aviso_exames

Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário 2020

O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020.

De acordo com as novas orientações do Júri Nacional de Exames, os alunos alteram, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções. Nestes casos, os alunos, quando maiores de idade, ou os seus encarregados de educação preenchem novamente o boletim de inscrição disponibilizado em formato editável, que deverá ser enviado para o email exames@escolaglobal.pt. Também poderá, em alternativa, enviar a digitalização do original. O mais importante, em todos os casos, é que esteja devidamente preenchido, de acordo com a Comunicação n.º 5/JNE/2020 (consultar abaixo).

Quando as atividades letivas presenciais forem retomadas, a situação da inscrição nos exames será regularizada.

A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs).

Mais se informa:

O calendário de provas e exames a realizar em 2020 já foi alterado pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020.

Assim, no Ensino Básico, são canceladas todas as Provas de Aferição e todas as Provas Finais Nacionais relativas ao 9.º ano.

A realização dos Exames Finais Nacionais mantém-se com alteração dos calendários relativos às 1.ª e 2.ª Fases:

2fase

Documentos:

JNE – comunicacao_05_jne_2020

DR – decreto_lei_14_g_2020

DGES – nota_cna_09abr2020

MCTES – nota_mctes_acesso_nota_v17abr2020_final

JNE – Boletim Editável Ensino Básico

JNE – Boletim Editável Ensino Secundário

JNE – Norma 01/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário (abril de 2020)

JNE – Norma 02/JNE/2020 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário (maio de 2020)

JNE – Guia Geral de Exames 2020