Depois de 29 edições e 15 anos de vida, o jornal “ABC” deixa o formato de papel e transforma-se no portal “ABC”. Os objectivos continuam os mesmos de sempre: fomentar a aprendizagem das línguas e da informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade, e o espírito crítico a ligação da escola à família. Este portal divide-se em 3 secções. A primeira refere-se às ATIVIDADES desenvolvidas pela comunidade educativa na escola, no exterior e no âmbito de projectos que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo. A secção “Bê-á-bá”, que apresenta três temas: Ciência, Cultura e Património, pretende dar a conhecer temas relevantes nestas áreas, no âmbito do projecto educativo em curso, centrado na inovação e criatividade. Finalmente, a dos Clubes tem como objectivo dar a conhecer as iniciativas de enriquecimento curricular destinadas ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Com esta nova plataforma, pretendemos valorizar a capacidade de comunicação para o exterior e estimular ainda mais o dinamismo e o empenho demonstrados por estudantes e docentes do grupo escolaglobal®.
Na Escola
A chegada do outono!
Educação Pré-EscolarDepois do nosso amigo verão ter-se ido embora, eis que chega uma nova estação com muitas mudanças! E tantas que elas foram!!! As crianças da Sala dos Sonhos não ficaram indiferentes às alterações desta estação… O frio apareceu, o Sol já não brilha com a mesma intensidade, o vento sopra com mais força e a chuva regressou. Também as nossas roupas já são mais quentinhas!
Foram várias perguntas que surgiram sobre esta mudança de clima e, deste modo, descobrimos, em conjunto, que era o outono que tinha chegado. Porém, os meninos dos 3 anos, curiosos e observadores que são, repararam que para além destes fenómenos, estava outro muito engraçado a acontecer às folhas das árvores e daí surgiu a questão… ”Porque é que as folhas das árvores caem no outono?!... Pensamos que podia ser por causa do vento ser mais forte, ou porque já estavam velhinhas e cansadas de estar nas árvores mas, todos juntos, decidimos partir à descoberta! Se não acreditam vejam o que fizemos e a solução que encontramos!
Na Escola
Dia Mundial da Alimentação
Ensino Básico - 1.º cicloNo âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação e com o intuito de continuar a implementar hábitos saudáveis de vida, o Externato desenvolveu atividades relacionadas com a alimentação saudável. Ao longo do dia, foram debatidos temas sobre a alimentação e suas implicações no desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Para culminar, os nossos alunos vestiram a pele de pequenos chefes de cozinha e confecionaram uma deliciosa salada de fruta! No final do dia, todos estavam orgulhosos com o resultado, como se confirma com as suas afirmações: “A nossa salada de fruta estava deliciosa, colorida e perfumada!” Foi um dia repleto de alegria, trabalho em equipa e partilha de experiências. Deixamos aqui algumas fotografias para partilharmos com todos este momento!
Na Escola
Índice de Massa Corporal
Ensino Básico - 2.º e 3.º ciclosO Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para lembrar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é consciencializar a Humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas.
Os alunos do CTSM não são indiferentes a esta causa, pelo que realizaram debates nas aulas Língua Portuguesa, tendo como mote o conto da semana “A Fome no mundo explicada a seu filho”.
A importância de praticar uma alimentação saudável é outro dos lemas da celebração do Dia Mundial da Alimentação e foi neste âmbito que, no dia catorze de outubro, os alunos do sexto e do nono ano se disponibilizaram para calcular o IMC (índice de massa corporal) dos seus colegas e os sensibilizaram para como é importante ter, diariamente, alguns cuidados com a alimentação praticada.
Na Escola
Uma tarde de aventuras com o Gombby
Ensino Básico - 1.º cicloFoi com muita alegria e ansiedade que, no passado dia 24 de outubro, as turmas da Educação Pré-Escolar e do 1.º e 2.º anos, receberam a visita do astuto e perspicaz Gombby. Como por encanto, este personagem, conhecido por todos como o padeiro da Ilha Verde que adora investigar qualquer mistério, transpôs os seus livros para interagir com os nossos alunos, valorizando e dando vida a todo o trabalho por eles desenvolvido.
Com base numa vertente didática e educacional, os alunos puderam dançar ao som das suas conhecidas músicas, confraternizar com o seu mais recente amigo e ainda houve um tempinho para autografar os livros explorados na sala.
No final, os nossos pequenos leitores, maravilhados com a presença do seu novo amigo, ofereceram-lhe um miminho como sinal de gratidão e carinho pela sua disponibilidade em nos vir conhecer à nossa escola.
Obrigado Gombby!!! Esperamos por ti em novas AVENTURAS !!!!
