Untitled-2

TeK.escolaglobal

Apresentação do TeK.escolaglobal

Programa INOVAR – vídeo tutorial

Acreditamos, tal como Tony Wagner, investigador da Universidade de Harvard, que a escola deve desenvolver sete competências de sobrevivência necessárias para que as crianças possam enfrentar os desafios futuros: pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas, colaboração, agilidade e adaptabilidade, iniciativa e empreendedorismo, boa comunicação oral e escrita, capacidade de aceder à informação e analisá-la e curiosidade e imaginação. Queremos um modelo educativo em que a escola funciona como laboratório que desenvolve o trabalho em torno de projetos dos alunos e coloca a ênfase na criatividade e no trabalho de grupo. Nesse sentido, já no próximo ano letivo, vamos iniciar um novo projeto capaz de trazer a tecnologia para a sala de aula e de a colocar ao serviço da escola e da sua missão de desenvolver as competências necessárias para os educandos enfrentarem desafios futuros.

Este projeto contempla, por um período de dois anos, a utilização em sala de aula e em casa de um: • tablet na pré-escola e no 1.º ciclo; • notebook do 5.º ao 11.º ano (no próximo ano letivo, teremos um notebook também no 4.º ano, para que no ano letivo seguinte permaneça a solução no 5.º ano). Este dispositivo terá o manual escolar do aluno em formato digital (que passa assim a ser adquirido na escola), mas, sobretudo, permitirá que o professor tenha um recurso pedagógico que pode explorar e controlar em absoluto.

Para que a transição seja suave e a qualidade do processo ensino-aprendizagem não seja afetada, os manuais escolares em formato de papel continuarão a existir. Com esta medida, pretendemos alcançar mais do que a mera passagem do manual em papel para o digital, ou seja, procuramos mudanças importantes a nível pedagógico. Pretendemos que o professor assuma, cada vez mais, o papel de mediador entre o aluno e o conhecimento, assegurando que a tecnologia é utilizada como uma ferramenta que potencie a autonomia, a capacidade contínua de aprender coisas novas, de produzir conhecimento e o trabalho de grupo, quer com colegas da turma quer com alunos de outras escolas, de múltiplas nacionalidades e backgrounds culturais diferentes. Neste sentido, os nossos professores terão uma formação intensiva para que possam oferecer aos alunos uma orientação eficaz e potenciadora.

A tecnologia é hoje, para muitos pais e escolas, um problema. É usada pelos alunos para fins não educativos ou, quando é usada para esse intuito, nota-se um défice de literacia informática e mediática. Desta forma, com este projeto, pretendemos que os alunos aprendam, primeiramente, a usar a tecnologia, para que, posteriormente e de forma crítica, construam outros saberes, aplicando-a. Além disso, os equipamentos disponibilizados só irão abrir aplicações e sites autorizados pela escola, não sendo possível aos alunos utilizá-los para outros fins que não sejam pedagógicos. Temos fortes garantias de sucesso da solução tecnológica encontrada, pois temos grandes parceiros associados ao projeto, como a Microsoft e a Porto Editora. Estamos cientes do esforço financeiro que este projeto acarreta para a escola e para os pais, mas acreditamos que este é o caminho a seguir para continuarmos a ser uma escola de excelência.

Dúvidas Frequentes sobre o TeK.escolaglobal Qualquer questão ou comentário deve ser remetido para: tek@escolaglobal.pt