma forma de preservar o ambiente. A sua utilidade é inegável, pois actualmente podemos usar o papel para diversos fins. Os alunos do 6.º ano da nossa escola, empenhados em seguir este lema, já construíram o seu "Cofre mágico" para guardar os contos semanais, utilizando materiais recicláveis, feitos de papel.
Ao longo deste ano lectivo, outras actividades serão desenvolvidas neste âmbito, porque... SE O PAPEL REUTILIZAR, OBJECTOS ÚTEIS POSSO CRIAR.
Visita ao Centro Português de Fotografia
Ensino Básico 3.º ciclo
Numa perspectiva interdisciplinar, envolvendo as áreas de Educação Tecnológica e História, foi realizada uma visita ao Centro Português de Fotografia, localizado na cidade do Porto, no local da antiga Cadeia da Relação. A visita foi orientada para os alunos de 8.º Ano e visou uma aproximação pedagógica à história da fotografia, com incidência nas diversas máquinas e tecnologias que acompanharam a sua evolução.
Para além ficarmos a conhecer melhor a História Nacional e Internacional que acompanhou a evolução da fotografia, foi ainda possível visitar as exposições patentes na altura, o que enriqueceu significativamente esta experiência, conferindo-
-lhe um carácter transversal. Juntamente com as novas tendências da fotografia, que foi possível ver em alguns dos trabalhos expostos, o maior destaque foi para a exposição do Centenário da República. Todos pudemos observar uma série de trabalhos alusivos ao tema tendo a oportunidade de aprofundar os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal. Foi definitivamente um contributo importante para o enriquecimento da nossa cultura geral.
Vencemos o concurso "Vamos Contar a História de D. Nuno Álvares Pereira"
Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No ano lectivo que passou, a comissão D. Nuno de Santa Maria, em parceria com o Ministério da Educação, lançou um desafio às escolas do Ensino Básico de todo o país, propondo a realização de um trabalho que invocasse a vida de D. Nuno Álvares Pereira, na sua vertente militar, política e espiritual.
Conscientes da importância desta figura histórica, quisemos participar e a nossa escola acabou por vencer um prémio nos três escalões que havia no concurso. Obtivemos o terceiro lugar no primeiro escalão, com o trabalho apresentado pela turma do 4.º B; o segundo lugar foi atribuído aos alunos de 6.º ano, concorrentes no segundo escalão e ficámos em primeiro lugar no terceiro escalão, correspondente ao 3.º ciclo.
Recebemos com muita alegria o anúncio destas boas prestações e, orgulhosos, partimos, no dia 5 de Novembro, rumo ao Palácio de Belém, para receber das mãos de Sua Excelência, o Presidente da República, os referidos prémios.
A cerimónia foi bastante solene, pois estavam presentes várias personalidades da nossa vida política, bem como muitos órgãos de comunicação social.
Para além da cerimónia de entrega de prémios, fomos convidados a visitar o museu da presidência e no final o Sr. Presidente ofereceu-nos um delicioso lanche.
Sentimo-nos deveras importantes com os elogios que ouvimos e com o incentivo para que continuemos a trabalhar e a aplicarmo-nos no nosso desempenho escolar.
Valeu a pena o nosso empenho.
10.º A na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia
Ensino Secundário
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Desde há alguns anos a esta parte que se comemora, no dia 24 de Novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica. Nesta data, celebra-se o nascimento de Rómulo de Carvalho, figura carismática da Ciência e da Educação em Portugal: foi professor de Física e Química, historiador, poeta e um dos mais conceituados e prestigiados divulgadores de Ciência do nosso país. Em sua homenagem, um pouco por todo o país, foram desenvolvidas actividades de divulgação científica.
Foi neste contexto que os nossos alunos do 10.º ano realizaram uma visita de estudo, no passado dia 26, à Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Física e Química A.
Iniciámos o périplo pela Fábrica da Ciência com a actividade Biodiversidade: Vida na areia, vida na rocha. No Ano Internacional da Biodiversidade, foi possível conhecer alguns seres marinhos, habitantes dos oceanos e das zonas costeiras. Zonas estas que são fonte de bens e de serviços que a Humanidade sempre aproveitou em seu próprio benefício, esquecendo-se, por vezes, de o fazer de uma forma sustentável.
