provas_afericao

Provas de Aferição – 2022

Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas de Aferição, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

De acordo com o despacho normativo n.º 7-A-2022, as provas de aferição são de aplicação universal, numa única fase, por todos os alunos do 2.º ano do Ensino Básico.

As provas de aferição visam acompanhar: o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas; fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos alunos à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos; potenciar uma intervenção pedagógica atempada nas aprendizagens de cada aluno.

​A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui.

As Informações-Prova das Provas de Aferição, encontra-se disponível na página eletrónica do IAVE.

Documentos:

Informação Prova – Provas de Aferição – 2.º ano de escolaridade

Despacho n.º 6726-A/2021 – Aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário

Norma 01/JNE/2022 – Instruções para Realização Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE/2022