ACTIVIDADES

No Exterior

10.º A na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia

Ensino Secundário
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Desde há alguns anos a esta parte que se comemora, no dia 24 de Novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica. Nesta data, celebra-se o nascimento de Rómulo de Carvalho, figura carismática da Ciência e da Educação em Portugal: foi professor de Física e Química, historiador, poeta e um dos mais conceituados e prestigiados divulgadores de Ciência do nosso país. Em sua homenagem, um pouco por todo o país, foram desenvolvidas actividades de divulgação científica.

Foi neste contexto que os nossos alunos do 10.º ano realizaram uma visita de estudo, no passado dia 26, à Universidade de Aveiro, no âmbito da disciplina de Física e Química A.

Iniciámos o périplo pela Fábrica da Ciência com a actividade Biodiversidade: Vida na areia, vida na rocha. No Ano Internacional da Biodiversidade, foi possível conhecer alguns seres marinhos, habitantes dos oceanos e das zonas costeiras. Zonas estas que são fonte de bens e de serviços que a Humanidade sempre aproveitou em seu próprio benefício, esquecendo-se, por vezes, de o fazer de uma forma sustentável.

Posteriormente, houve a possibilidade de conhecer o Campus da Universidade de Aveiro, aproveitando os vários espaços de lazer para, em conjunto, saciarmos o nosso apetite. Foi ainda possível visitar a Biblioteca da UA, edifício da autoria do arquitecto Siza Vieira, enquadrado na bela paisagem das salinas de Aveiro. Da parte da tarde, regressámos à Fábrica da Ciência para uma outra actividade: a Física no Dia-a-Dia. Esta actividade consiste numa exposição interactiva onde os nossos alunos puderam ensaiar a maioria das 73 experiências que constituem o livro "A Física no Dia-a-Dia", de Rómulo de Carvalho. Foram apresentadas actividades experimentais sobre vários conceitos de Física presentes no nosso dia-a-dia, envolvendo materiais simples e de baixo custo. As experiências estão divididas em cinco grupos que abordaram temas diversos da Física, como por exemplo, electricidade e magnetismo, calor e temperatura, luz e óptica, pressão em fluidos, etc.

Em suma: uma visita de estudo interessante, diferente, contextualizada, transversal... muito proveitosa!


BÊ-Á-BÁ

Ciência

Visionarium - Centro de Ciência do Europarque

Ensino Básico 1.º ciclo
É necessário instalar o flash player para poder visualizar este vídeo

Mexer, manusear, interagir, divertir e aprender são algumas das actividades que qualquer visitante pode fazer no Visionarium.

O Visionarium – Centro de Ciência do Europarque - localiza-se em Espargo, em Santa Maria da Feira e está instalado no centro de congressos do Europarque, num espaço interactivo, integrante da rede de Centros Ciência Viva. Este Centro de Ciência é uma iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e constitui um enorme esforço no sentido de promover a cultura científica do país.

O edifício encontra-se implantado num amplo espaço verde. No seu exterior, pode-se observar uma azenha em funcionamento ou descobrir um Sistema Solar à escala. O Visionarium convida os visitantes a participarem activamente numa grande aventura científica. Aqui é possível realizar experiências manipulando os equipamentos expostos. Neste espaço, mais precisamente no seu interior, é possível encontrar as Cinco Odisseias Científicas: a da Terra, a da Matéria, a do Universo, a da Vida e a da Informação. Para além disto, podemos deliciar-nos com o Espectáculo Multisensorial, o Experimentário, a Sala de Exposições Temporárias e o Jardim Planetário.

- A Odisseia da Terra convida o visitante a descobrir os conceitos científicos ligados à exploração do nosso planeta. O visitante entrará num ambiente dominado por uma estrutura cenográfica, inspirada nas coordenadas terrestres e nos mapas antigos. Em torno deste universo encontrará experiências que permitem uma compreensão viva dos princípios da orientação e cartografia, das máquinas simples e da mecânica dos fluidos.

- A Odisseia da Matéria é uma viagem ao mundo infinitamente pequeno. Ao entrar na sala, o visitante tem a sensação de penetrar no interior da matéria. As estruturas museográficas são inspiradas em modelizações de estruturas moleculares. Neste espaço, uma personagem virtual acolhe o visitante, incitando-o a experimentar uma série de montagens sobre a tabela periódica, as propriedades da matéria, da luz e do electromagnetismo.

- Ao entrar na sala da Odisseia do Universo, o visitante é recebido por uma personagem virtual, o próprio Hubble, a quem se deve a teoria da expansão do universo e a classificação das galáxias. Ao explorar a sala e envolvido num ambiente evocativo do espaço, o visitante descobre os diversos modelos de representação do universo, o funcionamento de instrumentos utilizados em astronomia, o sistema planetário e, finalmente, conceitos científicos envolvidos na exploração do espaço.

