starbot

Escola recebe prémio da Fundação Ilídio Pinho

O robô “STARBot” valeu à escolaglobal® uma menção honrosa no concurso nacional de ciência desenvolvido pela Fundação Ilídio Pinho.

O projeto de ciência “STARBot”, desenvolvido pela escolaglobal® durante o passado ano letivo, valeu à instituição uma menção honrosa, no valor de 2500€, na 16.º edição do concurso nacional “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. O valor oferecido à escola vai ser utilizado para apoiar o projeto de ciência.

O concurso “Ciência na Escola” visa estimular o interesse de todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, pelas ciências e áreas tecnológicas, através do apoio a projetos inovadores. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, em conjunto com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia e vai já na sua 16ª edição.

O mote lançado pela Fundação Ilídio Pinho para o desenvolvimento dos projetos de ciência do ano letivo anterior foi “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal”. Neste sentido, ao fazer-se valer da inteligência artificial, o “STARBot” tenta responder ao problema da deteção de objetos em locais inacessíveis.

O “STARBot” consiste, assim, num robô que é programado pelo ser humano para encontrar e recolher objetos que se encontram em locais que o Homem não consegue alcançar. Os alunos aprenderam a programá-lo de modo a ele se deslocar entre pontos e a agarrar objetos. O robô, embora possa ser controlado manualmente pelo aluno, também possui um sistema que lhe permite retirar informação sobre o espaço que o rodeia e vaguear de forma orientada, sendo assim capaz de navegar de forma autónoma.

A escolaglobal® participa no concurso nacional “Ciência na Escola” já há cinco anos, desde o ano letivo de 2014/2015, e já é recorrente receber algum tipo de prémio.