aviso_exames

Provas, exames e acesso ao ensino superior – 2021

As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário são efetuadas, de 24 de março a 15 de abril, através da plataforma de inscrição eletrónica disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt. Quem apenas pretender solicitar a Ficha ENES 2021 deve aceder à mesma plataforma e preencher os campos necessários.

Relembra-se que, este ano, à semelhança de 2019/2020, os alunos realizam exames finais nacionais do ensino secundário apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

Nos Documentos abaixo, encontram-se os normativos de que dispomos até ao momento sobre as Provas / Exames e o Acesso ao Ensino Superior, pelo que recomendamos a sua leitura atenta.

A DGE e o JNE disponibilizam uma página eletrónica para acesso a Perguntas Frequentes (FAQs).

Se restarem dúvidas, poderá contactar-nos através do e-mail exames@escolaglobal.pt.

ATENÇÃO: Os alunos que pretenderem candidatar-se ao Ensino Superior, em 2021, devem, ainda, requerer a atribuição da senha de acesso à candidatura, disponível em https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx.

Mais se informa:

O calendário de provas e exames a realizar em 2021 foi alterado pelo Despacho n.º 1689-A/2021, retificado pela Declaração de Retificação n.º 208/2021.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 22-D/2021, no Ensino Básico, são canceladas todas as Provas de Aferição e todas as Provas Finais Nacionais relativas ao 9.º ano.

A realização dos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário mantém-se, com os calendários relativos às 1.ª e 2.ª Fases (in Norma 01/JNE/2021, p. 22):

calendario_exames_2021
Documentos:

Guia geral de Exames 2021

Guia para aplicação de adaptações na realização de provas e exames (JNE / 2021)

FAQ’S – Adaptações na realização de provas e exames

Norma 01/JNE/2021 – Instruções para realização: provas e exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Norma 02/JNE/2021 – Instruções para realização, classificação, reapreciação, reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Manual de instruções PIEPE 2020/2021 (!NEW)

FAQ’S PIEPE Inscrições 2020/2021 (!NEW)

Comunicação: Utilização de Calculadoras no Ensino Secundário

Lista de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais