LOADING...
noticias
  • Provas de Aferição e Exames Nacionais

    Provas de Aferição 2024

    Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas de Aferição, pelo que recomendamos a sua leitura atenta. De acordo com o despacho normativo n.º 4-2024, as provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória, para todos os alunos do 2.º ano do Ensino Básico. As provas de aferição escritas serão realizadas em suporte eletrónico, na plataforma eletrónica das provas de aferição, a que se acede através do endereço https://provas.iave.pt/. As provas de aferição visam acompanhar: o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas; fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos alunos à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos; potenciar uma intervenção pedagógica atempada nas aprendizagens de cada aluno. ​A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui. As Informações-Prova das Provas de Aferição, encontram-se disponível na página eletrónica do IAVE.   Documentos: Despacho Normativo n.º 4/2024 - Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024   Calendário das Provas de Aferição 2024   Informação Prova - Provas de Aferição 2.º Ano   Informação Complementar - Provas de Aferição 2.º Ano Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - JNE/2024 Norma 01/JNE/2024 - Instruções para Realização Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário Guia para a Realização das Provas de Aferição – 2024  

    Provas, Exames e Acesso ao Ensino Superior 2024

    As inscrições para a primeira fase de realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 26 de fevereiro a 8 de março, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2024 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários, no módulo criado para o efeito. Nos documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta. A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs). Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail monicadias@escolaglobal.org. Atenção: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2024, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível, após abertura do procedimento, em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx. Mais se informa: A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui. As Informações-Prova das Provas de Aferição, das Provas Finais de Ciclo e dos Exames Finais Nacionais, a realizar em 2024, encontram-se disponíveis na página eletrónica do IAVE.   Documentos: Despacho Normativo n.º 4/2024 - Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024 Guia Provas de Ingresso 2024 - Ensino Superior Privado Guia Provas de Ingresso 2024 - Ensino Superior Público Guia Geral de Exames 2024 - Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2023-2024 Norma 01/JNE/2024 - Instruções para Realização Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
  • capa
    Pelo nono ano consecutivo, a escolaglobal é uma Microsoft Showcase School, o título máximo que a Microsoft Educação atribui às escolas mais inovadoras do mundo. Com 53 docentes certificados, é a instituição de ensino em Portugal com mais professores distinguidos pela gigante norte-americana, para o ano letivo de 2023/2024. A escolaglobal é a única Microsoft Showcase School do distrito de Aveiro.

    Em todo o mundo, mais de 24 mil professores obtiveram o título de Microsoft Innovative Educator Experts (MIEE). Dos cerca de 300 professores portugueses que a Microsoft reconheceu com esta certificação, 53 são docentes na escolaglobal. A Microsoft Educação aprovou a candidatura de todos os professores do Edifício Avó Aninhas e do Colégio das Terras de Santa Maria que realizaram a formação necessária para obter o título de MIEE.   

    Para Nuno Moutinho, diretor-geral da instituição de ensino privada, “esta distinção muito nos honra, certificando o nosso compromisso com a excelência académica e com a visão inclusiva e transformadora da educação que a Microsoft tem”, explica.  

    A escolaglobal é distinguida como Microsoft Showcase School desde 2015, por ser considerada um exemplo, a nível mundial, no que toca à utilização de tecnologia nos seus processos de ensino e aprendizagem. Este ano letivo, existem apenas quatro escolas com este estatuto em Portugal.

    “As Microsoft Showcase Schools são pioneiras na educação. Fazem parte de uma comunidade global exclusiva, reconhecida e celebrada pela transformação educativa, que inclui visão e inovação no ensino, aprendizagem e preparação dos alunos para o futuro”, afirma a Microsoft em comunicado. 

  • 1
    O mês de setembro é um mês de mudança. Os horários, as correrias e as responsabilidades estão de volta! De modo a tornar este período de regresso às aulas simples e descomplicado, o Serviço de Psicologia e Orientação preparou algumas dicas.

    1. Estabeleça rotinas estáveis

    Prepare com antecedência a adaptação do seu filho aos novos horários. Defina com ele a hora do acordar, do deitar, o horário para a televisão, videojogos, etc. Coloque o horário escolar numa área comum, para que possa ser facilmente consultado por toda a família.

    2. Dê tempo para o seu filho descontrair

    As crianças passam muito tempo na escola e têm uma carga horária exigente. É imprescindível que, todos os dias, o seu filho usufrua de momentos em que possa simplesmente descontrair e relaxar.

    3. Fomente hábitos de estudo

    Não estude pelo seu filho. Oriente-o, ajudando-o a descobrir as estratégias mais eficazes.

    4. Defina e prepare o local de estudo em casa

    Designe um espaço da casa especificamente para esse efeito, com boa iluminação, temperatura agradável e onde todos os materiais possam estar organizados, de forma a que o seu filho aceda, facilmente, aos mesmos.

    5. Planeie refeições saudáveis

    Uma boa alimentação é também importante. Convém, sobretudo, apostar num bom pequeno almoço, essencial para a concentração e para um bom rendimento do seu filho. E não descure os lanches: habituar as crianças a levarem comida saudável de casa é o mais indicado.

    6. Tenha tempo de qualidade com o seu filho

    Privilegie o tempo em família, realizando atividades de lazer que fortaleçam a vossa relação e que permitam conhecer melhor o seu filho e os seus interesses.

    7. Não descure o sono

    Assegurar noites bem dormidas é outro aspeto que deve merecer a atenção dos pais. Tendo em atenção que o número ideal de horas de sono em idade escolar ronda as 9/10 horas diárias, cabe aos pais zelar pelo seu cumprimento.

    8. Elogie o seu filho

    É natural que exija do seu filho empenho e bons resultados, mas tenha algum cuidado para não ser excessivamente exigente. Valorize o seu esforço, mesmo que os resultados não sejam os desejados. Promova a sua motivação, elogiando os seus progressos.

    9. Esteja bem informado

    Envolver-se com a escola é importante quando falamos da educação do seu filho. Mantenha-se a par do que vai acontecendo. Ouça o seu filho e o que ele tem para contar.  
  • Calendario Escolar_Capa
  • 1
  • 1
    É com enorme satisfação que a escolaglobal® anuncia a celebração de um protocolo com o Kaizen Institute (mais informações em: https://pt.kaizen.com/sobre-nos), que começará de imediato e que se prolongará durante o próximo ano letivo de 2023/2024.

    O que é o Kaizen e quais as suas vantagens?

    O maior desafio que a escola enfrenta é preparar os seus educandos para um futuro que será certamente marcado pelos avanços na robótica, automação e inteligência artificial. Instituições como o Banco Mundial, o Fórum Económico Mundial e a OCDE têm destacado a importância das chamadas competências do século XXI para o sucesso pessoal e profissional, num mundo em constante mudança:
    • Pensamento crítico e resolução de problemas: capacidade para analisar situações complexas e encontrar soluções criativas e inovadoras;
    • Colaboração e liderança: apetência para trabalhar em equipa e liderar grupos;
    • Comunicação efetiva: aptidão para se expressar de forma clara e objetiva, tanto oralmente como por escrito;
    • Alfabetização digital: conhecimento para lidar com as novas tecnologias e usar ferramentas digitais para comunicar efetivamente num mundo cada vez mais conectado;
    • Aprendizagem ao longo da vida, de forma autónoma: capacidade de aprender constantemente e de se adaptar a mudanças;
    • Inteligência emocional: saber lidar com as próprias emoções e se relacionar com os outros de forma empática e colaborativa;
    • Negociação: saber resolver conflitos e chegar a acordos que beneficiem todas as partes envolvidas;
    • Criatividade: pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras.
    A metodologia Kaizen é uma abordagem japonesa para a melhoria contínua, que se concentra em tornar pequenas melhorias consistentes no âmbito de um processo, para alcançar um objetivo maior. Embora seja mais comumente associada às empresas, a metodologia Kaizen pode ser aplicada em qualquer área da vida, incluindo a educação. Na verdade, os alunos do ensino básico e secundário podem ter enormes benefícios ao aprenderem a metodologia Kaizen. Aqui estão algumas vantagens:
    • Aumento da produtividade: os alunos aprendem a identificar áreas onde podem fazer pequenas melhorias que podem ter um impacto significativo ao longo do tempo;
    • Desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas: a metodologia Kaizen é baseada na identificação de problemas e a implementação de soluções para resolvê-los de forma eficaz;
    • Fortalecimento da mentalidade de crescimento: a metodologia Kaizen assenta na ideia que as competências podem ser desenvolvidas ao longo do tempo com esforço e prática, valorizando-se a resiliência e o progresso contínuo, em vez de resultados imediatos;
    • Busca da excelência: a metodologia Kaizen enfatiza a importância dos detalhes e da busca constante de maneiras de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido;
    • Pensamento crítico: é enfatizada a análise crítica do processo atual para identificar áreas de melhoria, pelo que os alunos aprendem a avaliar sistematicamente as informações para tomar as melhores decisões;
    • Colaboração: a metodologia Kaizen enfatiza a colaboração e a participação de todos os membros da equipa na melhoria do processo para se alcançar um objetivo comum;
    • Comunicação: a metodologia Kaizen envolve a comunicação clara e concisa de ideias e informações;
    • Criatividade: ao incentivar-se a busca constante por soluções inovadoras, os alunos aprendem a pensar fora da caixa para encontrar soluções criativas para problemas.
    As ferramentas Kaizen podem assim ter um impacto significativo nas competências de século XXI mais relevantes para o mundo em constante mudança em que vivemos.

    Como e quando iremos aplicar as metodologias Kaizen?

    Durante o restante ano letivo de 2022/2023, o nosso corpo docente receberá formação nas metodologias Kaizen e os project leaders do Instituto trabalharão junto dos vários agentes da nossa comunidade educativa (Alunos do Ensino Básico e Secundário, Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais) para realizar um diagnóstico às nossas práticas pedagógicas e administrativas, de forma a identificar as oportunidades de melhoria contínua. Esta fase de diagnóstico estende-se até junho de 2023 e caracteriza-se pelo desenho dos fatores de utilidade da escola, distribuição de inquéritos, estudo da Voz do Cliente (VOC) através da realização de entrevistas e análise dos resultados e das curvas de valor. Estes passos permitirão ao Instituto Kaizen elaborar um plano estratégico a implementar na escolaglobal no ano letivo de 2023/2024. Em setembro de 2023, vamos formar turmas piloto nos atuais 1.º e 3.º anos (2.º e 4.º anos em 2023/2024) do Edifício Avó Aninhas e 5.º e 7.º anos (6.º e 8.º anos em 2023/2024) do Colégio das Terras de Santa Maria, onde iremos aplicar, em contexto de sala de aula, as metodologias Kaizen para potenciar a eficiência do nosso processo de ensino-aprendizagem e dotar os nossos alunos de capacidades que acreditamos ser fundamentais para o seu desenvolvimento, como a capacidade de resolução de problemas, autonomia, autogestão emocional, raciocínio lógico, trabalho colaborativo e padronização de hábitos de estudo.
  • 2

    Provas de Aferição 2023

    Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas de Aferição, pelo que recomendamos a sua leitura atenta. De acordo com o despacho normativo n.º 4-B-2023, as provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória, para todos os alunos do 2.º ano do Ensino Básico. As provas de aferição escritas serão realizadas em suporte eletrónico, na plataforma eletrónica das provas de aferição, a que se acede através do endereço https://provaseletronicas.iave.pt/. As provas de aferição visam acompanhar: o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas; fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos alunos à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos; potenciar uma intervenção pedagógica atempada nas aprendizagens de cada aluno. ​A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui. As Informações-Prova das Provas de Aferição, encontram-se disponível na página eletrónica do IAVE.   Documentos: Despacho Normativo n.º 4-B/2023 - Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência   Calendário das Provas de Aferição 2023   Informação Prova - Provas de Aferição 2.º Ano Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - JNE/2023 Norma 01/JNE/2023 - Instruções para Realização Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário. (pág.12 - atualização da redação do n.º 2)  

    Provas, Exames e Acesso ao Ensino Superior 2023

    As inscrições para a primeira fase de realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 4 de 17 de abril, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2023 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários, no módulo criado para o efeito. Relembra-se que, este ano, à semelhança de 2021/2022, os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria da classificação obtida em prova de ingresso já realizada e/ou da classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior. Nos documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta. A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs). Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail monicadias@escolaglobal.org. Atenção: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2023, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível, após abertura do procedimento, em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx. Mais se informa: A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui. As Informações-Prova das Provas de Aferição, das Provas Finais de Ciclo e dos Exames Finais Nacionais, a realizar em 2023, encontram-se disponíveis na página eletrónica do IAVE.   Documentos: Acesso ao Ensino Superior 2023. Vagas do Regime Geral de Acesso ao Ensino Superior Público Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023 - Vagas 1.ª Fase Decreto-Lei n.º 22/2023 de 3 de abril - Medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior Despacho Normativo n.º 4-B/2023 - Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência Deliberação n.º 338/2023 - Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior Guia Provas de Ingresso 2023 - Ensino Superior Privado Guia Provas de Ingresso 2023 - Ensino Superior Público Guia Geral de Exames 2023 - Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2022-2023 Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos exames finais nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 2022/2023 Manual de Instruções - PIEPE 2022/2023 Norma 01/JNE/2023 - Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário Norma 02/JNE/2023 - Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
  • 3
  • 4
    A escolaglobal viu a sua candidatura à acreditação Erasmus+ para os próximos 3 anos ser aprovada. Durante 36 meses, alunos e staff do Colégio das Terras de Santa Maria terão a oportunidade de participar em mobilidades para fins de aprendizagem e no apoio ao desenvolvimento de instituições de ensino e outras organizações envolvidas na aprendizagem ao longo da vida na Europa. A Ação-Chave 1 do Plano Erasmus é composto por três partes: objetivos, atividades e planeamento de gestão e recursos. Os objetivos definidos para o nosso programa Erasmus+ resultaram da partilha e discussão de ideias entre diretor-geral, coordenadores pedagógicos, diretor de comunicação da escola e equipas do Serviço de Psicologia e Orientação e Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI). Foram realizadas várias reuniões entre cada um destes elementos, começando por um brainstorming mais geral do qual surgiram alguns conceitos chaves que decidimos posteriormente aprofundar: educação inclusiva, desenvolvimento de soft skills e aluno como sendo figura central do processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos, uma vez alinhavados, foram ainda discutidos e reformulados em conselho pedagógico, contemplando o feedback dos professores e educadoras. Para saber tudo sobre o projeto Erasmus+ na escolaglobal, objetivos do programa e candidaturas disponíveis consulte o nosso site: https://erasmusescolaglobal.wordpress.com/
  • prancheta site
    Já se encontram disponíveis os horários para o 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Colégio das Terras de Santa Maria. Pode consultar os mesmos clicando aqui.
  • calendario_capa
    No próximo ano letivo, vamos adotar a organização semestral, à semelhança do que acontece com a quase totalidade das escolas que atuam nos concelhos de proveniência dos nossos alunos. Acreditamos que esta mudança trará benefícios na monitorização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. calendario_eaa_semestre1 calendario_eaa_semestre2 calendario_ctsm_semestre1 calendario_ctsm_semestre2
  • Banner-Academica-escolaglobal

    Desde 2022 que o Colégio das Terras de Santa Maria é a primeira instituição de ensino do distrito de Aveiro a oferecer aos seus alunos, do 8.º ao 11.º ano, a possibilidade de frequentarem o Programa Dual, criado e desenvolvido pela Academica International Studies.

    Este programa, para além de preparar os alunos para novos desafios, acompanhando-os no seu desenvolvimento e preparação para o alcance de objetivos ao nível da imersão linguística, tecnológica e pessoal, destaca-se por permitir que os estudantes que terminem o Ensino Secundário obtenham dois diplomas: um relativo à conclusão do 12.º ano no país de origem e outro correspondente à conclusão do High School norte-americano.

    Um desafio para “alunos muito especiais”, descreve Maria Campos, responsável da Academica International Studies para a Península Ibérica, parceira da escolaglobal nesta iniciativa. “Estes alunos passam a levar para a escola “duas mochilas às costas”: a do Sistema Europeu, com a sua inteligência clássica e um formato mais teórico, e a do Sistema Norte-Americano, muito motivacional, mais prático e focado na investigação”, explica.

    O ensino dual é facultativo e prevê a realização de quatro disciplinas obrigatórias e duas do currículo optativo norte-americano. Atualmente, 17 alunos trabalham de forma online, autonomamente, acompanhados por professores norte-americanos e supervisionados presencialmente pela diretora do programa na escolaglobal, a Prof.ª Sara Dias. “Trata-se de um projeto ambicioso e que abre portas aos nossos alunos a um ensino internacional, conduzindo-os a novas oportunidades para o seu futuro”, explica a própria.

    “A escolaglobal acredita muito nas vantagens que este programa tem e oferece todas as condições ideias para o seu desenvolvimento”, conclui Nuno Moutinho, diretor-geral da instituição.

    Ao longo dos anos, a escolaglobal tem sido pioneira na introdução de práticas inovadoras no ensino e a aprendizagem da língua inglesa. Em 2019, a instituição foi também a primeira do distrito de Aveiro a receber a distinção de Cambridge Educational Partner, o mais elevado estatuto concedido pela Universidade de Cambridge a instituições estrangeiras, graças à sua metodologia de ensino CLIL - Content and Language Integrated Learning –, através da qual os conteúdos das diferentes disciplinas passaram a ser lecionados em Português e Inglês.

    Mais informações sobre o Programa Dual em: programa_dual

  • WhatsApp Image 2022-04-26 at 12.41.00
    Olá, Papás! O desfralde é uma etapa normal na vida de qualquer criança mas começá-lo é uma questão que suscita muitas dúvidas aos pais. Nem sempre é fácil e pode até ser um pouco mais demorado em alguns casos, razão pela qual não se deve ter pressa. O truque é respeitar sempre o ritmo de cada criança, sem pressão nem comparações. Em média, o desfralde ocorre entre os 2 e os 3 anos e as meninas têm tendência em deixar as fraldas mais cedo. No entanto, o início do desfralde não deve ser ditado pela idade da criança, pois esta tem de estar fisiológica e psicologicamente pronta. Uma criança está pronta para o desfralde quando:
    • Manifesta interesse pelo bacio ou sanita;
    • Demonstra interesse em ver os pais na casa de banho;
    • Faz perguntas sobre o tema;
    • Mostra incómodo quando tem a fralda suja e é capaz de sinalizar quando está a fazer ou fez chichi/cocó.
    Com o conjunto de dicas que vos vamos mostrar, lançamos o desafio: aproveitem o começo da Primavera e os dias mais amenos para os vossos pequenotes deixarem as fraldas fora de casa.

    Quanto mais preparada a criança estiver, mais rápido e eficaz será o processo de desfralde. Com calma, organização, otimismo e paciência esta será, certamente, mais uma etapa conquistada!

    desfralde

    10 Dicas para ajudar o seu filho a dizer adeus às fraldas

    Tenha paciência e mostre disponibilidade, compreensão e incentivo. Evite dizer ao seu filho para fazer na fralda. Mostre o bacio:
    • explique para que serve;
    • deixe o bacio na casa de banho para o seu filho o ver com frequência;
    • entusiasme-o para este desafio.
    Pergunte ao seu filho se quer ir à casa de banho sempre que perceber que está com vontade (pergunte-lhe se sente a barriguinha pesada). Estabeleça uma rotina na qual, em determinados horários, leva o seu filho ao bacio:
    • por exemplo: ao acordar, antes da sesta, ou de duas em duas horas;
    • sirva como exemplo, tal ajudará o seu filho a encarar o ato com naturalidade.
    Explique-lhe que quando sente vontade de fazer chichi ou cocó deve:
    • tentar aguentar contraindo os músculos;
    • avisar um adulto que precisa de ir à casa de banho;
    • só depois de despido e sentado no bacio, poderá descontrair os músculos.
    Elogie as tentativas do seu filho, mostre-lhe orgulho pelo seu esforço. Não critique nem repreenda o seu filho caso haja "acidentes", reaja com serenidade. Use a fralda/cueca fora de casa, mas continue a levar o seu filho à casa de banho. Quando o seu filho já usar o bacio com facilidade, passe à última etapa do treino: utilizar a sanita.  

