Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às ATIVIDADES desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
No Exterior
Visita de estudo ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia
Educação Pré-Escolar e Ensino Básico - 1.º CicloNo âmbito dos projetos EMC e ECOatitude, os alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos visitaram na semana de 12 a 16 de setembro o Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia. Este centro promove o conhecimento da fauna e da flora dos ecossistemas ribeirinhos e desenvolve ações pedagógicas, sensibilizando os seus visitantes para as responsabilidades ambientais, particularmente as questões relacionadas com a água, resíduos e conservação da natureza.
Através de uma abordagem transdisciplinar, esta visita cumpriu os objetivos a que se propôs, estimulando nos alunos valores basilares como a necessidade de respeitar e preservar a natureza, além de proporcionar o contacto direto com as espécies vegetais e animais locais.
Para saber um pouco mais sobre as espécies animais e vegetais aí existentes e que pudemos observar consulte o artigo Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia, Olhares Atentos, na secção Bê- à- Bá.
No Exterior
Escolaglobal nas comemorações dos «10 Anos do Museu do Papel»
Ensino BásicoNo passado dia 26 de outubro, no âmbito do projeto Ideias com Papel, os nossos alunos estiveram presentes na cerimónia comemorativa dos «10 Anos do Museu do Papel». Após um pequeno discurso que contou com intervenções de João Brigola (diretor do Instituto de Museus e da Conservação), Maria José Santos (diretora do Museu do Papel) e Alfredo Henriques (presidente da Câmara de Santa Maria da Feira), foi feita a apresentação do documentário "Uma Vida a Reciclar Papel", realizado nos últimos dias de laboração de uma fábrica centenária de papel do concelho.
De seguida, procedeu-se à abertura da exposição itinerante "A minha Escola adota um Museu… um Palácio… um Monumento", projeto do Instituto dos Museus e Conservação, onde os nossos alunos tiveram a oportunidade de ver em exposição os seus próprios trabalhos, premiados no âmbito desta iniciativa.
Recorde-se que o Externato Paraíso dos Pequeninos venceu o primeiro prémio deste concurso, na categoria Artes Performativas (1.º ciclo do Ensino Básico), com o projeto “Uma Canção de Papel”. Na mesma categoria, o Colégio Terras de Santa Maria (2.º ciclo do Ensino Básico) também arrecadou o primeiro prémio, com o projeto “O Engenho da Lourença”. O Externato Paraíso dos Pequeninos foi ainda distinguido com uma menção honrosa na categoria Artes Visuais (1.º ciclo do Ensino Básico), com o projeto “Oficina Fazer”. Também o Colégio das Terras de Santa Maria recebeu esta distinção na mesma categoria (2.º ciclo do Ensino Básico), com o projeto “O Engenho da Lourença”. Relembre-se ainda que a escolaglobal® adotou o Museu Convento dos Loios: o Colégio das Terras de Santa Maria venceu o primeiro prémio deste concurso nacional, na categoria Artes Performativas (3.º ciclo do Ensino Básico), com o projeto “O Castelo e os Pereira”. Por sua vez, o Externato Paraíso dos Pequeninos foi distinguido com uma menção honrosa, na categoria Artes Visuais (1.º ciclo do Ensino Básico), com o trabalho “Artes e Ofícios da Cortiça”.
No Exterior
Visita à escola de equitação
Ensino BásicoNo âmbito de uma possível escolha, de entre o leque das atividades extracurriculares que o Colégio coloca na disponibilidade dos seus alunos, no inicio deste ano letivo, todos os alunos de 2.º ciclo foram convidados a visitar as instalações da escola de equitação, com a qual estabelecemos o protocolo de lecionação das aulas de hipismo.
Foi com grande entusiasmo que quase todos quiseram montar os fantásticos animais que foram colocados à disposição para esse efeito. Os nossos pequenos cavaleiros tiveram oportunidade de apreciar a doçura, a nobreza e a força daqueles animais, deixando transparecer sorrisos de encanto e empatia…
Vejam o vídeo…
No Exterior
Visita de estudo ao castro de Romariz
Ensino Básico - 2.º cicloPorque se enquadra numa das unidades em estudo para os alunos de 5.º ano, também este ano se efetuou a visita de estudo destes alunos ao Castro de Romariz.
Desta feita, o tempo resolveu ajudar e os alunos de ambas as turmas tiveram ocasião de visitar o local, numa tarde soalheira e convidativa às descobertas arqueológicas, que fizeram as delícias dos nossos pequenos investigadores.
Muito curiosos, observaram as muralhas, as ruínas das habitações e até as recentes escavações, que continuam em curso e dão continuidade à descoberta de um dos mais importantes povoados, habitado pelas comunidades agropastoris.
