Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às actividades desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
Património
A tradição ainda vale…
Ensino Básico - 1.º cicloNo passado, a festividade do Magusto realizava-se para as pessoas do campo festejarem as colheitas que haviam terminado e para agradecer e provar os frutos do seu trabalho. Servia, também, para provarem o vinho novo, fruto das últimas vindimas, tradicionalmente conhecido por Jeropiga.
Atualmente, no meio urbano, estas razões são frequentemente esquecidas, mas em regiões com tradições mais agrícolas, o tradicional Magusto continua a reunir toda a população em redor de uma grande fogueira, onde o que realmente importa é o convívio.
Salvaguardando as diferentes formas de expressão popular e tradicional, realizámos uma recolha de lengalengas, adivinhas, provérbios, quadras, lendas e músicas alusivas ao São Martinho, que tanto nos encantou.
Acreditando nesta apropriação da tradição pelas gerações mais novas, estas recolhas tiveram sentido, pois só participando ativamente na sua manutenção e difusão, é que estas se tornarão intemporais.
Património
Portugal e o seu património, um país que vale por mil…
Ensino Básico - 2.º cicloUm país com tantos séculos de história como o nosso possui um património cultural riquíssimo.
Um pouco por todo o lado, monumentos, como castelos, igrejas e palácios e uma vasta rede de museus, são testemunho do nosso passado histórico. O folclore, o fado, a tourada, ou o artesanato, fazem também parte do nosso património cultural e, quem nos visita gosta de saborear os nossos pratos típicos, a doçaria, os queijos e os vinhos regionais.
Para além disso, Portugal possui também condições naturais e climáticas favoráveis ao turismo, seja balnear, rural, termal, religioso ou de montanha. Por isso, todos os anos, recebemos um número crescente de visitantes que procuram a beleza natural e cultural do País, a sua riqueza gastronómica e claro está, a simpatia das nossas gentes, que é também reconhecida além fronteiras.
Portugal é assim um país privilegiado pela natureza e pelo valor de tantos portugueses ilustres, que ajudaram a criar a nossa identidade cultural única. Cabe-nos pois a nós, portugueses, o dever de valorizar o nosso património, renovando as nossas tradições e defendendo o que temos em comum. Só assim conseguiremos dar a conhecer a diversidade cultural do nosso país e rentabilizar as suas potencialidades para o turismo, gerando riqueza e desenvolvimento para as regiões. Por outro lado, só assim as gerações futuras poderão vir a conhecer e a desfrutar da nossa herança cultural e sentir o mesmo orgulho que nos leva a acreditar no slogan: Portugal, um país que vale por mil…
Património
Teatro Nacional São João – A conquista de um novo olhar…
Ensino Básico - 1.º cicloO Teatro Nacional São João é um dos emblemáticos edifícios da cidade do Porto e local de realização dos principais espetáculos culturais. Este começou a ser construído em 1794 e foi inaugurado em 1798, data do aniversário do príncipe D. João. Na época recebeu o nome de “Real Teatro São João”.
Ao longo da sua existência, o Teatro passou por alguns incidentes, sofrendo diversas modificações. Após estas e no ano de 1992, passou a ser responsabilidade do estado português e tornou-se verdadeiramente o “Teatro Nacional São João”. Este possui uma valorizada arquitetura, onde se pode realçar uma imponente frontaria guarnecida por quatro colunas, entre as quais se abrem grandes janelas, sobretudo no acesso à sala. Nesta predominam os tons doirado e vermelho e uma belíssima pintura alegórica no teto.
As primeiras peças realizadas neste elogiado Teatro eram primordialmente musicais e criações trazidas de outros teatros. A partir de 1994, passaram a ser criadas produções próprias e surgiu o interesse em conceber projetos com uma identidade artística que fosse originária do Teatro e o diferenciasse no cenário cultural da época.
Nos anos que se passaram até ao momento atual, o Teatro Nacional São João caracteriza-se por ter um excelente ambiente, no qual a colaboração entre os diversos elementos artísticos que compõem os espetáculos teatrais é fortíssima.
Neste majestoso Teatro todos os elementos atuam em conjunto para envolver atores, criativos, técnicos e os próprios espetadores, com a preocupação constante de fazer com que “a história do teatro recomece todas as noites”.