    Mais um objetivo alcançado.

    Parabéns pelo empenho de todos!  :-)

  • Prancheta 1 cópia 23
    Numa parceria entre a Lions Academy, a Escolaglobal e a European Study Tours, para promover a imersão na cultura e língua inglesa, foi preparada uma visita a Londres, de 7 a 11 de julho, com o acompanhamento permanente de professores de Inglês, liderados pela Teacher Angie Oliveira. Voos British Airways - Porto / Heathrow (incluem mala de 23 kg) Partida (7 de julho): BA2791 Partida às 06:40; Chegada às 09:15 Regresso (11 de julho): BA2790 Partida às 20:00. Chegada às 22:20 Transfer privativo de Heathrow para o hotel no primeiro dia e para o aeroporto, no último; Alojamento em hotel de 3 estrelas (duplos e triplos, com WC privativo), no Centro de Londres (Premier Inn London Kensington, com pequeno-almoço tradicional inglês incluído); Seguro de Viagem (inclui seguro de cancelamento por motivos de saúde e assistência médica no Reino Unido); 4 jantares incluídos (prato principal e sobremesa) no centro de Londres; Passe para os Transportes Públicos durante a Viagem; Visita à Universidade de Cambridge em Autocarro Privativo (último dia); Outras visitas Incluídas: • Musical Wicked (West End de Londres) • Cruzeiro no Rio Tamisa • Madame Tussauds & Marvel Universe 4D • Atividades na National Gallery, Museus Britânico, de Ciência e de História Natural Passeios por: • Trafalgar Square, Covent Garden, Downing Street, Parlamento e Big Ben, Abadia de Westminster. • Camden Town, Regent´s Park, Torre de Londres e Tower Bridge. • Royal Albert Hall, Albert Memorial, Hyde Park e Marble Arch. •Hard Rock Café, Picadilly Circus, Leicester Square e Chinatown. Preço: 979€ (Vagas limitadas; depósito de 479€ para efetivar a inscrição até 8 de abril) Inscrição: https://forms.office.com/r/CEpVD4vh90
  • provas_afericao
    Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas de Aferição, pelo que recomendamos a sua leitura atenta. De acordo com o despacho normativo n.º 7-A-2022, as provas de aferição são de aplicação universal, numa única fase, por todos os alunos do 2.º ano do Ensino Básico. As provas de aferição visam acompanhar: o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas; fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos alunos à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos; potenciar uma intervenção pedagógica atempada nas aprendizagens de cada aluno. ​A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui. As Informações-Prova das Provas de Aferição, encontra-se disponível na página eletrónica do IAVE.  

    Documentos:

    Informação Prova - Provas de Aferição – 2.º ano de escolaridade Despacho Normativo n.º 7-A/2022 - Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022 Despacho n.º 6726-A/2021 - Aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário Norma 01/JNE/2022 - Instruções para Realização Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - JNE/2022
  • aviso_exames
    As inscrições para a primeira fase de realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 25 de março a 4 de abril, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2022 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários, no módulo criado para o efeito. Relembra-se que, este ano, à semelhança de 2021/2022, os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria da classificação obtida em prova de ingresso já realizada e/ou da classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso a o ensino superior. Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta. A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs). Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail exames@escolaglobal.pt. ATENÇÃO: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2022, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível, após abertura do procedimento, em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx. Mais se informa: De acordo com o Decreto-Lei n.º 27-B/2022, quando realizadas/os por alunos internos, as provas finais do ensino básico, do 9.º ano de escolaridade, não são consideradas para efeitos de avaliação, aprovação e conclusão do ensino básico e os exames finais nacionais não são considerados para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário. A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui. As Informações-Prova das Provas de Aferição, das Provas Finais de Ciclo e dos Exames Finais Nacionais, a realizar em 2022, encontram-se disponíveis na página eletrónica do IAVE.  

    Documentos:

    Norma 02/JNE/2022 - Instruções para Realização, Classificação | Reapreciação, Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário Norma 01/JNE/2022 - Instruções para Realização - Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário Guia Geral de Exames 2022 Deliberação n.o 380/2022 - Estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2022-2023 Deliberação n.o 379/2022 - Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2022-2023 Acesso ao Ensino Superior - Guia Digital DGES Regulamento JNE Exames e Provas 2022 - Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022 Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.o ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2021-2022 Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos exames finais nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais –2021/2022 Decreto-Lei n.o 27-B/2022 - Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior FAQ’S - PIEPE - Inscrições Guia para Aplicação de Adptações na Realização de Provas e Exames Despacho n.o 6726-A/2021 - Aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário
  • Prancheta 1 cópia 11
    Caros encarregados de educação, Votos de um excelente ano letivo que agora se inicia, ainda num contexto exigente. No dia 13 foi a receção dos alunos do 1.º ano, iniciando-se as atividades letivas para os restantes anos na terça-feira, 14 de setembro. Será dada a conhecer à turma a respetiva docente e as regras de funcionamento de sala. Por indicação das autoridades de saúde, será mantido o plano de contingência neste primeiro período. No acesso ao recinto escolar, deverão ser respeitadas as regras abaixo descritas: Entrada na escola
    • A entrada na escola deve acontecer pelo menos dez minutos antes da primeira aula, para que haja tempo para alguns procedimentos de segurança, designadamente a medição da temperatura (por termómetro sem contacto, não sendo efetuado qualquer registo) e a desinfeção das mãos com álcool gel.
    • É obrigatório o uso de máscara. Em cada dia de aulas, o aluno deverá trazer para a escola uma máscara colocada e outra para trocar a meio do dia, podendo ser as do colégio ou outra apropriada para o efeito.
    • A receção dos alunos da creche e educação pré-escolar será feita pela secretaria.
    • A receção dos alunos do 1.º ao 4.º anos será feita pela entrada junto ao parque infantil, para assegurar o distanciamento social. A partir das 09h40, a entrada passará a ser feita pela secretaria.
    • Após a receção dos alunos, estes serão encaminhados para as respetivas salas, onde desinfetam, novamente, as mãos.
    Na sala de aula e nos recreios
    • Os alunos estarão sempre de máscara.
    • As salas estarão munidas apenas do material necessário às aulas. As mesas são individuais e devidamente distanciadas.
    • É muito importante que os estudantes tragam o seu próprio material escolar, pois não será permitida a troca de material entre alunos.
    • Durante os recreios garantir-se-á um período de recreio ao ar livre em cada um dos turnos (manhã / tarde), com intervalos e espaços desfasados por ano.
    • Cada ano deve funcionar como uma bolha: cada aluno só tem contacto com colegas do seu ano, permitindo diminuir o risco associado à propagação do vírus.
    • As portas e as janelas manter-se-ão abertas, para assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar.
    • Após o término das aulas, a saída dos alunos, será efetuada da seguinte forma:
    - Berçário, Creche e Educação Pré-Escolar – secretaria - 1.º ciclo – entrada junto ao parque infantil Almoço
    • O refeitório é uma zona de alto risco, atendendo a que os alunos almoçam sem máscara. Desta forma, os alunos não estarão dispostos frente a frente, mas antes em triângulo (cadeira sim, cadeira não).
    • À chegada ao refeitório, o aluno desinfeta as mãos e deverá sentar-se sempre no mesmo lugar, aguardando ser servido. As mesas do refeitório estarão munidas de individuais descartáveis nos respetivos lugares e os talheres estarão dentro de sacos, igualmente descartáveis.  O saco, no caso do 1.º ciclo, deverá ser usado para colocação da máscara, que deverá ser apenas retirada durante a refeição.
    • Após o término do almoço, os alunos serão encaminhados pela professora para a saída, procedendo a nova desinfeção das mãos.
    Aulas práticas de Educação Física
    • À entrada e à saída, os alunos são obrigados a usar máscara e higienizar as mãos.
    • Na entrada para o pavilhão, serão desinfetados a roupa e os sapatos dos alunos com uma máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
    • Os alunos, tanto quanto possível, devem vir equipados de casa, trazendo uma bolsinha para guardar a máscara durante a aula, uma garrafa de água devidamente identificada, toalhitas para se limparem e uma t-shirt para mudar, após a aula.
    • Após cada aula de educação física, todos os materiais utilizados serão devidamente higienizados pela máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
    • Sempre que possível, vão ser privilegiadas as aulas práticas de educação física ao ar livre e vai ser promovida a adoção de estratégias e metodologias de ensino que privilegiem o respeito pelo distanciamento físico de, pelo menos, três metros, adequando e adaptando as tarefas propostas em contexto de aula.
    Sendo certo que as condições de segurança e de distanciamento social nos impuseram e continuam a impor mudanças na organização e no funcionamento do ano letivo de 2021/2022, esperamos, ainda assim, poder proporcionar a toda a comunidade educativa um bom regresso às atividades letivas. Para tal, agradecemos a compreensão e apelamos ao empenho de todos no cumprimento do plano de contingência vigente. Com os melhores cumprimentos, Nuno Moutinho
  • Prancheta 1 cópia 13
    Já se encontram disponíveis os horários para o ano letivo de 2021/2022 dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário no Colégio das Terras de Santa Maria. Para aceder aqui.  
  • Prancheta 1 cópia 11
    Caros encarregados de educação, Votos de um excelente ano letivo que agora se inicia, ainda num contexto exigente. Seguem algumas informações pertinentes. Receção aos alunos A receção aos alunos terá lugar nos dias 13 e 14 de setembro, nos seguintes moldes:
    • Segunda-feira, 13 de setembro – 5.º e 10.º anos
    Com início às 8:45, deverá estar concluída às 10:45. Serão dados a conhecer à turma todos os docentes e as regras de funcionamento do ciclo respetivo. Os alunos levarão nesta altura os manuais. Na terça-feira, estes estudantes iniciarão as atividades letivas, tal como os restantes alunos. Caso seja necessário que o seu educando almoce na segunda-feira, agradecemos que informe a secretaria.
    • Terça-feira, 14 de setembro – 6.º ao 9.º ano; 11.º e 12.º anos
    Com início às 8:45, deverá estar concluída às 9:45, hora a partir da qual se iniciarão as atividades letivas, de acordo com o horário respetivo. Nesta primeira hora, cada turma estará com o seu diretor de turma, para tomar conhecimento das regras de funcionamento deste novo ano letivo. Assim, já a partir do dia 14 de setembro, terça-feira, todos os alunos deverão cumprir o horário semanal da turma. No acesso ao recinto escolar, deverão ser respeitadas as regras abaixo descritas no ponto “Entrada na escola”. Desta forma, os alunos deverão estar no local indicado com dez minutos de antecedência. Horários
    • Dada a permanência do contexto pandémico, procurámos manter o aumento de tempo livre em casa, recuperando, no entanto, em relação ao passado ano letivo, cinco minutos diários na hora do almoço. Desta forma, as aulas começam mais cedo (8h45), mantendo-se os mesmos tempos de intervalo, com a exceção do tempo para almoço que foi, como referido, um pouco alargado.
    • Na segunda-feira, dia 13, os horários serão colocados no site da escola. O segundo ciclo tem as tardes de segunda e quarta livres. O terceiro ciclo, a de quarta e, consoante a turma, a de segunda ou sexta. Os 10.º e 11.º anos, as de terça e quinta-feira. O 12.º terá quase todas as tardes livres. No Ensino Básico, a aula teórica de Educação Física bem como a de Cidadania e Desenvolvimento serão lecionadas online, através da plataforma Microsoft Teams, numa outra tarde designada para o efeito (a constar do horário dos alunos). Nas tardes livres ou nas tardes com aulas online, os alunos que tiverem de permanecer nas instalações do colégio deverão manter-se sempre na sala da turma a que pertencem.
    • Até à entrega dos computadores, as atividades das aulas à distância serão assíncronas. Os professores comunicarão as tarefas aos alunos para que as executem num período estabelecido.
      Entrada na escola
    • A entrada na escola deve acontecer pelo menos dez minutos antes da primeira aula, para que haja tempo para alguns procedimentos de segurança, designadamente a medição da temperatura (por termómetro sem contacto, não sendo efetuado qualquer registo) e a desinfeção das mãos com álcool gel.
    • É obrigatório o uso de máscara. Em cada dia de aulas, o aluno deverá trazer para a escola uma máscara colocada e outra para trocar a meio do dia, podendo ser as do colégio ou outra apropriada para o efeito.
    • A receção dos alunos do 5.º ao 8.º ano será feita pela entrada principal, para assegurar o distanciamento social. Por seu lado, os alunos do transporte escolar e os do 9.º ao 12.º ano entrarão pelo bar. A partir das 8h45, a entrada passará a ser feita pela entrada principal do Colégio.
    • Após a receção dos alunos, estes serão encaminhados para as respetivas salas, onde desinfetam, novamente, as mãos.
    Na sala de aula e nos recreios
    • Os alunos estarão sempre de máscara.
    • As salas estarão munidas apenas do material necessário às aulas. As mesas são individuais e devidamente distanciadas.
    • É muito importante que os estudantes tragam o seu próprio material escolar, pois não será permitida a troca de material entre alunos.
    • Após o final de cada aula, na maior parte dos intervalos, os alunos permanecem nos seus lugares até à próxima aula. Contudo, garantir-se-á um período de recreio ao ar livre em cada um dos turnos (manhã / tarde), com intervalos e espaços desfasados por ano / turma. (Atenção: O bar não estará em funcionamento e os alunos devem trazer os seus lanches de casa.)
    • Cada turma deve funcionar como uma bolha: cada aluno só tem contacto com colegas da sua turma, permitindo diminuir o risco associado à propagação do vírus.
    • As portas e as janelas manter-se-ão abertas, para assegurar uma boa ventilação e renovação frequente de ar.
    • O aluno poderá ir à casa de banho, sempre que necessitar, mas o professor garante que apenas sai um aluno de cada vez da sua sala. As casas de banho terão um auxiliar permanente e serão desinfetadas de forma contínua. Todas as zonas de contato serão desinfetadas.
    • Após o término das aulas, a saída dos alunos, será efetuada de acordo com o indicado no quadro seguinte:
     
    TARDES LIVRESOU COM AULAS ONLINE AULAS DAS 8:45 ÀS 17:00 TODOS OS DIAS
    13:05 - 13:30 13:30 - 18:00 17:00 - 17:30 17:30 - 18:00 A partir das 18:00
    5.º ano Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio Entrada principal do colégio
    6.º ano Portão lateral Portão lateral
    7.º e 8.º anos Pavilhão gimnodesportivo Pavilhão gimnodesportivo
    9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos Entrada do edifício do Secundário
      Almoço
    • O refeitório é uma zona de alto risco, atendendo a que os alunos almoçam sem máscara. Desta forma, a lotação continua reduzida para 50% da sua ocupação total e os alunos não estarão dispostos frente a frente, mas antes em triângulo (cadeira sim, cadeira não).
    • Devido à redução de ocupação do refeitório, foi necessário manter um outro espaço, no antigo bar, para assegurar o fornecimento de refeições. Este será destinado à utilização dos alunos que tenham tarde livre e queiram almoçar na escola. Na terça-feira, será enviado um Forms, para apurarmos esta e outras questões logísticas.
    • À chegada ao refeitório, o aluno deverá sentar-se num dos lugares disponíveis para a sua turma e esperar que seja servido.
    • A escola mantém uma parceria com a Renova. As mesas do refeitório estarão munidas de individuais descartáveis nos respetivos lugares e os talheres estarão dentro de sacos, igualmente descartáveis, que contêm, ainda, uma toalhita com álcool a 70%, que deve ser usada mal o aluno se sente. O saco deverá ser usado para colocação da máscara, que deverá ser apenas retirada durante a refeição.
    • Após o término do almoço, os alunos serão encaminhados para a saída ou para a sua sala.
    Aulas práticas de Educação Física
    • À entrada e à saída, os alunos são obrigados a usar máscara e higienizar as mãos.
    • Na entrada para o pavilhão, serão desinfetados a roupa e os sapatos dos alunos com uma máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
    • Os alunos têm acesso aos balneários e as condições necessárias para tomar banho. Ainda assim, será preferível que, tanto quanto possível, venham equipados de casa, tragam uma t-shirt para mudar e toalhitas para se limparem, dado que no balneário estarão sem máscara e com alguma proximidade.
    • Após cada aula de educação física, todos os materiais utilizados serão devidamente higienizados pela máquina de desinfeção ultrassónica, através de hipoclorito de sódio.
    • Sempre que possível, vão ser privilegiadas as aulas práticas de educação física ao ar livre e vai ser promovida a adoção de estratégias e metodologias de ensino que privilegiem o respeito pelo distanciamento físico de, pelo menos, três metros, adequando e adaptando as tarefas propostas em contexto de aula.
    Sendo certo que as condições de segurança e de distanciamento social nos impuseram e continuam a impor mudanças na organização e no funcionamento do ano letivo de 2021/2022, esperamos, ainda assim, poder proporcionar a toda a comunidade educativa um bom regresso às atividades letivas. Para tal, agradecemos a compreensão e apelamos ao empenho de todos no cumprimento do plano de contingência vigente. Com os melhores cumprimentos, Nuno Moutinho  
  • datas_arranque_ano_letivo
    Receção Berçário e Creche: 1 de setembro - 9h30-12h00 Receção Educação Pré-escolar: 1 de setembro - 14h00-16h30 Início das Aulas: 13 de setembro - 1.º, 5.º e 10.º anos 14 de setembro - restantes anos letivos  
  • aviso_exames_extra_i
    «De acordo com a Comunicação n.º 1/JNE/2021, em anexo, a publicação da Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, permite aos alunos a realização de exames para melhoria de classificação final de disciplina e, portanto, «é necessário abrir um processo extraordinário de inscrição , dando oportunidade aos encarregados de educação ou alunos, quando maiores, para procederem, consoante o caso, à inscrição ou à alteração da inscrição já realizada, na 1.ª fase». Neste sentido, esclarece-se o seguinte: «Aguardando-se a publicação, nesta data, de despacho normativo contendo a regulamentação das alterações introduzidas pela referida Lei n.º 31-A/2021», e tendo presente a restante legislação em vigor, «este processo extraordinário de inscrição, inscrevem-se para melhoria de classificação final da disciplina, na 1.ª fase, exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, os alunos que obtiveram aprovação em anos letivos anteriores em disciplinas terminais do 11.º e do 12.º ano». «Os alunos que já se inscreveram para melhoria de prova de ingresso em disciplina(s) com aprovação em anos letivos anteriores não precisam de aceder à Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas Exames (PIEPE) para alteração de inscrição nessa(s) disciplina(s), uma vez que a inscrição para melhoria de prova de ingresso é automaticamente considerada para melhoria de classificação final de disciplina». De 27 a 31 de maio, é possível proceder a tais alterações na PIEPE, de acordo com os pontos 4 a 16 do documento do JNE (que contém um anexo ilustrativo dos passos a realizar na PIEPE). Comunicação n.º 1/JNE/2021 - Processo extraordinario de inscrição
  • nutri_1@3x

    Sabia que 31% das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso? A propósito do Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, que se assinala este sábado, dia 22 de maio, a escolaglobal está a oferecer um voucher para uma consulta de Nutrição Pediátrica na clínica FISIOGlobal - Saúde Integral! Regulamento 1. Para se habilitarem a ganhar um voucher para uma consulta de Nutrição Pediátrica, os participantes deverão: - Seguir o perfil da escolaglobal e da FISIOGlobal no Facebook e/ou Instagram; - Fazer like no nosso post do Giveaway - Enviar e-mail a manifestar interesse no voucher para vaificartudobem@escolaglobal. 1.1 Será premiado 1 (um) participante. O participante vencedor será premiado com 1 (um) voucher. 1.2 A escolha do vencedor ocorrerá de forma aleatória e será realizada pelo site “SorteioGram”. Prazo da Inscrição 2. A participação poderá ser submetida entre as 9h00 do dia 22 de maio de 2021 e as 23h59 do dia 30 de maio de 2021. Seleção 3. A escolha do vencedor ocorrerá de forma aleatória e será realizada pelo site “SorteioGram”. 3.1. O vencedor será contactado pela escolaglobal via email ou por via telefónica. Prémio 4. O participante vencedor será premiado com 1 (um) voucher para uma consulta de Nutrição Pediátrica. 4.1. O prémio tem a validade para marcação da consulta até 31 de dezembro de 2021. Disposições gerais 5. Esta oferta não é convertível em dinheiro, vales, nem outros meios promocionais 6. A participação no Giveaway pressupõe a leitura e aceitação do regulamento. Sobre a importância da Nutrição Pediátrica, pela FISIOGlobal: A nutrição infantil ou pediátrica tem vindo a assumir-se cada vez mais como um dos sérios determinantes da saúde do adulto. Além da garantia de um crescimento e desenvolvimento saudáveis, os hábitos alimentares adquiridos na infância vão também prevenir doenças crónicas, como a diabetes ou a obesidade infantil, por exemplo. A adoção de um estilo de vida equilibrado, nomeadamente no que diz respeito à alimentação, deve ser incutida nas crianças desde cedo. É muito importante que haja, desde tenra idade, uma boa educação alimentar ou uma reeducação no caso de já terem sido adquiridos hábitos menos positivos. E, de facto, sabemos que a infância é a fase da vida em que estamos mais predispostos para aprender e para criar padrões de comportamento que, depois, nos acompanharão ao longo da vida. Se, desde cedo, influenciarmos a criança a fazer escolhas saudáveis e dermos esse mesmo exemplo, no contexto familiar, é muito provável que a criança mantenha esse comportamento na vida adulta. Daí a importância da nutrição pediátrica e de não deixarmos para a fase adulta a intervenção sobre hábitos ou comportamentos menos positivos. Saiba mais em www.fisioglobal.pt

  • aviso_exames

    As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 24 de março a 15 de abril, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2021 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários.

