Viagem ao sabor do vento
Educação Pré-Escolar
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
O Outono é a estação do ano que precede o Verão e antecede o Inverno. A sua chegada, a 23 de Setembro, fez-se notar pelas temperaturas mais baixas, pela dança das folhas e pelas suas cores. Muitos pensam que com a sua chegada termina a diversão, mas…não é verdade. Ao contrário do que julgam, também o Outono arrasta consigo belas imagens, perfumes inesquecíveis e divertimentos constantes. Depois de aprenderem um pouco mais sobre esta estação do ano, os meninos da Sala das Estrelinhas resolveram aproveitar a boleia do vento nas suas brincadeiras e aquilo que espontaneamente a natureza tem para nos oferecer. Assim, como uma verdadeira equipa, uniram-se e aceitaram o desafio que lhes foi proposto: viajaram ao sabor do vento. Uma viagem inesquecível pela escola, onde tudo, ou quase tudo, foi pensado ao pormenor… com criatividade, imaginação e dinamismo. Venham daí e divirtam-se connosco numa deliciosa e alegre viagem de Outono.
Feliz Outono!
Centenário da Implementação da
República
Exposição de trabalhos
Ensino Básico 2.º e 3.º ciclos
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Na semana compreendida entre os dias 4 e 8 de Outubro, esteve patente no colégio uma exposição alusiva à comemoração do Centenário da Implantação da República. Estiveram expostos trabalhos de todos os alunos do 4.º ao 9.º ano que, de diversas formas, apresentaram o seu ponto de vista sobre um acontecimento tão importante na história política do nosso país.
Muitos destes trabalhos foram realizados com a ajuda de familiares, servindo assim de pretexto para que toda a comunidade educativa reflectisse e participasse em conjunto na construção da memória futura de um evento histórico, que colocando fim a oito séculos de monarquia, inaugurou um novo ciclo político em Portugal.
Aqui ficam algumas imagens dessa exposição, cujos melhores trabalhos poderão voltar a ser vistos no final de período, na exposição de Natal.
Museu do Papel Vem à Escola
Paraíso dos Pequeninos recebe Museu do Papel
Educação Pré-Escolar
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Nos dias 7 e 8 de Outubro de 2010, o nosso colégio recebeu o Museu do Papel, no âmbito do projecto Ideias com Papel, que tem como principal objectivo promover a arte de "criar e imaginar". Esta visita despertou muito a curiosidade e a atenção das nossas crianças da Educação Pré-Escolar para a importância da reciclagem do papel. As crianças, acompanhadas pelas suas educadoras, saíram das suas salas e entraram no mundo imaginário do papel...
De acordo com o nível etário do grupo, foram desenvolvidos, numa atitude pedagógica, diferentes conteúdos, a partir de um conjunto de suportes. O Museu do Papel trouxe-nos a história do Engenho da Lourença, com a visualização de um filme animado que focava a importância da reciclagem. As crianças puderam interagir positivamente e aprender muito sobre o papel. Aprenderam, nomeadamente, que antigamente se fazia papel com trapos e tecidos de algodão e exploraram a evolução do fabrico do papel até aos dias de hoje. Para além disso, tiveram a oportunidade de conhecer a história de uma menina chamada Lourença, que era pobre e humilde. A sua simplicidade atraía todos os que se cruzavam na sua vida. Trabalhava num pequeno engenho onde começou a fazer as suas primeiras folhas de papel e um dia teve uma surpresa: quando tentava vender as suas folhas numa feira perto do Castelo de Santa Maria da Feira, qual não foi o seu espanto quando el-rei lhe apareceu e lhe comprou todo o material que tinha para vender. A partir desse dia, que marcará a sua vida para sempre, Lourença não mais teve mãos a medir, vendo-
-se na necessidade de alargar o seu engenho que hoje é O Museu do Papel.
Um dos momentos mais marcantes deste dia foi a presença da mascote Forminhas, um "amigo" que desvendou todos os seus segredos às crianças sobre a velha máquina que ainda hoje existe no Museu do Papel para produzir papel reciclado e, a partir dele, poderem ser feitos cadernos escolares, sacos de papel, marcadores de livros ou mesmo papagaios e vira-ventos. Estas foram algumas das actividades desenvolvidas por um público muito atento e divertido neste dia diferente para as crianças. Na segunda parte da visita, e depois de ouvirem a história, aprenderam ainda a melodiosa canção "Uma Canção de Papel", sob a batuta das técnicas do Museu de Papel e das suas educadoras e coreografada pelo nosso conhecido amigo Avô Cantigas. Bem, nem imaginam a satisfação com que os nossos pequeninos mostraram o entusiasmo!
