Novo Protocolo com o Kaizen Institute

É com enorme satisfação que a escolaglobal® anuncia a celebração de um protocolo com o Kaizen Institute (mais informações em: https://pt.kaizen.com/sobre-nos), que começará de imediato e que se prolongará durante o próximo ano letivo de 2023/2024.

O que é o Kaizen e quais as suas vantagens?

O maior desafio que a escola enfrenta é preparar os seus educandos para um futuro que será certamente marcado pelos avanços na robótica, automação e inteligência artificial. Instituições como o Banco Mundial, o Fórum Económico Mundial e a OCDE têm destacado a importância das chamadas competências do século XXI para o sucesso pessoal e profissional, num mundo em constante mudança:

• Pensamento crítico e resolução de problemas: capacidade para analisar situações complexas e encontrar soluções criativas e inovadoras;
  • Colaboração e liderança: apetência para trabalhar em equipa e liderar grupos;
  • Comunicação efetiva: aptidão para se expressar de forma clara e objetiva, tanto oralmente como por escrito;
  • Alfabetização digital: conhecimento para lidar com as novas tecnologias e usar ferramentas digitais para comunicar efetivamente num mundo cada vez mais conectado;
  • Aprendizagem ao longo da vida, de forma autónoma: capacidade de aprender constantemente e de se adaptar a mudanças;
  • Inteligência emocional: saber lidar com as próprias emoções e se relacionar com os outros de forma empática e colaborativa;
  • Negociação: saber resolver conflitos e chegar a acordos que beneficiem todas as partes envolvidas;
  • Criatividade: pensar fora da caixa e encontrar soluções inovadoras.

A metodologia Kaizen é uma abordagem japonesa para a melhoria contínua, que se concentra em tornar pequenas melhorias consistentes no âmbito de um processo, para alcançar um objetivo maior. Embora seja mais comumente associada às empresas, a metodologia Kaizen pode ser aplicada em qualquer área da vida, incluindo a educação. Na verdade, os alunos do ensino básico e secundário podem ter enormes benefícios ao aprenderem a metodologia Kaizen. Aqui estão algumas vantagens:

• Aumento da produtividade: os alunos aprendem a identificar áreas onde podem fazer pequenas melhorias que podem ter um impacto significativo ao longo do tempo;
  • Desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas: a metodologia Kaizen é baseada na identificação de problemas e a implementação de soluções para resolvê-los de forma eficaz;
  • Fortalecimento da mentalidade de crescimento: a metodologia Kaizen assenta na ideia que as competências podem ser desenvolvidas ao longo do tempo com esforço e prática, valorizando-se a resiliência e o progresso contínuo, em vez de resultados imediatos;
  • Busca da excelência: a metodologia Kaizen enfatiza a importância dos detalhes e da busca constante de maneiras de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido;
  • Pensamento crítico: é enfatizada a análise crítica do processo atual para identificar áreas de melhoria, pelo que os alunos aprendem a avaliar sistematicamente as informações para tomar as melhores decisões;
  • Colaboração: a metodologia Kaizen enfatiza a colaboração e a participação de todos os membros da equipa na melhoria do processo para se alcançar um objetivo comum;
  • Comunicação: a metodologia Kaizen envolve a comunicação clara e concisa de ideias e informações;
  • Criatividade: ao incentivar-se a busca constante por soluções inovadoras, os alunos aprendem a pensar fora da caixa para encontrar soluções criativas para problemas.

As ferramentas Kaizen podem assim ter um impacto significativo nas competências de século XXI mais relevantes para o mundo em constante mudança em que vivemos.

Como e quando iremos aplicar as metodologias Kaizen?

Durante o restante ano letivo de 2022/2023, o nosso corpo docente receberá formação nas metodologias Kaizen e os project leaders do Instituto trabalharão junto dos vários agentes da nossa comunidade educativa (Alunos do Ensino Básico e Secundário, Encarregados de Educação, Professores e Assistentes Operacionais) para realizar um diagnóstico às nossas práticas pedagógicas e administrativas, de forma a identificar as oportunidades de melhoria contínua.

Esta fase de diagnóstico estende-se até junho de 2023 e caracteriza-se pelo desenho dos fatores de utilidade da escola, distribuição de inquéritos, estudo da Voz do Cliente (VOC) através da realização de entrevistas e análise dos resultados e das curvas de valor. Estes passos permitirão ao Instituto Kaizen elaborar um plano estratégico a implementar na escolaglobal no ano letivo de 2023/2024.

Em setembro de 2023, vamos formar turmas piloto nos atuais 1.º e 3.º anos (2.º e 4.º anos em 2023/2024) do Edifício Avó Aninhas e 5.º e 7.º anos (6.º e 8.º anos em 2023/2024) do Colégio das Terras de Santa Maria, onde iremos aplicar, em contexto de sala de aula, as metodologias Kaizen para potenciar a eficiência do nosso processo de ensino-aprendizagem e dotar os nossos alunos de capacidades que acreditamos ser fundamentais para o seu desenvolvimento, como a capacidade de resolução de problemas, autonomia, autogestão emocional, raciocínio lógico, trabalho colaborativo e padronização de hábitos de estudo.