BÊ-Á-BÁ

Cultura

Cineteatro António Lamoso

Ensino Básico - 1.º ciclo
flash

Com uma oferta cultural diferenciadora ao longo de todo o ano, Santa Maria da Feira assume-se como um verdadeiro “Palco de Experiências”, onde o visitante é desafiado a viver em pleno o espírito dos eventos e convidado a regressar sempre que a cultura acontece.

Santa Maria da Feira tem um dos mais belos e notáveis Cineteatros, conhecido por Cineteatro António Lamoso, que é um dos centros de cultura da cidade e do concelho com capacidade de 625 lugares.

O seu nome pretende ser uma homenagem a uma das figuras mais marcantes do associativismo feirense, sendo mesmo um dos fundadores do espaço.

Com uma programação de sala preenchida com os mais importantes nomes do meio artístico nacional e internacional, o Cineteatro feirense recebeu, ao longo dos últimos anos, os mais importantes nomes das mais diversas artes de palco, da música, da dança, do teatro, da comédia, entre outros estilos e performances.

A mais antiga sala de espetáculos de Santa Maria da Feira tem servido ainda de principal e primeiro palco de apresentações para os jovens talentos do território, bem como tem sido dinamizado e promovido no sentido de potenciar a criação artística e todas as artes passíveis de apresentação em palco.

É por isto e por muito mais que este espaço, repleto de história e de memórias, marca todas as pessoas que por ele passam.

Está prevista a demolição do Cineteatro para a construção de um pólo do CCTAR – Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua


BÊ-Á-BÁ

Cultura

Paris – Ville Lumière

Ensino Básico - 3.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

                            «Respirer Paris, cela conserve l’âme» Victor Hugo

La ville de Paris est reconnue dans le monde entier comme une capitale culturelle, une des plus belles métropoles. C’est l'une des villes les plus visitées du monde et accueille plus de 25 millions de touristes chaque année.

Paris possède une énorme richesse culturelle grâce à son histoire et à son immense patrimoine – ses monuments, ses musées, ses bibliothèques, ses personnages célèbres. C’est pourquoi l’Unesco a son siège dans la capitale.

Paris a été fondé au 3ème siècle avant J-C sur l’île appelée « Île de la Cité », par un groupe de celtes, la tribu « Parisii » En 52 avant J-C, Lutèce est tombé et les Romains ont donné le nom de « Ville des Parisii ».

«Ville Lumière» remonte au Moyen–Âge. Dans cette époque, les parisiens ont été obligés à éclairer les rues de Paris avec des bougies dans les fenêtres, pendant la nuit, à cause du nombre de crimes. Plus tard, Paris a été la première ville à utiliser les lampadaires dans les rues.

Paris s’est ainsi dotée tout au long des siècles de monuments prestigieux: de Notre-Dame de Paris, construite à partir de 1163, à la Bibliothèque Nationale de France, inaugurée en 1995, comme la Tour Eiffel, inaugurée en 1889 avec 300mètres de haut, le Centre Beaubourg, ouvert au public en 1977 ou le musée du Louvre, fondé en 1793, de nombreux monuments de toute époque de l’histoire de France symbolisent Paris qui ne cesse de briller de mille feux.


BÊ-Á-BÁ

Cultura

Plantando a leitura, cultivamos o saber

Ensino Básico - 1.º ciclo
flash

Toda a escrita é uma marca. Uma simples palavra ou um pequeno texto podem retratar uma época, uma amizade, uma paixão…Um estudo, ou saudade. Filosofia, pensamento.

Escrevemos para melhor pensarmos e para sermos lidos!

Desde cedo, que a escrita e a leitura fazem parte da nossa vida, e será importante que, também desde cedo, desenvolvamos as competências e capacidades que ativamos para produção de um texto ou de qualquer documento escrito.

Cientes da importância em adquirir hábitos de literacia e de leitura, o grupo Escolaglobal tem, por isso, dado o seu contributo para que a promoção da leitura se faça de uma forma precoce e aliciante, iniciando-se nos grupos mais novos.

As nossas crianças chegam ao 1.º ciclo já com um bom domínio das competências necessárias. Mas, mais importante ainda, ingressam no 1.º ano com uma sede enorme de aprender a ler, e, todos sabemos que a vontade conduz ao conhecimento. Passo a passo, lá vão juntando as letras, primeiro sílaba a sílaba, depois palavra a palavra e, quando leem a primeira frase, parecem nem acreditar no que acabaram de fazer.

O mundo dos livros e da leitura abre-se, assim, aos nossos alunos de uma forma surpreendente, e a sua vontade de aprender através da leitura e da escrita aumenta de hora para hora, de aula para aula, de dia para dia e de ano para ano.


BÊ-Á-BÁ

Cultura

A importância da leitura na infância

Ensino Básico - 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

                    “A literatura melhor é a que as crianças leem com prazer.”
                                                                               Cecília Meireles

Pesquisas realizadas mostram que a criança que tem contato com a leitura desde cedo, sobretudo quando acompanhada pelos pais, é beneficiada em diversos sentidos: aprende melhor, pronuncia corretamente as palavras e comunica com mais clareza. Através da leitura, a criança desenvolve a sua criatividade, a sua imaginação e, além disso, adquire cultura, conhecimentos e valores sociais. A leitura frequente ajuda a criança a criar familiaridade com o mundo da escrita e, consequentemente, facilita a alfabetização, na medida em que ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

A leitura ajuda a criança a construir a sua identidade, a sua relação com o mundo e a tornar-se num ser social ativo e tolerante. Mediante o apelo ao imaginário, a leitura permite-lhe a transposição de universos, a vivência de outros modos de ser, a resolução de conflitos interiores e de problemas de ordem psicossocial.

É, por isso mesmo, um fator decisivo na maturidade da criança e do adolescente, no seu equilíbrio afetivo, na sua inserção no coletivo da escola e da comunidade em geral.

Estes valores e prática contribuirão para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática.

No entanto, é importante que a criança se sinta motivada para a leitura e atraída pelo livro que vai ler, para tal, é necessário que o hábito de ler venha desde muito cedo e que não seja unicamente imposto.

Os alunos do 4.º B deixam aqui algumas sugestões de livros que já leram e dos quais gostaram bastante, para que também tu despertes para a leitura.