Seguidamente, com a orientação das técnicas do Museu, todos puderam divertir-se com o "Cocas", um jogo de dobragens com perguntas e respostas, e a construção de puzzles.
No final, cada criança recebeu uma folhinha de papel reciclado para poder registar o momento da visita que mais apreciou e mostrar o que aprendeu com o Forminhas. Os trabalhinhos realizados nas salinhas expressam bem a sua satisfação de todos com esta actividade.
Assim, e tornando este dia inesquecível, as crianças puderam desenvolver a arte de criar, imaginar e concretizar ideias com papel, despertando, simultaneamente, para a necessidade de reciclar.
Semana da Alimentação
Ensino Básico 2.º e 3.º ciclo e Ensino Secundário
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No passado mês de Outubro, os alunos do colégio dedicaram uma semana ao tema da alimentação, como forma de comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Esta iniciativa, que teve como principal objectivo a sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, foi concretizada pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário que, através de diversas actividades, chamaram a atenção para aspectos relacionados com a alimentação.
Os alunos do 5.º ano fizeram uns marcadores de livros, que distribuíram por todos os alunos e cujo objectivo era ensinar a medir o IMC – Índice de Massa Corporal nos adultos, tentando-se, desta forma, estender esta acção aos encarregados de educação.
Os alunos do 6.º ano assistiram a uma palestra, dada por um estudante finalista da FCNAUP, que se centrou no tema da obesidade e serviu para mostrar não só o que se deve evitar comer mas, principalmente, fornecer alternativas de ementas saudáveis.
Quanto aos alunos do 7.º ano, estes foram responsáveis por duas actividades: medir o índice de massa corporal nos colegas e dar a conhecer a quantidade de açúcar existente em algumas guloseimas e refrigerantes. A primeira destas actividades teve uma grande adesão por parte dos restantes alunos que demonstraram bastante curiosidade em ficar a conhecer o seu IMC. A actividade da medição de açúcar em alguns alimentos teve também um grande impacto junto da população escolar, impressionando pela quantidade surpreendente de açúcar que está presente num pacote de gomas ou num refrigerante.
Os alunos do 8.º ano proporcionaram o todos um lanche mais saudável, tendo confeccionado espetadas de fruta.
Finalmente, os alunos do 9.º ano e do ensino secundário assistiram a uma palestra sobre anorexia, tema que, nesta fase da adolescência, tanto preocupa pais e educadores.
Com esta iniciativa, pensamos ter conseguido alertar pais e alunos para erros alimentares tantas vezes cometidos e que podem ser o princípio de futuros distúrbios alimentares.
O Magusto
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
O dia de São Martinho é comemorado a 11 de Novembro.
Tal como manda a tradição, neste dia, as pessoas comem saborosas castanhas assadas,
acompanhadas com vinho e saltam à fogueira.
Sendo este um fruto típico do Outono, é vendido assado nas ruas, pelos vendedores de
castanhas, dentro de cartuchos feitos de papel.
Na escola, tal como nos anos anteriores, o Magusto foi festejado num ambiente de bastante
alegria e diversão. Nesse dia, foi feito um lanche especial, onde crianças e professores se juntaram
no recreio a comer castanhas, com sumo a acompanhar mantendo, deste modo, a tradição.
Realizámos ainda bonitos cartuchos com folhas de jornal, para colocarmos as
castanhas. Para os tornar mais bonitos,
pintámos e colámos umas castanhinhas muito engraçadas.
Aprendemos ainda a razão de festejarmos este dia conhecendo, assim a lenda
de São Martinho e a sua tão valorosa acção.
Foi um dia muito divertido!
Lenda de São Martinho
Há muitos anos atrás, um valoroso soldado romano de nome Martinho viajava montado no seu cavalo. Chovia torrencialmente e trovejava muito, tal como acontece em alguns dias de Outono. O céu estava tão escuro que parecia que ia anoitecer mais cedo do que o habitual…era, na verdade, uma grande tempestade.
No caminho, estava um mendigo cheio de frio que pedia esmola a quem passava naquela estrada. Martinho parou de imediato o seu cavalo para o ajudar. Sem mais nada para lhe dar, o soldado não hesitou: tirou a sua capa e levantando a sua espada, com um único golpe, cortou-a ao meio, oferecendo a outra metade ao mendigo para que ele se agasalhasse.
Assim que cobriu o mendigo, a tempestade parou, o sol apareceu e as nuvens do céu desapareceram. Parecia um verdadeiro dia de Verão.
