ComPaços@escolaglobal já no próximo ano

Arranca já no próximo ano letivo de 2019/2020 o projeto ComPaços, um protocolo entre a nossa escola e a Academia de Música de Paços de Brandão que permitirá a todos os nossos alunos, desde a Educação Pré-escolar, ter aulas de iniciação musical na escola, lecionadas por professores da Academia e certificadas pela mesma, sem qualquer encargo adicional para os pais.

As vantagens de aprender música na infância são de dois tipos: diretas e indiretas. Quanto às diretas, falamos da aprendizagem da música que envolve a audição, a interpretação e a criatividade, competências absolutamente cruciais para a formação integral do indivíduo. Desenvolver a memória, a persistência, o raciocínio lógico e outros aspetos cognitivos são apenas aspetos indiretos, mas não menos importantes, da aprendizagem musical. A música dá segurança emocional e ajuda a criar uma atmosfera de apoio, cooperação e respeito mútuo. Quem estuda música tem melhor desempenho a matemática, como uma investigação recente da Universidade de Aveiro concluiu, para além de benefícios no desenvolvimento do cérebro na vida adulta e na capacidade de concentração.

Por tudo isto, acabámos de celebrar um protocolo abrangente de cooperação com a Academia de Música de Paços de Brandão. No primeiro ciclo e na pré-escola, todos os alunos terão aulas de iniciação musical lecionadas pela Academia, sem qualquer encargo para os pais. Se assim o desejarem, os encarregados de educação poderão optar pelo ensino de um instrumento na escola (piano, guitarra, percussão, violina ou flauta), por um custo mais reduzido do que aquele praticado pela própria Academia, nas suas instalações. No segundo ciclo, teremos ensino articulado, no Colégio, sem quaisquer encargos para os pais e com um leque alargado de instrumentos. Caso optem pelo ensino articulado, os alunos deixam de frequentar as disciplinas de Educação Musical e Educação Tecnológica e passam a ter aulas de Formação Musical, lecionadas por um docente da Academia de Música, no Colégio, e, na tarde livre, que ocorrerá à quarta-feira, o Colégio transportará os alunos à Academia de Música para terem aulas de instrumento e classe conjunta, em horário a definir.