    Relembra-se que, este ano, à semelhança de 2019/2020, os alunos realizam exames finais nacionais do ensino secundário apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

    Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

    A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs). Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail exames@escolaglobal.pt.

    ATENÇÃO: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2021, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx.

    Mais se informa:

    O calendário de provas e exames a realizar em 2021 foi alterado pelo Despacho n.º 1689-A/2021, retificado pela Declaração de Retificação n.º 208/2021.

    De acordo com o Decreto-Lei n.º 22-D/2021, no Ensino Básico, são canceladas todas as Provas de Aferição e todas as Provas Finais Nacionais relativas ao 9.º ano.

    A realização dos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário mantém-se, com os calendários relativos às 1.ª e 2.ª Fases (in Norma 01/JNE/2021, p. 22):
    calendario_exames_2021
    Documentos: Guia geral de Exames 2021 Guia para aplicação de adaptações na realização de provas e exames (JNE / 2021) FAQ'S - Adaptações na realização de provas e exames Norma 01/JNE/2021 - Instruções para realização: provas e exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário Norma 02/JNE/2021 - Instruções para realização, classificação, reapreciação, reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário. Manual de instruções PIEPE 2020/2021 (!NEW) FAQ'S PIEPE Inscrições 2020/2021 (!NEW) Comunicação: Utilização de Calculadoras no Ensino Secundário Lista de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais Despacho Normativo n.º 10-A/2021 Deliberação n.º 336-A/2021 (pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2021-2022)
  • testes serológicos - instagram
    Programa de Testes Serológicos para pesquisa dos anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 dirigido aos estudantes e professores O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) organizou um programa de realização de testes serológicos para pesquisa dos anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 dirigido às escolas. Este programa pretende informar sobre um possível contacto anterior com o vírus SARS-CoV-2 determinado pela presença de anticorpos. Todos os estudantes e funcionários (docentes e não docentes) são convidados a participar. Como se vai realizar o programa de testes serológicos para o SARS-CoV-2? Os testes serológicos, a realizar pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), serão oferecidos aos participantes que voluntariamente manifestem interesse em participar no programa. Os testes utilizados pesquisam anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 das classes IgM e IgG. Estes testes não servem para o diagnóstico da COVID-19, nem para identificar infeção ativa por SARS-CoV-2. No estado atual do conhecimento, considera-se que a presença de anticorpos corresponde à fase em que deixa de ser possível isolar o vírus a partir do trato respiratório (Fig. 1). Se tiver suspeitas de que pode estar infetado(a) com SARS-CoV-2, porque teve um contacto de risco ou porque apresenta sintomas, deve contactar o SNS 24, ou o seu médico assistente, e seguir as orientações. Vamos usar o teste rápido STANDARD Q COVID-19 IgM/IgG Combo do fabricante SD Biosensor, Inc., com uma sensibilidade global reportada de 94.5% (IC 95% 89.84-97.46) para 7 ou mais dias após o início dos sintomas e uma especificidade de 95.7% (IC 95% 92.31-97.94). Utilizaremos sangue total colhido através de uma punção digital usando uma lanceta descartável, pelo que poderá sentir um leve desconforto. Os resultados ficam disponíveis ao fim de cerca de 10 minutos. Durante este período de espera, será convidado a responder a algumas perguntas, relacionadas com características sociodemográficas e com aspetos da infeção por SARS-CoV-2, com o objetivo de contextualizar o resultado do teste.

    figura 1 - testes serologicos

    A resposta a estas questões é opcional. Pode escolher responder apenas a algumas, ou pode deixar de responder a qualquer momento, sem que daí advenha qualquer consequência. Serão colocadas as mesmas perguntas a todos os participantes e tudo aquilo que nos disser é confidencial. Estas perguntas são justificadas pelo facto de ainda estarmos numa fase relativamente precoce da tecnologia utilizada e a análise global da informação recolhida pode contribuir para, num futuro muito próximo, melhorar a compreensão e a valorização dos resultados. Quais são os resultados possíveis? Os resultados possíveis do teste rápido são “reativo” ou “não reativo” para as imunoglobulinas M e G (IgM e IgG). Os resultados reativos indicam provável contacto anterior com o agente infecioso SARS-CoV-2 e não permitem saber se está com infeção no momento do teste. Chamamos a atenção para o facto de a relação entre a deteção de anticorpos e a imunidade para o SARS-CoV-2 ainda não estar definitivamente estabelecida. Posto isto, independentemente do resultado do teste serológico, devem ser mantidas todas as medidas de prevenção da infeção atualmente reconhecidas como eficazes e, por isso, recomendadas. O que acontece à informação recolhida? As informações relativas à sua amostra sanguínea serão exclusivamente tratadas pelos profissionais de saúde responsáveis, com vista à realização do teste e ao fornecimento do respetivo resultado. O resultado da análise será anotado no seu processo clínico, sendo mantido à guarda do ISPUP. Caso o autorize, algumas informações recolhidas a seu respeito – nomeadamente, através das respostas ao questionário – serão utilizadas pelo ISPUP para produzir conhecimento. Os resultados poderão ser também publicados em revistas científicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Refira-se, porém, que nesse caso, os seus dados serão tratados com a maior segurança e confidencialidade possível, sendo trabalhados sem quaisquer elementos que permitam a sua identificação direta. A informação é confidencial? Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética do ISPUP. A confidencialidade será mantida em todos os procedimentos. Os participantes receberão um número único para identificação dos questionários. Os resultados dos testes serológicos individuais não serão fornecidos a terceiros. Quem é responsável pela execução do programa? O programa de testes é conduzido pela Unidade de Saúde Ocupacional do ISPUP, coordenado pelo Professor Henrique Barros. Os testes serão realizados por profissionais licenciados nas áreas das ciências da saúde. Quem devo contactar se tiver dúvidas? Pode contactar a equipa responsável pelo programa de testes através do seguinte endereço de e-mail: saude.ocupacional@ispup.up.pt.
  • dicas para um estudo mais rentável
    Estudar é, sobretudo, uma questão de eficácia. Conhece seis formas de aumentar a rentabilidade do teu estudo. #1 Organiza-te Organiza o teu tempo construindo um horário semanal que inclua tempos dedicados ao estudo e ao lazer. Como a nossa capacidade de concentração é limitada, não te esqueças de que os momentos de estudo devem ser intercalados com momentos de descontração (pequenos intervalos). #2 Cria objetivos Define objetivos, sob a forma de uma ckecklist, para cada sessão do teu estudo e à medida que os fores cumprindo, vai riscando. Esse hábito vai-te ajudar a planificar melhor a matéria na tua mente e ao veres os itens riscados, um a um, vais ficar com mais vontade de riscar o próximo. #3 Elimina distrações O local onde estudas deverá estar livre de distrações. Para te ligares realmente ao estudo, terás de te desligar do Mundo. Enquanto estiveres a estudar coloca o telemóvel noutra divisão da casa e usa o computador apenas para o estritamente necessário. #4 Escreve Não há uma maneira correta de estudar, mas escrever é uma opção interessante. Resumos, mapas mentais e gráficos poderão ser técnicas de estudos eficazes que te vão obrigar a pensar o que estás a estudar. #5 Pratica Ao resolveres exercícios, fichas ou testes vais interiorizar melhor a matéria e ao perceberes que as tuas respostas estão corretas vais aumentar a tua confiança e motivação. #6 Insiste Não estás a conseguir concentrar-te? Sentes que há algo que não está a funcionar? Queres adiar para mais logo? Essa é uma opção válida, mas não deves recorrer a ela muitas vezes. Tenacidade é importante: insistir até conseguir deverá ser o teu lema!  
  • 147036012_3213440162088873_4920027280044022764_o
    Berçário, Creche e Educação Pré-escolar: No berçário, as educadoras e os seus meninos realizarão 2 a 3 videochamadas por semana, de 5 a 10 minutos, logo pela manhã, complementadas por atividades assíncronas diárias, enviadas pelas mesmas e pelos professores coadjuvantes, em formato de videoaula. Na Creche e Educação Pré-escolar, serão realizadas duas videochamadas de 30 minutos por semana, para tentarmos concentrar o maior número de alunos nesses dias, à terça e quinta-feira, com a sua educadora e, alternadamente, com um professor de coadjuvação. O envio do plano dá-se no início da semana e, diariamente, serão realizadas atividades assíncronas enviadas pelas educadoras e professores coadjuvantes, também em formato de videoaula. 1.º ciclo do Ensino Básico e Secundário: No modelo não presencial, os alunos cumprirão um horário escolar adaptado pela escola. Continuaremos a desenvolver, diariamente, atividades em regime síncrono e assíncrono. Pretende-se, desta forma, que haja envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino--aprendizagem e que este possa ser devidamente monitorizado. Para aceder às aulas síncronas, os alunos deverão participar nas sessões agendadas no calendário do Teams da sua equipa/ turma, de acordo com o horário definido. Nestas sessões, deverão ter consigo os recursos materiais indicados para a realização dos trabalhos, indicados na secção Trabalhos (Teams) no dia anterior. Nesta fase, a avaliação terá um pendor marcadamente formativo. Destacamos, assim, a importância que terão a assiduidade e pontualidade e a iniciativa, a participação e a responsabilidade na realização das diferentes tarefas propostas, na avaliação do desempenho dos alunos. Serão, também, realizados em regime síncrono trabalhos de avaliação formativa de curta duração, previamente agendados. O princípio geral que nos guiou foi incluir no provável período de ensino à distância, os métodos de avaliação que, segundo as boas práticas, melhor se adequam a este regime, nesta faixa etária. Procuraremos ajustar a nossa ação em função do evoluir da situação pandémica e do que vier a ser definido pelo Governo. Agora, impera a necessidade de ajudar os nossos alunos a manter rotinas e a continuar a desenvolver e maximizar as suas capacidades o melhor possível, de forma equilibrada emocional e cognitivamente. 2.º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário: No modelo não presencial, os alunos cumprirão o horário escolar adaptado pela escola, com tempos de 25, 50 e 75 minutos. Sendo muito semelhante ao do regime presencial, ajuda-os a manter a sua rotina, ainda que permita pausas entre aulas e um período para almoço mais alargados. À hora marcada, os estudantes devem aceder ao calendário, no Teams, para ingressar na reunião – como, de resto, já estão familiarizados. Desta forma, pretende-se que haja envolvimento de todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem e que este possa ser devidamente monitorizado. Quanto às avaliações, estamos a assumir que a avaliação será feita online, pelo menos até 5 de março. O calendário foi analisado criteriosamente, por força das circunstâncias atuais, e o princípio geral foi incluir no provável período de ensino à distância os métodos de avaliação que, segundo as boas práticas, melhor se adequam a este regime. Proteção de dados pessoais e privacidade dos alunos e das suas famílias: Decidimos também enviar algumas recomendações para a comunidade educativa e que vigorarão durante o período em que estiver ativo o plano de E@D da nossa escola, no sentido de maximizar os efeitos positivos na aprendizagem e minimizar o potencial impacto que as aulas online poderão ter nos direitos à proteção de dados pessoais e privacidade dos alunos e das suas famílias:
    • Os docentes disponibilizam aulas preparadas previamente, num modelo de sala de aula invertida, ou então optam pela sua lecionação em momentos síncronos.
    • Só serão utilizadas plataformas contratualizadas pela escolaglobal, acessíveis através de autenticação, para cumprimento do RGPD.
    • No caso das aulas síncronas, o docente poderá confirmar a presença dos alunos e solicitar a sua participação, não sendo imposta a estes qualquer obrigação de manterem os respetivos microfones ou webcams ligados em permanência.
    • A gravação das aulas síncronas para disponibilização posterior é altamente recomendada, pelos seus benefícios pedagógicos, mas tal só acontecerá nos momentos em que apenas intervém o professor, sendo a gravação interrompida nos momentos em que os alunos colocam as suas dúvidas.
    • Se o docente considerar pertinente incluir na gravação das aulas as dúvidas dos alunos, procurará um mecanismo alternativo, como a utilização do chat, lendo em voz alta a dúvida e respondendo, sem referir a identidade das pessoas que colocaram essas questões.
    148098164_3213440178755538_7373407629765398705_o 147976572_3213440172088872_3608204226197711185_o 147557535_3213440168755539_7142279545722000818_o 147393538_3213440165422206_9142815481711871585_o 147164694_3213440175422205_8528518855911581526_o
  • Cartas de amor..
    De modo a assinalar a Semana dos Afetos, que se celebra durante a semana de 8 a 12 de fevereiro, a escolaglobal está a organizar um concurso que tem por nome "Cartas de amor...quem as não tem?" Até ao dia 12 de fevereirotodos os alunos do 1.º ciclo da escolaglobal são desafiados a elaborar uma carta de amor, redigida para um destinatário à escolha do aluno:
    • 1.º e 2.º anos: carta com composição artística (desenho/ilustração, palavras alusivas, etc.);
    • 3.º e 4,º anos: carta de amor em forma de poema ou prosa.
    Os alunos devem enviar o seu contributo para o e-mail vaificartudobem@escolaglobal.org. Regulamento completo aqui disponível. 
  • inicio_aulas_1CICLO
  • inicio_aulas_5_12_B
  • Design sem nome (1)
    O PLATE - Programa de Literacia Alimentar de base Tecnológica nas Escolas - é um projeto desenvolvido pelo ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) e tem como objetivo criar uma estratégia de comunicação eficaz entre alunos e professores, aumentando a literacia alimentar para, juntos, combaterem a obesidade na adolescência. O projeto PLATE é um programa integrado baseado em tecnologia para jovens que está a ser desenvolvido e testado em escolas. Neste sentido, os dinamizadores do projeto pretendem criar um grupo de teste com alunos do 9.º ano da escolaglobal para que possam estudar e melhorar as as ferramentas que estão a ser desenvolvidas. A obesidade é um grave problema de saúde pública que apenas será combatido eficazmente através do aumento da literacia alimentar da população. A adolescência é a fase em que se começa a fazer escolhas alimentares mais autónomas e é por essa razão que se considera esta altura a melhor para incentivar a prática de bons hábitos alimentares. O projeto pretende tornar a sala de aula num "jogo" e, para tal, utiliza as ferramentas Microsoft Teams e Minecraft Educação. O PLATE ajuda os professores a tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, aumentando o envolvimento dos alunos e incentivando para a adoção de hábitos mais saudáveis, através de jogos com questões e desafios relacionados com a alimentação, onde os alunos possam ter que colocar em prática os conhecimentos que vão aprendendo sobre a alimentação saudável. Vídeo Explicativo do Projeto: Este projeto é destinado a jovens entre os 12 e os 15 anos e pretende também analisar como estes reagem aos desafios propostos, de forma a ser possível melhorar os conteúdos disponíveis no Minecraft Educação. Por esta razão, disponibilizamos o seguinte link do Microsoft Forms para que qualquer aluno do 9.º ano da escolaglobal se possa inscrever para fazer parte de um grupo teste desta investigação, cujas atividades online decorrerão ao longo do mês de julho: Formulário para inscrição.
  • DSC_6594
    Parceria com a Rádio Clube da Feira está na origem do programa “escolaglobal – Do Berço à Universidade”, transmitido semanalmente, às quintas-feiras, entre as 19h e as 20h. A partir do dia 25 de junho e até 31 de dezembro, todas as quintas-feiras, entre as 19h e as 20h, a Rádio Clube da Feira será a “casa” do programa “escolaglobal® – Do Berço à Universidade”, que procurará, não só, divulgar as iniciativas, projetos integradores e métodos pedagógicos de referência da escola de Santa Maria da Feira, como, também, ser um espaço onde os seus alunos possam explorar toda a sua criatividade. O anúncio foi feito na passada quinta feira, dia 18 de junho, numa emissão em direto que contou em estúdio com o diretor-geral e impulsionador do projeto, Nuno Moutinho, acompanhado por Salomé Fonseca, que dará “voz” ao programa, e restante equipa responsável, nomeadamente, os coordenadores pedagógicos da escola. Esta iniciativa procura divulgar as iniciativas da escola, os seus projetos integradores e métodos pedagógicos. “Vamos trazer aqui um pouco da ação da escola e temas que poderão interessar a qualquer um, inclusive pessoas que não estejam ligadas à nossa instituição”, afirma Nuno Moutinho. “Falamos várias vezes sobre a hipótese de fazer um projeto destes, chegamos inclusive a ter algo muito parecido em calha”, confessou Nuno Moutinho. “Nós procuramos sempre articular o nosso projeto educativo em torno de ações concretas. É necessário criar novos desafios aos nossos alunos e, numa altura em que baseamos o nosso ensino numa aprendizagem em torno de projetos, achámos que a rádio podia ser uma forma de agregar as múltiplas áreas da escola”, explica. Entre as rúbricas que constituirão a hora de emissão, destacam-se o espaço para a Aprendizagem Socioafetiva (ASA@escolaglobal), conduzido pelo Serviço de Psicologia e Orientação, que procurará acompanhar e aconselhar pais e alunos ao longo das diferentes etapas do ano letivo; e os projetos Cambridge English, TeK.escolaglobal e Ciência@escolaglobal, que colocarão a comunidade a par das mais recentes inovações tecnológicas e pedagógicas da escola e das suas iniciativas de ciência, frequentemente premiadas a nível nacional.
  • grupo
    Nos rankings das escolas, divulgado na semana passada, o Colégio das Terras de Santa Maria surge ainda como a 3.ª melhor escola do país no exame de Português e a 4.ª melhor no de Matemática A. A nossa instituição está no 15.º lugar a nível nacional, no ranking geral do Ensino Secundário, considerando todas as escolas com pelo menos 100 provas realizadas. O colégio foi a escola com melhor classificação nos concelhos de origem dos seus alunos, nomeadamente Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, S. João da Madeira, Espinho, Ovar e Arouca. Nos Exames Nacionais de 12.º ano, a escola surge ainda destacada como 3.ª melhor do país nas provas de Português e a 4.ª melhor no exame de Matemática A. Um resultado “notável”, segundo Nuno Moutinho, diretor-geral da instituição, que explica que “apesar dos exames não estarem no centro da ação educativa, tendo em conta o sistema de acesso ao Ensino Superior, os rankings são muito importantes pois os exames nacionais representam, muitas vezes, mais de 50% da nota de acesso ao Ensino Superior”. De acordo com os dados prestados pela escolaglobal, no ano letivo passado, 50% dos alunos da única turma de 12.º ano do colégio entraram na Universidade do Porto – “a universidade com médias de acesso mais elevadas do país” -, tendo 7 desses alunos conseguido entrar no curso de Medicina e 4 em Engenharia e Gestão Industrial, colocações que deixaram Nuno Moutinho e a equipa docente da escola “orgulhosos por sentirem que ajudaram os alunos a entrar no curso que sonharam”. “Com um ensino personalizado, queremos tirar o melhor de cada aluno, conseguir que desenvolvam as suas competências e se tornem boas pessoas. A maior parte destes alunos está connosco desde a pré-escola e este sentimento de dever cumprido é único. É para isto que o projeto escolaglobal existe”, conclui o diretor.
  • concurso_poesia
    De modo a assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala hoje, dia 5 de maio de 2020, pela primeira vez, a escolaglobal está a promover a realização do concurso de Poesia "Um Poema para o Portugal do Futuro". Até ao dia 22 de maio, todos os alunos do 3.º ao 12.º ano da escolaglobal são desafiados a produzir uma composição poética original, sobre o tema "O Portugal do Futuro", e enviar a mesma para as respetivas professoras titulares (no caso dos alunos do 3.º e 4.º anos do Externato Paraíso dos Pequeninos) e para os professores de Português (alunos do 5.º ao 12.º ano), através do e-mail do Office 365. Regulamento completo aqui disponível. 
  • aviso_exames

    O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020.