É por isso, que todos os anos pela mesma altura, a chuva dá lugar ao sol e os dias ficam mais quentinhos como a lembrar a boa acção de São Martinho com aquele pobre mendigo. Daí, nesses dias se dizer que é “Verão de São Martinho”.
S. Martinho
Ensino Básico 2.º e 3.ºciclo e Ensino Secundário
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho, os alunos do Colégio não quiseram deixar de comemorar esta festa tradicional. Nesse dia, o lanche teve um sabor muito especial. As castanhas, quentinhas e boas, foram distribuídas e a groselha docinha fez lembrar o vinho novo, que por tradição se prova nesta altura.
Foi mais uma oportunidade para toda a comunidade educativa confraternizar e desfrutar de um belo momento de convívio. E, mesmo não tendo havido o costumado Verão de S. Martinho, os nossos corações fervilharam de alegria.
Halloween!
Ensino Básico 2.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Hello dear fellows! This year our school couldn’t forget to commemorate the Halloween.
At our school we decided to call up this festivity by asking the students to use their imagination and create the most awesome pair of witches’ shoes and the most terrifying witches’ hat. Our witches’ closet is full… Watch out! The English teachers are almost opening it for you!
Guy Fawkes Day
This year in our school, we decided to commemorate the Guy Fawkes Day in order to remember this remarkable festivity that is a symbol of the British culture. English teachers built with the students some figures of Guy Fawkes using straw. Then these figures were exposed at the entrance of our school with some decorations and pamphlets explaining how important this day is for the British people.
Jogo do 24
Ensino Básico 2.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No passado dia 17 de Dezembro decorreu o torneio de qualificação do Jogo do 24. Foram apurados os alunos do 5.º e 6.º ano que irão representar o nosso colégio no torneio inter-escolas, a disputar no Centro de Educação Integral, em S. João da Madeira, no próximo mês de Fevereiro.
Saliente-se o empenho e motivação evidenciados pelos alunos, numa competição salutar que permitiu desenvolver competências distintas das ditas curriculares mas, igualmente importantes.
Presentes para o mundo inteiro
Ensino Básico 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
Foi mágico abordar o tema do Natal com os nossos alunos, tendo ficado provado que são as crianças que despertam pensares diferentes no mundo dos adultos.
Através de desenhos, textos, dramatizações ou pequenos (grandes) actos, vimos os nossos alunos, consciente ou inconscientemente, a prescindir dos seus presentes, das suas bonecas, dos seus carrinhos e jogos de computador para poderem fazer alguém feliz… como elas próprias disseram: “Porque não podemos oferecer nós alguma coisa ao Mundo?”
Foi assim que vimos ofertas fantásticas de chuvas de sorrisos a quem está triste, de sacos de presentes para quem é pobre, de máquinas fantásticas e mágicas que conseguem engolir todo o lixo da crosta terrestre ou acabar de vez com os incêndios, de camiões de roupa para os meninos dos países mais pobres, até mesmo de um simples prato de comida a quem tem fome.
É incrível entrar no mundo infantil e ver brotar o amor, a amizade e a paz que só a criança consegue transmitir, de modo tão espontâneo, tão natural, tão fantástico.
O que os alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos querem dar ao Mundo este Natal é muito amor, muita amizade e muita paz!
Campanha de Solidariedade
Ensino Básico
Numa época em que vivemos com mais intensidade valores como a solidariedade e a partilha, o grupo escolaglobal associou-se à FEP Solidária, projecto da Faculdade de Economia do Porto, que está a preparar cabazes de Natal para os necessitados, organizando uma recolha de bens alimentares junto da nossa comunidade escolar.
Paralelamente, recolhemos roupas usadas, livros, objectos e brinquedos, para os entregar a instituições de solidariedade como o Centro Social e Paroquial de Argoncilhe e a Conferência de São Vicente de Paulo.
Agradecemos a todos pelo vosso contributo, pois acreditamos que é nos pequenos gestos de cada um que está a resposta para os grandes problemas de todos.
Exposição de Natal
Ensino Básico
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo
No dia 22 de Dezembro, os encarregados de educação foram recebidos na escola.
Para além do registo de avaliação dos seus educandos, foi-lhes entregue também o passaporte de mérito, onde constavam já os primeiros carimbos atribuídos pelo desempenho académico e pelas atitudes e valores reconhecidos a cada aluno, ao longo do primeiro período.
Como também é já habitual, todos foram convidados a visitar a exposição de trabalhos de cariz interdisciplinar, onde puderam apreciar o fruto da criatividade, esforço e a aplicação de todos os alunos.
Tudo isto, claro está, numa atmosfera muito natalícia, bem ao sabor da época que atravessamos.