Banner-Academica-escolaglobal

Programa Dual

Desde 2022 que o Colégio das Terras de Santa Maria é a primeira instituição de ensino do distrito de Aveiro a oferecer aos seus alunos, do 8.º ao 11.º ano, a possibilidade de frequentarem o Programa Dual, criado e desenvolvido pela Academica International Studies.

Este programa, para além de preparar os alunos para novos desafios, acompanhando-os no seu desenvolvimento e preparação para o alcance de objetivos ao nível da imersão linguística, tecnológica e pessoal, destaca-se por permitir que os estudantes que terminem o Ensino Secundário obtenham dois diplomas: um relativo à conclusão do 12.º ano no país de origem e outro correspondente à conclusão do High School norte-americano.

Um desafio para “alunos muito especiais”, descreve Maria Campos, responsável da Academica International Studies para a Península Ibérica, parceira da escolaglobal nesta iniciativa. “Estes alunos passam a levar para a escola “duas mochilas às costas”: a do Sistema Europeu, com a sua inteligência clássica e um formato mais teórico, e a do Sistema Norte-Americano, muito motivacional, mais prático e focado na investigação”, explica.

O ensino dual é facultativo e prevê a realização de quatro disciplinas obrigatórias e duas do currículo optativo norte-americano. Atualmente, 17 alunos trabalham de forma online, autonomamente, acompanhados por professores norte-americanos e supervisionados presencialmente pela diretora do programa na escolaglobal, a Prof.ª Sara Dias. “Trata-se de um projeto ambicioso e que abre portas aos nossos alunos a um ensino internacional, conduzindo-os a novas oportunidades para o seu futuro”, explica a própria.

“A escolaglobal acredita muito nas vantagens que este programa tem e oferece todas as condições ideias para o seu desenvolvimento”, conclui Nuno Moutinho, diretor-geral da instituição.

Ao longo dos anos, a escolaglobal tem sido pioneira na introdução de práticas inovadoras no ensino e a aprendizagem da língua inglesa. Em 2019, a instituição foi também a primeira do distrito de Aveiro a receber a distinção de Cambridge Educational Partner, o mais elevado estatuto concedido pela Universidade de Cambridge a instituições estrangeiras, graças à sua metodologia de ensino CLIL – Content and Language Integrated Learning –, através da qual os conteúdos das diferentes disciplinas passaram a ser lecionados em Português e Inglês.

Mais informações sobre o Programa Dual em: programa_dual