childbrain1

Vamos aprender a “Ler… antes de saber ler”

Diversas investigações têm vindo a demonstrar que o desenvolvimento de competências de literacia em idades precoces desempenha um papel decisivo no futuro processo de aprendizagem e de aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, são objetivos desta oficina dar oportunidade aos alunos de manipular livros diversificados e em diferentes suportes, desenvolver competências linguísticas e pré-leitoras, receber estímulos capazes de despertar a curiosidade, de desenvolver a imaginação e a criatividade, aumentar as capacidades de concentração e de atenção e prevenir e minimizar precocemente as dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem.

E… se é certo que a escola desempenha um papel fundamental, sabia que também em família é possível promover a literacia? Aqui ficam algumas dicas de como o fazer:
• Leia histórias ao seu filho;
• Solicite a sua participação ativa fazendo-lhe perguntas sobre as histórias lidas;
• Explore as ilustrações das histórias (deixe o seu filho falar sobre ações, acontecimentos, temas);
• Brinque com o seu filho, ensinando-lhe jogos de linguagem, adivinhas, provérbios, rimas, canções, contos tradicionais;
• Desenvolva hábitos de leitura que fomentem comportamentos imitativos;
• Organize visitas da família a bibliotecas públicas, feiras do livro e livrarias;
• Ofereça ao seu filho livros que falem de assuntos do seu interesse.
Boas leituras!