    De acordo com as novas orientações do Júri Nacional de Exames, os alunos alteram, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções. Nestes casos, os alunos, quando maiores de idade, ou os seus encarregados de educação preenchem novamente o boletim de inscrição disponibilizado em formato editável, que deverá ser enviado para o email exames@escolaglobal.pt. Também poderá, em alternativa, enviar a digitalização do original. O mais importante, em todos os casos, é que esteja devidamente preenchido, de acordo com a Comunicação n.º 5/JNE/2020 (consultar abaixo).

    Quando as atividades letivas presenciais forem retomadas, a situação da inscrição nos exames será regularizada.

    A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs).

    Mais se informa:
    O calendário de provas e exames a realizar em 2020 já foi alterado pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020. Assim, no Ensino Básico, são canceladas todas as Provas de Aferição e todas as Provas Finais Nacionais relativas ao 9.º ano. A realização dos Exames Finais Nacionais mantém-se com alteração dos calendários relativos às 1.ª e 2.ª Fases: 2fase   Documentos: JNE - comunicacao_05_jne_2020 DR - decreto_lei_14_g_2020 DGES - nota_cna_09abr2020 MCTES - nota_mctes_acesso_nota_v17abr2020_final JNE - Boletim Editável Ensino Básico JNE - Boletim Editável Ensino Secundário JNE - Norma 01/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário JNE - Norma 01/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário (abril de 2020) JNE - Norma 02/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário (maio de 2020) JNE - Guia Geral de Exames 2020 DR - Despacho Normativo n.º 3-A/2020
  • Regresso 2020/21
  • corona
  • starbot
    O robô “STARBot” valeu à escolaglobal® uma menção honrosa no concurso nacional de ciência desenvolvido pela Fundação Ilídio Pinho. O projeto de ciência “STARBot”, desenvolvido pela escolaglobal® durante o passado ano letivo, valeu à instituição uma menção honrosa, no valor de 2500€, na 16.º edição do concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. O valor oferecido à escola vai ser utilizado para apoiar o projeto de ciência. O concurso “Ciência na Escola” visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em conjunto com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e vai já na sua 16ª edição. O mote lançado pela Fundação Ilídio Pinho para o desenvolvimento dos projetos de ciência do ano letivo anterior foi “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal”. Neste sentido, ao fazer-se valer da inteligência artificial, o “STARBot” tenta responder ao problema da deteção de objetos em locais inacessíveis. O “STARBot” consiste, assim, num robô que é programado pelo ser humano para encontrar e recolher objetos que se encontram em locais que o Homem não consegue alcançar. Os alunos aprenderam a programá-lo de modo a ele se deslocar entre pontos e a agarrar objetos. O robô, embora possa ser controlado manualmente pelo aluno, também possui um sistema que lhe permite retirar informação sobre o espaço que o rodeia e vaguear de forma orientada, sendo assim capaz de navegar de forma autónoma. A escolaglobal® participa no concurso nacional “Ciência na Escola” já há cinco anos, desde o ano letivo de 2014/2015, e já é recorrente receber algum tipo de prémio.
  • humanity
    A escolaglobal® recebeu 10 dispositivos Acer, para oferecer a crianças em África, no evento Acer EMEA Teachers’ Advisory Council, em Barcelona, pelo projeto criado no âmbito da promoção do ambiente. A atividade de educação ambiental, realizada com alunos de 5 anos da Educação Pré-Escolar pretendia ajudar crianças em África e valeu o prémio à escolaglobal®. A iniciativa está inserida no projeto ASA@escolaglobal -  Aprendizagem Socio-Afetiva – que foi criado este ano na escola com o propósito de dotar os alunos e professores de ferramentas que fortaleçam o seu bem-estar emocional e social e desenvolver competências tais como a empatia, o principal objetivo desta iniciativa. O prémio foi atribuído no dia 23 de novembro durante o EMEA Teachers’ Advisory Council, em Barcelona. No evento, estiveram presentes professores de toda a Europa e Médio Oriente, com quem a escola, representada pelo Diretor-Geral, Nuno Moutinho, teve a oportunidade de partilhar as suas melhores práticas educativas, incluindo o projeto de tecnologia educativa. Ao aliar a aprendizagem digital a projetos de caridade e à criação de um ambiente sustentável, a Acer desafiou as escolas a participarem no projeto “Project Humanity”. O objetivo era encorajar os alunos a desenvolverem atividades em que se coloque em prática a redução, reutilização e reciclagem de vários materiais, enquanto tentavam ajudar uma organização e desenvolver a sua empatia para com os outros, pois o projeto vencedor recebia 10 dispositivos Acer para oferecer a essa mesma organização. Ana Belinha, professora do Serviço de Apoio Pedagógico refere que “atividades deste tipo convidam os alunos ao envolvimento e à construção de competências como a empatia e a entreajuda, essenciais ao estabelecimento de sentimentos de pertença e de respeito pelo próximo”. Sendo assim, a instituição decidiu apoiar o projeto “Semear Futuro”, projeto criado há 3 anos pela escola e que procura ajudar, com material escolar e novas metodologias de ensino, duas escolas desfavorecidas no Tarrafal, Cabo Verde, através de uma parceria solidária entre a escola de Santa Maria da Feira e a Assembleia Municipal do Tarrafal. Neste sentido, a escola aceitou o desafio e criou o projeto “Green On” que consistia em apresentar os conceitos de reciclagem e reutilização aos alunos e, posteriormente, reutilizar garrafas e frascos de champô de plástico para criar vasos para plantas e porta-lápis.  Os alunos foram convidados a trazer os materiais de plástico de casa para, em contexto escolar, os reutilizarem para fins úteis, assim como tornarem o espaço da escola mais verde.  
  • logo_desportoinclusivo
    Entre os dias 25 e 30 de outubro, a escolaglobal irá promover a I Semana do Desporto Inclusivo, uma iniciativa no âmbito do projeto MOVE@escolaglobal. Os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos terão a oportunidade de contactar com diferentes personalidades do panorama do desporto adaptado português, numa experiência que terá tanto de enriquecedora como de divertida! No dia 25 de outubro, a equipa de Boccia do Futebol Clube do Porto visitará as instalações do Colégio das Terras de Santa Maria para uma demonstração da modalidade, junto dos nossos alunos do 3.º e 4.º anos. A equipa do FC Porto contará com a presença de Carla Oliveira, coordenadora do Departamento do Desporto Adaptado dos azuis e brancos e representante da Seleção Nacional, tendo no currículo uma participação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e participação já assegurada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, 2020. A acompanhar a atleta natural de Lourosa estará o treinador adjunto Rui Rodrigues e os atletas Pedro Ferreira e Alice Moreira, esta última, uma menina de 15 anos com Paralisia Cerebral e que já representou Portugal nos Europeus! Na segunda-feira, 28 de outubro, o colégio receberá a visita da equipa de Basquetebol Adaptado do Basket Club de Gaia, que realizará uma demonstração junto dos nossos alunos do 2.º ciclo. Pedro Bártolo, jogador da Seleção Nacional de Basquetebol Adaptado, um dos fundadores da equipa e atual treinador adjunto, fará acompanhar-se de Bruno Silva, treinador, e Miguel Reis, jogador. No dia seguinte, 29 de outubro, é a vez da Feira Viva Natação Adaptada estar à conversa com os nossos alunos do 3.º ciclo. Esta sessão muito especial contará com a presença de Ivo Rocha, Medalha de Bronze nos 100m Bruços no Campeonato da Europa, em Dublin, 2018, recordista nacional nos 50m Mariposa, marca alcançada este ano, no Mundial de Natação Adaptada, em Londres, e atleta que presentará Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Para além do Ivo, os alunos terão a oportunidade de contactar com Carla Cardoso, treinadora e selecionadora nacional, e Ana Filipa Castro, estudante universitária de 21 anos e recordista nacional nos 100m Mariposa, marca alcançada este ano, no Meeting Internacional de Berlim. Por fim, no dia 30 de outubro, o Edifício Avó Aninhas, no Europarque, receberá a visita da secção de Ténis de Mesa Adaptado do Centro de Treinos do Lusitânia de Lourosa. Os alunos do 1.º e 2.º anos terão a oportunidade de fazer a sua iniciação na modalidade, sob a orientação do treinador António Rato, dos quadros da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa. O técnico será acompanhado pelo atleta paralímpico Nuno Pontes, 42.º do ranking mundial da classe M9 da Federação Internacional de Ténis de Mesa PTT, e por Jesús García, atual campeão paralímpico colombiano na classe 8! cartaz_desportoinclusivo Uma iniciativa no âmbito do projeto MOVE@escolaglobal! Vamos pôr a “mexer” a escolaglobal? 
  • icone site
  • inicio_aulas
    Início do 1.º Período
    2 de setembro (2.ªf) - Pré-escolar - de tarde (a partir das 13:30) 9 de setembro (2.ªf) - Acolhimento - 1.º, 5.º e 10.º anos 10 de setembro (3.ªf) - todos os restantes anos
    Último dia de aulas do 1.º Período:
    18 de dezembro (4.ªf) Este calendário abre a possibilidade de não haver atividades letivas na semana do Carnaval (24 a 28 de fevereiro). Mas essa decisão será tomada apenas em setembro.
  • foto
    Arranca já no próximo ano letivo de 2019/2020 o projeto ComPaços, um protocolo entre a nossa escola e a Academia de Música de Paços de Brandão que permitirá a todos os nossos alunos, desde a Educação Pré-escolar, ter aulas de iniciação musical na escola, lecionadas por professores da Academia e certificadas pela mesma, sem qualquer encargo adicional para os pais.

    As vantagens de aprender música na infância são de dois tipos: diretas e indiretas. Quanto às diretas, falamos da aprendizagem da música que envolve a audição, a interpretação e a criatividade, competências absolutamente cruciais para a formação integral do indivíduo. Desenvolver a memória, a persistência, o raciocínio lógico e outros aspetos cognitivos são apenas aspetos indiretos, mas não menos importantes, da aprendizagem musical. A música dá segurança emocional e ajuda a criar uma atmosfera de apoio, cooperação e respeito mútuo. Quem estuda música tem melhor desempenho a matemática, como uma investigação recente da Universidade de Aveiro concluiu, para além de benefícios no desenvolvimento do cérebro na vida adulta e na capacidade de concentração.

    Por tudo isto, acabámos de celebrar um protocolo abrangente de cooperação com a Academia de Música de Paços de Brandão. No primeiro ciclo e na pré-escola, todos os alunos terão aulas de iniciação musical lecionadas pela Academia, sem qualquer encargo para os pais. Se assim o desejarem, os encarregados de educação poderão optar pelo ensino de um instrumento na escola (piano, guitarra, percussão, violina ou flauta), por um custo mais reduzido do que aquele praticado pela própria Academia, nas suas instalações. No segundo ciclo, teremos ensino articulado, no Colégio, sem quaisquer encargos para os pais e com um leque alargado de instrumentos. Caso optem pelo ensino articulado, os alunos deixam de frequentar as disciplinas de Educação Musical e Educação Tecnológica e passam a ter aulas de Formação Musical, lecionadas por um docente da Academia de Música, no Colégio, e, na tarde livre, que ocorrerá à quarta-feira, o Colégio transportará os alunos à Academia de Música para terem aulas de instrumento e classe conjunta, em horário a definir.

  • DSC_1107
    No dia 1 de junho, decorreu no Europarque o evento “#StudentHappiness”, uma iniciativa das três Microsoft Showcase Schools portuguesas, onde foi discutida a importância do bem-estar dos alunos no processo educativo. A conferência, organizada pela escolaglobal®, pelo Agrupamento de Escolas do Freixo e pela EPRAMI, contou com o apoio da Microsoft e trouxe até Santa Maria da Feira cerca de 200 agentes educativos, entre especialistas, educadores e professores de todo o país. Pedro Cunha, responsável da Fundação Calouste Gulbenkian pelo projeto Academias do Conhecimento, Gabriel Leite Mota, Doutorado em Economia da Felicidade, e Rui Grilo, Western Europe Director, Education Sector at Microsoft, foram três dos convidados em destaque, num programa que contou ainda com cinco professores da escolaglobal®, entre painéis de oradores e formadores. Há muito que as escolas reconhecem a importância do bem-estar dos seus alunos, mas o estudo “Emoção e Cognição na Era da Inteligência Artificial”, conduzido pela unidade de inteligência do The Economist, aponta para a necessidade de uma integração mais profunda da aprendizagem social e emocional. O evento “#StudentHappiness” discutiu a forma como os educadores e o sistema escolar devem fazer esta integração, ficando evidente o papel crucial que a tecnologia vai desempenhar no ensino, nomeadamente, através da oferta de experiências imersivas, de ferramentas de colaboração e de soluções que ofereçam às escolas informação sobre as necessidades dos estudantes. A conferência compreendeu ainda a exposição por parte das Microsoft Showcase Schools portuguesas das boas práticas educativas conduzidas no último ano letivo, bem como vários workshops relacionados com educação personalizada, socialmente imersiva, e aplicação de tecnologia ao contexto de sala de aula.
  • 40924627233_8f032aa522_o
    Foi na Festa Cultural, evento anual de celebração da escolaglobal®, que este sábado encheu o grande auditório do Europarque, que o Prof. Doutor Nuno Moutinho, Diretor-Geral da instituição, recebeu das mãos do Dr. João Pedro Bernardino, representante da Cambridge University Press, o diploma de “Cambridge Educational Partner”, o mais elevado estatuto concedido pela Universidade de Cambridge a instituições estrangeiras, que atesta a excelência no ensino e na aprendizagem da língua inglesa. A distinção vem no seguimento de um projeto sólido que a escolaglobal® tem vindo a pôr em prática no que respeita ao ensino do inglês Cambridge e que este ano letivo foi reforçado: a escola alargou o projeto Cambridge ao Ensino Secundário, preparando os alunos para os exames de nível mais elevado e apostou numa metodologia de ensino CLIL - Content and Language Integrated Learning – através da qual as aulas passaram a ser bilingues, ou seja, os conteúdos das diferentes disciplinas foram lecionados em português e inglês. Já este ano letivo a escolaglobal® ficara destacada nos exames de inglês de Cambridge, tendo os seus alunos sido os melhores do país nos resultados dos exames Cambridge Ket e a segundos melhores nos Young Learners. A qualidade deste trabalho no ensino do Inglês foi recentemente reconhecida pelo Departamento Oficial de Centros da Universidade de Cambridge, que atribuiu à escola de Santa Maria da Feira o estatuto de “Cambridge Educational Partner”, o mais elevado a atestar a excelência no ensino e na aprendizagem da língua inglesa. A escolaglobal® é, atualmente, a única do distrito com esta distinção. Por mais um ano consecutivo, na Festa Cultural – momento de celebração e reconhecimento do esforço levado a cabo ao longo de todo um ano letivo – os alunos da escolaglobal®, desde a Creche ao Ensino Secundário, apresentaram à comunidade educativa o trabalho que têm vindo a desenvolver, no já habitual formato que conta com uma peça de teatro, interpretada pelos alunos no grande auditório, e uma mostra de projetos de Ciência, que decorre no hall principal do Europarque. Este ano estiveram em destaque os 12 projetos de ciência que estão a ser desenvolvidos com o apoio da Fundação Ilídio Pinho, bem como outras atividades realizadas pelos alunos nas aulas de Ciências e STEAM.  
  • FIP

    Foram doze os projetos de ciência que a escolaglobal® viu serem aprovados para a segunda fase do concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. A escola é a única do país com propostas financiadas em todos os níveis de ensino. 

    Desde “caminhas” para animais de estimação, criadas a partir de pneus usados, a braços hidráulicos desenvolvidos por alunos do Ensino Secundário: a escolaglobal® viu doze projetos selecionados para passarem à segunda fase do concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. A instituição de Santa Maria da Feira é o único agrupamento de escolas do país com projetos aprovados do primeiro ao quinto escalão, envolvendo alunos desde o Ensino Pré-escolar até ao Ensino Secundário. 

    A “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal” foi o mote lançado pela Fundação Ilídio Pinho para este ano letivo e, por essa razão, doze projetos foram selecionados por apresentarem soluções inovadoras. Ao longo dos próximos meses, os alunos irão desenvolver os projetos que receberam financiamento da Fundação, para depois passarem por uma nova seleção. 

    Na edição do ano passado, a escolaglobal® levou cinco projetos à Mostra Nacional, última fase do concurso, onde conquistou duas Menções Honrosas e um segundo lugar, no valor global de 11 mil euros.  

    O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e vai já na sua 16ª edição. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores. 

