9 dicas para o início do novo ano letivo

O mês de setembro é um mês de mudança. Os horários, as correrias e as responsabilidades estão de volta! De modo a tornar este período de regresso às aulas simples e descomplicado, o Serviço de Psicologia e Orientação preparou algumas dicas.

1. Estabeleça rotinas estáveis

Prepare com antecedência a adaptação do seu filho aos novos horários. Defina com ele a hora do acordar, do deitar, o horário para a televisão, videojogos, etc. Coloque o horário escolar numa área comum, para que possa ser facilmente consultado por toda a família.

2. Dê tempo para o seu filho descontrair

As crianças passam muito tempo na escola e têm uma carga horária exigente. É imprescindível que, todos os dias, o seu filho usufrua de momentos em que possa simplesmente descontrair e relaxar.

3. Fomente hábitos de estudo

Não estude pelo seu filho. Oriente-o, ajudando-o a descobrir as estratégias mais eficazes.

4. Defina e prepare o local de estudo em casa

Designe um espaço da casa especificamente para esse efeito, com boa iluminação, temperatura agradável e onde todos os materiais possam estar organizados, de forma a que o seu filho aceda, facilmente, aos mesmos.

5. Planeie refeições saudáveis

Uma boa alimentação é também importante. Convém, sobretudo, apostar num bom pequeno almoço, essencial para a concentração e para um bom rendimento do seu filho. E não descure os lanches: habituar as crianças a levarem comida saudável de casa é o mais indicado.

6. Tenha tempo de qualidade com o seu filho

Privilegie o tempo em família, realizando atividades de lazer que fortaleçam a vossa relação e que permitam conhecer melhor o seu filho e os seus interesses.

7. Não descure o sono

Assegurar noites bem dormidas é outro aspeto que deve merecer a atenção dos pais. Tendo em atenção que o número ideal de horas de sono em idade escolar ronda as 9/10 horas diárias, cabe aos pais zelar pelo seu cumprimento.

8. Elogie o seu filho

É natural que exija do seu filho empenho e bons resultados, mas tenha algum cuidado para não ser excessivamente exigente. Valorize o seu esforço, mesmo que os resultados não sejam os desejados. Promova a sua motivação, elogiando os seus progressos.

9. Esteja bem informado

Envolver-se com a escola é importante quando falamos da educação do seu filho. Mantenha-se a par do que vai acontecendo. Ouça o seu filho e o que ele tem para contar.