Design sem nome (1)

PROJETO DE PROMOÇÃO DA LITERACIA ALIMENTAR

O PLATE – Programa de Literacia Alimentar de base Tecnológica nas Escolas – é um projeto desenvolvido pelo ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) e tem como objetivo criar uma estratégia de comunicação eficaz entre alunos e professores, aumentando a literacia alimentar para, juntos, combaterem a obesidade na adolescência. O projeto PLATE é um programa integrado baseado em tecnologia para jovens que está a ser desenvolvido e testado em escolas. Neste sentido, os dinamizadores do projeto pretendem criar um grupo de teste com alunos do 9.º ano da escolaglobal para que possam estudar e melhorar as as ferramentas que estão a ser desenvolvidas.

A obesidade é um grave problema de saúde pública que apenas será combatido eficazmente através do aumento da literacia alimentar da população. A adolescência é a fase em que se começa a fazer escolhas alimentares mais autónomas e é por essa razão que se considera esta altura a melhor para incentivar a prática de bons hábitos alimentares.

O projeto pretende tornar a sala de aula num “jogo” e, para tal, utiliza as ferramentas Microsoft Teams e Minecraft Educação. O PLATE ajuda os professores a tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, aumentando o envolvimento dos alunos e incentivando para a adoção de hábitos mais saudáveis, através de jogos com questões e desafios relacionados com a alimentação, onde os alunos possam ter que colocar em prática os conhecimentos que vão aprendendo sobre a alimentação saudável.

Vídeo Explicativo do Projeto:

Este projeto é destinado a jovens entre os 12 e os 15 anos e pretende também analisar como estes reagem aos desafios propostos, de forma a ser possível melhorar os conteúdos disponíveis no Minecraft Educação. Por esta razão, disponibilizamos o seguinte link do Microsoft Forms para que qualquer aluno do 9.º ano da escolaglobal se possa inscrever para fazer parte de um grupo teste desta investigação, cujas atividades online decorrerão ao longo do mês de julho:

Formulário para inscrição.