  • European Schoolnet
    A escolaglobal® foi convidada pela European Schoolnet, uma rede de 34 Ministérios de Educação Europeus, a preparar planos de aula de STEAM (Sciences, Technologies, Enginnering, Arts and Mathematics), a propósito do Europe Code Week 2019. A instituição de ensino de Santa Maria da Feira foi convidada a realizar três planos de aula de STEAM para alunos de todos os ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o objetivo de serem partilhados com outras escolas, na Europe Code Week 2019. Os professores de STEAM desenvolveram os planos de aula através do uso do BBC micro:bit, uma tecnologia com a qual os alunos da escolaglobal® aprendem a programar há dois anos. Diogo da Silva, um dos professores de STEAM do 1.º ciclo, foi até Bruxelas, juntamente com o diretor-geral da escola, para gravar um vídeo explicativo sobre os planos de aula, para que este possa ser partilhado com professores de outros países e inspirar outras escolas europeias a seguir o exemplo da escolaglobal®. Na sua opinião, “é essencial que haja partilha dos resultados e das melhores práticas educativas entre as escolas, pois apenas desta forma será possível fazer progressos nas práticas educativas”. Refletindo sobre o convite efetuado, acrescentou que “permitiu mostrar aquilo que a nossa comunidade educativa acredita ser benéfico e essencial para o desenvolvimento dos alunos, face aos desafios das profissões do século XXI”. Um dos projetos levados a Bruxelas consiste na criação de rampas que permitem aos alunos calcular velocidades de objetos em movimento. O segundo projeto é comparável ao jogo “Operação”, onde os alunos aprendem a identificar, com o uso do micro:bit, órgãos e músculos do corpo humano. O terceiro projeto consiste na criação de um candeeiro de mesa que, para além da sua função de iluminar os espaços, é capaz de indicar o estado das pilhas que as pessoas habitualmente usam nas suas habitações. A European Schoolnet pretende levar a inovação e a tecnologia até à educação e é neste contexto que surge a Europe Code Week, uma iniciativa que se baseia na criatividade, na resolução de problemas e na colaboração. O objetivo é utilizar a programação para criar ideias originais que possibilitem a aprendizagem e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao código e à sua utilidade na educação. Segundo Nuno Moutinho, nesta ida a Bruxelas, “foi ainda possível estabelecer parcerias importantes com escolas internacionais e com a própria European Schoolnet que melhorarão o projeto educativo já no próximo ano letivo, centrado no bem-estar dos alunos e no desenvolvimento das chamadas competências para o século XXI”.
  • Dia Mundial da água
    Na passada sexta-feira, dia 22 de março, pelas 10h00, teve lugar, no clube HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, em Lourosa, uma ação de sensibilização para os efeitos da poluição dos plásticos nos oceanos e o seu impacto na degradação do ambiente marítimo, com o objetivo de educar, sensibilizar e despertar a comunidade escolar para o papel ativo que podem ter na redução do lixo nos Oceanos Com o mote “A água é vida”, esta iniciativa resultou de uma parceria entre a escolaglobal® com o HMC Sports – Piscinas e Ginásios Municipais, e pretendeu alertar a comunidade escolar para a importância de ações do dia a dia na redução do lixo que chega ao mar e às praias. Para esta experiência, a escolaglobal® convidou os seus alunos a participarem numa ação de sensibilização inserida nas comemorações do Dia Mundial da Água. Contudo, sem quaisquer expectativas e com o fator surpresa, os alunos encontraram a água da piscina coberta com lixo. Este foi o primeiro contacto com o ambiente poluído. Durante uma hora realizaram jogos dinâmicos que consistiram na limpeza da água. Com o objetivo de alertar a população para as dificuldades dos animais perante a poluição nos mares, foi pedido aos participantes para entrarem na piscina e recolherem o lixo. A iniciativa procurou promover a intervenção, através da mudança de atitudes e ações, na proteção do ambiente e dos oceanos, bem como no combate ao alastramento deste flagelo. “Entender os efeitos negativos da poluição do plástico nos oceanos e mostrar que nos oceanos também há vida. É este o nosso propósito. A sensibilização desde cedo para a proteção do ambiente, no sentido de evitar o recurso a materiais poluentes, é uma prática que pode salvar vidas. Queremos assinalar o Dia Mundial da Água com a concretização de uma ação de sensibilização diferente. A nossa mensagem visa educar, sensibilizar e educar não só a comunidade escolar, como também todos os portugueses”, refere Nuno Moutinho, diretor-geral da escola.  
  • calendario
    Já se encontra disponível para consulta o calendário das provas e exames nacionais de Ensino Básico e Ensino Secundário no portal do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, I.P. Pode aceder ao mesmo clicando aqui.  
  • Foto4

    A instituição de ensino de Santa Maria da Feira foi a que melhores resultados apresentou no distrito de Aveiro, ficando em 15º lugar no ranking nacional dos exames do ensino secundário e em 28.º nos exames nacionais do 9.º ano.

    O Colégio das Terras de Santa Maria foi o melhor do distrito de Aveiro nos exames do ensino básico e do ensino secundário. O ranking que foi realizado com base nos exames do 11.º e 12º anos valeu à instituição da escolaglobal® subir de 20.º para 15.º lugar nacional, de acordo com o ranking do Observador, que contempla todos os exames do secundário. É de salientar ainda que o Colégio foi também a terceira melhor escola do país nos exames de Geometria Descritiva A, tendo ficado com uma média de 19,5 valores.

    Para Nuno Moutinho, Diretor-Geral da escolaglobal®, ”os rankings são um mero indicador do sucesso educativo, mas é sempre bom termos sido a melhor escola do distrito de Aveiro nos exames nacionais do básico e do secundário. Para além disso, no ensino secundário fomos, de longe, a melhor nos concelhos de proveniência dos nossos alunos, como Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Espinho, Arouca e Ovar”. No entanto, não deixa de afirmar que “o que realmente importa para a escola é a formação holística dos alunos e o seu desenvolvimento global, é o esforço que fazemos para darmos competências essenciais para os nossos alunos enfrentarem um mundo em constante mudança”.

    No 9.º ano, segundo o ranking do Público, que considera as escolas que fizeram pelo menos 50 provas, o Colégio ficou em 28.º lugar nacional, com uma média final de 76,55%. A média por disciplina foi de 74,8% nos exames de Matemática e de 78,3% nos exames de Português.

     
  • 50891879_1677671148999123_1962669886698160128_n
    A nossa comunidade educativa está mais uma vez de parabéns. O fantástico resultado dos nossos alunos valeu-nos a distinção de melhor escola do país nos exames Cambridge KET e segunda melhor nos Young Learners, no 6th Knightsbridge & Cambridge Assessment English Conference, que decorreu no Porto, no dia 26 de janeiro. Desde há muitos anos que todos os nossos alunos fazem exames Cambridge ao longo do seu percurso educativo no ensino básico, sem qualquer acréscimo de mensalidade, tendo sucessivamente alcançado excelentes resultados.
  • how_to_survive_bett_2017
    De 23 e 26 de janeiro, a escolaglobal® vai marcar presença no BETT Show 2019, a maior feira de tecnologia educativa do Mundo. Pelo quarto ano consecutivo, a escolaglobal® vai participar no Bett Show, a maior feira mundial de tecnologia educativa, que se realiza no ExCel London, entre 23 e 26 de janeiro. Para além da direção da instituição de Santa Maria da Feira, pela primeira vez, uma equipa de quatro docentes vai estar em Londres para contactar com os educadores mais inovadores de todo o mundo, participar em diferentes workshops sobre tecnologia educativa e receber formação especializada em soluções Microsoft. O objetivo desta participação passa por enriquecer o currículo STEAM da escola, explorar o potencial da realidade aumentada aplicada à educação e continuar a aprender como potenciar as soft skills dos alunos com recurso à tecnologia. “Ficamos muito contentes que a escolaglobal®, à semelhança de outras escolas portuguesas, continue a partilhar as suas melhores práticas de integração da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que dá aos seus docentes a oportunidade de estarem em constante atualização das suas competências”, explica Sandra Martinho, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal. “Só assim se pode ser inovador e ajudar os alunos num mundo cada vez mais digital”, acrescenta. A escolaglobal® é uma das três Microsoft Showcase School do país para o ano letivo 2018/2019. Depois da participação no STEM SUMMER CAMP, em Copenhaga, e no European Showcase School Leader Summit, em Dublin, esta será a terceira vez que uma equipa de professores da instituição recebe formação em tecnologia educativa além-fronteiras. “Um dos objetivos do nosso programa Microsoft Showcase Schools é ajudar os educadores a atingirem resultados notáveis”, acrescenta Sandra Martinho, reforçando que “quando os professores estão integrados numa comunidade global e têm facilidade de acesso a formação, os resultados são incríveis”. O BETT Show teve a sua primeira edição em 1985 e recebe, anualmente, cerca de 34 mil educadores e decisores de 138 países. O evento decorre, pela primeira vez, em paralelo com o Education Show, o maior encontro da comunidade de educadores do Reino Unido, igualmente aberto a visitantes internacionais.
  • 49864514_1654363024663269_1048487781371740160_o-(1)
    A escolaglobal® arrecadou três prémios no valor global de 11 mil euros no concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, cuja mostra nacional decorreu em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, nos dias 8 e 9 de janeiro. Entre os projetos premiados, distinguiu-se o 2.º lugar conquistado pelo projeto “ELECTRC INK”, realizado por alunos do 3.º ciclo do Colégio das Terras de Santa Maria. Três projetos de ciência da escolaglobal®, de Santa Maria da Feira, foram premiados no concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” foi o mote lançado pela Fundação para a 15.ª edição dos prémios. Das 1289 ideias submetidas a concurso, 100 projetos foram selecionados a para a mostra nacional, cinco dos quais desenvolvidos pela escolaglobal® ao longo do ano letivo 2017/2018. A mostra, que decorreu nos dias 8 e 9 de janeiro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, contou com a presença dos alunos e professores envolvidos no desenvolvimento dos cinco projetos selecionados – Olha o Robô e BIONIC (1.º ciclo), Plástico com Vida (2.º ciclo), ELECTRIC INK (3.º ciclo) e Tinta Condutora (Ensino Secundário). Durante dois dias, os alunos tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos a milhares de visitantes, entre eles, o Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o próprio Ilídio Pinho, presidente da Fundação. Entre as 100 ideias a concurso, o projeto ELECTRIC INK, que procurou desenvolver uma tinta capaz de absorver e transformar a luz solar em eletricidade, conquistou um fantástico 2.º lugar, no 4.º escalão destinado ao 3.º ciclo de ensino, arrecadando um apoio de 6500 euros. O agrupamento de escolas de Santa Maria da Feira viu ainda serem premiados com Menções Honrosas os projetos Plástico com Vida (2500 euros), também do Colégio das Terras de Santa Maria, e BIONIC, desenvolvido por meninos do Externato Paraíso dos Pequeninos, do primeiro ciclo (2000 euros). Ao todo, a escola amealhou 11 mil euros em prémios. O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e da Economia, e parte em 2018/2019 para a sua 16ª edição. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores.
  • 46759349_1593913620708210_121160361700229120_o
    No passado dia 24 de novembro realizou-se no CCMP - Centro Cultural de Milheirós de Poiares, os Prémios Rotary'18 - Melhores alunos, uma cerimónia realizada pelo Rotary Clube da Feira, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e envolvendo toda a comunidade escolar, que promove o reconhecimento de mérito aos alunos do ensino regular e profissional, no nono, décimo segundo e de grau de licenciatura dos estabelecimentos de ensino privados e públicos do nosso concelho, relativamente ao ano lectivo de 2017/2018. Nesta gala, para além da nossa aluna Marta Brandão, distinguida por ter sido a melhor aluna do 9.º ano no Colégio Terras de Santa Maria, também vimos ser distinguido o nosso ex-aluno Ivo Fernandes, pelo seu aproveitamento excepcional no 12.º ano (média de 20 valores) e que lhe deu o reconhecimento enquanto melhor aluno do concelho de Santa Maria da Feira! O Ivo foi aluno da escolaglobal® desde o 1.º ano do Ensino Básico até à sua entrada no Ensino Superior. Estamos todos de parabéns!
  • skype-a-thon2
    A Skype-a-Thon decorreu nos dias 13 e 14 de novembro e foi uma maratona mundial de Skype na sala de aula que mobilizou escolas de todo o mundo a conectarem-se para ajudar crianças carenciadas. A escolaglobal® foi uma das participantes da Skype-a-Thon, um evento a nível mundial organizado pela Microsoft Educação, onde centenas de milhares de alunos, professores e oradores de 102 países se conectaram via Skype e percorreram mais de 38 milhões de quilómetros, durante os dias 13 e 14 de novembro. Para esta contagem, contribuíram os mais de dez mil quilómetros realizados pelos alunos da escola de Santa Maria da Feira. Na Educação Pré-escolar, foram cerca de 8600 os quilómetros percorridos para levar os meninos da turma dos 4 anos a conhecer os seus colegas do Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul, estado de Santa Catarina, no Brasil. Já os alunos do 3.º ciclo, fizeram aproximadamente dois mil quilómetros, até à Gesamtschule Auf dem SchieBerg, em Siegen, na Alemanha, para ficarem a conhecer as diferenças entre o sistema educativo português e alemão. A Skype-a-Thon pretendeu ajudar a angariar fundos necessários para educar até 35 mil crianças carentes nas WE Villages, apoiando a Educação de Qualidade promovida pelos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O objetivo definido pela Microsoft era ultrapassar a barreira dos 22 milhões de quilómetros percorridos via Skype, distância essa que foi largamente ultrapassada. “Enquanto Microsoft Showcase School, procuramos sempre trazer a tecnologia para a sala de aula de forma a proporcionar as melhores experiências aos nossos alunos. Viver cientes da sociedade global em que nos inserimos é fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano do século XXI”, destaca Nuno Moutinho, diretor-geral da escolaglobal®, anunciando que durante as próximas semanas serão promovidos novos intercâmbios entre os alunos de Santa Maria da Feira e os de escolas do Brasil, Cabo Verde e Índia. O grupo escolaglobal® é constituído pelo Externato Paraíso dos Pequeninos, com instalações em Lourosa e no Europarque, e pelo Colégio das Terras de Santa Maria, em Argoncilhe. Para este ano letivo, a escola foi distinguida como uma das três Microsoft Showcase Schools de Portugal, pelo recurso à tecnologia em contexto de sala de aula e pelas suas inovadoras práticas pedagógicas.  
  • DSC_0011
    Entre os dias 28 e 30 de setembro, a escolaglobal® esteve em Dublin, na Irlanda, a partilhar as suas inovadoras práticas de ensino, a convite da Microsoft. A instituição de ensino de Santa Maria da Feira marcou presença no European Showcase School Leader Summit - Educator & Hacking STEM Track, um evento organizado pela Microsoft e que decorreu em Dublin, na Irlanda, entre os dias 28 e 30 de setembro. Num evento que reuniu diretores de escolas Microsoft de toda a Europa, a participação da escolaglobal® como oradora e representante do que de mais atual se faz no ensino em Portugal, é “motivo de orgulho”, explica o diretor-geral, Nuno Moutinho: “É sempre muito bom quando alguém exterior a nós reconhece o nosso trabalho e nos coloca entre as escolas mais inovadoras do mundo”. O convite partiu de Luísa Barba, diretora da Microsoft Educação para a Europa Ocidental, “que pretendia que a escolaglobal® partilhasse as suas boas práticas pedagógicas, com grande enfoque na aprendizagem baseada em projetos e no nosso projeto de STEM”, esclarece Nuno Moutinho. Para além de diretores de escolas, neste evento participaram ainda dois professores da escolaglobal®, que receberam formação em Hacking STEM, e que irão, posteriormente, “transmitir os conhecimentos obtidos ao restante corpo docente”, conclui. Esta é a segunda vez que uma equipa de professores da escola de Santa Maria da Feira recebe formação além fronteiras, depois da participação no STEM SUMMER CAMP, em Copenhaga, na Dinamarca, em julho do ano passado. A representação em Dublin surge depois da instituição ter sido distinguida, no início do mês de setembro, como uma das três Microsoft Showcase Schools do país, para o ano letivo de 2018/2019.  
  • mindfulness_logo-041-3
    O projeto Mindful@escolaglobal pretende Introduzir práticas de mindfulness na rotina da sala de aula, dando ferramentas a alunos e professores para criar na sala de aula um ambiente propício à aprendizagem. Mindfulness ou atenção plena é a nossa capacidade de estar no momento presente com curiosidade, aceitação e sem julgamentos. Esta prática ajuda-nos a lidar de forma mais presente com os desafios do dia-a-dia, como o stress, ansiedade e emoções negativas que interferem com o nosso bem-estar. Em todo o mundo, há já mais de 300 mil crianças e adolescentes a beneficiar destas práticas em ambiente escolar (fonte: www.mindfulschools.org). O Mindfulness é utilizado desde a década de 70 como prática terapêutica em diversos contextos (saúde, empresas, educação) e tem demonstrado resultados comprovados no aumento do bem-estar físico e psicológico. A investigação em neurociência comprova a utilidade da utilização deste tipo de abordagens na  Educação. Quantas vezes um professor pede aos alunos para prestar atenção? Nas sessões de mindfulness na sala de aula, os estudantes treinam o seu “músculo da atenção”: ouvir um som até ao fim; prestar atenção às sensações do corpo; reparar como se está a sentir agora, etc. Ao longo do projeto, estas práticas vão sendo interiorizadas e integradas no dia-a-dia das crianças/adolescentes, dando-lhes uma maior consciência do seu foco, dos seus padrões de pensamento e uma maior presença nas situações que vive no agora. A prática de mindfulness contribui também para reduzir os níveis de stress e melhorar a capacidade de regulação emocional. Reduzir o stress na escola é fundamental para criar um ambiente favorável à aprendizagem. Se o aluno está nervoso ou agitado, o seu cérebro não pode aprender novos conteúdos nem aceder à informação que já tem armazenada. Entra em modo automático, reagindo às situações de forma impulsiva. Com a prática de mindfulness, perante situação desafiante, o estudante, em vez de meramente reagir, responderá de forma consciente. Abre-se o caminho para uma maior integração da experiência interna e externa. O Projeto Mind@escolaglobal trabalha também valores como a generosidade e a gratidão. Estudos revelam que este tipo de práticas contribui para o nosso bem-estar e felicidade bem como para o daqueles que nos rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes. OBJETIVOS - Incluir nas rotinas escolares práticas que permitem simultaneamente desenvolver as capacidades de: foco e atenção; regulação emocional; compaixão e empatia; relaxamento e bem-estar; - Reduzir o stress em ambiente escolar e melhorar a performance em situações de exame. CONTEÚDOS - Apoiar a turma no estabelecimento de práticas de mindfulness no seu dia-a-dia; - Conhecer como funciona o nosso cérebro e a nossa capacidade de foco e atenção; - Práticas de mindfulness centradas na respiração, corpo, emoções, pensamentos, bondade e gratidão. CRONOGRAMA - Início de setembro: formação a todos os professores. - Sessões presenciais com os alunos: primeiro período; follow-ups nos restantes períodos. - Turmas envolvidas nas sessões presenciais (a confirmar): 5 anos; 4.º ano; 6.º e 9.º anos; 11.º e 12.º anos (sessões em inglês). PARCEIRO Ser Integral: Centro Português de Mindfulness Formadora: Filipa Soares - Psicóloga pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2003) - Formação Mindfulness para Crianças e Jovens pelo Mindful in Schools Project (UK), Mindful Schools (USA), Susan Keiser Greenland (USA) e Gina Biegel (USA) (2014-2017) - Formação pessoal em Mindfulness com Saki Santorelli e Florence Meyers: Mind & Body Medicine (Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts, USA)  
  • 2018-2019
    Edifício Avó Aninhas Europarque
    Creche e Educação Pré-escolar
     3 de setembro (a partir das 13:30), com atividades não letivas  14 de setembro, com atividades letivas
    1.º ano
     14 de setembro
    Externato Paraíso dos Pequeninos
    2.º, 3.º e 4.º anos
     14 de setembro
    Colégio das Terras de Santa Maria
    5.º ao 12.º ano
     10 de setembro * *Não haverá atividades letivas na semana de Carnaval, 4 a 8 de março.
  • 35542695_1380705765362331_4605942985727672320_n-470x260
    Cinco projetos de ciência da escolaglobal®, em Santa Maria da Feira, foram selecionados para estarem presentes na mostra nacional do concurso “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. Trata-se do maior agrupamento de escolas com maior número de projetos selecionados. Desde tintas condutoras de eletricidade, a mão biónicas e robôs que ajudam a reciclar, foram cinco os projetos de ciência que a escolaglobal® viu serem selecionados para estarem em exibição na mostra nacional do concurso “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, a decorrer em setembro. Sendo o maior agrupamento de escolas com maior número de projetos selecionados, este resultado representará um total de 5% dos projetos representados na mostra nacional. Entre os 100 projetos convidados a estarem presentes na mostra nacional, será escolhido um vencedor e duas menções honrosas para cada nível de ensino. A “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” foi o mote lançado pela Fundação para este ano letivo e, nesse sentido, os cinco projetos da escola de Santa Maria da Feira foram destacados por apresentarem um potencial inovador nestas áreas. Os projetos abrangem todos os níveis de ensino, desde o 1º ciclo até ao Ensino Secundário. Em janeiro, num evento que decorreu no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, ficou concluída a primeira fase do concurso que se destinava à apresentação e seleção das ideias e que apoiou o desenvolvimento de 13 projetos apresentados pela escola. Ao longo do 2.º período os alunos desenvolveram trabalho experimental em torno das ideias propostas, culminando este processo com a submissão do resultado final de cada um, em maio deste ano. De entre os treze, cinco foram agora escolhidos para serem exibidos para todo o país. O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e vai já na sua 15ª edição. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores.
  • DSC_0678
    No dia 26 de maio, o Grande Auditório do Europarque encheu-se para a Festa Cultural da escolaglobal, um evento que ilustra bem a nossa preocupação em desenvolver nos nossos educandos as diversas dimensões da existência humana. O evento arrancou pelas 13h30, com os nossos meninos da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo a mostrarem o "Poder da Amizade", um musical inspirado no filme Madagáscar e que retratou a viagem de um grupo de animais pelo continente africano à procura da sua verdadeira casa. Pelas 17h30, foi a vez dos alunos do Colégio das Terras de Santa Maria subirem a palco, com uma interpretação da intensa história de "Pedro e Inês". O evento foi, uma vez mais, um grande sucesso. Os vídeos integrais dos dois espetáculos estão disponíveis para visualização e transferência na secção de Vídeos da conta institucional do Office 365 de cada aluno. Foram criados dois canais para cada uma das peças e enviadas informações detalhadas para o email institucional de cada estudante. Em simultâneo com a nossa Festa Cultural, também decorreu a Mostra dos Projetos de Ciência da escolaglobal. Para além das já tradicionais bancas com divertidas experiências, foram divulgados à comunidade escolar os 13 projetos candidatos ao Prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho. Aqui ficam os melhores momentos deste dia inesquecível:
  • 42085339551_39f1db09f6_o
    A escolaglobal® participou ativamente no EDU Day, um evento organizado pela Microsoft Educação e que tem como missão divulgar o que de melhor se faz na Educação em Portugal com o recurso à tecnologia. A iniciativa decorreu no passado dia 12 de maio, na Universidade de Aveiro, e contou com a presença do Ministro da Educação. A escolaglobal® foi convidada pela Microsoft Portugal a divulgar o seu projeto de tecnologia educativa no EDU Day 2018. A agenda previa um conjunto de sessões que visavam debater temas relacionados com o futuro das escolas e das competências dos alunos e a escolaglobal® integrou três painéis ao longo do dia. Logo pela manhã, alunos do 1.º e 2.º ciclos do Externato Paraíso dos Pequeninos e Colégio das Terras de Santa Maria discursaram na sessão de abertura do evento sobre o modo como a tecnologia tem alterado as suas aulas e a forma de aprender em casa. À tarde, alguns professores dirigiram dois workshops sobre o modo criativo e original como a escola tem vindo a explorar as STEM. Para Nuno Moutinho, Diretor Geral da escolaglobal®, “o convite feito revela o reconhecimento por parte da Microsoft e da própria Direção-Geral da Educação do carácter inovador do projeto educativo da nossa escola, de acordo com as melhores práticas internacionais.” O Microsoft EDU Day foi dirigido a mais de mil agentes educativos, professores e diretores de escolas, de instituições privadas e públicas do Ensino Básico e Secundário. O evento contou ainda com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que visitou a banca dos alunos da escolaglobal®, que tiveram a oportunidade de mostrar os projetos em curso na escola.
  • prof
    Quando se trata de pensar o futuro e tomar decisões, os filhos, mesmo que não o demonstrem, estão muito atentos ao suporte e opinião dos pais, esperando que estes escutem os seus sonhos e ideias. Orientar não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. Orientar é estar presente, é motivar, é realçar os aspetos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e refletida. No entanto, enquanto pai, deve encorajar o seu filho a fazer uma exploração planeada em vez de esperar apenas uma tomada de decisão relativamente ao curso/profissão pretendida. Mais importante do que o jovem ser capaz de dizer – eu quero ser veterinário, por exemplo, é o processo em si e a forma como o jovem se implica e participa, com o objetivo de se descobrir a si mesmo e construir um projeto para si. A seguir apresentamos algumas sugestões de como ajudar o seu filho a fazer opções, já que com a sua ajuda, ele vai ser capaz de realizar uma exploração planeada e de, por fim, solucionar da melhor forma a tarefa de escolher uma profissão.
    eg1
         