Do cimo do monte, foi também possível avistar os campos férteis dos vales circundantes, outrora cultivados e perceber como era difícil a via diária destes nossos antepassados.
A visita ao Castro de Romariz é sempre muito interessante, pois ajuda os alunos a perceber um pouco melhor o contexto em que viveram os seus habitantes, o modo como responderam aos problemas que lhes foram colocados e a forma como compreenderam o seu mundo.
No Exterior
Jojo, o reincidente - Liberdade de
imaginar…
Ensino Básico - 1.º ciclo
Mais um ano e mais uma magnífica e profícua visita de estudo oferecida pelo Externato, no mês de outubro, aos seus prezados alunos, nomeadamente aos do 1.º Ciclo.
Desta vez, rumámos ao Teatro Nacional São João, na sumptuosa cidade do Porto, para assistir à belíssima e humorada peça de teatro denominada “Jojo, o reincidente”. Nesta podemos conhecer um traquina, mas amoroso menino, chamado Jojo que imaginava o seu próprio mundo como forma de se revoltar contra as regras que lhe eram impostas pelo mundo dos adultos. Essa revolta demonstra-a manipulando objetos de forma impensável, mas divertida, onde as palavras são escassas. A personagem principal, Jojo, nunca desiste e experimenta, constantemente, diversas situações insólitas.
Nesta deslumbrante peça de teatro, viajámos pelas liberdades e direitos da infância, onde as crianças, tal como nós, se experimentam e, ao fazê-lo, se formam a si mesmas.
Adorámos assistir a esta inesquecível e enriquecedora peça teatral, que tanto transformou a nossa forma de encarar esta arte.
No Exterior
Cerimónia pública de entrega dos
diplomas
Ensino Básico
O Cineteatro António Lamoso serve, de há vários anos a esta parte, de palco anfitrião a várias comemorações do grupo Escolaglobal.
No dia 29 de outubro, teve lugar, nesta sala de espetáculos, a realização de uma cerimónia pública para a entrega dos diplomas. Pela manhã, com a casa cheia de familiares e amigos de todos os nossos galardoados, iniciou-se uma gala em que foram anunciados os alunos premiados do 2.º e 3.º ciclos. Da parte da tarde, o cenário repetiu-se mas, desta vez, os alunos reconhecidos foram os do 1.º ciclo. Os diplomas foram entregues pelas mãos do Diretor-Geral, das Diretoras Pedagógicas e das docentes. Esta cerimónia foi o resultado da implementação, no ano letivo anterior, a partir do 1.º ciclo, de uma iniciativa promotora do bom desempenho dos nossos aprendizes nos diferentes domínios da sua formação (académico, atitudes e valores). Esta iniciativa permitiu reconhecer e valorizar o trabalho e esforço de todos os meninos que, ao longo do ano, se empenharam para alcançar as metas traçadas.
Foi com grande alegria e orgulho que verificámos que um número significativo dos nossos alunos conquistou o direito de ser agraciado com um diploma distintivo do seu desempenho (diploma de mérito, mérito com distinção, mérito com distinção e louvor).
Parabéns a todos pelos diplomas que conquistaram! O segredo é continuarem a trabalhar para, no próximo ano, mais diplomas conseguirem arrebatar…
No Exterior
Escrita Criativa
Ensino Secundário
Nos dias 3 e 4 de novembro, as turmas do Ensino Secundário tiveram a oportunidade de participar num seminário de escrita criativa dirigido pelo escritor, poeta, especialista e metodólogo de ensino da escrita do português, Pedro Chagas Freitas.
Foram diversas as atividades no sentido de promover a diversidade de técnicas narrativas, aprofundar a flexibilidade e a imaginação, explorando as potencialidades artísticas de cada um. No sentido de estimular também a expressividade oral e corporal, este seminário fomentou não só um exercício de improvisação a nível gráfico, com também aprofundou a exposição de diferentes opiniões sobre diversos assuntos. Através da simulação de um debate televisivo, os alunos puderam focar temas como “o direito ao voto a partir dos 16 anos”, “reality shows”, “ciúmes”, “exames” e “acordar cedo”.
Esta atividade despertou, sem dúvida, a nossa sensibilidade criativa e enriqueceu a nossa capacidade de estruturar o raciocínio.
No Exterior
Prémio Rotary melhor aluno 2011
Ensino Básico - 3.º ciclo
Como tem ocorrido nos últimos anos, o Colégio foi convidado pelo Rotary Clube de Santa Maria da Feira, a indicar o seu melhor aluno de nono ano, para receber o prémio com que são distinguidos os melhores alunos de cada escola, em todo o Concelho.
Como habitualmente, o convite foi extensivo aos professores, que são igualmente homenageados pelo seu contributo na formação destes jovens.
Assim, foi com muito gosto que, este ano, acompanhámos o aluno Pedro Pereira Batista a participar na cerimónia, para receber a merecida homenagem.
