49864514_1654363024663269_1048487781371740160_o-(1)

escolaglobal® vence três prémios de ciência

A escolaglobal® arrecadou três prémios no valor global de 11 mil euros no concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho, cuja mostra nacional decorreu em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, nos dias 8 e 9 de janeiro. Entre os projetos premiados, distinguiu-se o 2.º lugar conquistado pelo projeto “ELECTRC INK”, realizado por alunos do 3.º ciclo do Colégio das Terras de Santa Maria.

Três projetos de ciência da escolaglobal®, de Santa Maria da Feira, foram premiados no concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” foi o mote lançado pela Fundação para a 15.ª edição dos prémios. Das 1289 ideias submetidas a concurso, 100 projetos foram selecionados a para a mostra nacional, cinco dos quais desenvolvidos pela escolaglobal® ao longo do ano letivo 2017/2018.

A mostra, que decorreu nos dias 8 e 9 de janeiro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, contou com a presença dos alunos e professores envolvidos no desenvolvimento dos cinco projetos selecionados – Olha o Robô e BIONIC (1.º ciclo), Plástico com Vida (2.º ciclo), ELECTRIC INK (3.º ciclo) e Tinta Condutora (Ensino Secundário). Durante dois dias, os alunos tiveram oportunidade de mostrar os seus projetos a milhares de visitantes, entre eles, o Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o próprio Ilídio Pinho, presidente da Fundação.

Entre as 100 ideias a concurso, o projeto ELECTRIC INK, que procurou desenvolver uma tinta capaz de absorver e transformar a luz solar em eletricidade, conquistou um fantástico 2.º lugar, no 4.º escalão destinado ao 3.º ciclo de ensino, arrecadando um apoio de 6500 euros. O agrupamento de escolas de Santa Maria da Feira viu ainda serem premiados com Menções Honrosas os projetos Plástico com Vida (2500 euros), também do Colégio das Terras de Santa Maria, e BIONIC, desenvolvido por meninos do Externato Paraíso dos Pequeninos, do primeiro ciclo (2000 euros). Ao todo, a escola amealhou 11 mil euros em prémios.

O concurso “Ciência na Escola” é uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em parceria com o Ministério da Educação e da Economia, e parte em 2018/2019 para a sua 16ª edição. Este prémio visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores.