European Schoolnet

escolaglobal® na Europe Code Week 2019

A escolaglobal® foi convidada pela European Schoolnet, uma rede de 34 Ministérios de Educação Europeus, a preparar planos de aula de STEAM (Sciences, Technologies, Enginnering, Arts and Mathematics), a propósito do Europe Code Week 2019.

A instituição de ensino de Santa Maria da Feira foi convidada a realizar três planos de aula de STEAM para alunos de todos os ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o objetivo de serem partilhados com outras escolas, na Europe Code Week 2019. Os professores de STEAM desenvolveram os planos de aula através do uso do BBC micro:bit, uma tecnologia com a qual os alunos da escolaglobal® aprendem a programar há dois anos.

Diogo da Silva, um dos professores de STEAM do 1.º ciclo, foi até Bruxelas, juntamente com o diretor-geral da escola, para gravar um vídeo explicativo sobre os planos de aula, para que este possa ser partilhado com professores de outros países e inspirar outras escolas europeias a seguir o exemplo da escolaglobal®. Na sua opinião, “é essencial que haja partilha dos resultados e das melhores práticas educativas entre as escolas, pois apenas desta forma será possível fazer progressos nas práticas educativas”. Refletindo sobre o convite efetuado, acrescentou que “permitiu mostrar aquilo que a nossa comunidade educativa acredita ser benéfico e essencial para o desenvolvimento dos alunos, face aos desafios das profissões do século XXI”.

Um dos projetos levados a Bruxelas consiste na criação de rampas que permitem aos alunos calcular velocidades de objetos em movimento. O segundo projeto é comparável ao jogo “Operação”, onde os alunos aprendem a identificar, com o uso do micro:bit, órgãos e músculos do corpo humano. O terceiro projeto consiste na criação de um candeeiro de mesa que, para além da sua função de iluminar os espaços, é capaz de indicar o estado das pilhas que as pessoas habitualmente usam nas suas habitações.

A European Schoolnet pretende levar a inovação e a tecnologia até à educação e é neste contexto que surge a Europe Code Week, uma iniciativa que se baseia na criatividade, na resolução de problemas e na colaboração. O objetivo é utilizar a programação para criar ideias originais que possibilitem a aprendizagem e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao código e à sua utilidade na educação.

Segundo Nuno Moutinho, nesta ida a Bruxelas, “foi ainda possível estabelecer parcerias importantes com escolas internacionais e com a própria European Schoolnet que melhorarão o projeto educativo já no próximo ano letivo, centrado no bem-estar dos alunos e no desenvolvimento das chamadas competências para o século XXI”.