Posteriormente, houve a possibilidade de conhecer o Campus da Universidade de Aveiro, aproveitando os vários espaços de lazer para, em conjunto, saciarmos o nosso apetite. Foi ainda possível visitar a Biblioteca da UA, edifício da autoria do arquitecto Siza Vieira, enquadrado na bela paisagem das salinas de Aveiro. Da parte da tarde, regressámos à Fábrica da Ciência para uma outra actividade: a Física no Dia-a-Dia. Esta actividade consiste numa exposição interactiva onde os nossos alunos puderam ensaiar a maioria das 73 experiências que constituem o livro "A Física no Dia-a-Dia", de Rómulo de Carvalho. Foram apresentadas actividades experimentais sobre vários conceitos de Física presentes no nosso dia-a-dia, envolvendo materiais simples e de baixo custo. As experiências estão divididas em cinco grupos que abordaram temas diversos da Física, como por exemplo, electricidade e magnetismo, calor e temperatura, luz e óptica, pressão em fluidos, etc.
Em suma: uma visita de estudo interessante, diferente, contextualizada, transversal... muito proveitosa!
Visita ao Planetário
Ensino Básico 3.º ciclo
No dia 25 de Novembro de 2010, as turmas A e B do 7.º ano fizeram uma visita de estudo ao centro de multi-meios de Espinho, com o objectivo de visualizar o filme "À volta do Sol".
Num primeiro momento, dirigimo-nos para uma sala onde vimos e ouvimos coisas fantásticas sobre, por exemplo, a constituição do Sol, a estrela principal do sistema solar; os oito planetas, Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno e os seus satélites naturais.
Aprendemos ainda que os planetas se dividem em dois grupos: os terrestres e os gasosos.
Uma outra curiosidade que nos desvendaram foi que dos planetas terrestres apenas Mercúrio e Vénus não têm satélites naturais e os planetas gasosos têm-nos em grande número. Obviamente, dedicámos uma atenção muito especial à observação do nosso satélite natural: a Lua.
Por fim, observámos imensos telescópios e ficámos a saber que Portugal ajudou a construir o maior telescópio Europeu.
Foi uma visita muito interessante, pois conseguimos experienciar e comprovar muitos dos conhecimentos que adquirimos nas aulas de Ciências Físico-Químicas.
Prémio Rotary Melhor Aluno 2010
Ensino Básico 3.º ciclo
No passado dia 27 de Novembro ocorreu a cerimónia, já habitual, da entrega de um prémio ao melhor aluno de 9.º e 12.º ano, por cada escola do concelho.
Trata-se de um reconhecimento de mérito, que se estende igualmente aos professores, atribuído pelo Rotary Clube de Santa Maria da Feira em parceria com a Câmara Municipal.
Como também já é hábito, a cerimónia decorreu no auditório da Biblioteca de Santa Maria da Feira, que se encheu por completo, pois foram muitos os amigos, familiares, professores e várias individualidades concelhias que quiseram felicitar os alunos cujo mérito e excelência foram então reconhecidos.
Como sempre, o Colégio esteve muito bem representado, tendo sido indigitada para receber esta homenagem a aluna Raquel Dias Jesus, da turma do 9.º B, do ano que passou.
Os professores presentes foram igualmente agraciados com um diploma de mérito e reconhecimento, pelo seu contributo ao serviço da educação.
Visita de estudo à SulDouro
Educação Pré-Escolar (4 e 5 anos) e Ensino Básico
Nos dias 29 de Novembro e 2 de Dezembro, a maioria dos alunos do grupo escolaglobal fez uma visita à SulDouro. Esta é uma empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do sistema multimunicipal do sul do Douro, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira.
Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma "Viagem Virtual", onde foi explicado o processo de recolha selectiva dos resíduos de embalagem nos ecopontos. Jogos interactivos estavam à disposição dos alunos que, de uma forma lúdica, assimilaram mais conhecimentos relativos à recolha, selecção e separação de resíduos.
Posteriormente, os alunos visitaram as instalações da SulDouro, onde foram mostrados e explicados os processos levados a cabo pela empresa. Houve sempre a preocupação de sensibilizar todos os presentes para os problemas ambientais.
Algumas informações interessantes sobre a SulDouro:
Infra-estruturas
- 4 ecocentros
- 1 aterro sanitário
- 1 central de triagem
- 1 instalação de recuperação de biogás
- 3878 contentores de deposição selectiva
Resíduos tratados em 2009
Esta visita insere-se no projecto ECOatitude, que consiste na mudança de atitude de todos nós, tendo em conta o equilíbrio dos ecossistemas e a fragilidade da vida.
Foi uma visita de estudo gratificante e muito útil, promovendo a informação e sensibilização dos alunos.
Um dia na Terra dos Sonhos...
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Ouve-se, ao longe, o tilintar de sininhos, a neve começa a cair e o brilho do gelo já pinta de magia a Terra dos Sonhos... O Pai Natal está a caminho!
