CLUBES
Ciências e Literatura
Projecto TI.
Testes Intermédios 2010/2011
Ensino Básico e Ensino Secundário
Os testes intermédios são instrumentos de avaliação facultados pelo GAVE às escolas que visam, primordialmente, permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa, processo a que estarão sujeitos no final dos ciclos do ensino básico, ou no ano terminal das disciplinas do ensino secundário.
Este ano, o Projecto TI abrangerá, pela primeira vez, o 1.º ciclo do ensino básico, estando previstas aplicações para o 2.ºano, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O objectivo basilar da realização destes testes é a identificação precoce de eventuais dificuldades, visando uma intervenção pedagógica mais eficaz.
Relativamente ao 3.º ciclo, este ano, as aplicações que pela primeira vez surgem no ano terminal (Ciências Físico-Químicas, Ciências Naturais, Inglês, História e Geografia, além das já existentes - Língua Portuguesa e Matemática) vêm permitir uma cobertura significativa das diversas áreas do saber que constituem o currículo deste ciclo de ensino.
O Projecto TI tem como princípios basilares a aferição dos desempenhos e a regulação das aprendizagens, a partir de uma reflexão sustentada pela análise do processo de resposta dos alunos e pelos resultados atingidos.
Salientamos, pois, o cariz eminentemente formativo do projecto. Funcionando como um instrumento de apoio ao processo educativo e à promoção do sucesso dos alunos e tendo por referência padrões de âmbito nacional, o projecto assenta num conjunto de premissas cuja divulgação perante alunos, pais e encarregados de educação nos parece essencial. Assim: a adesão ao projecto é facultativa; a escolha dos testes a realizar é da exclusiva responsabilidade dos órgãos de decisão pedagógica e executiva dos estabelecimentos de ensino; as implicações que as classificações dos testes possam ter no processo de avaliação interna dos alunos são, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos órgãos de decisão pedagógica e executiva dos estabelecimentos de ensino; os testes contemplam apenas uma dimensão restrita do vasto leque de opções inerentes ao processo de avaliação interna desenvolvido nas escolas; a partilha com os alunos da informação obtida deve visar a regulação das aprendizagens, ajudando-os a ultrapassar as suas eventuais dificuldades; a responsabilidade da transmissão de informação a alunos e encarregados de educação é assumida pela escola, através dos seus representantes.
Dando continuidade ao caminho que temos vindo a seguir rumo à potenciação do sucesso de cada um dos nossos alunos e à melhoria constante do nosso processo educativo, o CTSM aderiu a este projecto, pelo que os alunos do Ensino Básico (2.º, 8.º e 9.º anos) e do Ensino Secundário realizarão os testes de acordo com o calendário e matrizes definidas pelo GAVE.
Calendário e Matrizes
1.º ciclo:
Língua Portuguesa e Matemática
3.º ciclo:
Língua Portuguesa
;
Matemática
;
Inglês
;
História
;
Geografia
;
Ciências Naturais
;
Ciências Físico-Químicas
Ensino Secundário:
Filosofia
;
Física e Química A
;
Matemática A
CLUBES
Ciências e Literatura
Clube de Ciências
Ensino Básico 2.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Este ano o Clube de Ciências está de volta e traz novidades!
Direccionado para os alunos do 2.º ciclo, este clube funciona agora em parceria com o Visionarium, no âmbito do projecto Experimentar Ciência, tendo como principais objectivos desenvolver o gosto pelas ciências experimentais e promover a construção do conhecimento científico. Para tal, o clube decorre semanalmente, proporcionando a todos os alunos a oportunidade de realizarem actividades experimentais, relacionadas com diversos temas. No primeiro período foram realizadas experiências subordinadas ao tema À Descoberta do Nosso Planeta, no segundo o tema será Os Segredos da Química e no terceiro, Materiais Curiosos.
Além da execução de actividades experimentais, os alunos são convidados a realizar tarefas propostas pelo Visionarium que, embora com uma forte componente lúdica, contextualizem a problemática em estudo e permitam aprofundá-la.
CLUBES
Ciências e Literatura
Clube de Matemática
Ensino Básico 3.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
“Eis a Matemática - a criação mais original do engenho humano!” Whitehead
É com este lema que, no nosso clube, estamos a desenvolver o gosto pela matemática e tudo o que ela envolve. O grande objectivo é evidenciar as diversas áreas do nosso quotidiano onde, de algum modo, a Matemática está presente.
Iniciámos o nosso trabalho pela exploração pela Lógica através da manipulação do Cubo de Rubik. Também conhecido como Cubo Mágico, é um quebra-cabeças tridimensional, inventado pelo húngaro Ernö Rubik, em 1974. Nesse mesmo ano, Rubik venceu o prémio alemão do "Jogo do Ano".
O Cubo de Rubik é um cubo, geralmente de plástico, que possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5. Este jogo é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas.
Esta abordagem pretende que os alunos desenvolvam sequências lógicas de movimentos na construção de cada uma das faces do cubo.
Este pequeno e prático jogo foi muito bem recebido pelos alunos, sempre na expectativa de desenvolver técnicas que permitam a resolução do cubo no menor tempo possível!