300x300

Collaborative Innovation Lab

Inaugurado em junho de 2017, o Collaborative Innovation Lab (CoIL) é uma “sala de aula do futuro”, inspirada no modelo da European Schoolnet, da União europeia, que procura potenciar nos alunos o desenvolvimento das chamadas “soft skills” ou competências do séc. XXI. Para tal, o espaço está dividido em seis áreas: interagir, apresentar, investigar, criar, partilhar e desenvolver.

ebook5

Interagir

O professor tira partido deste espaço para promover, através da integração da tecnologia, uma maior interação dos alunos no processo de aprendizagem. Mesmo tendo cada um o seu dispositivo, os alunos partilham conhecimento, reorganizando-se no espaço e recorrendo a ferramentas como os quadros interativos.

Apresentar

Os alunos têm acesso a ferramentas e desenvolvem competências que lhes permitem entregar, apresentar e obter feedback imediato do seu trabalho. A apresentação dos trabalhos perante uma audiência é contemplada com regularidade no planeamento das aulas, acrescentando esta dimensão mais comunicativa à aprendizagem do aluno.

Investigar

Os alunos são encorajados a explorar e descobrir por si mesmos. Desenvolvem uma maior autonomia face ao professor, tornando-se cada vez mais agentes ativos em vez de ouvintes passivos no processo de ensino-aprendizagem. O professor promove uma aprendizagem baseada em projetos e, através do trabalho colaborativo, os alunos desenvolvem competências importantes como a capacidade de procurar e assimilar informação e o sentido crítico face à mesma.

Criar

Este espaço procura estimular nos alunos a capacidade de planear e produzir o seu trabalho, por exemplo, um conteúdo digital ou uma apresentação pública. Nesta área, a repetição da informação não é suficiente: os alunos deverão ser criativos, interpretar, analisar e criar.

Tendo em vista uma aprendizagem cada vez mais baseada em projetos, procuramos que os nossos alunos sejam capazes de trabalhar em grupo: não só de criar conteúdo, mas de investigar, analisar e apresentar o seu trabalho nesta perspetiva colaborativa. O sucesso deste trabalho está ligado à capacidade dos alunos desenvolverem um sentido de liderança, dividirem responsabilidades e serem capazes de tomar decisões em equipa, face aos obstáculos.

Desenvolver

Esta área de desenvolvimento é um espaço de aprendizagem mais informal, de reflexão para o aluno. Aqui os alunos trabalham ao seu próprio ritmo, tirando partido dos recursos disponíveis da forma que lhe parece mais cativante e pertinente. Os alunos podem ainda explorar e dedicar-se a outros interesses que não estejam necessariamente relacionados com o seu trabalho escolar.

coil copy

Para saber mais sobre o CoIL, clique aqui.