Neste ano, uma vez mais, o Grupo Escola Global recebeu o convite para viajar rumo à Terra dos Sonhos. Não há dúvidas que, nesta época natalícia, todas as crianças sonham com o Pai Natal e com todas as criaturinhas mágicas que povoam esse universo fantástico. E como não podia deixar de ser, neste ano, voltamos a desafiar as famílias a estarem presentes e a envolverem-se com as crianças nesta aventura pelo imaginário infantil dos contos de fadas! Foi com grande expectativa e entusiasmo que aguardaram o dia previsto para o grande passeio... A chegada foi um momento doce e surpreendente pelas diversas animações que nos esperavam. Em cada recanto, entre duendes, fadas, gnomos, contadores de histórias e tantas outras personagens mágicas, fomos envolvidos pelo encanto do Natal! O cenário combina o universo natalício com o restante imaginário infantil, apresentando assim a Casa do Pai Natal, a Fábrica dos Brinquedos, Árvore Cintilante, a Máquina de Fazer Nada, o Bule encantado, o Marco do Correio, o Ecoscópio, a Mini Dico e a Pista de trenós. E foi com certeza, com o espírito fascinado que as crianças regressaram a casa. Esta viagem veio aumentar ainda mais a expectativa da chegada daquela noite especial, em que os desejos se tornam realidade... Feliz Natal!
Festa de Natal
Educação Pré-Escolar e 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No dia 14 de Dezembro realizámos a tradicional Festa Natal, que este ano teve lugar no cineteatro António Lamoso.
O entusiasmo era grande e o brilho no olhar de cada criança denunciava a sua secreta esperança de ver o Pai Natal, o generoso velhinho que a todos encanta.
Os meninos não tiveram de esperar muito, pois o nosso amiguinho chegou bem cedo. Vindo directamente da Lapónia, trouxe consigo muita animação e fez surgir no rosto da cada criança rasgados sorrisos.
Depois de todos saudarem o Pai Natal, o espectáculo começou com a apresentação dos alunos de hip-hop, que fez vibrar a plateia.
Logo a seguir, como forma de agradecer os donativos recolhidos pelo grupo escolaglobal para o seu projecto solidário de preparação de cabazes com bens alimentares para os mais necessitados, a Tuna Feminina da Faculdade de Economia do Porto presenteou os alunos com uma actuação alegre e bem-disposta.
Seguiu-se a visualização de um filme infantil que a todos agradou. As peripécias da heroína da história foram acompanhadas com a máxima atenção e o silêncio instalado no auditório alternava com gargalhadas soltas a plenos pulmões. Foi uma manhã passada com ternura, entre risos francos, sorrisos cúmplices, abraços apertados e muita cor, brilho e alegria. Feliz Natal!
Escolaglobal na Praça da Alegria
Raras Aves Raras alegram a manhã da RTP
Ensino Básico 2.º e 3.º ciclo
No passado dia 14 de Dezembro, o grupo escolaglobal esteve representado no programa Praça da Alegria para apresentar o livro Raras Aves Raras. Orgulhosamente, os alunos do clube Music’arte interpretaram o tema “Catatua de crista amarela”, sob a orientação da professora Lúcia Tavares e do professor Bernardino Coelho. Para falarem um pouco sobre este trabalho, desenvolvido no âmbito do projecto Voar a Ler, estiveram presentes o escritor João Manuel Ribeiro, com quem mantemos uma parceria de escrita criativa, e a Dr.ª Salomé, em representação do Parque Ornitológico de Lourosa, entidade que connosco colaborou na execução deste projecto.
O livro, que agora é referência para muitas crianças, nasceu da vontade de apelarmos para a necessidade de preservar a Terra e todos os seus recursos naturais e enquadra-se na comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade.
Relembramos que, depois de uma visita ao Parque Ornitológico e de uma pesquisa sobre as diferentes aves que ali vivem, as espécies retratadas no livro foram seleccionadas pelos alunos da nossa escola e a obra foi redigida a várias mãos: os alunos do 1.º ciclo, os alunos do Clube de Poesia do 2.º ciclo e o escritor João Manuel Ribeiro, que coordenou todo o processo. As ilustrações surgiram também de um processo criativo orientado pela ilustradora Gabriela Sotto Mayor e desenvolvido em estreita colaboração com Clube de Ilustração, constituído por alunos do 2.º e 3.º ciclos.
Posteriormente, dois desses poemas foram musicados e foi com o tema “Catatua de crista amarela” que alegrámos os telespectadores da RTP, na terça-feira de manhã.
Deixamos aqui um alerta: as nossas parcerias criativas continuam a trabalhar com dinâmica e novos trabalhos aparecerão brevemente…