  • 28276296_1270655963033979_131774133838639636_n

    No passado dia 20 de fevereiro, em Gondomar, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) atribuiu os prémios PME Excelência 2017. Entre as cerca de 2 mil empresas distinguidas, o Colégio das Terras de Santa Maria foi um dos quatro colégios em Portugal que recebeu a certificação, o único no distrito de Aveiro. O IAPMEI atribui, anualmente, um selo de qualidade às pequenas e médias empresas portuguesas que se destacaram pelo seu desempenho socioeconómico. Esta terça-feira, em Gondomar, 1947 empresas receberam o galardão PME Excelência 2017, entre as quais, o Colégio das Terras de Santa Maria. A instituição de ensino privada, pertencente ao grupo escolaglobal, é o único colégio do distrito de Aveiro distinguido com este galardão e um dos poucos do país. Desde 2014 que o colégio, localizado em Argoncilhe, obtém consecutivamente esta certificação. Aveiro foi, aliás, o quarto distrito do país com maior número de PME a serem distinguidas com o prémio Excelência (208). O Porto (415) é onde se concentra o maior número, seguido do distrito de Lisboa (369) e de Braga (217). A maioria das empresas destacadas concentram-se sobretudo nos setores da indústria (31,5%), comércio (25,8%) e turismo (20,1%).
  • Microsoft convida escolaglobal® a participar na maior feira de educação do Mundo

    A escolaglobal® é a primeira escola portuguesa a participar na maior feira de tecnologia educativa do Mundo. A BETT 2018 realiza-se em Londres, entre 24 e 27 de janeiro.

    A escolaglobal® foi convidada pela sede da Microsoft nos Estados Unidos a ser um dos oradores da BETT 2018, que decorre em Londres, entre 24 e 27 de janeiro. É a primeira vez que uma escola portuguesa terá participação ativa na maior feira de tecnologia educativa do Mundo.

    Para Nuno Moutinho, Diretor-geral do agrupamento de escolas privadas de Santa Maria da Feira, este convite “representa o reconhecimento da Microsoft dos Estados Unidos em como somos uma das escolas mais inovadoras do Mundo no que diz respeito à utilização da tecnologia educativa”.

    O projeto TeK.escolaglobal estará em grande destaque no painel “Unleashing Criativity", que ocupará a tarde do dia 24 de janeiro. “O que nos foi pedido foi que fizéssemos uma reflexão sobre estes três anos letivos e mostrar aquilo que de bom estamos a fazer”, afirma Nuno Moutinho.

    A escolaglobal® é uma Microsoft Showcase School desde 2015 e inaugurou, em junho de 2017, o Collaborative Innovation Lab (CoIL), uma sala de aula do futuro, inspirada no modelo da European Schoolnet, da União europeia, que procura potenciar nos alunos o desenvolvimento das chamadas “soft skills” ou competências do séc. XXI. Todos os 650 alunos do agrupamento de escolas têm um computador portátil pessoal e, este ano letivo, a escola passou a incorporar atividades STEM no currículo dos seus alunos, da Creche ao Secundário.

    “A tecnologia é integrada a 100% nas aulas desde os 2 aos 17 anos, uma vez que este método imprime uma dinâmica totalmente distinta à aprendizagem, instando a criatividade e incrementando a motivação dos alunos. Dado o sucesso deste método de ensino, não se trata de um projeto piloto, mas de um projeto a longo prazo e muito nos honra poder mostrá-lo a agentes de educação de todo o mundo”, conclui Nuno Moutinho, Diretor da escola.

    Para Vânia Neto, Diretora para a área da Educação na Microsoft Portugal, a utilização de tecnologias na Educação tem contribuído para uma nova dinâmica no Ensino, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos. “Acreditamos que podemos liderar pelo exemplo na Educação em Portugal, motivo pelo qual nos empenhámos por garantir a presença de um caso português numa das maiores feiras de educação do mundo”, explica.

    A BETT teve a sua primeira edição em 1985 e recebe, anualmente, cerca de 34 mil educadores e decisores de 138 países.

    Mais informações aqui.
  • DSC_0665

    escolaglobal® recebe apoio para desenvolver treze projetos de Ciência

    A escolaglobal® está a desenvolver treze projetos de ciência, candidatos à 15ª edição do concurso nacional “Ciência na Escola”, com o apoio da Fundação Ilídio Pinho. Apesar de ter vindo a marcar presença assídua nas edições anteriores, nunca como este ano a escola viu tantos projetos serem financiados pela Fundação. “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” foi o mote lançado pela Fundação para este ano letivo e, nesse sentido, estes treze projetos foram destacados por apresentarem um potencial inovador nestas áreas. Desde tintas condutoras de eletricidade até robôs que ajudam a reciclar, os projetos a desenvolver abrangem todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-escolar até ao Ensino Secundário. O financiamento traduziu-se numa verba de cinco mil e quatrocentos euros entregue à escola no passado dia 16 de janeiro, na cerimónia da Fundação Ilídio Pinho. O evento, que decorreu no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, marcou a conclusão da primeira fase do concurso que se destinava à apresentação e seleção das ideias. Neste momento está já em curso a segunda fase, a decorrer ao longo do 2.º período, que se estenderá até maio, altura em que serão submetidos e apresentados os produtos finais de cada projeto. O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e vai já na sua 15ª edição. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas através do apoio a projetos inovadores. Lista de projetos apoiados: 2.º escalão Olha o Robô Bom-Prato Bionic Semear para Colher 3.º escalão Play a Bit Plant’Ink Plástico com vida 4.º escalão Help a Bit ELECTRIC INK Bons Ares 5.º escalão Floresta Portuguesa Aprender Física com o Clipper Tinta Condutora DSC_0647 DSC_0652 DSC_0668
  • childbrain1
    Diversas investigações têm vindo a demonstrar que o desenvolvimento de competências de literacia em idades precoces desempenha um papel decisivo no futuro processo de aprendizagem e de aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, são objetivos desta oficina dar oportunidade aos alunos de manipular livros diversificados e em diferentes suportes, desenvolver competências linguísticas e pré-leitoras, receber estímulos capazes de despertar a curiosidade, de desenvolver a imaginação e a criatividade, aumentar as capacidades de concentração e de atenção e prevenir e minimizar precocemente as dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem.
    E… se é certo que a escola desempenha um papel fundamental, sabia que também em família é possível promover a literacia? Aqui ficam algumas dicas de como o fazer: • Leia histórias ao seu filho; • Solicite a sua participação ativa fazendo-lhe perguntas sobre as histórias lidas; • Explore as ilustrações das histórias (deixe o seu filho falar sobre ações, acontecimentos, temas); • Brinque com o seu filho, ensinando-lhe jogos de linguagem, adivinhas, provérbios, rimas, canções, contos tradicionais; • Desenvolva hábitos de leitura que fomentem comportamentos imitativos; • Organize visitas da família a bibliotecas públicas, feiras do livro e livrarias; • Ofereça ao seu filho livros que falem de assuntos do seu interesse. Boas leituras!  
  • 24068146_1198168393616070_784314497486837274_n

    23722601_1190533274379582_634647296430903531_n

    O Edifício Avó Aninhas acolheu no passado dia 25 de novembro o 1.º Torneio de Xadrez da Liga Xeque-Mate, que contou com a participação de alguns dos nossos meninos do 1.º ciclo. Deixamos os nossos parabéns a todos os participantes, em especial para a nossa aluna do 1.º ano, Clara Barros, que conquistou um muito honroso 3.º lugar! 24129556_1198090280290548_1385042770361168434_n23905454_1198090396957203_202160317348054664_n 24176676_1198090400290536_3542803876110949249_n           /
  • semearfuturo_site2

    escolaglobal® com projeto solidário para apoiar escolas de Cabo Verde

    imagem 2imagem 1  imagem 4

    O projeto Semear Futuro conta com o apoio da escolaglobal® e procura ajudar, com material escolar e novas metodologias de ensino, duas escolas desfavorecidas no Tarrafal, em Cabo Verde. Esta semana, a escolaglobal® anunciou a continuidade do projeto Semear Futuro, encetado no início do ano letivo passado, e que resulta de uma colaboração solidária entre a escola de Santa Maria da Feira e a Assembleia Municipal do Tarrafal. O objetivo é equipar as escolas mais desfavorecidas do município cabo-verdiano com material escolar e proporcionar melhores condições de aprendizagem às crianças do Ensino Básico. “Desde o ano passado que a escolaglobal® nos tem ajudado nesta caminhada, no sentido de ajudar a construir um espaço de socialização para os alunos de duas escolas do Tarrafal, onde estes tenham acesso a livros, computadores e outras formas de aprendizagem”, explica Silvino Évora, presidente da Assembleia Municipal do Tarrafal, de visita a Santa Maria da Feira. Havendo uma população infantil considerável no município cabo-verdiano, a Assembleia Municipal e a escolaglobal® decidiram juntar esforços e fazer intervenções junto de duas escolas do Ensino Básico – Chão Bom e EB n.º9 - procurando incentivar as crianças para o processo de aprendizagem. “Queremos que a escola não seja apenas um local de passagem. Em Cabo Verde, sobretudo no Ensino Básico, os alunos não têm muitos espaços alternativos à sala de aula, onde fora do período de aulas possam estar”, acrescenta Silvino Évora, reforçando o objetivo do projeto em tirar os meninos das ruas e fazer com que passem mais tempo dentro da sua escola. Para Nuno Moutinho, diretor-geral da escolaglobal®, a mobilização da comunidade escolar em torno do projeto solidário tem feito do mesmo “um sucesso”: “O objetivo é continuar a angariar o maior número de recursos financeiros e pedagógicos para que, no fim deste ano letivo, possamos finalizar o projeto e começar a plantar as “sementes” necessárias para o futuro daquelas crianças”. O projeto solidário Semear Futuro surgiu da necessidade de promover o desenvolvimento humano integrado e a estabilidade no processo de aprendizagem das crianças no concelho do Tarrafal, através de um reforço dos recursos e dos instrumentos de aprendizagem.
  • 300x300
    Inaugurado em junho de 2017, o Collaborative Innovation Lab (CoIL) é uma “sala de aula do futuro”, inspirada no modelo da European Schoolnet, da União europeia, que procura potenciar nos alunos o desenvolvimento das chamadas "soft skills" ou competências do séc. XXI. Para tal, o espaço está dividido em seis áreas: interagir, apresentar, investigar, criar, partilhar e desenvolver. ebook5 Interagir O professor tira partido deste espaço para promover, através da integração da tecnologia, uma maior interação dos alunos no processo de aprendizagem. Mesmo tendo cada um o seu dispositivo, os alunos partilham conhecimento, reorganizando-se no espaço e recorrendo a ferramentas como os quadros interativos. Apresentar Os alunos têm acesso a ferramentas e desenvolvem competências que lhes permitem entregar, apresentar e obter feedback imediato do seu trabalho. A apresentação dos trabalhos perante uma audiência é contemplada com regularidade no planeamento das aulas, acrescentando esta dimensão mais comunicativa à aprendizagem do aluno. Investigar Os alunos são encorajados a explorar e descobrir por si mesmos. Desenvolvem uma maior autonomia face ao professor, tornando-se cada vez mais agentes ativos em vez de ouvintes passivos no processo de ensino-aprendizagem. O professor promove uma aprendizagem baseada em projetos e, através do trabalho colaborativo, os alunos desenvolvem competências importantes como a capacidade de procurar e assimilar informação e o sentido crítico face à mesma. Criar Este espaço procura estimular nos alunos a capacidade de planear e produzir o seu trabalho, por exemplo, um conteúdo digital ou uma apresentação pública. Nesta área, a repetição da informação não é suficiente: os alunos deverão ser criativos, interpretar, analisar e criar. Partilhar Tendo em vista uma aprendizagem cada vez mais baseada em projetos, procuramos que os nossos alunos sejam capazes de trabalhar em grupo: não só de criar conteúdo, mas de investigar, analisar e apresentar o seu trabalho nesta perspetiva colaborativa. O sucesso deste trabalho está ligado à capacidade dos alunos desenvolverem um sentido de liderança, dividirem responsabilidades e serem capazes de tomar decisões em equipa, face aos obstáculos. Desenvolver Esta área de desenvolvimento é um espaço de aprendizagem mais informal, de reflexão para o aluno. Aqui os alunos trabalham ao seu próprio ritmo, tirando partido dos recursos disponíveis da forma que lhe parece mais cativante e pertinente. Os alunos podem ainda explorar e dedicar-se a outros interesses que não estejam necessariamente relacionados com o seu trabalho escolar. coil copy Para saber mais sobre o CoIL, clique aqui.
  • A formação integral dos nossos alunos é um dos pilares em que alicerçamos o nosso projeto. Desta forma, numa parceria estratégica com a Academia de Música de Paços de Brandão, passamos a oferecer aos nossos alunos da Educação Pré-escolar, a partir do mês de novembro, a possibilidade de frequentarem aulas individuais de flauta transversal e violino, podendo a oferta ser alargada ao primeiro ciclo.
  • europarque-3x3 copiar
    No dia 02 de outubro de 2017 arrancaram as primeiras aulas no novo Edifício Avó Aninhas, no Europarque. Inicialmente, neste novo espaço, decorrerão todas as atividades letivas para Creche e Educação Pré-escolar. Aqui ficam algumas imagens do primeiro dia nestas novas instalações.
     