Na Escola
Halloween
Ensino Básico - 2.º e 3.º ciclosThis year we celebrated with two scary contests! 5th and 6th grades tried to build the most frightening and original mask. 7th, 8th and 9th grades were asked
to bring the most awesome haunted house. The results were terrifying! Our exhibition was full
of the Halloween spirit.
Na Escola
Guy Fawkes
Ensino Básico - 3.º ciclo e Secundário“Remember, remember, the 5th November.
Gunpowder, treason and plot.
We see no reason why gunpowder treason
Should ever be forgot.”
Bonfire Night (or Guy Fawkes Night) celebrates the failure of a gunpowder plot, in which a group of Catholic conspirators attempted to blow up the Houses of Parliament on the evening of 5th November 1605, when the Protestant King James I was within its walls.
The celebrations involve fireworks displays and the building of bonfires, on which “guys”, representing Guy Fawkes (the most infamous of the conspirators), are traditionally burnt. There are different ways of celebrating this festivity: young people eat toffee apples.
This historical event is not only celebrated in the United Kingdom, but also in former British colonies (New Zealand, Australia, South Africa, the province of Newfoundland and Labrador).
In our school, we celebrated this festivity with a contest for the 7th A. Students from 10th and 11th grades also organized an exhibition of some works made by them to commemorate this festivity.
Na Escola
Um magusto em cada cartucho!
Educação Pré-Escolar e Ensino BásicoO dia de São Martinho foi festejado, uma vez mais, na nossa escola com grande alegria e entusiasmo.
Todos os alunos, desde o ensino Pré-Escolar ao 1.º Ciclo, participaram de forma ativa e divertida, em diferentes atividades dentro e fora da sala de aula.
Foram realizados muitos trabalhos alusivos a esta festividade, entre eles, o imprescindível cartucho decorado com castanhas, a exploração da lenda de São Martinho e o cântico de músicas tradicionais.
É claro que não faltaram as quentes e boas castanhas no nosso magusto e a animação esteve sempre presente, mesmo com o tímido Sol a aparecer.
Mais um dia que ficará bem guardado no cartucho de cada um, tal como as castanhas guardadas na nossa barriguinha.
Na Escola
S. Martinho
Ensino Básico e SecundárioComo não podia deixar de ser, no passado dia 11 de novembro, festejámos, no Colégio, o dia de S. Martinho. Não faltaram as castanhas e a groselha, nem tão pouco a vontade de aproveitar mais um momento de confraternização entre toda a comunidade educativa.
Apesar da chuva miudinha, que teimou em cair ao longo da tarde, os alunos realizaram entre si alguns jogos tradicionais, vivenciando um momento alegre e descontraído que mantém todos os anos esta tradição.
Viva o dia de S. Martinho!
Na Escola
Feira do livro
Ensino Básico - 1.º cicloSabemos que o mundo das crianças é um mundo mágico, onde tudo pode acontecer… e, o que melhor do que um livro para fazer despertar essa magia e criar pensamentos fantásticos, repletos de encanto e fantasia?
Foi com alegria e entusiasmo que os nossos alunos tiveram conhecimento da realização de uma feira do livro com a coleção do Gombi. À medida que a data se aproximava, os livros do Gombi despertaram a sua magia nas salas de aula da nossa escola. Cada professora leu e trabalhou alguns livros desta coleção na sua sala de aula. E… entre leituras, trabalhos e reflexões chegou o dia 14 de outubro, data da realização da feira. Com a cooperação de todos os alunos, cada turma organizou a sua banca, a ser visitada por todas as crianças da escola.
Chegada a hora, os nossos alunos nem queriam acreditar na quantidade e variedade de livros que tinham à frente dos seus olhos. Queriam ver tudo, mexer em tudo, sentir a textura das páginas, sorrir com as ilustrações, enfim, entrar para cada livro, sonhando com a magia que este lhes pudesse oferecer.
As imagens coloridas e as aventuras deste herói atraíram as nossas crianças, criando um ambiente de festa e euforia.
A Feira do Livro da nossa escola foi vivida pelos nossos alunos de uma forma intensa e profunda, de certo não a irão esquecer.
Na Escola
O Natal chegou à Creche!
CrecheA palavra “Natal” enche os nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalícios e as felicitações que nos fiquem por fazer. Contudo, um dos momentos mais divertidos desta época é, sem dúvida, a decoração da Árvore de Natal. Podemos ver em cada bola uma lembrança, em cada adereço uma esperança, em cada lâmpada um caminho novo a seguir e na estrela, que se encontra no topo, um guia de novos caminhos.
As crianças da Creche não ficaram indiferentes à magia de Natal e criaram novos enfeites para decorar o pinheirinho da nossa sala. Recorreram a material já usado, como CDs, tecidos, fitas, papel e cartolina e criaram enfeites originais e únicos.
