testes serológicos - instagram

Testes Serológicos ISPUP/escolaglobal

Programa de Testes Serológicos para pesquisa dos anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 dirigido aos estudantes e professores

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) organizou um programa de realização de testes serológicos para pesquisa dos anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 dirigido às escolas. Este programa pretende informar sobre um possível contacto anterior com o vírus SARS-CoV-2 determinado pela presença de anticorpos. Todos os estudantes e funcionários (docentes e não docentes) são convidados a participar.

Como se vai realizar o programa de testes serológicos para o SARS-CoV-2?

Os testes serológicos, a realizar pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), serão oferecidos aos participantes que voluntariamente manifestem interesse em participar no programa. Os testes utilizados pesquisam anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2 das classes IgM e IgG. Estes testes não servem para o diagnóstico da COVID-19, nem para identificar infeção ativa por SARS-CoV-2. No estado atual do conhecimento, considera-se que a presença de anticorpos corresponde à fase em que deixa de ser possível isolar o vírus a partir do trato respiratório (Fig. 1). Se tiver suspeitas de que pode estar infetado(a) com SARS-CoV-2, porque teve um contacto de risco ou porque apresenta sintomas, deve contactar o SNS 24, ou o seu médico assistente, e seguir as orientações.

Vamos usar o teste rápido STANDARD Q COVID-19 IgM/IgG Combo do fabricante SD Biosensor, Inc., com uma sensibilidade global reportada de 94.5% (IC 95% 89.84-97.46) para 7 ou mais dias após o início dos sintomas e uma especificidade de 95.7% (IC 95% 92.31-97.94). Utilizaremos sangue total colhido através de uma punção digital usando uma lanceta descartável, pelo que poderá sentir um leve desconforto. Os resultados ficam disponíveis ao fim de cerca de 10 minutos. Durante este período de espera, será convidado a responder a algumas perguntas, relacionadas com características sociodemográficas e com aspetos da infeção por SARS-CoV-2, com o objetivo de contextualizar o resultado do teste.

figura 1 - testes serologicos

A resposta a estas questões é opcional. Pode escolher responder apenas a algumas, ou pode deixar de responder a qualquer momento, sem que daí advenha qualquer consequência. Serão colocadas as mesmas perguntas a todos os participantes e tudo aquilo que nos disser é confidencial. Estas perguntas são justificadas pelo facto de ainda estarmos numa fase relativamente precoce da tecnologia utilizada e a análise global da informação recolhida pode contribuir para, num futuro muito próximo, melhorar a compreensão e a valorização dos resultados.

Quais são os resultados possíveis?

Os resultados possíveis do teste rápido são “reativo” ou “não reativo” para as imunoglobulinas M e G (IgM e IgG). Os resultados reativos indicam provável contacto anterior com o agente infecioso SARS-CoV-2 e não permitem saber se está com infeção no momento do teste. Chamamos a atenção para o facto de a relação entre a deteção de anticorpos e a imunidade para o SARS-CoV-2 ainda não estar definitivamente estabelecida. Posto isto, independentemente do resultado do teste serológico, devem ser mantidas todas as medidas de prevenção da infeção atualmente reconhecidas como eficazes e, por isso, recomendadas.

O que acontece à informação recolhida?

As informações relativas à sua amostra sanguínea serão exclusivamente tratadas pelos profissionais de saúde responsáveis, com vista à realização do teste e ao fornecimento do respetivo resultado. O resultado da análise será anotado no seu processo clínico, sendo mantido à guarda do ISPUP. Caso o autorize, algumas informações recolhidas a seu respeito – nomeadamente, através das respostas ao questionário – serão utilizadas pelo ISPUP para produzir conhecimento. Os resultados poderão ser também publicados em revistas científicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Refira-se, porém, que nesse caso, os seus dados serão tratados com a maior segurança e confidencialidade possível, sendo trabalhados sem quaisquer elementos que permitam a sua identificação direta.

A informação é confidencial?

Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética do ISPUP. A confidencialidade será mantida em todos os procedimentos. Os participantes receberão um número único para identificação dos questionários. Os resultados dos testes serológicos individuais não serão fornecidos a terceiros.

Quem é responsável pela execução do programa?

O programa de testes é conduzido pela Unidade de Saúde Ocupacional do ISPUP, coordenado pelo Professor Henrique Barros. Os testes serão realizados por profissionais licenciados nas áreas das ciências da saúde.

Quem devo contactar se tiver dúvidas?

Pode contactar a equipa responsável pelo programa de testes através do seguinte endereço de e-mail: saude.ocupacional@ispup.up.pt.