- Na Odisseia da Vida, o visitante é recebido por Gregor Mendel, pai das leis da hereditariedade e da genética. Percorrendo o espaço que evoca as circunvoluções do cérebro humano, aprende a espantosa diversidade dos seres vivos. Os objectos expostos e módulos interactivos ajudam o visitante a compreender melhor como funcionam o código genético, o cérebro e os sentidos.

- Na Odisseia da Informação, o próprio visitante torna-se parte da exposição: a sua imagem surge num monitor a conversar com uma personagem, o homem - máquina. A arquitectura da sala sugere a própria estrutura de um computador, com os seus vários componentes. Terá a oportunidade de descobrir o mundo com o qual lida diariamente, mas que acaba por conhecer mal: a linguagem binária, a programação e o universo da Internet.

- O Experimentário foi concebido para apresentar demonstrações cuja compreensão e impacto dificilmente seriam captados sem a intervenção de um animador. As apresentações possuem um carácter dinâmico, devido à participação frequente do público.

- Na Sala de Exposições Temporárias descobrimos perspectivas científicas provenientes dos quatro cantos do mundo. Um espaço sempre aberto quer à História da Ciência quer às mais modernas inovações tecnológicas.

- Os Jardins Planetários incluem vários espaços com intervenções distintas. O campo de jogos científicos possui um conjunto de equipamentos lúdicos, que permitem aos jovens gastar energias, ao mesmo tempo que experimentam noções científicas. Do mesmo modo, os jogos de água permitem a observação de outros princípios.

O visitante conta ainda com o Laboratorium, um espaço aberto, destinado a receber público diversificado, incluindo o escolar.

Na sua essência, o Visionarium é um espaço semelhante à Cidade das Ciências e da Indústria de La Villette, em Paris, França, ou ao Exploratorium de São Francisco, nos EUA, onde é possível realizar experiências manipulando os equipamentos expostos.

Entre numa viagem interactiva ao mundo da ciência. O Visionarium, em Santa Maria da Feira, é um Centro de Ciência, onde o visitante pode ver, fazer e aprender.


CLUBES

Ciências e Literatura

Projecto TI.
Testes Intermédios 2010/2011

Ensino Básico e Ensino Secundário
flash

Os testes intermédios são instrumentos de avaliação facultados pelo GAVE às escolas que visam, primordialmente, permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa, processo a que estarão sujeitos no final dos ciclos do ensino básico, ou no ano terminal das disciplinas do ensino secundário.

Este ano, o Projecto TI abrangerá, pela primeira vez, o 1.º ciclo do ensino básico, estando previstas aplicações para o 2.ºano, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O objectivo basilar da realização destes testes é a identificação precoce de eventuais dificuldades, visando uma intervenção pedagógica mais eficaz.

Relativamente ao 3.º ciclo, este ano, as aplicações que pela primeira vez surgem no ano terminal (Ciências Físico-Químicas, Ciências Naturais, Inglês, História e Geografia, além das já existentes - Língua Portuguesa e Matemática) vêm permitir uma cobertura significativa das diversas áreas do saber que constituem o currículo deste ciclo de ensino.

O Projecto TI tem como princípios basilares a aferição dos desempenhos e a regulação das aprendizagens, a partir de uma reflexão sustentada pela análise do processo de resposta dos alunos e pelos resultados atingidos.

Salientamos, pois, o cariz eminentemente formativo do projecto. Funcionando como um instrumento de apoio ao processo educativo e à promoção do sucesso dos alunos e tendo por referência padrões de âmbito nacional, o projecto assenta num conjunto de premissas cuja divulgação perante alunos, pais e encarregados de educação nos parece essencial. Assim: a adesão ao projecto é facultativa; a escolha dos testes a realizar é da exclusiva responsabilidade dos órgãos de decisão pedagógica e executiva dos estabelecimentos de ensino; as implicações que as classificações dos testes possam ter no processo de avaliação interna dos alunos são, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos órgãos de decisão pedagógica e executiva dos estabelecimentos de ensino; os testes contemplam apenas uma dimensão restrita do vasto leque de opções inerentes ao processo de avaliação interna desenvolvido nas escolas; a partilha com os alunos da informação obtida deve visar a regulação das aprendizagens, ajudando-os a ultrapassar as suas eventuais dificuldades; a responsabilidade da transmissão de informação a alunos e encarregados de educação é assumida pela escola, através dos seus representantes.

Dando continuidade ao caminho que temos vindo a seguir rumo à potenciação do sucesso de cada um dos nossos alunos e à melhoria constante do nosso processo educativo, o CTSM aderiu a este projecto, pelo que os alunos do Ensino Básico (2.º, 8.º e 9.º anos) e do Ensino Secundário realizarão os testes de acordo com o calendário e matrizes definidas pelo GAVE.

Calendário e Matrizes

1.º ciclo: Língua Portuguesa e Matemática

3.º ciclo: Língua Portuguesa ; Matemática ; Inglês ; História ; Geografia ; Ciências Naturais ; Ciências Físico-Químicas

Ensino Secundário: Filosofia ; Física e Química A ; Matemática A