Pudemos, ainda, contar com a importante colaboração dos papás, que não só ajudaram na decoração da árvore, como na transmissão de valores e espírito natalício.
Os meninos da Creche desejam a todos um Feliz Natal!
Na Escola
Entre pequenos gestos e muitos sorrisos
Ensino Básico - 1.º cicloAssociando o espírito natalício à onda de solidariedade que se vive atualmente, o Externato resolveu, uma vez mais, associar-se a uma causa nobre. Assim, ao longo destes primeiros dias de dezembro, através da FEP solidária, projeto da Faculdade de Economia do Porto, as nossas crianças e respetivas famílias puderam dar largas à sua capacidade de partilhar e ofereceram bens alimentares, roupa, livros e brinquedos a todos aqueles que nos dias de hoje vivem com mais dificuldade. Para agradecer este belo gesto, no dia 16 de dezembro, dia da nossa festinha de Natal, a Tuna Masculina da FEP decidiu presentear as nossas crianças com uma dinâmica e divertida atuação. Mas a diversão não ficou por aqui…Porque as boas ações devem ser celebradas, juntaram-se à festa as crianças que integram a atividade de hip-hop. Naquele momento, entre notas de música e passos de dança, a magia aconteceu. Os olhinhos dos mais pequenos iluminaram-se e a palavra solidariedade fez todo o sentido. Nesse instante, as nossas crianças sentiram-se orgulhosas e perceberam o verdadeiro significado da expressão: ”Com pequenos gestos e muitos sorrisos podemos ajudar os outros”.
Na Escola
Feira do Livro
Ensino Básico - 1.º e 2.º ciclosNo dia 7 de dezembro, abrimos as portas de uma feira do livro direcionada sobretudo para os alunos dos 3.º e 4.º anos e, também, para os alunos do 2.º ciclo. Motivadas pela curiosidade, as crianças puderam folhear livros de vários autores portugueses para a infância e juventude, dos quais gostaríamos de destacar António Mota. Muitas das obras presentes nesta Feira do Livro, fazem parte do Plano Nacional de Leitura por constituírem literatura de excecional interesse para esta faixa etária.
No âmbito do Projeto “Voar a ler”, e em contexto de sala de aula, várias atividades foram desenvolvidas com base em alguns dos livros presentes nesta feira. Dos livros trabalhados, salientamos O primeiro dia de aulas e Sonhos de Natal, ambos de António Mota. Este tipo de abordagem pedagógica permite o desenvolvimento de competências leitoras nos alunos, despertando, em paralelo, maior interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita.
Em forma de balanço, podemos dizer que esta feira foi um sucesso, deixando no ar a certeza e a vontade de voltar a organizar mais iniciativas deste género.
Na Escola
Os Índios
Ensino SecundárioNo âmbito da disciplina de Português, devido ao estudo do texto argumentativo, elaboramos trabalhos de grupo sobre a vida e cultura dos diversos povos tribais existentes no Brasil. Estes trabalhos relacionam-se com o estudo da obra "Sermão de Santo António aos Peixes", pelo padre António Vieira, defensor dos direitos destas tribos.
Como podemos constatar com as diversas apresentações fruto de longas pesquisas, as diferenças entre o modo de vida destes povos e a nossa civilização são mais que evidentes. No entanto, pudemos concluir que, ao longo do tempo essa diferença foi-se atenuando pelas relações que foram criadas entre a sociedade atual e o povo indígena.
«Aprendi imenso sobre os povos. Nunca pensei que alguns deles tivessem acesso à educação escolar.» - Informa Pedro Gomes, aluno presente na apresentação dos trabalhos referidos.
Muitos dos presentes ficaram surpreendidos aos constatarem que os índios usufruíam das novas tecnologias, como evidenciamos na seguinte citação de Adriana Silva: «Eles usam telemóvel, como nós usamos?»
Com este trabalho verificamos que os índios são bem mais do que aquilo que os meios de comunicação nos transmitem e portanto auferimos uma nova opinião e uma nova admiração por eles.
Na Escola
Rómulo de Carvalho “O meu amigo já pensou…”
Ensino SecundárioComo habitual, no dia 24 de novembro celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Nesta data recorda o nascimento de Rómulo de Carvalho, figura carismática da Ciência e da Educação em Portugal: foi professor de Física e Química, historiador, poeta e um dos mais conceituados e prestigiados divulgadores de Ciência do nosso país. Em sua homenagem, um pouco por todo o país, foram desenvolvidas atividades de divulgação científica.
Esta data não passou incólume no nosso Colégio: os alunos do 11.º A, inspirados nos ensinamentos de Rómulo de Carvalho, desenvolveram um conjunto de experiências simples que explicam de forma muito prática a Física que nos rodeia.
Os trabalhos foram muito bem concebidos e a apresentação da exposição foi digna de registo!