Na presença de um vasto auditório, várias individualidades concelhias teceram elogiosos comentários, reconhecendo e incentivando estes jovens a continuarem a demonstrar, com o seu trabalho e aplicação, que merecem ser distinguidos e apontados como exemplos de mérito e de excelência entre os seus pares.
Aos professores, foram também dirigidas palavras de incentivo e agradecimento pela dedicação sendo-lhes atribuído um diploma de mérito.
No Exterior
Visita ao Planetário
Ensino Básico - 3.º ciclo
No dia 28 de novembro de 2011, as turmas A e B do 7.º ano, fizeram uma visita de estudo ao Planetário do Porto, com o tema “ Visões do cosmos”.
Fomos para uma sala onde vimos e ouvimos coisas fantásticas, como por exemplo, a constituição do Sol, a estrela principal do Sistema Solar; dos oito planetas, Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno e dos Satélites Naturais.
Os Planetas dividem-se em dois grupos: os rochosos e os jovianos.
Exceto Mercúrio e Vénus não têm satélites naturais. Obviamente, dedicámos uma atenção muito especial à observação do nosso Satélite Natural: a Lua.
Por fim, observámos alguns telescópios e ficámos a saber que Portugal ajudou a construir o maior telescópio Europeu.
Foi uma visita muito interessante, conseguimos experienciar e comprovar muitos dos conhecimentos que adquirimos nas aulas de Ciências Físico-Químicas. Gostámos muito.
No Exterior
Visita de estudo à UA
Semana Aberta da Ciência e Tecnologia
Ensino Secundário
Na disciplina de Física e Química A, os nossos alunos do 10.º e 11.º anos realizaram uma visita de estudo, no passado dia 25, à Universidade de Aveiro. Atividades diferenciadas sempre relacionadas com a Física e Química. Esta visita teve como principal objetivo um contato lúdico, mas sério com a Física e a Química, versando várias vertentes: análise de conteúdos programáticos em contexto extra-
-aula, conhecimento da investigação em Física com visitas guiadas aos laboratórios de investigação do departamento de Física da UA e, claro, um convívio salutar entre alunos e professores!
No Exterior
Uma viagem deslumbrante
Educação Pré-EscolarEm plena época natalícia, a Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira transforma-se, todos os anos, num cenário idílico repleto de brilho e mistério. Envolvidas num ambiente encantado as crianças, como habitualmente acontece, criam imaginários que os adultos, muitas vezes, são incapazes de perceber. Neste mundo de ilusão, todos os sonhos e desejos parecem ganhar forma e cor. Entre sorrisos e olhares, aplausos e gargalhadas as nossas crianças foram desafiadas a deixarem-se conduzir pelo mundo da fantasia. O resultado final foi surpreendente!
Segue-nos e descobre o que deslumbrou os mais pequenos.
“Gostamos de ir à Terra dos Sonhos porque…”
- “Vimos a Carochinha a dançar com o seu namorado.” – Grupo dos 3 anos
- “Vimos o Pai Natal e uma rena verdadeira.” – Grupo dos 4 anos
- “Vimos os piratas, a Branca de Neve, a Popota e muitos ratinhos.” – Grupo dos 5 anos
- “Andámos no Carrossel”. – Grupo dos 3 anos
- “Dançámos com bonecas e palhaços.” – Grupo dos 4 anos
- “Escorregámos na pista de gelo.” – Grupo dos 5 anos
Apesar da variedade de opiniões existe uma que certamente é unânime: repetir a experiência para o próximo ano.
No Exterior
Um dia na Terra dos Sonhos
Educação Pré-Escolar e Ensino BásicoNo dia 1 de dezembro, a Terra dos Sonhos voltou a abrir as portas ao mundo encantado da magia do Natal e a Escola Global não pôde deixar de participar, uma vez mais, neste evento que marca a época natalícia.
Neste dia, os autocarros do colégio encheram-se de crianças e familiares, rumo à Terra dos Sonhos para conhecerem os habitantes da Lapónia, os brinquedos, os piratas, as princesas e os tesouros que passaram a habitar o mundo mágico da Quinta do Castelo em Santa Maria da Feira e, o momento mais desejado por todos, a chegada do Pai Natal.
As crianças esperaram entusiasmadas, por este dia para conhecerem algumas personagens que habitam no imaginário de cada uma delas.
A área temática da “Carochinha” e a “Ilha dos Piratas“ foram as que despertaram mais atenção não só aos miúdos mas também aos graúdos, que voltaram a ser crianças num mundo em que tudo parece real.
Este foi mais um momento a recordar por todos os que participaram neste evento, dada a envolvência e interação entre pais e filhos nas inúmeras atividades da Terra dos Sonhos.