Escolaglobal vence prémio na Ciência

O projeto “O poder do Mel e da Própolis” desenvolvido pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Colégio das Terras de Santa Maria foi o vencedor do prémio “Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola” na edição de 2014. </br> O projeto esteve em destaque no Parque de Exposições de Aveiro a 25 e 26 de Setembro, dias reservados para a mostra dos trabalhos realizados em escolas de todo o país, com a presença de personalidades como o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, o Ministro da Educação, Nuno Crato, e o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho.

(Ver vídeo da entrega de prémios aqui)

O projeto vencedor consiste no aproveitamento das propriedades do mel e da própolis para o desenvolvimento de produtos cosméticos: creme hidratante, batom hidratante, cera depilatória e aftershave. Todos estes produtos foram criados e fabricados no colégio, com um total envolvimento dos alunos do Clube de Ciências e sob orientação dos docentes, nomeadamente da professora Lúcia Tavares, responsável pelo projeto.

Apesar da distinção obtida pelos alunos do 2.º e 3.º ciclo, importa realçar que todos os níveis de ensino estiveram envolvidos em projetos científicos, que foram igualmente a concurso. A “Essência das Plantas” para a educação pré-escolar; a “Agricultura na Vertical” para o 1.º ciclo e a Energia Microbiológica, para o ensino secundário. O “Essência das Plantas” da educação pré-escolar mereceu, aliás, a atenção particular do Primeiro-Ministro e que consistia na extração de essências através de plantas que facilmente encontramos em território português, como o alecrim ou o eucalipto, por exemplo.

(Ver vídeo do Primeiro-Ministro no projeto Essência das Plantas aqui)