Provas de Aferição e Exames Nacionais

Provas de Aferição e Exames Nacionais 2024

Provas de Aferição 2024

Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas de Aferição, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

De acordo com o despacho normativo n.º 4-2024, as provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória, para todos os alunos do 2.º ano do Ensino Básico.

As provas de aferição escritas serão realizadas em suporte eletrónico, na plataforma eletrónica das provas de aferição, a que se acede através do endereço https://provas.iave.pt/.

As provas de aferição visam acompanhar: o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas; fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos alunos à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos; potenciar uma intervenção pedagógica atempada nas aprendizagens de cada aluno.

​A realização das provas de avaliação externa mantém-se, de acordo com a calendarização disponível aqui.

As Informações-Prova das Provas de Aferição, encontram-se disponível na página eletrónica do IAVE.

Documentos:
Despacho Normativo n.º 4/2024 – Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024

Calendário das Provas de Aferição 2024

Informação Prova – Provas de Aferição 2.º Ano

Informação Complementar – Provas de Aferição 2.º Ano

Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE/2024

Guia para a Realização das Provas de Aferição – 2024

Provas, Exames e Acesso ao Ensino Superior 2024

As inscrições para a primeira fase de realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 26 de fevereiro a 8 de março, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2024 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários, no módulo criado para o efeito.

Nos documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs).

Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail monicadias@escolaglobal.org.

Atenção: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2024, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível, após abertura do procedimento, em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx.

Mais se informa:

As Informações-Prova das Provas de Aferição, das Provas Finais de Ciclo e dos Exames Finais Nacionais, a realizar em 2024, encontram-se disponíveis na página eletrónica do IAVE.

Documentos:

Despacho Normativo n.º 4/2024 – Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024

Guia Provas de Ingresso 2024 – Ensino Superior Privado

Guia Provas de Ingresso 2024 – Ensino Superior Público

Guia Geral de Exames 2024 – Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames

Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de
Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de
Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2023-2024

Norma 01/JNE/2024 – Instruções para Realização Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.