  • As aulas iniciam-se para a Educação Pré-escolar às 13h30 do dia 4 de setembro. A partir do Ensino Básico, o arranque das aulas será de acordo com o seguinte calendário: segunda-feira, 11 de setembro Início das aulas para o 1.º, 5.º e 10.º anos terça-feira, 12 de setembro Início das aulas para o 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos
  • 18425387_1035552516544326_7084991148285313252_n
    No âmbito da disciplina de Projeto, a turma do 8.ºA organizou, ao longo do 3.º período, um ciclo de sessões culturais para dinamizar o Collaborative Innovation Lab, novo espaço da escola. A Culturteca, contou com a presença de convidados de prestígio: Diana Martinez, a voz emergente o R&B nacional; Leonardo Pardal Pardo, escritor de livros infantis e Filipe Pinto, músico português, vencedor do Ídolos Portugal.   Diana Martinez Diana Martinez   Leonardo Pardal Pardo Leonardo Pardal Pardo   Filipe Pinto Filipe Pinto
  • 18951113_1058914884208089_1149614418193428134_n
     
      A Microsoft Educação desafiou a escolaglobal® a organizar o último encontro de 2017 de Showcase Schools do país. Assim, no passado dia 10 de junho, sob o mote "Digital Transformers in Education", foi com muita satisfação que dinamizámos no Europarque workshops de tecnologia educativa com parceiros externos, durante a manhã, e acolhemos sessões de partilha de boas práticas entre docentes e diretores, à tarde, no Collaborative Innovation Lab. Um dia incrível de troca de experiências. Veja as imagens do evento em: https://goo.gl/nwbE4U
  • Londres
    Como previsto pelo nosso projeto Cambridge English e com o apoio da agência Pinto Lopes Viagens, organizámos um conjunto de atividades em Londres para os alunos da escolaglobal® e da Lions Academy, a partir do 3.º ano de escolaridade: 1 semana - 4 a 11 de julho - Londres Alunos da escolaglobal®: 500 euros de entrada + 700 euros Outros alunos: 500 euros de entrada + 750 euros Estes preços incluem um voo direto a partir do Porto, transfers, pequeno almoço, almoço em pic-nic, jantar, alojamento no Royal National Hotel, excursões, visitas de estudo e seguro de assistência em viagem. Apenas o musical, visita conjunta a London Eye e ao museu de cera da Madame Taussaud e as despesas pessoais extraordinárias não estão incluídas (recordações, etc). Teremos pelo menos 1 professor da escola a acompanhar cada grupo de 10 alunos. Os 500 euros de entrada devem ser pagos até ao dia 15 de março de 2017, data em que terminam as inscrições. O restante valor poderá ser entregue até ao dia 1 de junho de 2017. Mais informações sobre a viagem aqui.
  • bsc2017_300
    Como previsto pelo nosso projeto Cambridge English e numa parceria com o grupo de escolas inglesas "British Study Centres", organizámos um conjunto de atividades em Inglaterra, em três colégios, para os alunos do Colégio das Terras de Santa Maria ou da Lions Academy. O King's College aceita alunos com o mínimo de 12 anos de idade, os outros, com o mínimo de 8 anos, feitos até dezembro de 2017. Poderá escolher entre uma destas opções:
    • King's College - 1 semana (2 a 9 de julho - 450 euros de entrada + 950 libras)
    • King's College - 2 semanas (2 a 16 de julho - 500 euros de entrada + 1700 libras)
    • Cheltenham Ladies' College - 1 semanas (12 a 19 de julho - 450 euros de entrada + 800 libras)
    • Cheltenham Ladies' College - 2 semanas (12 a 26 de julho - 500 euros de entrada + 1400 libras)
    • LVS Ascot - 1 semanas (9 a 16 de julho - 450 euros de entrada + 800 libras)
    • LVS Ascot - 2 semanas (9 a 23 de julho - 500 euros de entrada + 1400 libras)
    Estes preços incluem um voo direto, todos os transfers, refeições, alojamento, aulas de inglês (15 horas por semana), excursões e visitas de estudo. Apenas despesas pessoais extraordinárias não estão incluídas (recordações, etc). Teremos, pelo menos, um professor da nossa escola a acompanhar, permanentemente, os alunos, para além de todo o vasto staff do grupo "British Study Centres". Nota: Os 450 ou 500 euros de entrada devem ser pagos até ao dia 15 de março, data em que terminam as inscrições. O restante valor poderá ser entregue até ao dia 1 de junho de 2017, calculando-se o câmbio nessa data. Saiba tudo em pormenor aqui.
  • Mais uma vez no topo dos rankings: o colégio do grupo escolaglobal® é o melhor do país a Matemática A e o melhor do distrito no Ensino Secundário. Nos rankings das escolas do PÚBLICO/Católica Porto Business School, divulgados no passado dia 17 de dezembro, o Colégio das Terras de Santa Maria (Argoncilhe, Aveiro) alcançou o primeiro lugar no exame nacional de Matemática A (12.º ano), com uma classificação média de 16,38 valores. Para além de distinguido como a melhor escola do país nesta prova, o colégio alcançou ainda um 8.º lugar no Ensino Secundário, primeiro quando referente ao distrito de Aveiro. No ranking dos percursos diretos de sucesso, que o Ministério da Educação também fornece para cada escola, o colégio alcançou um honroso 6.º lugar. Este ranking alternativo analisa a percentagem de percursos de sucesso na escola face à percentagem de percursos de sucesso dos alunos do resto do país que ingressaram no secundário com um nível de conhecimentos semelhante. Na média nacional de exames do Ensino Básico, o Colégio das Terras de Santa Maria alcançou o 37.º lugar, de longe o melhor do concelho.
  • DSC_8962
    Inês Baptista, finalista do 12.º ano do Colégio das Terras de Santa Maria, no ano letivo de 2015/2016, foi reconhecida pelo Rotary Clube da Feira e pela Câmara Municipal como a melhor aluna do concelho de Santa Maria da Feira. Também a aluna Sofia Gales, do 9.º ano, foi distinguida. Decorreu este sábado, com início às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, a cerimónia anual de reconhecimento de mérito aos alunos do ensino regular e profissional, no 9.º ano, 12.º ano e de grau de licenciatura dos estabelecimentos de ensino privados e públicos do concelho de Santa Maria da Feira, promovido pelo Rotary Clube da Feira, em parceria com a Câmara Municipal. Por ter conseguido a notação mais elevada do concelho no 12.º ano, a aluna Inês Baptista recebeu um prémio no valor de 250€, oferecido por empresas da comunidade, estando também envolvida a Fundação Rotária Portuguesa. Também no 3.º ciclo do Ensino Básico, o Colégio das Terras de Santa Maria viu distinguida, pelo seu desempenho académico no 9.º ano, no ano letivo de 2015/2016 a aluna Sofia Gales. Os professores destes alunos foram também alvo de reconhecimento neste evento que, de forma global e juntando todas as partes interessadas, pretende incentivar a melhoria da qualidade do ensino.
  • Já arrancaram as obras da nova biblioteca ecológica do Colégio das Terras de Santa Maria. O edifício marca a mudança para uma escola mais “verde” e ecológica e prevê-se que esteja concluído em março de 2017. A obra resulta do primeiro lugar conquistado pela escolaglobal® no concurso nacional “Alterações Climáticas”, subordinado ao projeto Clima@EduMedia, que visava colocar alunos e professores a refletirem sobre a importância da adaptação e da mitigação às alterações climáticas, desafiando-os a pensarem em medidas concretas para implementarem na sua escola e também a produzirem conteúdos mediáticos sobre a temática. O Colégio das Terras de Santa Maria foi o grande vencedor, com o projeto escolaglobal Getting Greener (eGG), desenvolvido por alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário, entre os trinta que participaram no projeto. As escolas com as melhores ideias receberam um prémio monetário (€30.000), alocado à implementação da respetiva proposta na escola. Para além da nova biblioteca escolar, o edifício ecológico, cujo esqueleto já se encontra de pé, terá uma cobertura ajardinada, albergará um espaço multiusos e será decorado com mobiliário feito através de materiais reciclados. Os nossos alunos têm vindo a participar ativamente na construção deste que é o primeiro edifício ecológico da região.
  • IMG_1534
    O Colégio das Terras de Santa Maria conquistou uma Menção Honrosa com o projeto "Areia Sempre Seca" no concurso nacional Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho. Este ano, a escolaglobal® viu dois dos seus projetos candidatos serem selecioandos, entre centenas de escolas concorrentes, para a grande Mostra nacional do concurso Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho. Este evento, que decorreu nos dias 20 e 21 de outubro, na Escola Secundária do Pinhal Novo, em Palmela, contou com a presença dos alunos e professores envolvidos no desenvolvimento dos dois projetos selecionados - Areia Sempre Seca (2.º ciclo) e Pinta com Cortiça (Ensino Secundário). Os alunos tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos a milhares de visitantes, entre eles, o Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e Ilídio Pinho, presidente da Fundação. IMG_1595 No final, o projeto Areia Sempre Seca conquistou uma Menção Honrosa, equivalente ao prémio de 3000€, que foi entregue pelo aos nossos alunos pelo Ministro da Educação e pelo Presidente da Fundação Ilídio Pinho.

    O projeto

     
  • Untitled-1
    A Lions Academy® é um centro de alto rendimento académico, onde podes aprender, melhorar os teus resultados académicos e divertir-te a explorar os teus talentos, seja no desporto, nas ciências ou nas artes. Vem partilhar o conhecimento de talentosos professores e profissionais das mais variadas áreas num local onde podes descobrir e melhorar as tuas notáveis aptidões de forma descontraída, surpreendente e inovadora.

    Cambridge English

    São mais de 20 mil instituições e organizações em todo o mundo que aceitam os exames Cambridge English como certificação de nível em língua inglesa. Cerca de cinco milhões de pessoas realizam os exames Cambridge English todos os anos. Aproveita a oportunidade de beneficiar do melhor ensino da língua inglesa, baseado na comunicação do teu dia-a-dia, mas assente nos mais elevados standards internacionais. Os teus professores estão especificamente preparados e certificados pela Universidade de Cambridge, são coordenados por professores nativos e estão totalmente disponíveis para te ajudarem a preparar um futuro  profissional brilhante.

    Centro de Estudos

    Num local especial e num ambiente descontraído, com a colaboração dos experientes professores da escolaglobal vais poder ter o acompanhamento e aconselhamento para poderes melhorar de forma simples e eficaz os teus resultados académicos. Em qualquer grau de ensino, ao teu ritmo e no teu tempo disponível, tudo faremos para atingires um alto rendimento académico e tornares as tuas escolhas profissionais muito mais simples.

    Escola de Rock

    É uma grande oportunidade para aprenderes a tocar de forma muito descontraída, e ao teu ritmo, o teu instrumento preferido, seja guitarra, baixo, teclado, bateria ou canto, e formares a tua super banda com o aconselhamento de músicos experientes. Ao longo do ano, vais ainda ter a oportunidade de realizares concertos ao vivo.

    Escola de Futebol

    Inserida em local privilegiado para a prática do futebol, com condições excepcionais para o desenvolvimento da modalidade, a Lions Academy, em parceria com a Academia 'Forte Paixão' do Lusitânia Futebol Clube de Lourosa, permite-te desfrutar da experiência de aprender e desenvolver as tuas aptidões no desporto-rei.

    Atividades Extra

    Ao longo de todo o ano, desenvolvemos diversas atividades de recreio e lazer para todos os interessados, de todas as idades, desde oficinas sobre saberes tradicionais, prática desportiva, aprendizagem artística e passeios a lugares inesquecíveis da região. Nota Importante: Algumas das atividades podem ocorrer fora das instalações da Lions Academy, nomeadamente nas instalações de instituições associadas, ou nas instalações do Externato Paraíso dos Pequeninos, a dois passos da Academia, ou no Colégio Terras de Santa Maria, em Argoncilhe. A Lions Academy, em parceria com a escolaglobal, possui frota de transporte de passageiros e assegura o transporte dos alunos sempre que necessário, independentemente da origem ou destino, em condições previamente acordadas. Para mais informações, consulte o site da Lions Academy aqui.
  • Untitled-1

    A ESCOLAGLOBAL® VAI ABRAÇAR ESTE PROJETO…

    Ao longo do ano letivo, cada turma do Externato Paraíso dos Pequeninos e do Colégio das Terras de Santa Maria (até ao 3.º ciclo) vai abraçar este projeto solidário ao apadrinhar uma criança da favela de Mathare, em Nairóbi, no Quénia. A cada turma, já foi atribuído um menino ou menina que precisava de “padrinho”. A escola receberá periodicamente notícias dos seus “afilhados” e contactará com eles através de cartas, videochamadas e nas redes sociais. O apadrinhamento prevê, além dessa interação, a doação de 160 euros por turma. Os alunos devem organizar-se e esforçar-se para promover iniciativas diversas que permitam a angariação deste valor. Pretende-se assim que todos se envolvem e compreendam o verdadeiro significado de ser solidário. Com a ajuda das Educadoras, Professoras Titulares e Diretores de Turma, vamos, todos juntos, mudar a vida destes meninos.

    O QUE DAMOS A UMA CRIANÇA COM 160€ POR ANO?

        Exames médicos básicos;
        Educação 5 dias por semana;
        Almoço diário;
        Refeição diária a meio da manhã;
        Atividades no período de férias;
        Material escolar;
        Uniforme;
      Sapatos.
      Consulte o site do projeto aqui.
  • foto-festa

    O Europarque abriu as portas à comunidade da escolaglobal® para a décima segunda edição da Festa Cultural e Mostra do projeto TeK.escolaglobal e dos projetos de Ciência candidatos ao concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho. Por mais um ano consecutivo, esta grande celebração de final de ano letivo cumpriu o seu objetivo de reunir as famílias e a escola, num espetáculo de teatro, música e dança no qual participaram ativamente e, com os mais distintos contributos, todos os alunos, equipa docente e não docente do Externato Paraíso dos Pequeninos e do Colégio das Terras de Santa Maria.

    Os mais pequenos embarcaram numa viagem à volta do mundo e levaram a família Oliveira a viver as mais rocambolescas aventuras pelos cinco continentes. Já no espetáculo do 2.º ciclo, mergulhamos na história de uma avó que conta ao neto as suas memórias e que se deixa também envolver com ele na euforia das tecnologias.

    No foyer, decorreu, em simultâneo, uma apresentação do projeto Tek.escolaglobal e dos projetos de ciência, com várias atividades que cativaram miúdos e graúdos.

    Em breve estarão disponíveis os vídeos do espetáculo.

    convite_Externatoconvite_colegio
  • Sem-Título
    A escolaglobal® venceu o concurso nacional “7 dias, 7 dicas sobre os media”, iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Comissão Nacional da Unesco (CNU). Distinguido foi o trabalho original "Presos na Rede", vídeo concorrente na temática "7 dicas para respeitar os direitos de autor", categoria 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Os nossos meninos das turmas do 4.º ano do Externato Paraíso dos Pequeninos estão de parabéns uma vez que foram os pequenos autores e atores deste trabalho, sob orientação da prof.ª Liliana Reis. Esta foi uma iniciativa que pretendeu fomentar na comunidade educativa o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor.
  • FORM

    Formulário

    Detetamos que temos ainda alguns campos por preencher na nossa base de dados e, como tal, para otimizarmos a comunicação com os encarregados de educação e para que possa receber no seu email todas as informações enviadas pela escola, pedimos que aceda a este link.
  • Untitled-1
    20-11-2015 1.º ano
    Português - Exercícios propostos no caderno.
    Ler e explorar o conto da semana. Registo no Vaivém.
    Inglês - Ficha de revisões para a ficha de avaliação.
    2.º ano
    Português - Livro de fichas - páginas 15 e 16.
    Ler e explorar o conto da semana. Registo no Diário de Bordo.
    3.º ano
    Português - Livro de fichas - ficha 10 - página 14.
    Ler e explorar o conto da semana. Registo no Diário de Bordo.
    Inglês - Estudar para a ficha de avaliação.
    4.º ano
    Estudo do Meio - Livro de fichas de avaliação - páginas 15 a 17. Estudar para a ficha de avaliação.
    Português - Ler e explorar o conto da semana. Registo no Diário de Bordo.
      Nota: A partir de segunda-feira, dia 23, os trabalhos de casa estarão disponíveis na plataforma Inovar, a consultar de acordo com as indicações dadas.  
  • Untitled-1

    A escolaglobal® tem uma filosofia de ensino personalizado e integrado que não se fica pelo plano de ensino comum a todas as escolas. Aposta numa diversidade de atividades obrigatórias incluídas na mensalidade que complementam o currículo definido pelo Ministério da Educação e que são, no nosso entender, cruciais para a motivação e para o sucesso dos alunos.

    Observamos o mundo à nossa volta e entendemos que a programação informática se assume como a nova “linguagem” do século XXI, com uma sintaxe universal e com o potencial de nos fazer compreender o mundo tecnológico em que vivemos. No passado, vimos o inglês tornar-se uma língua obrigatória no currículo das crianças, não só pela necessidade de as adaptar ao mercado de trabalho que as absorveria, mas para as dotar de competências que lhes permitissem viver num mundo global, onde as fronteiras e as nacionalidades se esbateram e a comunicação em tempo real se tornou preponderante. Atualmente, assistimos a uma nova mudança de paradigma e, por isso, aprender esta “linguagem” da tecnologia já não é uma opção, mas sim uma necessidade vital, tal como foi o inglês, sob pena de estarmos a preparar nas nossas crianças para uma realidade desfasada do futuro, tanto em termos profissionais, como no que diz respeito à compreensão essencial do funcionamento do que as rodeia e à sua capacidade de resolução de problemas.

    Vários especialistas têm vindo à praça pública defender que a programação estimula o pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, de uma forma lúdica e divertida. Nesta perspetiva, aprender a programar desde a pré-escola pode configurar uma importante ferramenta interdisciplinar na compreensão e na aquisição do conhecimento em disciplinas tão variadas como a Matemática, o Português, a História ou as Ciências Naturais. E é precisamente neste sentido que é necessário, cada vez mais, envolver a tecnologia no processo de aprendizagem dos alunos, como forma de potenciar a sua educação e o seu desenvolvimento.

    Assim, torna-se evidente que o objetivo não é fazer com que todos os alunos sejam programadores informáticos no futuro. O essencial é eles perceberem como funciona o mundo digital que os rodeia. Devemos ensinar-lhes programação pelo mesmo motivo que lhes explicamos o sistema digestivo: não para que se tornem todos nutricionistas mas para que sejam capazes de ter uma visão esclarecida e crítica do mundo em que se inserem. Por poucas palavras, não se espera que no futuro todos sejam programadores, mas espera-se sim, que, no futuro, todos saibam programar.

    Saiba mais sobre o projeto aqui.

  • inicio2015
    As aulas iniciam-se para a Educação Pré-escolar às 13h30 do dia 1 de setembro. A partir do Ensino Básico e atendendo ao início do projeto tek.escolaglobal, na semana de 14 a 18 de setembro a prioridade será dada a atividades de formação e de acolhimento dos alunos. O arranque das aulas será faseado, de acordo com o seguinte calendário: segunda-feira, 14 de setembro
    18h - Colégio das Terras de Santa Maria - Reunião com Encarregados de Educação de alunos novos no Externato ou no Colégio
    terça-feira, 15 de setembro
    Início das aulas para o 1.º, 2.º 5.º e 10.º anos
    quarta-feira, 16 de setembro
    Início das aulas para o 3.º, 4.º, 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos
    quinta-feira, 17 de setembro Início das aulas para o 7.º e 8.º anos   Reuniões entre os Professores Titulares/Diretores de Turma e os Encarregados de Educação para dar a conhecer os aspetos mais relevantes do Projeto Educativo, Regulamento Interno e Plano Anual de Atividades. Externato Paraíso dos Pequeninos (1.º ciclo) Dia 17/09 - 1.ºano Dia 21/09 - 2.ºano Dia 22/09 - 4.º ano Dia 23/09 - 3.º ano As Professoras Titulares de cada ano atenderão individualmente os Encarregados de Educação que devem contactar a secretaria para marcar um horário de atendimento entre as 9h30 e as 12h30 ou entre as 13h00 e as 17h. Colégio das Terras de Santa Maria (2.º e 3.º ciclos e ensino secundário) Dia 21/09 (17h30) - 5.º ano Dia 21/09 (18h00) - 11.º e 12.º ano Dia 22/09 (17h30) - 6.º ano Dia 22/09 (18h00) - 10.º ano Dia 23/09 (17h30) - 7.º ano Dia 24/09 (17h30) - 8.º ano Dia 25/09 (17h30) - 9.º ano Os horários definidos são para as reuniões presididas pelos Diretores de Turma, mantendo-se o modelo de apresentação de todos os docentes de cada ano.  
  • Depois de uma semana intensa de formação, e como forma de refletir sobre o projeto TeK.escolaglobal, os nossos docentes fizeram este vídeo que agora partilhamos...

