LOADING...
dicas para um estudo mais rentável

Dicas para um estudo mais rentável

Estudar é, sobretudo, uma questão de eficácia. Conhece seis formas de aumentar a rentabilidade do teu estudo.

#1 Organiza-te

Organiza o teu tempo construindo um horário semanal que inclua tempos dedicados ao estudo e ao lazer. Como a nossa capacidade de concentração é limitada, não te esqueças de que os momentos de estudo devem ser intercalados com momentos de descontração (pequenos intervalos).

#2 Cria objetivos

Define objetivos, sob a forma de uma ckecklist, para cada sessão do teu estudo e à medida que os fores cumprindo, vai riscando. Esse hábito vai-te ajudar a planificar melhor a matéria na tua mente e ao veres os itens riscados, um a um, vais ficar com mais vontade de riscar o próximo.

#3 Elimina distrações

O local onde estudas deverá estar livre de distrações. Para te ligares realmente ao estudo, terás de te desligar do Mundo. Enquanto estiveres a estudar coloca o telemóvel noutra divisão da casa e usa o computador apenas para o estritamente necessário.

#4 Escreve

Não há uma maneira correta de estudar, mas escrever é uma opção interessante. Resumos, mapas mentais e gráficos poderão ser técnicas de estudos eficazes que te vão obrigar a pensar o que estás a estudar.

#5 Pratica

Ao resolveres exercícios, fichas ou testes vais interiorizar melhor a matéria e ao perceberes que as tuas respostas estão corretas vais aumentar a tua confiança e motivação.

#6 Insiste

Não estás a conseguir concentrar-te? Sentes que há algo que não está a funcionar? Queres adiar para mais logo? Essa é uma opção válida, mas não deves recorrer a ela muitas vezes. Tenacidade é importante: insistir até conseguir deverá ser o teu lema!