     

    Ficam ainda, aqui, as respostas às perguntas mais frequentes sobre o TeK.escolaglobal:

    1 - Não seria melhor começar o projeto em 2016/2017?

    Avançar apenas no ano letivo 2016/2017 teria permitido explicar com mais calma e profundidade o projeto aos encarregados de educação. O forte apoio institucional que receberíamos dos parceiros associados ao projeto, se avançássemos já no ano letivo 2015/2016, acabou por ser decisivo na opção tomada.

    2 - O que se pretende é revolucionar o método de ensino, acabando com o papel e passando tudo a digital?

    Não! O que se pretende é introduzir a tecnologia na sala de aula, pondo-a ao serviço do professor e do aluno. Todos os cadernos diários e livros de atividades continuarão em papel. Apenas os manuais estarão em formato digital, permitindo explorar recursos multimédia a eles associados. Na Pré e no 1.º Ciclo, existe, também, o manual em formato de papel e o tempo que os alunos trabalharão com o tablet será, no máximo, de duas horas por dia.

    3 - Que tipo de atividades suplementares o professor poderá passar a fazer na sala de aulas?

    O professor poderá utilizar o software de gestão de sala de aula e guiar o aluno como o desejar, através do manual e da internet. Os alunos poderão fazer trabalhos de grupo numa plataforma colaborativa. Sempre que o desejarem, os professores colocarão em prática o modelo da flipped classroom: através de vídeoaulas os alunos poderão aprender os conceitos fora da sala de aula que, assim, pode passar a ser um espaço de discussão e de implementação de atividades que colocam em prática os conceitos apreendidos. Na verdade, as possibilidades serão infinitas, mas sempre controladas pelo professor, que passa a ter um papel ainda mais importante e central em todo o processo ensino-aprendizagem.

    4 - Os alunos não passarão todo o tempo a olhar para um ecrã?

    Não. Como referido, mesmo a partir do 5.º ano, apenas o manual estará em formato digital. Continuam os cadernos em papel, os livros de atividades e iniciativas pedagógicas diversas que não dependem da utilização do notebook. Mesmo assim, houve o cuidado de escolher o melhor ecrã disponível, com resolução Full HD, para que o conforto visual seja o maior possível.

    5 - O meu filho só pode consultar o manual no notebook?

    Não. Os alunos terão um login e password e poderão aceder em múltiplos dispositivos aos manuais, usando um browser e a internet. Offline apenas poderão aceder aos manuais instalados no notebook ou no tablet, mas, usando a internet, não há restrições.

    6 - E no próximo ano letivo, continuamos a ter acesso aos manuais?

    Sim. Os manuais são propriedade do aluno. A Porto Editora só remove da conta do aluno os manuais que deixam de ser homologados e apenas um ano após o cancelamento da homologação.

    7 - Porque é que a escola não deixa que os alunos possam trazer o tablet/notebook que entenderem?

    É essencial criar políticas de acesso, de utilização e de segurança que garantam o controlo completo do dispositivo do aluno. Por outro lado, mantendo a escola a propriedade do equipamento, foi possível negociar melhores condições para o licenciamento de software e seguro.

    8 - Noutros países, projetos semelhantes não foram bem-sucedidos. Que garantias têm os pais que o projeto não terá o mesmo caminho?

    Projetos semelhantes foram implementados noutros países, havendo vários casos de insucesso e de sucesso. O TeK.escolaglobal tenta ir ao encontro das melhores práticas. Daí que tenhamos apostado num modelo que não avança 100% para o digital, que garante uma excelente infraestrutura tecnológica e um controlo completo do dispositivo do aluno. Procuramos, ainda, a implementação de um modelo pedagógico de excelência, em que os professores utilizam, corretamente e na medida certa, a tecnologia, sob a supervisão dos melhores investigadores portugueses na área das tecnologias educativas. O investimento feito pela escola, de perto de 250 mil euros, e a qualidade dos parceiros envolvidos são, também, uma garantia de sucesso.

    9 - Exatamente o que está a ser pago com a mensalidade de 13 euros, no caso dos tablets e 22,5 euros, no caso do notebook?

    No fundo, esse valor paga o equipamento, o seguro, o antivírus Kaspersky, a utilização de todo o software (incluindo um pacote da Microsoft com o Office e um programa de gestão de sala de aula).

    10 - E se a bateria do equipamento acabar e o aluno precisar dele?

    Teremos sistemas de carregamento de baterias portáteis que permitem a utilização do dispositivo enquanto carrega, mas o aluno deverá, todos os dias, em casa, carregar a bateria do equipamento, que durará 7 horas, no caso do tablet Lenovo Miix 3 e 15 horas, no caso do notebook Lenovo Yoga 2.

    11 - Se o aluno acionar o seguro, perde o direito à propriedade do equipamento, ao fim dos dois anos?

    Não. Inicialmente pensávamos que seria melhor a escola assumir eventuais franquias, penalizando os pais de outra forma (a tal perda de propriedade). Depois de ouvidos os pais, optámos por alterar a situação. Assim, em caso de avaria por motivos não cobertos pela garantia, a franquia será de 25 euros e, no caso de roubo, será de 65 euros para o tablet e 95 euros, no caso do notebook.

    12 - E se daqui a um ano o meu educando sair da escola?

    Pode optar por não pagar o segundo ano de utilização ou pagar e ficar com a propriedade do equipamento. Note-se que, neste último caso, será removido o software e as restrições de utilização existentes, ficando o equipamento apenas com o sistema operativo e software fornecido de origem pela Lenovo.

     
  • Untitled-2

    Apresentação do TeK.escolaglobal

    Programa INOVAR - vídeo tutorial

    Acreditamos, tal como Tony Wagner, investigador da Universidade de Harvard, que a escola deve desenvolver sete competências de sobrevivência necessárias para que as crianças possam enfrentar os desafios futuros: pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas, colaboração, agilidade e adaptabilidade, iniciativa e empreendedorismo, boa comunicação oral e escrita, capacidade de aceder à informação e analisá-la e curiosidade e imaginação. Queremos um modelo educativo em que a escola funciona como laboratório que desenvolve o trabalho em torno de projetos dos alunos e coloca a ênfase na criatividade e no trabalho de grupo. Nesse sentido, já no próximo ano letivo, vamos iniciar um novo projeto capaz de trazer a tecnologia para a sala de aula e de a colocar ao serviço da escola e da sua missão de desenvolver as competências necessárias para os educandos enfrentarem desafios futuros.

    Este projeto contempla, por um período de dois anos, a utilização em sala de aula e em casa de um: • tablet na pré-escola e no 1.º ciclo; • notebook do 5.º ao 11.º ano (no próximo ano letivo, teremos um notebook também no 4.º ano, para que no ano letivo seguinte permaneça a solução no 5.º ano). Este dispositivo terá o manual escolar do aluno em formato digital (que passa assim a ser adquirido na escola), mas, sobretudo, permitirá que o professor tenha um recurso pedagógico que pode explorar e controlar em absoluto.

    Para que a transição seja suave e a qualidade do processo ensino-aprendizagem não seja afetada, os manuais escolares em formato de papel continuarão a existir. Com esta medida, pretendemos alcançar mais do que a mera passagem do manual em papel para o digital, ou seja, procuramos mudanças importantes a nível pedagógico. Pretendemos que o professor assuma, cada vez mais, o papel de mediador entre o aluno e o conhecimento, assegurando que a tecnologia é utilizada como uma ferramenta que potencie a autonomia, a capacidade contínua de aprender coisas novas, de produzir conhecimento e o trabalho de grupo, quer com colegas da turma quer com alunos de outras escolas, de múltiplas nacionalidades e backgrounds culturais diferentes. Neste sentido, os nossos professores terão uma formação intensiva para que possam oferecer aos alunos uma orientação eficaz e potenciadora.

    A tecnologia é hoje, para muitos pais e escolas, um problema. É usada pelos alunos para fins não educativos ou, quando é usada para esse intuito, nota-se um défice de literacia informática e mediática. Desta forma, com este projeto, pretendemos que os alunos aprendam, primeiramente, a usar a tecnologia, para que, posteriormente e de forma crítica, construam outros saberes, aplicando-a. Além disso, os equipamentos disponibilizados só irão abrir aplicações e sites autorizados pela escola, não sendo possível aos alunos utilizá-los para outros fins que não sejam pedagógicos. Temos fortes garantias de sucesso da solução tecnológica encontrada, pois temos grandes parceiros associados ao projeto, como a Microsoft e a Porto Editora. Estamos cientes do esforço financeiro que este projeto acarreta para a escola e para os pais, mas acreditamos que este é o caminho a seguir para continuarmos a ser uma escola de excelência.

    Dúvidas Frequentes sobre o TeK.escolaglobal Qualquer questão ou comentário deve ser remetido para: tek@escolaglobal.pt

  • Nos rankings relativos à média dos exames nacionais de Português e Matemática em escolas básicas e secundárias, divulgados no passado dia 12 de dezembro, o Externato Paraíso dos Pequeninos (Lourosa, Aveiro) alcançou um primeiro lugar absoluto. Na média nacional de exames do Ensino Secundário, o Colégio das Terras de Santa Maria (Argoncilhe, Aveiro) alcançou o sexto lugar. No ranking do 6.º ano, o Colégio das Terras de Santa Maria ocupa a décima oitava posição e no 9.º ano a vigésima quarta. Mais do que sermos os melhores, pretendemos retirar o melhor de cada aluno e de cada turma, objetivo que temos vindo a alcançar ano após ano. Não obstante, os resultados obtidos são motivo de grande satisfação e espelham a dedicação e o emprenho excecionais da nossa comunidade educativa, composta por alunos, pais, docentes e direção.

    O grupo escolaglobal® resulta da gestão comum de dois estabelecimentos de ensino privado: O Externato Paraíso dos Pequeninos, com as valências de creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo e o Colégio das Terras de Santa Maria, que engloba o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário.

    Veja a notícia completa aqui.
  • abc_alt
    Com o objetivo de fomentar a aprendizagem das Línguas e da Informática, a capacidade de investigação e de trabalho em grupo, a interdisciplinaridade e a ligação da escola à família, todos os alunos participam ativamente no portal multimédia “ABC”, que substituiu o velhinho jornal escolar, em formato de papel, depois de 15 anos de vida. Visite o jornal aqui.
  • CAPA11

    Com o objetivo de desenvolver competências criativas na área da literatura e das artes, o Externato e o Colégio, desde o ano letivo 2006/2007, têm desenvolvido alguns projetos de escrita colaborativa com escritores (João Pedro Mésseder e João Manuel Ribeiro) e ilustradores (Gabriela Sotto Mayor e Catarina Pinto) reconhecidos. Dessas iniciativas resultou a publicação de quatro livros, três dos quais recomendados pela Cada da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian (http://www.casadaleitura.org). Alguns textos literários foram ainda musicados pelos alunos e apresentados ao vivo na Festa Cultural da escolaglobal®. Ficam aqui alguns materiais que permitem complementar a experiência da leitura das obras...

    Mar de... | Sea of...
    Capa do livro "Mar de... |Sea of..." Página do livro "Mar de... |Sea of..." Apresentação de "Mar de... |Sea of..."
    Viagem às Viagens
     O Castelo e o Pendão  Afonso Henriques  Atuação na Festa Cultural (Europarque)
    Raras Aves Raras
    Capa do livro "raras Aves raras" Página do livro "raras Aves raras" Casuar Casuar Catatua Catatua

    Eu, nós e os Outros
     Apresentação João Pedro Mésseder Uma só raça Uma só raça Se tu visses o que eu vi Se tu visses o que eu vi Pautas "Se tu visses o que eu vi" e "Uma só raça" Guardas sem soluções Guardas com soluções Capa do livro "Eu Nós e os Outros" Página do livro "Eu Nós e os Outros" Lista de participantes
    Futurara e Futurbem
     Apresentação "Futurara e Futurbem" Capa do livro "Futurara e Futurbem" Página do livro "Futurara e Futurbem"

  • Recentemente, o Prof. Doutor Nuno Moutinho deu uma entrevista ao jornal Terras da Feira onde fala, entre outras assuntos, do projeto educativo do grupo escolaglobal e da passado, presente e futuro da Educação no país e no concelho de Santa Maria da Feira.

    Para ver entrevista completa clique aqui.

  • No contexto nacional, a escolaglobal é a segunda melhor classificada nos exames de inglês Cambridge English. A taxa de aprovação nos 147 exames realizados pelos alunos do Externato e do Colégio, em 2014, foi de 100%. </br> A escolaglobal®, em parceria com a Cambridge English Language Assessment e o Knightsbridge Examination and Training Centre, dá a todos os seus alunos a oportunidade de, a partir do 2.º ano de escolaridade, realizarem os exames de inglês Cambridge English, internacionalmente reconhecidos, sem qualquer acréscimo na mensalidade. No passado ano letivo 2013/2014, a escolaglobal registou uma taxa de 100% de aprovação nos 147 alunos que realizaram o exame, que avalia 4 competências: speaking,listening, reading e writing.

    Lucy Bravo, diretora-executiva da Knightsbridge enaltece os resultados obtidos, referindo que as classificações dos alunos mais velhos foram excelentes e que nos Young Learners, a escolaglobal®, com uma classificação de 4,22 em 5 conseguiu a excelente marca de ser a segunda a nível nacional, entre as escolas com mais de 100 exames. Transcrevemos a mensagem enviada por Lucy Bravo para a escola:

    “Escolaglobal has a wonderful and dedicated team of teachers. Knightsbridge would like to congratulate all the students for their excellent results, the teaching staff and, of course, the Director Prof. Dr. Nuno Moutinho who is the driving force behind the excellent work being done”.

    Todos os alunos recebem preparação específica para estes exames, que se refletem nas quatro aulas semanais fixas de inglês – desde a educação pré-escolar – com manuais específicos de Cambridge. Além disso, todas as aulas são lecionadas integralmente em inglês, para incentivar os alunos a que pensem e se expressem também na língua inglesa, perdendo gradualmente a necessidade de traduções. Todo este processo se torna mais fácil com o auxílio de uma equipa de quatro docentes (que inclui uma professora nativa com vasta experiência) que recebe formação constante, de acordo com a parceria estabelecida com a Cambridge e a Knightsbridge.

    Orgulhosos dos nossos estudantes e conscientes da importância do inglês como ferramenta essencial para o seu futuro, damos seguimento ao projeto Cambridge English, com o mesmo empenho, dedicação e entusiasmo.

  • O projeto “O poder do Mel e da Própolis” desenvolvido pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Colégio das Terras de Santa Maria foi o vencedor do prémio “Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola” na edição de 2014. </br> O projeto esteve em destaque no Parque de Exposições de Aveiro a 25 e 26 de Setembro, dias reservados para a mostra dos trabalhos realizados em escolas de todo o país, com a presença de personalidades como o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, o Ministro da Educação, Nuno Crato, e o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho.

    (Ver vídeo da entrega de prémios aqui)

    O projeto vencedor consiste no aproveitamento das propriedades do mel e da própolis para o desenvolvimento de produtos cosméticos: creme hidratante, batom hidratante, cera depilatória e aftershave. Todos estes produtos foram criados e fabricados no colégio, com um total envolvimento dos alunos do Clube de Ciências e sob orientação dos docentes, nomeadamente da professora Lúcia Tavares, responsável pelo projeto.

    Apesar da distinção obtida pelos alunos do 2.º e 3.º ciclo, importa realçar que todos os níveis de ensino estiveram envolvidos em projetos científicos, que foram igualmente a concurso. A “Essência das Plantas” para a educação pré-escolar; a “Agricultura na Vertical” para o 1.º ciclo e a Energia Microbiológica, para o ensino secundário. O “Essência das Plantas” da educação pré-escolar mereceu, aliás, a atenção particular do Primeiro-Ministro e que consistia na extração de essências através de plantas que facilmente encontramos em território português, como o alecrim ou o eucalipto, por exemplo.

    (Ver vídeo do Primeiro-Ministro no projeto Essência das Plantas aqui)

  • Jogo desenvolvido para a divulgação de um projeto de ciência do Colégio das Terras de Santa Maria venceu uma menção honrosa no "MEDEA Awards" que premeia a inovação no uso dos media para a educação. </br>

    O "LabQuiz", aplicação móvel desenvolvida pelo projeto Ciência 2.0, da Universidade do Porto, e que foi adaptado para os conteúdos do projeto "Energia Microbiológica", recebeu recentemente uma menção honrosa no "MEDEA Awards 2014". O "MEDEA Awards" é uma competição internacional apoiada pelo "Lifelong Learning Programme" da Comissão Europeia através do projeto "MEDEA 2020", com vista a premiar a inovação no uso dos "media" para a educação.

    Em conjunto com outros 9 concorrentes provenientes de diversos países do mundo, o "LabQuiz" foi considerado "High Commended" ("Altamente recomendado") pelo Comité organizador do evento, que atribuiu esta menção honrosa às candidaturas que demonstraram inovação e excelência no uso dos "media" para a educação. Este ano, a competição recebeu 237 candidaturas, provenientes de 29 países, sendo de destacar, de acordo com a organização, a elevada qualidade dos conteúdos apresentados pelos concorrentes, que utilizam a tecnologia de forma inovadora para criar novas abordagens educativas. O vencedor o "MEDEA Awards 2014" foi comunicado a 21 de novembro, numa cerimónia que decorreu durante a conferência "Media&Learning", em Bruxelas.

    O Ciência 2.0 é um projeto desenvolvido na Universidade do Porto e coordenado pelo professor José Azevedo da Faculdade de Letras (FLUP), que tem como objetivo fundamental promover um maior diálogo entre a ciência e a sociedade. É co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) e por fundos nacionais através da Ciência Viva.

  • A escolaglobal conseguiu a renovação da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com auditoria realizada no fim de maio de 2013 pela APCER.
  • Colégio das Terras de S. Maria com 4 Projetos de Ciência Apoiados pela Fundação Ilídio Pinho. O Colégio das Terras de Santa Maria teve quatro projetos selecionados na 10.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho.
  • O Colégio Terras de Santa Maria e o Externato Paraíso dos Pequeninos alcançaram 12 distinções na edição deste ano do concurso "A Minha Escola Adopta um Museu", quatro das quais em parceria com museus do concelho de Santa Maria da Feira.
  • Mais do que sermos os melhores, pretendemos que cada aluno dê o melhor de si e consiga atingir os seus objetivos. Não obstante, é sempre um bom indicador estar nas posições cimeiras do ranking.
  • ciencia

    A literacia científica envolve a necessidade de aprender ciências, de aprender a fazer ciência e de aprender a compreender a ciência. É neste contexto que surge o “Ciência na escolaglobal®”, um projeto integrado, estruturado e multidisciplinar, que objetiva a criação de um espaço propício ao incentivo da curiosidade inata das crianças e jovens sobre tudo o que os rodeia, através da implementação de projetos experimentais inovadores, de caráter eminentemente prático, capazes de estimular os seus sentidos, de revelar aptidões, de desenvolver o raciocínio, de promover a autonomia e de valorizar o fascínio da descoberta, potenciando a aplicação da investigação e do conhecimento científico ao contexto real do quotidiano. No ano letivo 2013/2014, desenvolvemos 10 projetos inovadores, pelos diversos níveis de ensino e todos foram apoiados para desenvolvimento, através da Fundação Ilídio Pinho. O projeto “O Poder do Mel e da Própolis” relativo ao 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico acabaria por ganhar o 1.º prémio e arrecadar 15000 €. Conheça os projetos aqui.